Mais um ano que chega ao fim e como clichê dessa época vamos fazer uma retrospectiva dos principais acontecimentos que rolaram no mercado americano nesse 2020.
O boom do mercado
Tivemos um bom começo de ano quando o mercado de ações alcançou recordes de crescimento.
Como de costume o pessoal começou a esperar o próximo crash da bolsa de valores. Na verdade, todo ano desde 2008 os arautos do apocalipse pregam que o ano seguinte seria o crash.
A crise do Corona
A crise do Corona vírus, o vírus Chinês, derrubou 3 mil pontos do Dow. Do dia 12 de março até 16 de março tivemos uma queda de -13% na bolsa, vários cirucuits breaks foram acionados.
Em pouco tempo o S&P500 tinha derrubado 30% desde o seu pico há menos de um mês. Ações das duas maiores empresas americanas em valor de mercado, Apple e Microsoft caíram -12% numa única segunda.
Isso mostrava o desespero do mercado. Depois disso tivemos nosso recorde de desemprego com 20 milhões de trabalhadores na rua. Chegamos a uma taxa de 14,7% o pior desde a crise de 2008.
Fim da era do Petróleo
Com a chegada do Corona deixou mais escancarado o fim da era do Petróleo. A queda abrupta na demanda pelo principal recurso do planeta fez com que seu preço fosse cotado abaixo de zero pela primeira vez na história.
West Texas Intermediate, um índice de petróleo americano, foi comercializado a -40,32 por barril.
Lembrando que o petróleo mundo chegou a $25 o barril, essa queda em negativo foi o petróleo americano.
Enquanto o petróleo despencava tivemos um boom do zoom que surfou a onda do Corona.
A empresa chinesa de vídeo conferência aumentou suas receitas em 169% durante o início da pandemia.
Eu quebro suas pernas para depois te vender muletas
Vacina e a recuperação
Depois de alguns bilionários, ficarem mais bilionários com a pandemia. Tivemos o surgimento de uma vacina em tempo recorde.
Isso fez com que o mercado começa-se a ensaia uma recuperação por volta de meados de julho.
Já em agosto a Apple havia se tornado a primeira empresa na bolsa a chegar na marca de 2 trilhões de capitalização.
O rally agora era para a subida, o Dow chegou no seu novo recorde com uma alta de 30 mil pontos.
A OCDE espera uma retração de 4,2% esse ano, seguido de uma expansão em 2021 de 4,2%. Em resumo por eles tivemos dois anos perdidos.
Novas mudanças no blog
Falamos também das novas mudanças no blog, primeiro removemos todas as propagandas de AdSense, também desmonetizamos todos os novos vídeos que iremos subir a partir de agora no nosso canal.
Também fizemos outras mudanças no nosso podcast que agora será vinculado em outras mídias sócias do blog como o Instagram que receberá os próximos episódios do podcast do numero 85 a 90.