Entenda o caso do maior banco a falir nos USA – SIVB

0

Nós estamos vivendo um momento histórico na bolsa americana. Não pelo lado positivo, mas por mais um marco negativo da bolsa. Estamos vivendo no momento a maior falência de banco dos Estados Unidos.

O mais importante do que acertar na bolsa, é não errar!

Tivemos em 2008 a quebra do Lehman Brothers, mas eles não eram banco, ainda sim a SIVB chega a ser a 2ª maior instituição financeira a falir.

Silicon Valley Bank era o banco das Startups, era um banco regional na California onde as empresas optavam por depositar seu dinheiro.

Vou explicar nesse vídeo abaixo o que fez com que o SVB quebrasse:

Um dos vilões que citei no vídeo é esse camarada abaixo:

Outro vilão é a opção por escolher funcionários para “lacrar” ao invés de competência. Comento no vídeo a torcida para que eles acordem para o “quem lacra, não lucra”, mas sabemos que essa turminha vai dobrar a aposta, eles devem estar pensando agora que quebraram porque lacraram pouco, pode ter certeza.

Fechamos a nossa carteira com esse novo ativo ADSK – Trade de valor #25

0

Com esse ativo novo adicionado na carteira Autodesk – ADSK nós fechamos nosso time de Trader de Valor.

Nossa proposta no início era compor o time com 10 ações e chegamos nessa meta, agora é ir gerenciando para ver qual deles continuará a ter bons desempenhos nos fundamentos para permanecer no que considero minha Master League de ações para Trade de Valor.

Fizemos um aporte histórico nessa carteira, foram R$20 mil em compras só aqui e chegamos a R$60 mil em compras totais no mês.

Confira nossa compra ao vivo aqui:

Sobre a série Trade de Valor: Porsche.

Balanço comentado 4T22 – Top Picks REIT

0

Nos liberamos no início da semana passada o balanço comentado da nossa carteira de REIT, colocamos nossas observações sobre os resultados dos REITs que temos na carteira.

Tem um vídeo com quase 30 minutos e um post com os pontos mais importante acerca dos ativos.

Falamos sobre ao endividamento de alguns REITs, acho que é um artigo que pode dar um ponto de vista sobre nossa estratégia para essa classe de ativo.

Balanço comentado 4T22 – REITs

Nossa carteira privada para membros Top Picks de REIT.

Quer saber o que estou comprando e vendendo, então é na área de membros que você precisa de entrar: membros xd+ vem inscrever.

4 – O que preciso para começar a operar no mercado de ações? #pp7

0

Aqui você verá o que precisará para operar na bolsa, falaremos da parte operacional, então temos dois cenários. Antes disso vamos parar só para recapitular o nosso propósito!

Nosso projeto de “Primeiros passos para Viver de Dividendos“, onde vamos narrar a trajetória inicial para quem deseja construir uma carteira de ações e viver da renda passiva desses ativos.

Nessa série, vamos destacar alguma dúvidas essenciais para quem está começando na bolsa, aqueles que acabaram de chegar. Vamos responder essas perguntas na ordem:

  1. Como ganhar dinheiro na bolsa?
  2. O que é uma ação e REIT?
  3. O que são dividendos?
  4. O que preciso para começar a operar no mercado de ações?
  5. O que é uma corretora e para que serve?
  6. Quanto preciso para começar a investir?
  7. Quais os custos para investir?
  8. Diversificação o que é e qual a quantidade ideal de ações que tenho que ter?
  9. Quanto tempo preciso deixar minhas ações na bolsa?
  10. Posso vender essas ações a hora que eu quiser? É fácil alguém comprar?
  11. Preciso pagar algum imposto e quais as declarações preciso fazer?
  12. O que é análise fundamentalista?

Estamos respondendo essas dúvidas um pouco de cada vez aqui no blog. Se tiver novas perguntas e quiser saber as respostas, mande no meu Twitter por mensagem.

O que preciso para operar

Aqui vou listar a parte operacional e pratica o que precisamos para começar a operar na bolsa americana:

  1. Uma conta num banco brasileiro com PIX.
  2. Abrir conta agente de câmbio.
  3. Uma conta numa corretora americana.
  4. Transferir do seu banco os R$ (real) para o agente de câmbio.
  5. Converter no agente de câmbio de R$ (real) para US$ (dólar).
  6. Enviar esses dólares para a corretora americana.
  7. Comprar as ações 🚀

Quando você olha assim não parece muito complicado né 🤔 pois é porque realmente não é 🤷‍♂️

Bora lá então explicar em detalhes, temos esse vídeo abaixo comentado e o conteúdo escrito para quem curte uma leitura.

Dois tipos de contas

Na hora de abrir uma conta numa corretora americana você encontrará dois tipos:

  • Facil de operar e mais custoso
  • Complicado de operar e mais barato

O fácil são aquelas corretoras que já tem o cambio embutido na operação. Com elas você elimina a ponta 2 e 6.

Corretoras assim nós temos duas no mercado americano que atendem brasileiros. Aqui nesse post tem explicando como abrir conta em uma delas: Abertura de conta corretora

Por essas corretoras oferecerem uma certa comodidade elas acabam saindo mais caro do que transferir a grana por um agente de câmbio.

Essas corretoras geralmente não aceitam que vocês abram conta lá e façam a transferencia por agende de câmbio, eles costumam cobrar muito caro para fazer isso!

Por outro lado temos as corretoras que não tem câmbio embutido. Geralmente são corretoras americanas que não tem operação no Brasil.

Vou mostrar as que eu utilizo aqui no blog e como abrir contas nelas. Isso vai ser numa segunda etapa.

Por hora nessas corretoras você terá que abrir conta num agente de cambio para fazer o dinheiro chegar lá.

Agente de câmbio

Agente de câmbio é aquela empresa que cuida de fazer a conversão dos seus Reais em Dólares. Lembre-se que essas corretoras estão nos Estados Unidos, então só recebem depósitos em dólares.

Nós também chamamos esses agentes de câmbio de Exchange. Então não se assuste ao ver esse termo por aí.

Geralmente essas exchange tem uma conta em Real onde você faz um PIX para a conta deles, ao cair o dinheiro no banco deles e fazerem as devidas conferencias, vão disponibilizar o saldo para que você possa fazer a sua conversão.

Daí você geralmente converte do Real em Dólar numa remessa internacional. Eles vão pedir os dados bancários da corretora, uma vez que você informe o dinheiro sai da exchange direto para a corretora.

O que acontece na ponta da corretora

Quando a grana da exchange bate na corretora, eles vão disponibilizar na sua conta lá dentro. Daí você verá um saldo e poderá usa-lo como bem entender, no nosso propósito aqui é comprar ações na bolsa americana.

Daí abre-se o Home Broker (site operacional da corretora) e envia a ordem de compra, nós iremos mostrar isso em detalhes pra frente.

Quer ver isso tudo na prática? Nós já fizemos diversos vídeo da nossa série de Trader de Valor onde compramos ativos ao vivo e mostramos todo esse processo.

Essa imagem mostra o processo de investimento em detalhes, siga-nos aqui no blog para saber mais informações:

Veja esse vídeo: Unity U novo ativo na carteira – Trade de valor #23. Só que nesse exemplo nós usamos a corretora de custo maior, porém mais fácil de operar.

Quer saber o que é uma corretora? Se liga, explicaremos isso no próximo artigo #pp8: O que é uma corretora e para que serve!

Outro mês com +100k de receita Fev23

0

Com o fim das obras, finalmente voltamos a ter taxa de poupança acima dos 30%. Se quiser alcançar a Independência Financeira (IF) invariavelmente precisará de ter uma boa taxa de poupança. Historicamente no blog sempre tivemos, mas passei nesses últimos 2 anos por uma fase bem complicada.

Lado positivo do mês de fevereiro foi a barreira dos 100k de receita, que pelo segundo mês consecutivo foi quebrada.

O patrimônio total bateu aí próximo dos 1 milhão e 700 mil, mas acredito que vai ser difícil superar a marca dos 2 milhões até o final do ano, visto que a bolsa deve continuar em baixa por esse ano todo.

Isso é só uma fração da história, se quiser conhecer o resto acesse a nossa página de Orçamentos, onde mantenho um histórico com toda nossa trajetória rumo a IF – Independência Financeira.

Receitas

  • Companys: é a receita proveniente das empresas de capital fechado. Nessas empresas listadas dentro do Company, algumas sou sócio outras sou único dono.
  • Outras receitas: são receitas diversas que não se enquadram em lucro de empresas, pequenos projetos independentes.
  • Aluguéis: São os imóveis físico fora da bolsa de valores.
  • Dividendos: são as receitas recebidas na bolsa de valores das empresas de capital aberto.
  • Poupança: são receitas de juros sobre valores colocados na poupança.

Conseguimos manter por mais um mês nossa receita acima da casa dos 100k, caímos -4k comparado ao mês anterior que tínhamos batido 108k. Já comparado ao ano anterior tivemos uma melhora de +31k saindo de 73k para 104k atuais. Esses números não vão conseguir se sustentar acima dos 100k, isso é algo não recorrente.

Apesar do bom desempenho, ainda ficamos longe do nosso recorde. O recorde de receita é novembro de 2022 quando chegamos na marca de R$ 114 mil em um único mês.

Taxa de poupança do mês: +34%

Nossa taxa de poupança só não foi melhor por conta da viagem que fizemos para Alemanha, ainda sim fiquei satisfeito com o resultado de +34% acima dos 30% que tenho travado como target.

Temos o nosso recorde, difícil de bater, em abril de 2017 onde chegamos a uma taxa de +75%.

Net Worth, grosso modo, nada mais é do quanto você tem em capital ao longo do tempo considera-se saldos de conta, investimentos e dívidas. No meu caso não possuo dívida alguma, nem de carro, nem de casa, estou absolutamente líquido.

Mês passado terminamos com 1.597k esse mês fechamos nosso patrimônio em 1.620k, tivemos resultado positivo de +23 mil Reais no patrimônio esse mês, a bolsa deu uma bela recuperada nesse mês.

Um resumo desse mês e como aumentamos ou baixamos nosso patrimônio investido, em R$ a cada semana:

  • 1ª semana: +19k
  • 2ª semana: -28k
  • 3ª semana: +0k
  • 4ª semana: -46k
  • 5ª semana: +10k

Alguns dias aí na 1ª e 5ª pegam do mês anterior e seguinte.

Despesas – Resumo

Além dos 10k de pensão que pago para minha filha, tivemos quase 2k extras só com despesas para ir visita-la.

Quem acabou gastando mais do que o normal esse mês foi Evelyn que bateu 5,3k isso muito por conta dos gastos com viagem. Roupas e produtos de beleza na Alemanha são baratos, então ela aproveitou para comprar bastante coisa.

Tive ainda 4k de gastos com minha ex-esposa, ela precisou de pagar alguns móveis comprados na mudança, acabei ajudando-a nisso.

Comigo foram quase 2k, sendo praticamente 1k em um casaco da Tommy Hilfiger, uns 200 em bebida no duttyfree e uma outras bobeiras. Fora isso as outras despesas vieram em linha com o que foi no mês anterior.

Não recorrentes

Nos não recorrentes paguei 16k do carro, estou antecipando algumas parcelas, mas o sistema bancário da Mercedes é um fiasco. Então sempre que ele funciona, tento antecipar o pagamento.

Tive ainda outros 11k de gastos com viagem, sendo quase 2,4k em gasolina pela Alemanha, saímos de Köln e fomos até Berlin de carro, gasolina na Alemanha está +R$10 o litro.

https://twitter.com/VDividendos/status/1626347347629285382

Fora isso ainda re-investi 7k diretamente nos meus negócios, coisa pequena.

Alguns itens legais que comprei esse mês:

  • Cabo 360 graus com imã: Depois de passar raiva com um cabo velho que ficava no carro da Alemanha, resolvi comprar esse cabo mais robusto para conectar o celular.
  • Apoio Lombar: comprei isso para o pessoal da empresa, algumas pessoas mais baixinhas acabavam tendo um desconforto com as cadeiras que usamos lá, então acho que isso pode ajudar, foi um funcionário nosso que comprou e gostei, é bem barato paguei R$15 e é como um upgrade interessante para a cadeira.

Conclusão

Consegui mais um mês com 100k de receitas, lado surpreendente disso tudo que o mês de fevereiro nunca foi dos melhores historicamente. Nossas despesas estão dentro do controle novamente, conseguimos uma boa taxa de poupança.

Podemos dizer que não temos nada a reclamar até aqui, se seguirmos nesse ritmo até final do ano termos uma construção de uma carteira de investimento muito robusta.

Até a próxima!