Tive uma queda de 70 mil numa semana na bolsa – set23

0
276

Apesar de ter diminuído os gastos com a Fabrica esse mês, ela ainda continua a ser uma via de gastos expressiva e tem impactado nossos números de taxa de poupança. Nossa receita também caiu bastante comparada ao mês anterior.

A boa notícia que as coisas na fábrica parecem estar se ajustando, então teremos talvez um lucro esse mês de setembro (ainda não fechamos o DRE), porém é mais certo da coisa começar a virar no mês seguinte.

Conseguimos manter nosso patrimônio total acima dos 1,6 milhões chegou a cair abaixo dos 1,5 milhões no meio do mês, mas a bolsa recuperou um pouco.

A situação nos Estados Unidos estão cada vez mais complicadas, confira nesse Twitter. Teve uma única semana que meu patrimônio mudou em quase -70 mil Reais.

Isso é só uma fração da história, se quiser conhecer o resto acesse a nossa página de Orçamentos, onde mantenho um histórico com toda nossa trajetória rumo a IF – Independência Financeira.

Receitas

  • Companys: é a receita proveniente das empresas de capital fechado. Nessas empresas listadas dentro do Company, algumas sou sócio outras sou único dono.
  • Outras receitas: são receitas diversas que não se enquadram em lucro de empresas, pequenos projetos independentes.
  • Aluguéis: São os imóveis físico fora da bolsa de valores.
  • Dividendos: são as receitas recebidas na bolsa de valores das empresas de capital aberto.
  • Poupança: são receitas de juros sobre valores colocados na poupança.

Comparado com o mês passado em agosto 2023, tivemos uma queda brusca de receita, que saiu de 104k para 86k esse mês, mostrando uma queda de -18k nos lucros dos meus negócios. Também com relação ao ano passado, nosso resultado foi de -14k ou -14% sob Setembro de 2022.

Ficamos longe do nosso recorde. O recorde de receita é novembro de 2022 quando chegamos na marca de R$ 114 mil em um único mês.

Taxa de poupança do mês: -3%

Essa taxa de poupança negativa é motivada pelos investimentos na Fábrica. Quando adquirimos a operação, a coisa estava bem complicada, tivemos que fazer aportes pesados no mês anterior para apenas manter a coisa toda funcionando.

Minha estimativa positiva antes era que novembro a Fábrica não precisasse mais de aportes, pelo ritmo que foi o mês de setembro, pode ser que agora em outubro ela se pague e talvez quem sabe até comece a dar lucros.

Temos o nosso recorde, difícil de bater, em abril de 2017 onde chegamos a uma taxa de poupança de +75%.

Net Worth, grosso modo, nada mais é do quanto você tem em capital ao longo do tempo considera-se saldos de conta, investimentos e dívidas. No meu caso não possuo dívida alguma, nem de carro, nem de casa, estou absolutamente líquido.

Mês passado terminamos com 1.672k esse mês fechamos nosso patrimônio em 1.606k, tivemos resultado de -66 mil Reais no patrimônio esse mês.

Um resumo desse mês e como aumentamos ou baixamos nosso patrimônio investido, em R$ a cada semana:

  • 1ª semana: +24k
  • 2ª semana: -25k
  • 3ª semana: -2k
  • 4ª semana: -68k
  • 5ª semana: -17k

Alguns dias aí na 1ª e 5ª pegam do mês anterior e seguinte.

Despesas – Resumo

Comparado ao mês passado que minhas despesas foram de 145 mil Reais, agora esse mês gastando 89 mil Reais. Pra mim foi um lucro, apesar da minha taxa de poupança ainda estar negativa.

A nível de esfera pessoal, em despesas obrigatórias do mês consegui manter a linha do mês anterior, só deu um estouro com os gastos de Utilidades que foram impactados por 2,3k de gastos com telefone da Europa.

Acabei tendo que ligar várias vezes para resolver alguma coisas por lá. Garotiei, na próxima vou utilizar o Skype que sai bem mais barato que a operadora de lá. Uma lição aprendida com muito dor.

Na esfera pessoal a Evelyn e eu temos controlado nossas despesas e não tem estourado os gastos pessoais. Tenho ali as despesas com a Laura que estão em torno de 10k, isso deve subir no próximo mês já que voltarei a ir para a Alemanha visita-la.

Não recorrentes

Tivemos uma redução do não recorrente de 124k para 67k, sendo que os gastos com a fabrica mês passado rondaram os 94k e agora caíram para 35k. Depois disso tivemos o pagamento da Mercedes como maiores cifras.

Nas outras sub-categorias registramos quedas, como os gastos com móveis e eletrônicos que saímos de 8,6k para menos de 1k, isso por conta que mês passado tive que comprar um iPhone. A idéia é já deixar preparado o meu outro iPhone, o antigo, para passar para a Laura.

Alguns itens que comprei esse mês:

  • Mini despertador: comecei uma saga de tirar o celular do lado da cama, agora durmo sem o celular e meu sono melhorou muito. Um dos problema era um despertador, esse aí não é um dos melhores do mercado, mas era o que tinha no momento de entrada. Queria um digital, porque as vezes acordo no meio da madrugada e fica mais fácil a leitura das horas. A exigência era que não tivesse wifi, bluetooth ou qualquer tipo de conexão. O alarme dele não é muito alto, então se você tem dificuldades para levantar isso pode ser um problema, mas em compensação é bom para aqueles que acabam assustando com barulho alto.
  • Luminária para leitura: seguindo a linha acima, comprei também uma mini luminária para leitura de livros, pois quando a Evelyn também queria dormir, mas eu não estava com sono, acabávamos apagando as luzes do quarto e eu ficava geralmente olhando Feed de noticia no celular. Como agora o celular não está mais no quarto, passei a ler um livro até pegar no sono. Comprei essa luminária, porque não precisa de ficar a luz inteira do quarto acessa e não atrapalha a outra parte a dormir.

Conclusão

Estamos quase chegando a meio milhão em taxa de poupança, isso excluindo os gastos nas empresas. Chegamos a 50% de taxa de poupança, minha meta é essa mesmo. Viver com metade da minha renda, sendo a outra metade estocada em reserva de emergencia ou investida.

Boa parte desses investimentos hoje tem sido numa renda ativa, ou seja, renda que precisa que eu esteja ali operando para pingar os lucros no final do mês. Minha super meta é destinar 50% em investimento passivo. Um dia chego lá.

Até esse ponto vamos seguindo nossa estratégia de aumentar investimentos para crescer nossa receita mensal. Esse mês de setembro veio um pouco abaixo dos últimos três anterior, mas antes tinha conseguido manter a minha receita próximos dos 100 mil mês. Vamos ver se isso vai se manter até o final do ano.

Previous articleCompras Set23
Next articleNike NKE – Balanço comentado 1T24