Queda de 10k na receita compromete mês – Gastos e receitas: Nov 21

0
424

Se o mês passado a coisa foi boa, agora nesse mês, tivemos algumas complicações, para começar por uma queda grande na nossa receita e também um aumento nos gastos. Resultado uma das piores taxas de poupança do ano.

Isso é só uma fração da história, se quiser conhecer o resto acesse a nossa página de Orçamentos, onde mantenho um histórico com toda nossa trajetória rumo a IF – Independência Financeira.

Receitas

  • Companys: é a receita proveniente das empresas de capital fechado. Nessas empresas listadas dentro do Company, algumas sou sócio outras sou único dono.
  • Outras receitas: são receitas diversas que não se enquadram em lucro de empresas, pequenos projetos independentes.
  • Dividendos: são as receitas recebidas na bolsa de valores das empresas de capital aberto.
  • Poupança: são receitas de juros sobre valores colocados na poupança.

Esse mês tivemos uma queda de receita comprado ao mês passado. Tivemos três meses consecutivos com quedas de 10k nas receitas. Chegando agora abaixo dos 50k, algo que não via desde março de 2020.

Nosso recorde de receita ficou com Agosto 2021, quando conseguimos fazer 76k de receita pessoal num único mês.

Ano passado tínhamos feito 71k, uma queda bem grande nos rendimentos.

As quedas foi em diversas empresas que eu possuo, várias tiveram receitas menores, até aqui no blog o número de assinantes da revista caiu.

Taxa de poupança do mês: -34%

A coisa parecia que estava começando a se recuperar mês passado, mas só pareceu, pois nossa taxa de poupança voltou a ficar negativa. Esse ano está sendo bem difícil para fazer saldo positivo.

Modesta a taxa, mas já ajuda a poupança que estava sangrando bonito com a obra e mudanças para o Brazil.

Temos o nosso recorde em abril de 2017 onde chegamos a uma taxa de +75%.

Net Worth, grosso modo, nada mais é do quanto você tem em capital ao longo do tempo considera-se saldos de conta, investimentos e dívidas. No meu caso não possuo dívida alguma, nem de carro, nem de casa, estou absolutamente líquido.

Mês passado terminamos com 1.873k esse mês fechamos nosso patrimônio em 1.829, tivemos -44 mil Reais no patrimônio esse mês.

Até a parte das ações ficaram negativas, o mês tinha até começado bem, mas depois caiu em todas as outras semanas, tivemos uma redução de 2,4% no patrimônio.

Um resumo desse mês e como aumentamos ou baixamos nosso patrimônio em R$ a cada semana:

  • 1ª semana: +59k
  • 2ª semana: -15k
  • 3ª semana: -16k
  • 4ª semana: -31k
  • 5ª semana: +0k

Alguns dias aí na 1ª e 5ª pegam do mês anterior e seguinte.

Despesas – Resumo

Tivemos aumento de gastos em quase todas as categorias, só alimentação que caiu um pouco de 6,9k para 6,1k e utilidades que teve uma queda na parte de energia na Alemanha.

Tivemos uma queda de cerca de -10k nas receitas e um aumento de +10k nas despesas, muito motivado pelos não recorrentes, que falaremos abaixo, mas a combinação dos dois fez com que a nossa taxa de poupança marcasse quase -20k.

Ainda estou mandando dinheiro para Tatiane na Alemanha, aguardando ela concluir a faculdade dela, isso deve ocorrer somente em 2022. Esse gasto de ter que manter duas casas está pesando bastante.

Seria muito mais fácil fazer como a grande maioria dos homens quando se separa, largar a ex-mulher com uma mão na frente e outra atrás. Apesar de estar passando por uma fase complicada com obra e mudança, ainda sim não conseguiria colocar a cabeça no travesseiro com sossego se tivesse feito algo assim.

Tem pessoas que fazem qualquer coisa por dinheiro, eu não sou desses.

Não recorrentes

Essa categoria de despesa saiu de 28k mês passado para 39k esse mês.

O principal vilão aqui foi a obra na empresa, mês passado tinha sido 4,5k e agora saltou para 16k.

Seguido das despesas com compra de móveis, isso porque estou mobiliando o novo apartamento depois da separação, então aqui até conseguimos reduzir de 14k para 12k. Acho que vamos cair um pouco mais mês que vem pois tem vários parcelamentos acabando.

Depois disso vem os gastos com carro que tivemos uma revisão no nosso Peugeot da Alemanha, fizemos uma revisão que elevou os gastos com manutenção de carro para 2,5k.

Bizarro que dias depois da revisão o carro começou a apresentar problemas, a Tatiane levou na concessionaria novamente, lá eles identificaram que o motor havia batido, como o carro estava na garantia, trocaram o motor sem custos. Tatiane ficou pistola e disse que não compra mais carro francês, como os alemães costumam falar que carro francês não é carro.

Tivemos cerca de 1,6k de gastos com viagens, vamos fazer uma viagem para Cancun em janeiro, então pagamos agora esses quase 2k e depois mês de dez e jan tem outras duas faturas de 5k cada. Mês passado ainda paguei minha passagem da Alemanha e esse mês agora além dessa de Cancun ainda estou pagando a volta da Tatiane e da Laura para Alemanha, cerca de 1,3k de parcela ainda batendo todo mês.

Juro que não aguento mais mobiliar casa 🥲 nessa categoria alguns destaques:

  • Kits de varão – comprei esses 2 kits, um para o escritório e outro para sala. Eles não são de madeira, mas o foi os mais baratos que achei e que não fosse muito ruim. Já tinha comprado um deles para o quarto e atendeu bem.
  • TV Panasonic – comprei essa tv para o quarto, mas depois acabei tendo que leva-la para empresa pois tiraram a tv da sala de reunião. Eu sempre gostei muito da TV da Sony, aqui no brasil acho que nem vende mais, daí tentei a Panasonic, mas foi uma decepção, a TV é uma tv de entrada, não tem um audio muito bom, e o sistema Android dela é bem limitado a nível de aplicativo. Não aconselharia vocês a comprarem uma TV dessas não. Acabei achando uma da Samsung e comprei uma que gostei tanto que acabei comprando outra na black friday, mas isso é assunto para o mês de dezembro.
  • BKJ 1611 – ultima vez que fui na Alemanha tinha levado essa de presente para uma amigo, Tatiane viu e ficou doida nela. Como ela veio no Brasil em Novembro pediu para comprar uma pra ela. Espero que esteja usando por lá. Pra mim a do King James são as melhores traduções, essa ainda é repleta de estudos interessantes.
  • Panela Tramontina – esse é o conjunto de panelas mais bonito que já tive, melhor até em acabamento que as minhas panelas da Alemanha. Se estiver em busca de um conjunto de panelas com excelente acabamento vai nesse aqui sem medo de errar, o cabo de madeira dá um charme a mais. Dividi esse conjunto em 4x, então só vai terminar essa conta em 2022.
  • Torneira gourmet que dividi em 3x, uma pancada de 450, mas a torneira ficou bem legal na cozinha, toda preta e com mono-comando para agua quente e fria.
  • Forno de embutir da Eletrolux que foi aí quase 1,2k nesse camarada, que parcelei em 3x. Esse forno é bem espaçoso e fácil de limpar, vale pena ter um forno de embutir, são bem melhores que aqueles que vem em fogões tradicionais à gás.
  • Cuba de embutir Tramontina para pia da cozinha. Comprei uma cuba com aço inox acetinado e bem funda, isso porque não gosto de água espirrando na barriga quando está lavando a louça. Tem umas pias rasas que parece que você tomou um banho ao lavar a louça, tem que ficar usando avental não rola.

    Geralmente coloco um review sobre o produto, o blog não é monetizado por propaganda, se você gostar do produto e poder ajudar, compre usando o link para o blog ser remunerado.

Conclusão

Nossa receita anual chegou em 776k, sendo os dividendos até a data atual responsável por 34k dessa renda.

Minhas despesas até o momento estão em 512k. Isso nos coloca com uma taxa de poupança anual de 34%. Lembrando que aqui nesse gráfico não entra os gastos com a Empresa.

Previous articleCompras – MGP – NOV 21
Next articleLucratividade Carteira Top Picks Stock – Nov 2021

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here