Será que a barreira dos 100k veio para ficar – Gastos e receitas: Jul 22

0
447

Já chegamos no segundo mês consecutivo que superamos os 100k de receita num único mês. Também é nosso quarto mês com crescimentos de receita. A fase nas finanças pessoas está boa, conseguimos também voltar na taxa de poupança de dois dígitos.

Tivemos até uma melhora na parte de investimentos. Conseguimos voltar para a casa do 1 milhão e 700 mil 🥳

Isso é só uma fração da história, se quiser conhecer o resto acesse a nossa página de Orçamentos, onde mantenho um histórico com toda nossa trajetória rumo a IF – Independência Financeira.

Receitas

  • Companys: é a receita proveniente das empresas de capital fechado. Nessas empresas listadas dentro do Company, algumas sou sócio outras sou único dono.

  • Outras receitas: são receitas diversas que não se enquadram em lucro de empresas, pequenos projetos independentes.

  • Dividendos: são as receitas recebidas na bolsa de valores das empresas de capital aberto.

  • Poupança: são receitas de juros sobre valores colocados na poupança.

Nossa receita deu uma melhorada de +41k comparado ao ano passado, quando realizamos 63k de receita no mês de julho de 2021, um aumento de +57%.

Comparando com o mês anterior foi um aumento de 6k, esse mês conseguiu ser melhor que o anterior, colocando-nos em uma situação bem confortável.

Nosso recorde de receita ficou com esse mês que desbancou o mês passado.

Esse mês ainda tivemos um destaque na receita de dividendos que superou a barreira de 10k num único mês. Isso foi muito fruto de uma ação da Top Picks REITs que teve um pagamento extra de dividendos.

Taxa de poupança do mês: 28%

Esses últimos dois meses os gastos com a obra se mantiveram estável, a questão é que também tivemos um aumento de receita nesses meses.

Temos o nosso recorde, difícil de bater, em abril de 2017 onde chegamos a uma taxa de +75%.

Net Worth, grosso modo, nada mais é do quanto você tem em capital ao longo do tempo considera-se saldos de conta, investimentos e dívidas. No meu caso não possuo dívida alguma, nem de carro, nem de casa, estou absolutamente líquido.

Mês passado terminamos com 1.614k esse mês fechamos nosso patrimônio em 1.712k, tivemos resultado positivo de +98 mil Reais no patrimônio esse mês.

Um resumo desse mês e como aumentamos ou baixamos nosso patrimônio investido, em R$ a cada semana:

  • 1ª semana: -8k
  • 2ª semana: -1k
  • 3ª semana: -7k
  • 4ª semana: +33k
  • 5ª semana: +50k

Alguns dias aí na 1ª e 5ª pegam do mês anterior e seguinte.

Despesas – Resumo

Tivemos uma boa redução das despesas gerais comparadas com o mês anterior. Fizemos em junho 87k de gastos e agora isso caiu para 78k. Sendo que boa parte disso vem das despesas com a nossa obra na sede nova de uma das empresas.

Nas esfera pessoal as maiores despesas são a pensão, sendo 10,5k com a Laura e outros 9,6k com a Tatiane.

Tivemos um aumento de quase todas as categorias pessoais, sendo alimentação com crescimento de 500, chegando a 4k no mês. Evelyn também subiu, isso porque tive um custo com o visto americano 😱 que por sinal está com uma taxa absurda para aplicação.

Meu gasto com utilidades subiu de 561 para 627, isso mais por conta da parte de gás que subiu R$50 nesse mês e um gasto extra com a minha linha de celular da Europa.

Não recorrentes

Conseguimos dar uma boa reduzida nas nossas despesas com não recorrentes, caindo de 57k para 46k esse mês. Sendo que essa cifra teve a obra com 44k das despesas.

O resto dos gastos foram com móveis 606, despesas com a casa 750 (diarista e passadeira) entre outros gastos menores.

  • Comprei um Kakebo, uma agenda de finanças ao estilo japonês, para dar de presente à Evelyn.
  • Um Hub USB para o meu MacBook.
  • Comprei um molho de Chipotle para colocar nos hambúrguer, o molho da MadeForMeat é muito bom. Recomendo o pessoal que curte um chipotle.

Conclusão

Estamos com uma taxa de poupança de 53% com 320k em receita economizado. Isso considerando as despesas com as empresas, que na verdade não são bem despesas, pois uma vez irão dar retorno 🙏 ou pelo menos assim espero.

O ponto nesse mês que me chamou atenção é a minha receita de dividendos que chegou com o final do mês a bater 30k em dividendos recebidos.

Estou muito feliz com essa marca, fazendo com que chegássemos a +4,2k mês em dividendos.

Vale lembrar que estou liquidando diversas ações por conta dos gastos com a obra em uma das empresas, ou seja, era para ter um receita menor de dividendos.

Só que o efeito positivo do que venho fazendo nos últimos meses está começando a dar fruto. Que venha mais marés como essa!

Previous articleQual o streaming tem mais audiência – Papo #87
Next articleNovo ativo na Top Picks de REIT