Hurghada – Gastos e receitas: Ago 19

16
1147

Vamos falar sobre a nossa viagem a Hurghada e nosso controle de gastos familiares. Quer ver um exemplo de orçamento domestico, esse post pode lhe ajudar.

Vamos mostrar nesse post um resumo dos nossos gastos e receitas deste mês. Fazemos isso pois entendemos que os aportes são fundamentais para a chegada na Independência Financeira.

A idéia com isso não foi só orientar, no sentido de mostrar o caminho, mas servir de motivação.

Tenho certeza que muitos aqui quando chegaram, tinham a vida financeira bagunçada.

Observando a maneira como eu trato isso, foram ajustando os seus controles também. É esse tipo de mudança que nós queremos fazer.

Receitas

Companys é a receita proveniente das empresas de capital fechado. Nessas empresas listadas dentro do Company, algumas sou sócio outras sou único dono.

  • As empresas nas quais sou sócio distribuíram: 5,8k em dividendos.
  • As empresas na qual sou único acionista distribuíram: 22,7k em dividendos.

Outras receitas são receitas diversas que não se enquadram em lucro de empresas.

Dividendos são as receitas recebidas na bolsa de valores das empresas de capital aberto.

Poupança são receitas de juros sobre valores colocados na poupança.

As receitas totais vieram em linha com o mês passado, mas se comparamos com o ano anterior tivemos uma queda de 49k para 38k. São 10k a menos ou quase -30% 😰 na renda da família.

Taxa de poupança do mês: +24,9%

Nossa taxa de poupança deu uma recuada forte esse mês, veio a metade do que esperávamos. Nossa meta é manter a taxa anual acima dos 30% e abaixo dos 50%.

Net Wort, grosso modo, nada mais é do quanto você tem em capital ao longo do tempo considera-se saldos de conta, investimentos e dívidas. No meu caso não possuo dívida alguma, nem de carro, nem de casa, estou absolutamente líquido.

Mês passado, tivemos um resultado ruim no patrimônio. Uma queda de -19%, apresentado aqui.

Nesse mês, se nossa taxa de poupança não foi muito legal não podemos dizer o mesmo do crescimento patrimonial. A coisa foi boa, muito 🙌 boa!

Nosso patrimônio cresceu em +32k, um resultado que nos tirou dos 945k, do mês anterior, e nos jogou nos 977k.

Cada mês estamos mais próximos dos 1 milhão que parece estar ali na esquina, mas tão distante. Todo mês que vamos esbarrar nele ele vaza.

Despesas – Resumo

As despesas de casa, alimentação, utilidades vieram dentro da linha. Tivemos uma queda no transporte que saiu de 1k para 443. Economizamos combustível, pois não precisávamos levar a Laura em Duisburg, na creche antiga.

Outra despesa que caiu foi a saúde. Tivemos o ressarcimento do seguro saúde reduzindo de 2,4k no mês anterior para 429 nesse mês.

O vilão foi os não recorrentes, que vamos abordar abaixo e a Laura que acabou gastando acima do normal. Saímos de 889 no mês passado para quase 2k de gastos com ela. Boa parte dessas despesas foram com roupas. Esse próximo mês, vamos fechar a torneira da guria.

Não recorrentes

Esses não recorrentes parecem os não recorrentes da Vale, todo trimestre tem uma surpresinha que acaba virando recorrente.

Brincadeiras a parte, gosto de jogar no não recorrente as despesas supérfluas. Basicamente, é tudo aquilo que eu gasto num ambiente normal, mas que numa crise eminente eu conseguiria cortar.

Ao todo o não recorrente desse mês, foi bem maior que o anterior. Mês passado, batemos 5k e nesse a incrível marca de 15k.

Começamos com o maior vilão desse mês: Viagens, que comeram 11k desses 15k.

Nessa categoria, tivemos o gasto de 9,3k com a passagem da Alemanha > Nova York > Brasil > Alemanha.

Como vamos voltar em dias diferentes do Brasil, a Tatiane virá no começo do mês, e eu no final com a Laura. Por conta disso, a passagem da Tatiane acabou saindo bem mais cara.

Apesar do preço, não achei alto no balanço geral. Vamos ficar em Nova York 🗽 por 10 dias e depois ir para o Brasil. A passagem minha e da Laura saiu por R$ 2,8k ida e volta, já teve vezes que pagamos bem mais caro.

Viagem Hurghada

_

Além disso, tivemos a passagem do Egito (Hurghada). Inclusive, estou escrevendo esse artigo diretamente de Hurghada uma cidade ao sul do Mar Vermelho.

_

Pagamos 1,7k na passagem para três, sendo ida e volta de Hurghada. Hurghada é uma área cheia de resorts 5 estrelas a preços baixíssimos.

Lugar de clima maravilhoso com muita piscina, praia e comida a vontade. Confira nas fotos da nossa viagem a Hurghada e siga-nos no twitter, caso ainda não tenha feito.

_

O bom de se morar na Europa, é que se você curte viajar, terá uma gama grande de países legais com culturas diferentes para visitar. E tudo a um baixo custo.

Além disso, pagamos o taxi até o resort, ficou em R$120 ida e volta. Não achei caro, pois chegamos era 2h da madruga e o Taxi levou uns 40 min andando. O bom que compramos tudo antecipadamente então não precisamos de ficar nos preocupando com o transporte.

Chegamos no aeroporto, o taxista estava lá com a plaquinha: Viver de Dividendos o primeiro blog de investimento nos Estados Unidos! Ele ainda foi fantasiado de Jigsaw! Brincadeira 😱, coloquei meu nome mesmo!

Ainda falta pagar o resort, mas isso caiu nas despesas do mês seguinte, então vai ficar de assunto para outro mês.

Além das viagens tivemos 1,5k com curso de alemão para a Tatiane e outros 1,3k em uma nova mala de viagem no Karstadt, além de móveis e utensílios na Ikea e Hoffner.

Conclusão

despesas anuais

Essa viagem da família toda ao Brasil arregaçou com o orçamento, mas não tem jeito, sabíamos que precisaríamos as vezes de visitar o pessoal lá.

Até estou querendo programar mais visitas a negócios de forma mais constantes ao Brasil.

A dificuldade é conseguir conciliar a agenda da Tatiane com a minha, por conta da Laura na escola. Veremos se nessa nova creche conseguiremos trabalhar melhor isso.

Nossa taxa anual de poupança estava em 39% no mês passado. Esse mês, chegamos a nossa receita anual em 393k, e apesar do aumento da receita nossa poupança caiu para 33% da renda.

Viver de Cristo

Estamos fazendo um estudo escatológico no blog Viver de Cristo. Nessa fase inicial estamos analisando as alianças bíblicas.

Confira aqui nosso último post que fala sobre a aliança davídica, quais as promessas Deus fez a Davi e sua descendência.

Nesse primeiro momento, estamos falando sobre alianças de Deus com os homens.

Já falamos sobre a aliança com Abraão que foi o pontapé inicial de tudo, e como essa aliança tem sua importância no contexto do que estará por vir.

Depois comentamos sobre a aliança Palestina que confirma e amplia a aliança com Abraão a respeito da Terra.

Esse fase dos estudos, apenas de serem meio técnicos, são essenciais para compreendermos os acontecimentos futuros dos nossos dias. Isso porque o que estamos vivendo e o que virá nada mais são do que reflexos dos acontecimentos passados.

O blog Viver de Cristo é um verdadeiro quebra cabeça. Estamos juntando as peças e daqui alguns anos, quando tivermos chegando nos dias atuais, você verá como tudo está interligado desde os tempos passados e entenderão o que virá a seguir.

Previous articleVocê já matou o egípcio hoje?
Next articleTanger em Danger – Dividendos Ago 2019

16 COMMENTS

    • Agradeço, mas ainda estou muito distante de ser isso tudo. Sou só mais um investidor assim como vc, tentando chegar na IF.

      NO mais valeu pela força e sucesso pra vc tb.

      • Kkkk Por algum motivo não consigo acreditar que vc esta falando serio.

        Eu nao sei se eu te perguntei isso. Como vc leva grana para essas viagens fora da zona do euro?

        Eu to pensando em me dividir aqui em 2 contas, uma para ficar o fundo de emergencia e savings. Sendo a conta principal. E uma para os gastos nao recorrentes do mes.

        Assim, todo mes já transfiro para ele o meu “salário”. Estou achando que psicologicamente ficara interessante.

        • geralmente eu levo o meu cartão e uso tudo por ele, mas no Egito aceita euro de boas, fazem um cambio la maluco, mas no final vale mais a pena que trocar o dinheiro

          vc pode deixar isso fisicamente num único lugar se quiser, e micro gerenciar esse saldo em duas subcontas no Banktivity, apesar que acho que isso pode dar um trabalho.

          eu geralmente controlo o “salário” através das categorias, pq as vezes compro coisa na Amazon pra mim e aqui a Amazon permite vc pagar numa parada tipo carne (fiado) pra comer saldo do meu cartão sempre faço isso, as vezes gasto em dinheiro tb, então enfim não é sempre a mesma fonte.

  1. Ola VdD, muito legal suas viagens! Pelo visto esta aproveitando muito o fato de estar morando na Europa. Estou pensando em usar seu conceito de “Nao recorrente” tambem no meu orcamento mensal, mantendo uma quebra maior dentro da categoria.. acho que assim ajuda a ver onde e quanto poderiamos cortar em caso de necessidade.
    Abs e o 1 milhao esta logo ali!!

    http://www.executivoinvestidor.com

    • ola EI

      o lance do NR é importante pra vc ter uma ideia do quanto vc realmente precisa pra viver (digamos o mínimo) daí pra lá vc vai acompanhando como foi a evolução da sua “qualidade de vida” claro que não é só o NR, mas boa parte dos itens que compoem essa qualidade estão lá, por exemplo é um carro que vc compra melhor, uma viagem que vc faz, etc etc.

      acho que dependendo do perfil cabe bem isso.

  2. Acredito que o importante nesse caso foi mesmo com a viagem vc não consumir mais do que recebe. Isso é bem interessante. Mantem o foco na taxa de poupança, que no final é o indicador mais importante.
    Nao segue aquela linha do YNAB de orça o valor da viagem um período antes, e depois consumir desse orçamento. Eu fico tendendo a isso por vicio do YNAB, mas nao consigo ver praticidade em fazer isso com o Banktivity.
    Estou programando agora uma viagem para Budapest para pegar o mercado de natal, estou jogando direto no nao recorrentes conforme as despesas entram. O bom que como vc disse é “barato” então, nao compromete muito. Agora quero programar uma viagem maior ano que vem, é um sonho nosso conhecer o Japão. E aí vai aperta o orçamento.

    Bem vindo ao clube de viagens constantes kkkk eu acabo “economizando” nisso pq vou e volto sozinho, então é uma coisa que pesa se vc pensa em levar a familia. Fora que eu vou bem leve, quando nao tiver mais que trazer coisas, devo ir so com uma mochila msm. Evita despachar bagagem e ter que espera depois. Conseguiram perder a minha mala na ultima viagem, o voo atrasou para AMS, e a conexão era curta, então acredito que tenha ficado para traz.
    Eu já montei varias situações para tenta deixar o mais confortável possível. Vejo mais vantagem em viajar durante o dia, pq eu trato como dia de trabalho dentro do avião. So mete o Bose QC35, e ta tudo certo.

    Outra coisa, nunca tinha ouvido falar desse lugar que vc foi! Praticamente não tenho viajado em busca de praia. Tive umas experiencias ruins com Resorts, mas para familia com criança deve ser bom.

    • eu acho acha parada do ynab boa, mas eu tb não consigo controlar isso no bankitivity ele não tem muito esse foco a estratégia deles é um pouco diferente.

      pow vem pra uma cidade aqui na Alemanha em Archen que tem um mercado de natal muito forte, acho que eh o principal do país, sobre o Japão é top, foi o melhor lugar que ja visitei na minha vida.

      não sei se será constante só que ao invés de ir 1x no ano vou tentar ir 2 ou no max 3, tb não vejo muita necessidade em ir muito frequentemente, pelo menos pra mim não vejo essa necessidade.

      eu ja deixei roupa la no brasil com esse intuito da ultima vez q fui levei uma mala e voltei sem nenhuma pra isso mesmo, tem algumas promo q vc pega q eh sem mala de viagem

      resort pra ir sem criança não vejo muita utilidade, aí melhor vc ir avulso e sair pra conhecer tudo em volta, mas com criança e um deserto em volta não dá pra arriscar muito kkkkk

      • Eu cheguei a pesquisar vários, foi ai que cheguei nesse de Budapeste, devo aproveitar que é perto e conhecer Vienna. Alem de ser um lugar bem diferente do que viajamos ultimamente.
        Mas já vou anotar Archen que para verificar na próxima!

        Eu to pensando em ficar 2 semanas la no Japão. Vc acha que vamos cansar? Eu acredito que não, somos bem fissurados em Japão, tanto eu quanto a minha esposa. Estamos adiando isso a tempos. Quem sabe o baby não sai depois de atingirmos esse objetivo. Será uma comemoração depois de tudo que passamos.

        Bem menos do que eu de fato. Minha meta é ir 6x por ano no máximo. Agora ainda não está dando isso, mas ano que vem já devo estar mais proximo. Gerenciar a distancia requer bastante habilidade. E força muito a aprender a delegar.

        Eu ainda avalio parar de usar os envelopes no Banktivity, na pratica não sei se eu ganho alguma coisa com isso ou so trabalho mesmo.

        • 2 semanas no Japão vc não conhece NADA

          tem que ser pelo menos 30 dias, e ainda sim vai faltar muita coisa, pq lá tem muita, mas muita parada da hora pra vc fazer, é surreal eu acho que o ideal era mais uns 15 dias alem dos que eu fiquei.

          de cara três cidades obrigatórias pra vc ir la Kyoto (chega direto nela) tem muita templo cada um mais top q o outro, depois vai pra takawama (la ficamos num hotel q vc tem que andar de kimono, tu anda todo caracterizado e tem que tomar banho publico kkkkk topzeira, foi caro pra carai, mas valeu a experiencia), ai pega ali do lado shirakawa (lugar fantástico, bate ai no google, parece que vc tá no passado na época dos samurais, tirei muitas fotos boas lá), depois tem Hiroshima que é obrigatório visitar, principalmente uma ilha lá que tem um portal muito top e claro Tokyo que é a cereja do bolo e deixamos pra ultima semana.

          se liga ai no mapa do Japão das fotos que fui tirando por lá kkkkkk

          deve ter quase mil fotos tiradas lá, fora as outras que a Tatiane tirou e não tão ai

          eu ainda não fui muito pro norte, como vc pode ver no mapa

          então tipo 30 a 45 dias no mínimo senão nem vai :)

          • kkkk banho publico ?! Como isso? Toma banho todo mundo junto?
            Estou pensando msm em fazer umas paradas bem temáticas msm

            Tem coisa que nao adianta, tem que ser uma na vida pelo menos kkkk eu já tomei banho turco quando estive na Turquia, uma merda…kkkk

            Me passa esse roteiro ai, esta bem na linha do que eu estava imaginando. So preciso adaptar para 15 dias. Infelizmente minha esposa nao consegue ficar de ferias muito mais do que isso. A galera aqui costuma tirar ferias parceladas, para nao prejudicar o trabalho.
            Eu tbm nao consigo fica completamente off, mas reduzo o trabalho a apenas algumas liberações tipo pagamentos bancários.

          • a regra é o seguinte a parada da Turquia vc não pode falar que eh uma merda, vc tem que continuar passando a bomba adiante igual passaram pra vc kkkkkkkk

            a Tatiane faz o roteiro eu não sei nada de viagem é tudo com a patroa.

  3. Vdv, uma dúvida, para viajar para o Egito dá pra se virar bem com o inglês intermediário?

    Outra dúvida, havia viabilidade de locar veículo? Somado a isso, vendo que você vai viajar para o EUA também por um período médio (10 dias) é viável local um carro?

    Abs nobre

    • ola Fsioli

      acredito que dê sim, encontramos dois portugas lá que não sabiam nada de inglês e foram kkkkk mano em viagem as pessoas entendem um dialeto muito bem: o do dinheiro. Balança os Euros na frente deles que vc pode falar até a língua dos bebes que eles te entendem kkkkkkk

      acredito que sim, mas se vc vai para um resort e ficar lá o dia todo não faz sentido alugar um carro, isso só é viável se vc vai ficar indo e vindo, não se paga um resort com all iinclusive pra ficar saindo dele

      na europa de modo geral vc não precisa de carro pq tem uma malha de transporte público grande, nos uSA isso quase inexiste, claro com alguma exceções, entre essas a principal eh NY tem que tem uma bolha malha de metro, ai lá da pra se virar sem carro, que eh o meu caso nessa viagem.

      no mais boas viagens kkkk

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here