Perguntas que voce deve fazer antes de adquirir um REIT

8
370

Algumas perguntas que muitas vezes são neglicenciadas na analises, geralmente olhamos para o presente e para o que o REIT pode nos oferecer o futuro, mas entender o passado é fundamental para sabermos que caminho o REIT está indo, segue uma lista de perguntas que podemos fazer para aprimorarmos nosso conhecimento sobre o REIT:

  • Ele tem tido sucesso histórico em aumentar o FFO e NAV por ação?
  • Ele tem feito uma geração de dividendos estável e crescente para os acionistas?
  • Quanto tempo ele está no mercado e como ele resistiu aos momentos cíclicos?
  • Os administradores tem procurado meios de proteger a geração de caixa, até mesmo em momentos de dificuldade macroeconômica, ou quando encontra algum competidor que tenha desenvolvido um novo empreendimento?
  • Como eles tem investido o capital confiado pelos investidores? Ele tem criado valor aos acionistas com isso ?

O post é curto mais nem por isso tem seu valor depreciado, essas perguntas são muito importantes e você deve fase-las sempre que for iniciar uma posição em um REIT.

Espero que tenham gostado e até a próxima!

Enquanto isso…

giphy
Previous articleMarço de 2016 – Dividendos recebidos
Next articlePapo de Dividendo #5: STX – CP – YHOO – NSRGY – UL – MCD – BXLT – FCAU – SAP – DBOEY

8 COMMENTS

  1. Como vc fez sua seleção inicial de Reits? Dei uma olhada no site finviz.com, na ferramenta Screener, que filtra os reits por vários critérios escolhidos. Mas mesmo assim, aparecem vários reits por categoria. Portanto, ainda fico mei perdido, pois não tenho tempo para analisar centenas de reits. Você conhece esse site? Utilizou algum outro para esse filtro inicial?

    Obrigado.
    Abraço.

    • Adrimar

      REIT eh 80% em avaliação qualitativa e só 20% analisar números. Não tem mágica tem que ler quilos e mais quilos de relatórios de resultados. Por isso fiz a revista viver de dividendo pra encurtar esse processo pra galera. Mas tem que se debruçar sobre os balanço e entender a história do REIT.

      • Não estou procurando uma forma mágica, mas na bolsa existem centenas de reits, não há possibilidade humana de analisar todos eles. Por isso, fiz a pergunta de como vc faz uma seleção inicial deles. Por exemplo, vc olha o market share? Vc olha primeiro por setor? Algo nesse sentido é necessário.

        • o processo é o mesmo das empresas, elas também tem centenas e centenas com excelentes balanços, a medida que vai surgindo alguma ou outra no meu radar vou estudando

          nos REITs não é diferente

          a nível de número dificilmente vc vai encontrar alguma pegadinha em um REIT, então não faz muito sentido ficar vidrado nessa parte do balanço, o foco tem que ser mais na qualidade, diversificação entre outras coisas… pra fazer a seleção de estudo tem que ir olhando um a um vc vai perder um baita tempo até porque analisar qualidade do REIT é muito, mas muito mais demorada, não tem outra forma pra isso

  2. Acho que a grande dificuldade para o pessoal que investe em REITS está em avaliar detalhadamente os empreendimentos, com a malícia que nós já temos em relação aos fundos de investimento imobiliário daqui. Questões como localização dos imóveis, perspectiva de crescimento e qualidade de administração são mais difíceis de se avaliar por quem é de fora. No entanto, a transparência dos REITS e o compromisso com a gestão ativa da maioria deles nos deixa mais tranquilos. Agradeço ao Viver de Dividendos por nos ajudar nessa caminhada!

    • Olá David

      Bom ponto esse que você levantou.

      de fato essa poderia ser uma barreira, mas eu fugiria de REITs com o perfil parecido de FIIs no sentido de quantidade de imóveis.

      Vc faz essa avaliação de pontos e do imóvel quando tem um FII com 3 ou 5 imóveis como temos aos montes aqui no Brasil. Já no mercado de REITs é comum vermos REITs com 300 ou 500 propriedades como um investidor vai avaliar uma a uma ? Não seria um trabalho muito inteligente.

      Nesse caso aí o foco do investidor muda completamente ele passa a avaliar o local onde a grande maioria das propriedades está inserida, veja uma avaliação parecida com a que fiz na compra do ESS de uma lida no post dele antes.

      Então como temos um cenário totalmente diferente precisaremos de medidas diferentes na análise. Não dá pra seguirmos a mesma linha dos FIIs.

      a pergunta que deve ser feita é: pra que vc vai querer um REIT de 3 imóveis se pode ter um outros com 500 imóveis muito mais pulverizado

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here