NYSE: Compras Junho de 2014 – Visa – JNJ – MCD – NSC

Norfolk Southern engineNeste mês de Junho consegui enviar mais uma remessa para o EUA para investir na bolsa de Nova York, o mercado americano tem mostrado bons resultados nesses últimos meses, a bolsa vem subindo de forma bem vertiginosa.

 

Além disso caiu os primeiros dividendos das ações compradas lá, mas isso é assunto para outro post.

 

 

 

Compra de junho de 2014 na bolsa americana
Empresa Código Qtde comprada
Visa Inc V 7
Johnson & Johnson JNJ 9
MacDonald`s MCD 10
Norfolk Southern Corp NSC 9

Já atualizei a minha carteira com essa nova aquisição.

Visa Inc – V

Visa é uma das maiores marcas de meios de pagamento, ela é uma empresa de categoria de crescimento não de dividendos, tanto que obteve um crescimento de 20% no EBITDA, apesar da empresa ser recente na bolsa, com histórico de dados de 2008 em diante, fica claro que ela ainda tem muito a crescer, principalmente nos mercados emergentes onde tem grande parte da população que ainda utiliza dinheiro como principal fonte de pagamento e o mercado de cartão de credito nesses países vem sendo muito bem aceito pelo público.

A empresa nos fundamentos está tudo dentro do conforme, com uma margem operacional de 61% um ROE de 19% (distorcido por conta de um intangível muito grande no patrimônio) e um crescimento na receita de 18% ao ano e apesar da empresa não ser uma grande distribuidora de dividendos ela é um ótimo ativo por conta do seu forte crescimento nos lucros, o LPA em 2008 saiu de $ 0,96 para $ 7,59 nesse ultimo ano de 2013.

Um fato negativo para a empresa é a forte regulamentação que ela sofre dos governos nos países em que opera, é muito comum enfrentar ações judiciais, mas a maioria das noticias que temos dessas ações até o momento tem sido favoráveis a empresa.

Visa ainda continua ser uma empresa de tecnologia mais do que do setor financeiro, e como toda empresa de tecnologia está sujeita a mudanças no cenário tecnológico, em outros setores a tecnologia pode mudar muito rápido as coisas, mas eu no momento não vejo isso acontecendo no mercado de meios de pagamento.

Atualmente suas maiores ameaças tecnológicas são os meios de pagamentos alternativos com BitCoin que apesar de ter ganhado forças nos últimos tempo não é regulamentado, então não podemos comparar com a Visa, o mais próximo que podemos chegar disso seria o Paypal que oferece uma alternativa legalizada para meios de pagamento. No Paypal apesar de sua legalidade eu não tenho visto no momento uma grande aceitação por parte dos comerciantes e clientes para utiliza-lo em suas compras rotineiras e também não vejo perspectiva que nos próximos 20 anos essa tendência mude.

Acredito que a maior ameaça a empresa seria a concorrência dentro do próprio setor, por exemplo MasterCard e American Express, mesmo assim o mercado ainda é tão grande que num curto espaço de tempo isso não afetaria a empresa, além do fato de que a empresa tem se mostrado mais eficiente do que a concorrência.

A receita praticamente dobrou de 2008 para 2013, saindo de 6 bilhões para quase 12 bilhões e o lucro cresceu mais ainda em 2008 a empresa lucrou 804 milhões e no ano passado bateu perto da casa dos 5 bilhões. A empresa vem mantendo um bom fluxo de caixa com uma baixa distribuição de dividendos apenas 17% de payout e um grande caminho de crescimento pela frente, tem tudo para decolar ainda mais.

Johnson & Johnson – JNJ

A empresa é um verdadeiro gigante industrial, eu adoro esse tipo de empresa que consegue equilibrar um bom crescimento com uma forte e crescente distribuição de dividendos. O meu foco em investimento nos EUA tem sido de empresas de grande porte e que já estejam estabelecidas fortemente no mercado interno e externo.

Diferente do Brasil eu não consigo sentir como anda o cenário econômico americano e para ter uma ideia eu acabo dependendo de informações da mídia e quem opera noticia sempre acaba muito mal na bolsa, por isso tenho buscado empresas que produzam e distribuam bens que serão consumidos independente do cenário econômico, isso me garante uma certa segurança, lógico que nem tudo está garantido mais a volatilidade nessas empresas são menores do que em uma small cap.

Você não vai deixar de escovar os dentes ou sua esposa não vai deixar de usar o absorvente porque a economia esfriou e a Johnson se encaixa perfeitamente nesse perfil que venho buscando.

A empresa possui uma receita e lucros constantes, com um baixo endividamento e uma margem operacional superior comparada ao resto do setor que está em 9,87% enquanto a JNJ está em 26% torna a empresa cada vez mais atraente.

MacDonald`s – MCD

Acredito que Coca-Cola e MacDonald`s juntos são as duas maiores marcas do mundo. A empresa opera em diversos países do mundo a empresa não cresce mas vem mantendo um fluxo de distribuições de dividendos constante, acredito que o mercado onde ela atua ainda tem muito a crescer principalmente em mercados emergentes, como o Brasil, Russia, India e China.

Como passar dos anos a concorrência vem crescendo e mesmo assim a empresa vem conseguindo se manter eficiente e vem aumentando a sua margem operacional que saiu de 19% em 2004 para 31% em 2013. Para uma empresa do tamanho do MacDonald`s aumentar a margem dessa forma é algo realmente fantástico, isso pra mim é uma característica que mostra a boa governancia que a empresa possui.

A empresa tem ao longo dos últimos anos aumentado gradativamente a distribuição de dividendos ao longo dos anos. Você pode acompanhar que apesar de ser uma empresa gigante eles tem perspectivas de crescer visto que distribuem apenas 50% dos lucros em dividendos e a outra metade é reinvestida no negocio da empresa.

Norfolk Southern Corp – NSC

O mercado de transporte ferroviário nos EUA é muito forte, como o país é um grande exportador de bens de consumo e importador de matérias primas eles precisam de escoar essa produção é maneira mais eficiente que encontraram foi através de ferrovias, fiz um artigo falando sobre o mercado ferroviário americano e lá você pode verificar que ele nem sempre foi tão atraente assim.

O setor exige um alto custo em investimentos e manutenção da malha. No ano passado as ferrovias começaram a investir pesado, passando pela sua maior expansão desde o auge da era de ouro da industria no século 19, mostra um renascimento da antiga Era das Ferrovias. Somente no ano passado foram investidos 14 bilhões de dólares na construção de trilhos, ferrovias e estações de reabastecimento. Isso tudo tem aumentado a velocidade e eficiência do transporte ferroviário que tem se tornado rapidamente novamente um dos principais meios de transporte comercial e uma peça vital na recuperação da economia do país.

Devido ao forte crescimento no setor os preços das ações de empresas ferroviárias disparou, principalmente nas empresas de transporte transcontinental como é o caso da Kansas City Southern (KSU) que opera principalmente no Mexico e Texas e tinha sua cotação em 2012 a $63 que passou para $ 111 dólares em 2014, um aumento justificado pela receita que praticamente dobrou no mesmo período. Como a KSU você encontra mais outros 2 players de peso sendo que uma delas a Burlington Northern Santa Fe que chegou a chamar atenção dos grandes bilionários e agora faz parte da carteira de Warren Buffet.

Eu não comprei ações dessas ferrovias transcontinentais porque elas estão muito dependentes dos materiais que vem da China e eu estou buscando empresas voltadas para o mercado interno americano. A Norfolk é a maior empresa do setor ferroviário e a que possui uma das maiores malhas ferroviárias, comparando com as outras ferrovias foi a que apresentou os melhores números com um payout baixo e um dividendo por ação bem superior as concorrentes.

 

 

4 thoughts on “NYSE: Compras Junho de 2014 – Visa – JNJ – MCD – NSC

  • 4 July 2014 at 14:30
    Permalink

    Cara, preciso entender melhor essa questão dos dividendos, pois tenho algumas dúvidas. Estou perto de abrir minhas contas no exterior (uma saving account no chase e uma conta de investimentos na just2trade) e estou morrendo de medo da receita federal. Minhas duvidas são exatamente quanto ao IR no Brasil. Sei que precisamos recolher IR em cima dos rendimentos obtidos no exterior atraves do carne-leao no mês seguinte ao recebimento dos proventos. Mas como fazer isso? Veja a confusão pelo seu exemplo: voce vai receber 11,77 menos os 3.53(situação “A”)? Ou por ter preenchido o W8 vai receber os 11,77 liquidos (situação “B”)? Depois: se ficar na situação “A” voce vai declarar para a receita no brasil 11,77 ou 11,77 menos 3,53 para servir de base de calculo para pagar o IR aqui no brasil? Voce sabe qual é a situação correta? Grato,
    Medico investidor

    Reply
    • 5 July 2014 at 02:16
      Permalink

      Não precisa ter medo o processo é bem transparente e fácil de ser executado, vou fazer dois artigos aqui no blog, um deles devo escrever essa semana explicando detalhes sobre a tributação e no final do ano faço um outro how-to explicando como declarar no programa da receita, mas enquanto isso não ocorre, vou lhe responder suas principais dúvidas.

      O W8 não lhe isenta de tributação sobre dividendos ele é apenas para ganho de capital.

      Não precisa declarar no mês seguinte, o lançamento deve ser feito no mesmo mês já que assim que você recebe o dividendo cai os tributos.

      O Brasil tem um tratado com o USA que permite a compensação aqui dos imposto pago lá.

      Na declaração você deve declarar o valor cheio que você recebeu de dividendo o imposto pago lá entra como compensação, esse abatimento não pode ultrapassar o valor calculado pela receita daqui, como aqui a aliquota máxima é de 27,5% e lá é de 30% pode-se considerar que o valor recebido liquido lá está isento aqui. Vou explicar no artigo melhor sobre isso e algumas outras regras de exceção, só acompanhar.

      Reply
  • 1 July 2014 at 22:05
    Permalink

    Ola Amigo, como caem os dividendos dos EUA? Na propria conta da corretora?

    Abs

    Reply
    • 2 July 2014 at 05:06
      Permalink

      O dinheiro dos dividendos caem diretamente na sua conta da corretora, bem parecido com o que temos aqui no Brasil. Você pode transferir o dinheiro para sua conta no Brasil ou reinvestir diretamente comprando novas ações da mesma empresa ou de qualquer outra.

      Um detalhe diferente é que lá eles creditam o dividendo na integra e depois colocam uma linha com o imposto deste dividendos como isso:

      06/10/2014 NRA DIVIDEND WITHOLDING CHAPTER 3 NRA WITHHOLDIN
      SETTLEMENT DATE: 06/10/2014 0.00000 0.0 0.0 -3.53

      06/10/2014 DIVIDEND PAYMENT SYMBOL: CVX
      CHEVRON CORP 061014 11
      SETTLEMENT DATE: 06/10/2014 11.00000 0.0 0.0 11.77

      Primeiro o crédito de $ 11.77 dólares depois o imposto de 30% sobre os dividendos de $ – 3.53

      No Brasil já recebemos o dividendo com o imposto retiro.

      Novas dúvidas é só postar.

      Abraços.

      Reply

Deixe o seu comentário: