Mercedes-bens C300 – Gastos e receitas: Set 22

0
548

As quedas das ações continuam sangrando nosso patrimônio total, baixamos a marca dos 1,5 milhões. Muito disso também foi motivado pelo novo ativo que coloquei no meu patrimônio. Comprei uma Mercedes-Bens de quase meio milhão e isso acabou afetando meu patrimônio líquido.

De resto as receitas recuperaram bem, voltamos para marca de lucro distribuído em 100 mil por mês nas empresas do grupo que opero.

Isso é só uma fração da história, se quiser conhecer o resto acesse a nossa página de Orçamentos, onde mantenho um histórico com toda nossa trajetória rumo a IF – Independência Financeira.

Receitas

  • Companys: é a receita proveniente das empresas de capital fechado. Nessas empresas listadas dentro do Company, algumas sou sócio outras sou único dono.
  • Outras receitas: são receitas diversas que não se enquadram em lucro de empresas, pequenos projetos independentes.
  • Dividendos: são as receitas recebidas na bolsa de valores das empresas de capital aberto.
  • Poupança: são receitas de juros sobre valores colocados na poupança.

Nossa receita teve uma alta de +9k comparado ao mês anterior. Já comparado com o ano anterior nossa receita deu uma melhorada de +21k.

Nosso recorde de receita ficou com o mês julho 22 onde chegamos em 109k num único mês.

Taxa de poupança do mês: -59%

Consegui fazer 4 meses com taxa de poupança positiva na sequencia, até que mês passado nossa taxa caiu para o negativo, agora esse mês teve outra pancada e muito provável que mês que vem terá outra.

Esse ano a nível de gestão de taxa de poupança foi bem ruim, apesar de todos os altos e baixos ainda tínhamos conseguido manter nosso patrimônio acima do 1 milhão e meio.

Temos o nosso recorde, difícil de bater, em abril de 2017 onde chegamos a uma taxa de +75%.

Net Worth, grosso modo, nada mais é do quanto você tem em capital ao longo do tempo considera-se saldos de conta, investimentos e dívidas. No meu caso não possuo dívida alguma, nem de carro, nem de casa, estou absolutamente líquido.

Mês passado terminamos com 1.712k esse mês fechamos nosso patrimônio em 1.441k, tivemos resultado negativo de -271 mil Reais no patrimônio esse mês, um dos piores meses desde a Covid.

Um resumo desse mês e como aumentamos ou baixamos nosso patrimônio investido, em R$ a cada semana:

  • 1ª semana: -55k
  • 2ª semana: +43k
  • 3ª semana: -43k
  • 4ª semana: -77k
  • 5ª semana: -53k

Alguns dias aí na 1ª e 5ª pegam do mês anterior e seguinte.

Despesas – Resumo

Gastei 11k com a Laura esse mês, sendo que nessa conta tem algumas passagens para Alemanha. A passagem aérea subiu muito, uns três meses atrás comprei uma parcelada no qual paguei 4×869, agora saltou para 4×1188 ☹️

Alimentação teve uma queda de 1k nos gastos. Já com a Evelyn subiu 1k de despesas, muito por conta dos exames médicos que ela vem fazendo.

Comigo, tive um aumento de 1k, por conta de roupas que comprei na Tommy Hilfiger.

Mercedes-Bens c300

Todos sabem que estou tocando a série Trade de Valor – Porsche, apesar de gostar muito do carro, sei que é um sonho extremamente difícil de alcançar. Principalmente com o Biden e Powell trabalhando firme para destruir a economia americana.

No dia que divorciei e resolvi voltar para o Brasil, essa Mercedes estava parada na frente da minha casa. Tirei essa foto de madrugada, enquanto aguardava minha ex-esposa me pegar para levar ao aeroporto.

Essa foto ficou nos meus favoritos. Na vida sempre gostei de colocar meus desejos dentro da esfera do possível de se realizar, não adiantar ter o sonho de comprar uma Ferrari se sei que não vou conseguir alcança-lo.

Alguns tem tara por BMW, Volvo, Jaguar, Land enfim eu nunca gostei desses, meus olhos sempre brilhavam por um Mercedes. Pessoal sempre zomba que Mercedes é carro de tiozão, nunca liguei para isso, sempre achava o carro mais top dentro dos premium.

Eu estava namorando um Mercedes acabei desistindo, tava muito caro na verdade, talvez no next step dê pra pegar uma. No post de despesas em setembro de 2018

Aquele sonho lá de 2018 finalmente consegui alcançar agora em 2022. Levou aí quase 1 copa do mundo, mas saiu 🏎

Comprei essa Mercedes C300, minha ideia a uns anos atrás era comprar uma SUV, mas acabei mudando de gosto com o tempo, no meu prédio cerca de 70% dos carros são SUV de todas as marcas, parece tudo mais do mesmo.

Evelyn e eu, sempre brincamos chamando os SUV de carro caixotão, pq eles são grandões igual um caixotão. Acabou que de tanto ficar vendo SUV o dia todo meu gosto pelo carro diminuiu com o tempo.

Cheguei a olhar um coupé, estava muito convicto de comprar um CLA Coupé. O carro é lindo, o problema era que o interior ainda estava num modelo antigo da Mercedes.

Ela começou a mudar os modelos que antes vinham com essa tela inteiriça no painel.

Só que eles começaram a atualizar os carros para o novo interior, passando a tela para um painel estendido no centro.

O problema que os Alemães são muito lento com upgrades, e para chegar com esse novo interior no Coupé teria que aguardar alguns anos.

Pesquisei bastante e fui na concessionária dar uma olhada e realmente essa nova tela deu um ar muito mais moderno para o carro, optei por mudar para o C300.

Apesar de achar o coupé por fora mais bonito, aquela caída atrás brusca e a janelas sem armação são muito estilosas, optei pelo sedan padrão pelo conjunto da opera.

O carro é completo por dentro e por fora. Uma verdadeira maquina!

Atendimento é tudo

Ocorreu um fato inusitado na compra do carro. Como estou atualmente andando de uninho, fui com ele em duas concessionarias Mercedes.

Como a diferença de atendimento é tudo nesse mundo, principalmente quando se está vendendo um carro de meio milhão.

Na primeira concessionaria da Mercedes que entrei fui muito bem recebido, o vendedor me deu total atenção, mostrou o carro em detalhes, mostrou outros carros, ligou o veiculo, me colocou dentro, ofereceu café, coca, e até água para levar na viagem de volta deu. Isso sem ter absoluta certeza que iria comprar o carro. Depois de ter me passado preço e condições, disse que iria na concorrente e depois voltaria para negociar caso achasse um preço melhor.

Na segunda concessionária da Mercedes, o atendimento foi péssimo, o vendedor cercou-me na porta como se tivesse querendo impedir de entrar na loja, abordou de forma péssima. Cheguei ofegante na loja pois tinha andado um pouco, parei o carro no shopping e resolvi atravessar a rua até a loja a pé, o vendedor não chegou nem a me oferecer água. No final, fez um orçamento e nem o seu telefone tinha colocado para contato, só me deu um cartão depois que questionei “você num vai colocar seu telefone para contato”, colocou o cartão e disse “você me procura se quiser comprar” porque provavelmente não vou te procurar. Sim, o preço dele estava 10 mil reais mais barato que o da primeira.

Voltei para casa indignado com o mau atendimento do vendedor.

O vendedor da primeira que me atendeu bem, mandou mensagem era umas 20h, perguntando se tinha conseguido um preço melhor, o da segunda concessionaria até hoje nunca entrou em contato, afinal nem vai porque nem o trabalho de pegar meu contato ele teve.

O cara julga as pessoas pelas aparências, deve ter pensando que eu não teria condições de comprar o carro e mesmo que não tivesse o papel dele seria me atender da melhor maneira possível.

Passei o preço para a primeira concessionária que havia me atendido bem, mesmo que eles não cobrissem eu ainda sim iria comprar com eles, afinal nesse tipo de negócio é o que o Warren Buffett diz: você não está comprando preço, está comprando valor.

Em resumo, uma colega minha disse-me para procurar nas concessionarias de Minas Gerais e Espirito Santo, pois carro nesses dois estados são mais baratos. Realmente o preço do carro lá estava 40k a menos. Mandei esse novo valor para o vendedor da primeira concessionária que com muito esforço conseguiu cobrir.

Porque comprei isso agora

Dei uma entrada de 150k e financiei o resto. Paguei 100k esse mês e outros 50k quando voltar da Alemanha em outubro. Já até espero uma nova taxa negativa de poupança em outubro.

Nem estava com muita idéia de comprar o carro esse ano, meu objetivo era comprar ele ano que vem, quando as despesas da obra tivessem já amenizado, tivesse recuperado minha reserva de emergência, tanto no Brasil quanto na Alemanha.

Ocorre que esteva com um mau pressentimento, achava dentro de mim que esse preço do carro iria dispara ano que vem, primeiro por conta da guerra na Ucrânia que iria intensificar, isso geraria mais preocupação no mercado e ainda dificultaria mais a questão dos chips.

Caso você não saiba mais da metade da matéria-prima para fabricação de chips vem da Ucrânia e Russia. Com a guerra todos estão com problemas na entrega de chips. O próprio pessoal da concessionaria comentou que antes recebiam 40 carros, agora chega no máximo 14, e quando chega já são vendidos, isso para não falar nos SUV que tem fila de espera.

Isso por si só já é complicado, agora adicione um possível conflito da China em Taiwan, a maior fabricante de chips do mundo, coisa que acho que não deve ocorrer ano que vem, mas num futuro curto para médio prazo, isso tudo vai complicar as coisas ainda mais.

Para finalizar, tem a questão da volta do PT ao poder e o dólar vai lá para as alturas, inviabilizando ainda mais aquisição de bens importados.

Somando isso tudo calculei que o melhor, talvez o único momento para se comprar seria agora. Apesar de não ser o meu melhor momento financeiramente falando para mim, ou fazia essa tacada agora ou talvez isso tudo atrasaria alguns anos a aquisição da Mercedes.

Esse foi o meu cálculo.

Não recorrentes

Os não recorrentes cresceram absurdamente. Saindo de 66k mês passado para 126k esse mês. Uma aumento de 90%.

As obras até que reduziram bem, saindo de 64k para 24k. Acredito que falta uns 50k para pagar de coisas ainda. O bom que fizemos a obra e quase não temos divida, só pegamos um pequeno empréstimo no começo para pagar parte da estrutura metálica. O resto foi tudo avista.

Gastamos na obra até o momento cerca de 1 milhão e meio. O resultado final saiu bem acima dos 1 milhão que tinha projeto, de forma pessimista 🤪

Entendo que essa obra é um investimento importante no meu principal negócio e depois disso a empresa irá pagar cerca de 40k de aluguel para nós. Isso é uma boa renda que poderá ser utilizada por longos anos, sem falar na possibilidade de expansão da empresa, agora num lugar maior e melhor.

Essa expansão já estou até começando a alinhar novos negócio para o ano que vem.

Os não recorrentes saltaram +20k, isso muito por conta da obra que saiu de 44k para 64k esse mês, fora isso não teve nada muito fora do normal nessa categoria.

Alguns itens legais que comprei esse mês:

  • Camisa da seleção: comprei essa camisa do modelo 2022 para assistir uns jogos da copa e também para votar nesse último domingo, só que não trouxe muita sorte para votar, espero que dê bons ares pelo menos na copa :)
  • Bullet Journal: comprei esse de espiral, o material é de boa qualidade, fiquei até surpreso, pois não tem muito a desejar em qualidade pelos que comprava na alemanha de +R$100
  • Temperamento controlado pelo espirito: Sempre que volta a Alemanha para ver minha filha, levo alguns presentes para a minha ex-esposa a Tatiane, dessa vez levei esse livro que ela estava querendo ler.

Conclusão

Como não estou mais adicionando esses tipos de Assets na meu controle do Banktivity, acabou fazendo com que minha despesa do mês extrapolasse o normal.

Com esse gasto da Mercedes minha taxa de poupança, excluindo gastos com obra estão em 48% um bom número. Chegamos a 874 mil em receitas no ano, lembrando que tem algumas depesas de outubro que não foram consideradas nesse relatório.

Previous articleSTOR – R$57 mil e ganho de 35%
Next articleVenda STOR