Obra e divórcio levam minhas despesas para 100k – Gastos e receitas: Fev 22

0
645

Minha fase não é muito boa, as despesas em alta, patrimônio caindo ainda mais, esse mês de fevereiro foi bem caótico.

Sabia que esse mês viria uma pancada da minha viagem, como já estava meio que com isso programado desde ano passado, acabei fazendo, agora a conta chegou.

Meu patrimônio desde a virada do ano está em queda. Preocupante? Sem dúvida, mas sabia que isso uma hora ou outra iria acontecer, dado a situação da obra, mudanças, separação e repatriação, natural que as finanças sangrem bastante com tudo isso.

Isso é só uma fração da história, se quiser conhecer o resto acesse a nossa página de Orçamentos, onde mantenho um histórico com toda nossa trajetória rumo a IF – Independência Financeira.

Receitas

  • Companys: é a receita proveniente das empresas de capital fechado. Nessas empresas listadas dentro do Company, algumas sou sócio outras sou único dono.
  • Outras receitas: são receitas diversas que não se enquadram em lucro de empresas, pequenos projetos independentes.
  • Dividendos: são as receitas recebidas na bolsa de valores das empresas de capital aberto.
  • Poupança: são receitas de juros sobre valores colocados na poupança.

Nossa receita deu uma melhorada de +5k comparado ao ano passado, quando fizemos 68k de receita no mês.

comparando o mês anterior tivemos uma alta de +10k. Ficamos 3k bem perto do nosso recorde de receita.

Nosso recorde de receita ficou com Agosto 2021, quando conseguimos fazer 76k de receita pessoal num único mês.

Taxa de poupança do mês: -36%

A obra segue batendo firme na nossa taxa de poupança, que como o mês passado foi negativa.

Temos o nosso recorde em abril de 2017 onde chegamos a uma taxa de +75%.

Net Worth, grosso modo, nada mais é do quanto você tem em capital ao longo do tempo considera-se saldos de conta, investimentos e dívidas. No meu caso não possuo dívida alguma, nem de carro, nem de casa, estou absolutamente líquido.

Mês passado terminamos com 1.705k esse mês fechamos nosso patrimônio em 1.635k, tivemos resultado de -70 mil Reais no patrimônio esse mês.

Um resumo desse mês e como aumentamos ou baixamos nosso patrimônio em R$ a cada semana:

  • 1ª semana: +6k
  • 2ª semana: +11k
  • 3ª semana: +10k
  • 4ª semana: +27k
  • 5ª semana: +15k

Alguns dias aí na 1ª e 5ª pegam do mês anterior e seguinte.

Despesas – Resumo

Meus gastos ainda continuam altos, chegamos num novo recorde de gastos, essa não é uma marca muito boa para se comemorar.

Uma das fases mais difíceis que estamos passando desde que comecei o blog.

Esse mês foi um pouco diferente, pois a partir de agora não vou mais contabilizar as despesas da Alemanha com a Tatiane e a Laura.

Vou lançar 10k de pensão para Tatiane e 10k de pensão para Laura, a da Tatiane vai até o final do ano, já a Laura vou manter até ela ficar maior.

Passei o controle das contas para a Tatiane e transferir o dinheiro que tinha deixado na conta devido a liquidação do PK.

O restante de saldo eu dei baixa como metade da Tatiane e a outra da Laura, por isso as despesa com a Tati foram de 11k, mas 7,5k foi o saldo que ficou pra ela na Alemanha e a Laura ficou com outros 7,4k. Em resumo ficou lá 15k de reais de saldo para ela.

Então esse mês parece um gasto em excesso pois teve esses ajustes devido a minha separação, tem ainda os gastos correntes na Alemanha que tínhamos e agora esses 15k.

Com essa mudança, acho que vai dar pra ver melhor minhas despesas. Talvez faça uma reestrutura nas minhas categorias.

Não recorrentes

Os não recorrentes foram responsáveis por 62k, sendo 41k gastos na obra da empresa.

Tivemos uma pancada de 11k de gastos em Cancun, referente ao Hotel que paguei no cartão e caiu esse mês, agora também os gastos grandes com viagem acabaram.

Tive ainda uns 2k de gastos com passagem aérea para Alemanha e outras despesas gerais e outros 2,3k com móveis como um ar condicionado novo que comprei para um quarto, esse ar bem mais silencioso que o Cônsul.

Apesar dos não recorrentes terem vindo alto a maior parte foi relacionado a obra que se não tivesse ocorrendo, mesmo com a separação ainda teria conseguido fazer uma taxa de poupança.

Conclusão

Minhas despesas excluindo os investimentos pessoais nas empresas foi superior a 50k, isso por conta da divisão de contas que fiz com a Tatiane.

Meio que agora separando as responsabilidade fica melhor, afinal ela está com outra pessoa na Alemanha e eu com outra aqui no Brasil, não tem porque continuar comigo essa gerencia dos gastos dela.

Vai ser uma nova etapa para nós dois. Tentamos conversar sobre a divisão do patrimônio, mas ainda não chegamos a um acordo, talvez isso fique para Maio quando volto a Alemanha para o aniversário da Laura.

Previous articleVenda PK
Next articleQue isso mano 😱 68% de crescimento – Dividendos Fev 22