Empresas de Crescimento de Dividendos – Dividend Growth

38
3866

Já pensou em investir numa empresa que vai lhe pagar um rendimento maior por 50 anos consecutivos? Pode parecer impossível, mas existem centenas de empresas no mercado americano com esse perfil. Apresento-lhes nesse artigo as Dividend Growth ou empresas de Crescimento de Dividendos. Uma categoria de empresa fantástica.

No mercado brasileiro é bastante difundido o jeito Peter Lynch de investir que classifica as empresas de acordo com seus desempenhos.

Se você ainda não leu o livro dele: One Up On Wall Street eu recomendo pois é uma literatura interessante ou pelo menos pesquise na internet que tem muito material espalhado por aí.

Acho que no site Fundamentus tem um artigo resumido a respeito do livro, enfim ele categoriza as empresas da seguinte forma:

  • Slow Growers – Crescimento lento.
  • Stalwarts – Crescimento moderado.
  • Fast Growers – Crescimento rápido.
  • Cyclicals – Cíclicas.
  • Turnarounds – Empresas em reestruturação.
  • Asset Plays – Ricas em ativos.

Essas classificações são importantes para equilibrarmos nossa carteira, o ideal é termos um pouco de cada tipo de empresa no nosso portifólio, esse mix é que vai permitir que consigamos manter um retorno satisfatório no longo prazo. Como esse assunto das classificações já está bem abordado por aqui não vou ficar entrando muito em detalhes.

Acontece que no mercado americano agente vê o pessoal falar muito das empresas de DIVIDEND GROWTH ou seja empresas de Crescimento de Dividendos. Eu acho que essa classificação não emplacou aqui no Brasil porque a única empresa que se encaixa nesse quadro é a Ambev, as outras empresas não conseguiram nem passar na primeira regra.

Já no mercado Americano temos diversas empresas que podem ser categorizadas como de Dividend Growth ou Crescimento de Dividendos e vamos aprender como identificar essas empresas.

8 Regras

Existem 8 regras para selecionar empresas de Dividend Growth (Crescimento de Dividendos), a partir de agora vou utilizar apenas o termo em português. As 8 Regras mostram porque investir em empresas com crescimento de dividendos tem sido tão eficaz, tanto por meio de evidências históricas quanto através de alguns dos maiores investidores dos últimos 100 anos.

  • Cada regra é baseada em princípios por parte dos investidores.
  • Cada regra é quantificável e acionáveis.
  • Cada regra é academicamente testada e historicamente tem os melhores resultados no longo prazo.
Nota: Eu utilizo algumas das regras e algumas outras eu descarto porque não entra muito no meu perfil de investimento, nesse caso aconselho analisar o que se enquadra melhor no seu perfil e tirar suas conclusões a partir disso, lembrando que não se deve usar as regras isoladamente, mas trabalhando com elas em conjunto.

Regra 1 – O que comprar

Idéia: invista em grandes empresas que têm um histórico de estabilidade, crescimento e rentabilidade comprovada de longo prazo. Não há lógica se tornar sócio de um negócio que você não tem certeza de que prosperará quando se tem a oportunidade de possuir um grande negócio que sempre gerou frutos por longos anos.

Regra financeira: Invista apenas em ações com 25 ou mais anos de pagamentos de dividendos, sem redução. Essas empresas são chamadas de Dividend Aristocrats.

Evidência: As ações de Dividend Aristocrats (empresas com mais de 25 anos de aumento de dividendos) superaram o S&P 500 ao longo dos últimos 10 anos por 2,88% ao ano.

Regra1

Regra 2 – A regra da negociação

“Preço é o que você paga, valor é o que você tem” – Warren Buffett

Idéia: Investir em negócios que lhe pagem sempre mais dividendos em valor para que você possa aumentar o seu fluxo de caixa a partir de seus investimentos.

Regra financeira: Ranking de ações por Dividend Yield.

Evidência: Os 20% de ações com melhores DY superou os 20% de ações com DY mais baixos em 1,76% ao ano a partir de 1928 a 2013.

regra2

Regra 3 – A Regra da Segurança

“O segredo do bom investimento em 3 palavras; margem de segurança” – Benjamin Graham

Idéia: Se uma empresa está pagando todos os seus lucros na forma de dividendos eles não terão capital para fazer o negócio crescer. Quando ocorrer uma desaceleração forte no negócio ou na economia de modo geral, eles terão que cortar os dividendos. Invista em empresas que tenha lucros maiores do que eles pagam de dividendos assim tornando o pagamento de dividendos seguro.

Regra financeira: Ranking de ações por Payout.

Evidência: Empresas com Payout baixo superou empresas com alto Payout em 8,2% por ano de 1990 a 2006.

regra3

Regra 4 – A regra do Crescimento – Dividend Growth

“Tudo que você precisa para uma vida de investimento de sucesso é de alguns bons vendedores” – Peter Lynch

Idéia: Investir em empresas de Dividend Growth que tenha histórico de crescimento sólido. Se uma empresa tem mantido uma elevada taxa de crescimento por vários anos, é provável que continue a fazê-lo. Quanto mais a empresa cresce, mais rentável para o investidor ela se torna.

Regra financeira: Ranking de ações por crescimento da receita no longo prazo, não utilize informações com menos de 10 anos.

Evidência: Ações de dividendos crescentes superaram ações com dividendos imutáveis em 2,4% ao ano de 1972-2013.

Retorno das Dividend Growth muito maior que as demais acoes

Regra 5 – A mente em paz

“A psicologia é provavelmente o fator mais importante no mercado – e o que é menos compreendido” – David Dreman

Idéia: Olhe para as empresas que investem em pessoas durante as recessões e momentos de pânicos. Estas empresas terão um preço de ação relativamente estável,  que irá torna-los mais fáceis de segurar no longo prazo.

Regra financeira: Ranking de volatilidade no longo prazo.

Evidência: O índice Low Volatility S&P superou o S&P 500 por 2% ao ano num período de 20 anos.

regra5

Regras 6 e 7 – Quando Vender

Regra 6 – A regra do caro

“Quando o porcos engordam, devem ser abatidos” – Desconhecido.

Idéia: Se lhe oferecem 500.000 por uma casa que vale 250.000 você deve aceitar. É o mesmo raciocínio com ações. Se você pode vender uma ação a um preço muito maior do que ela vale a pena, você deve fazer. Pegue o dinheiro e reinvista em empresas que pagam dividendos mais elevados.

Regra financeira: Vender quando o P/L ficar superior a 40.

Evidência: O decil de ações com P/L mais baixo bateu o decil mais alto por 9,02% ao ano de 1975 a 2010.

media anual de retorno das acoes por P/L

Regra 7 – A sobrevivência do mais apto

“Quando os fatos mudam, eu mudo minha mente.” – John Maynard Keynes

Idéia: Se você possui um estoque e ele reduz o dividendos, estará pagando menos ao longo do tempo. Este é o oposto do que deveria acontecer. Você admite que o negócio perdeu a sua segurança e reinveste o lucro da venda em um negócio mais estável.

Regra financeira: Vender quando o pagamento de dividendos é reduzida ou eliminada.

Evidência: Ações que reduziram ou eliminaram seus dividendos tiveram um retorno de 0% de 1972 a 2013.

Dividend Growth performance sobre o risco

Regra 8 – Gestão de portfólio

“Os únicos investidores que não devem diversificar são aqueles que tem 100% do tempo” – John Templeton

Idéia: Diversifique as ações em sua lista de ativos, coloque ao menos 10 empresas de setores diversos e classifique -as em ordem de menor para maior participação na carteira, invista nas que tiverem o menor percentual na carteira.

Regra financeira: Depois de montada a carteira, compre ações que tenha a menor representatividade na sua carteira.

Evidência: 90% dos benefícios da diversificação vem de possuir apenas 12 a 18 empresas.

Conclusão

Quem me acompanha no blog sabe que eu não gosto muito dessa coisa de formula e analise matemática ao extremo. Eu acho que investimento precisa de um pouco de percepção de mercado, entendimento do case de negócio da empresa, enfim… apesar disso eu entendo que essas formulas e regras podem ser úteis, principalmente para aqueles que estão começando nos investimento como eu, pois é através delas que conseguimos filtra as empresas e temos um parâmetro básico do que é bom ou ruim.

Eu me identifiquei muito com essa metodologia de empresas de Crescimento de Dividendos (Dividend Growth) tanto que no meu portifólio a grande maioria de empresas se encaixam nesse perfil, de alguma forma eu me sinto confortável sabendo que estou investindo numa empresa que paga dividendos a tanto tempo e melhor que isso vem crescendo esses pagamentos ao longo dos anos.

Uma pena que esse modelo não consiga encaixar a nível Brasil, claro sem fazer alteração na regra 1, mas  no mercado Americano existem diversas empresas que crescem os dividendos a mais de 25 anos. Abaixo vou listar as minhas Dividend Aristocrats, empresas que eu possuo e desde quando elas tem crescido no pagamento de dividendos:

Crescimento de dividendos desde
Ano Empresa Código
1987 Chevron Corporation CVX
2010 Well Fargo & Company WFC
1962 Johnson & Johnson JNJ
1976 McDonalds Corp MCD
2001 Norfolk Southern Corp NSC
1962 The Coca-Cola Company KO
1982 Aflac Inc AFL
1957 Emerson Electric Co EMR
1956 Procter & Glamber PG
1958 3M Co MMM
1974 Wal-Mart Stores WMT
1983 AT&T T
2003 Interl Corporation INTC
1964 Colgate Palmolive CL

Algumas dessas empresas de Dividend Growth não tem links porque vou efetuar a compra esse mês dezembro.

Estou preparando uma lista com umas 100 empresas que possuam crescimento no pagamento de dividendos a mais de 10 anos, isso vai servir de base de estudo para aqueles que se interessaram pela metodologia ou que tenha interesse em analisar o mercado americano.

Veja a lista com as empresas que pagam dividendos crescente a mais de 5 anos.

Você já imaginou ter acesso ao meu portfólio de ações completo - o mesmo portfólio que gera uma receita passiva de dividendos confiável e em constante crescimento, capaz de financiar sua própria liberdade financeira? E se você recebesse alertas sempre que eu fizer uma nova compra ou venda de ações? Agora você pode ter acesso EXCLUSIVO a tudo isso!

Previous articleDeclarar dividendos exterior no Carnê-Leão
Next articleBVMF: Compras Novembro 2014 – BBDC3 – CGRA3

38 COMMENTS

  1. Fala VDD tudo bem? falei contigo no whats, é nesse post aqui que a tabela ta parecendo bugada, abri pelo celular e também mostra

    Não precisa aprova meu comentário, só da uma olhada aí

    • ola LG

      muito obrigado por avisar,

      vc tinha falado comigo e eu pensei que era esse post q vc havia falado

      estava com problema mesmo, corrigi confere ai se vai abrir certo pra vc

  2. Cara boa noite, a um mês mais ou menos comecei a pesquisar sobre ações e investimentos, em sites e principalmente em videos no youtube, até ai tudo bem aprendi muitas coisas, referente a corretoras, taxa selic, tesouro direto, fundos imobiliários, sites de analise fundamentalista, palavras usadas dentro do mercado de ações e etc, abri contas nas corretoras, rico, xp, mais aqui realmente fiquei e comecei a operar foi a do banco inter, por não cobrar taxa de corretagem, ai transferi um dinheiro pra la, pra começar a testar e comprei algumas ações no mercado fracionário mas só por recomendações que ia vendo no youtube, ações como tipo ITAUSA4,TAESA, e ETC.
    Porem a minta intenção é formar renda passiva com uma certa aceleração, ai é onde chega o x da questão por que estou perdido com tantas informações, não sei como começar uma carteira assim, se começo por ações ou fiis, do nada eu pesquisando mais por aqui na net, cheguei aqui e de cara vi um artigo falando sobre como abri uma conta nos EUA, ai meu amigo meu cabeção aqui esquentou kk, ai gostei demais do seu site, ai diante disso queria um norte pra começar, não tenho muito para investir por mês por isso o que eu for investir queria que fosse mais eficiente possível,me ajuda ai amigo!! abraço.

    • ola AR

      essa auto descoberta do mundo dos investimentos é saudável e normal, não se assuste :) mas tome cuidado com oq vc vê por aí.

      bom não dá pra dizer oq vc deve fazer, posso te contar oq eu fiz, quando meus aportes eram pequenos eu dividia eles em FII e USA, metade ia para os FII e a outra metade e jogava para os USA, depois com o tempo com mudança de perfil e cada vez mais encantado com a bolsa americana, fui aos pouco migrando e hoje sou 100% USA nos aportes.

      mas recomendaria uma leitura desse artigo http://viverdedividendos.org/primeiros-passos-nos-dividendos/ te muita coisa legal lá, boa diversão :)

  3. Boa Noite, VdD! Tudo bem contigo? Já aporto em FIIs e ações aqui no Brasil, para longo prazo, mas eu gostaria de algo a mais, mesmo que seja beeeem devagar, sabe? :(
    Graças ao seu blog, consegui abrir uma conta na corretora no exterior e na remessa online.
    A primeira coisa que procurei foi uma lista de ativos de crescimento e dividendos que você compilou aqui no blog. Muito obrigada! Separei algumas para começar a entender como funciona a coisa, mas se fosse começar, seria com Coca-Cola, por exemplo. hehehhee.
    Você acha que tem que ter um valor mínimo para começar a investir lá fora? Tenho um dinheiro “encostado” que seria a minha reserva de oportunidade, no caso, daria aproximadamente US$ 900,00. Tirando as taxas da remessa e o valor da ordem, vale a pena comprar um stock e um reit a cada remessa?
    Sei que os dividendos não sairão da corretora, pois a taxa de retirada é de US$ 35,00 e obviamente não vale a pena. E tenho foco no longo prazo (10 anos pra cima).
    Faço parte de um grupo de buy & hold no whats e lá, muitas pessoas falaram que eu tinha que ter no mínimo R$ 100k de patrimônio para começar a investir no exterior e que não vale a pena enviar menos que US$ 3k para a corretora.
    Fiquei um pouco desanimada.
    Tenho 34 anos e não ganho bem como o pessoal do grupo, mas aporto o máximo que posso, pois meus gastos mensais são baixíssimos. Mas é que a bolsa brasileira não me anima muito e gostaria de diversificar enquanto posso, nem que seja um pouco.
    Você recomenda mais paciência?
    Talvez juntar um pouco mais ou esperar o dólar baixar?
    Me angustia esse papo de “esperar”, porque o tempo está passando… :(
    Muito obrigada por ler até aqui e muito obrigada pelo conteúdo de seu blog. Tornou-se o meu blog preferido!
    Tenha uma ótima noite e uma ótima semana!

    • Um adendo: Um MONTE de gente falou para eu comprar o ETF IVVB11 para evitar essa dor de cabeça toda.
      Eu, particularmente não gosto. Você recomenda? Obrigada.

    • bom F

      primeiro eu não começaria com coca, dá uma lida sobre ela aqui no blog e verá que está em dificuldades no balanço.

      não tem valor mínimo, porém o custo de remessa pode inviabilizar, no caso atualmente usando o cupom do blog já começa a ficar interessante com valore acima de 500 reais, entao se vc for aportar menos que isso recomendo juntar e esperar chegar nesse valor, dai pra lá qualquer valor não vai fazer muita diferença

      não fica nessa ideia de esperar o lance é você investir de forma constante todos os meses, só observar a minha trajetória e ver a minha estratégia, essa história de que tem que esperar a Lua se alinhar com o sol e blá blá blá sao os mesmo que estão a 10 anos esperando pra entrar na bolsa e nunca entram, recomendo a leitura disso e depois disso.

      • Boa tarde, VdD. Tudo bem?
        Muito obrigada por ter respondido às minhas dúvidas!
        Salvei os links para todos os posts que você recomendou e farei uma leitura extensiva neste fds.
        Agradeço mais uma vez pela paciência de ler e responder o comentário gigante.
        Sucesso e tudo do melhor para você e à sua família! :)

  4. Viver, tudo bem?

    Esse artigo ainda é valido de seguir as 8 orientações?

    Pergunto pois é de 2014. Não sei se de lá para cá talvez você mudou alguns conceitos ou não.

    Obrigado.

    • tamos sempre em evolução né :)

      cada vez buscando melhorar, mas acho que isso ai da pra vc começar com um bom ponta pé inicial

  5. VDC,

    Cara cada dia mais estou me aprofundando em Reits e ações. Ja ate abri a conta na corretora usando seu link. To com uma duvida, onde voce consegue comparar fundos americanos, ver esses gráficos, pegar informações de cada Reit ou ação? tem algum site especifico ou alguns sites preferidos que voce sempre olha? Passa ai pa nois hehe

    Abraços do BnA
    Brasileiro na Arábia

    • Uma coisa anda junto com a outra o ideal eh cruzar receitãxlucroxdividêndo eh uma escadinha em ambos os sentidos

  6. voce poderia explicar melhor a regra 6
    Regra financeira: Vender quando o P/L ficar superior a 40.
    Pelo que venho entendendo se uma empresa é boa e o projeto dela é boa p P/L será alto mesmo, porque esse limite do 40?

  7. Boa noite. Parabens e obrigado pelas informações que vc nos proporciona. Sao muito úteis
    Sobre a lista de 100 empresas americanas que tem crescimento no pagamento de dividendos, esta pronta?
    Obrigado, Cleiton.

  8. Olá VD

    Estou acompanhando seu blog a alguns dias e lendo vários cometários e posts que vocês fez.

    A minha maior duvida hoje é em como identificar boas pagadoras de dividendos.
    Eu usava o DY para fazer isso, mas já percebi nos ultimos anos que ele não serve por se basear no valor do ativo. o que gera distorções. Você mesmo apontou isso em alguns post/comentários aqui no blog.

    Eu sou leigo em analise fundamentalista, eu ja li vários livros e fiz até o curso de bolsa do Leitão em Ação (Conhece?).

    Hoje eu sei que preciso olhar para o Payout e ver o crescimento dos pagamentos de dividendos e o crescimento da Receita e Lucros da empresa.
    A minha dúvida é onde encontrar essas informações? Existe algum site que forneça isso?Hoje eu uso o fundamentus para olhar os dados das empresas. Eu vi que você sitou o bastter, mas eu não consegui achar essas informações lá (achei o site meio desorganizado na verdade)

    Espero que possa me ajudar

    • Ola Ricardo

      Existem sim outros indicadores muito mais importantes na avaliação de uma empresa, o DY não chega a ter uma importância tão grande quanto os investidores costumam atribuir, veja isso aqui nesse artigo.

      As vezes uma análise qualitativa da empresa é muito mais eficiente do que uma analise quantitativa, ou seja o pessoal fica muito obcecado em olhar números e esquece de olhar o case de negócio da empresa, os números podem esconder muitas surpresas desagradáveis.

      Dê uma olhada nesse artigo que vai lhe ajudar bastante nesse processo de aprendizado. Depois veja os vídeos onde analiso algumas empresas da bolsa americana, tem até algumas aqui do brasil.

      Quanto a conseguir informações realmente é um pouco difícil aqui no brazil, uma alternativa seria ver essas empresas que tem ADR na bolsa de NY e olhar no morning star, certamente as maiores e principais empresas brasileiras tem no morning star, aquelas menores vc vai precisar de se debruçar nos balanços mesmo.

  9. VD,
    se eu comprar por exemplo R$ 10.000 em ações boas pagadoras de dividendos o lucro será maior que R$ 10.000 em LCI/LCA num período de um ano, por exemplo?
    Abs

    • Olá Joao

      Você não pode comprar de forma simples renda fixa com ações de crescimento de dividendos, uma é renda variável a outra o nome já diz é fixa, é como comparar laranja com banana. Se não conseguir entender esse conceito simples no do mercado vai acabar se embananado. Agora eu sugiro você dar uma lida no livro do Jeremy Siegel, da uma pesquisada no google e compra o livro dele porque o cara é um divisor de aguas para o investidor, ele gastou alguns capítulos do livro respondendo essa sua pergunta então seria impossível tentar sintetizar aquilo num único comentário, leia Jeremy Siegel e chega vc mesmo na resposta.

      Outra coisa eu não fico preocupado em rentabilidade, comparar investimento qual está dando X ou Y eu não tenho esse foco porque meu objetivo é no longo prazo e acumular boas empresas pagadoras de dividendos, enfim ficar olhando esse tipo de coisa só vai faz o investidor ficar girando patrimônio e uma coisa é certa o cara vai acabar com menos dinheiro do que quando começou.

    • se fizer isso nunca vai alcançar a independência financeira

      sacar os dividendos prematuramente vai matar o efeito do juros compostos no longo prazo que é só o único fator que vai lhe deixar rico.

  10. Não peguei de lá mas sim do Seeking Alpha o pessoal usa bastante esse método por lá, mas parece ser o mesmo artigo desse site. Enfim os créditos mesmo devem ser dados para J. Gordon que foi o desenvolvedor do método, acabei não citando ele porque infelizmente não tem obra dele em português se tivesse teria o feito, como fiz em outros posts ao falar sobre o Jeremy Siegel.

  11. O mercado de ações dos EUA é muito mais desenvolvido que o brasileiro, e isso só faz com que tenhamos menos oportunidades de investimento. Mesmo sem termos empresas boas pagadoras de dividendos no Brasil, acha que investir em empresas brasileiras é uma alternativa viável para quem quer receber dividendos ou o melhor são FII e investir em empresas americanas?

    Quem sabem um dia possamos comprar BDRs livremente, né?

    • Olá EF

      Seja bem vindo.

      Eu acho as empresas brasileiras viáveis e acho interessante ter uma parcela do seu capital investido aqui, o investimento no exterior deve servir como mais uma forma de diversificar sua carteira eu penso em algo como 30% ações BR 30% ações NYSE e 40% em FII talvez num futuro quebrar esses 40% de FII em 20% Reits (FIIs americanos) e 20% FII pra ficar mais interessante, temos empresas muito boas aqui mesmo não pagando um crescimento de dividendos por um longo tempo.

      E esquece esse lance de comprar BDRs por aqui, fica indexado ao real é possível hoje em dia investir facilmente no exterior sem grandes complicações, eu na verdade montei esse blog para mostrar ao pessoal o caminho que estou seguindo para investir no exterior e pra eles verem que não é nada de outro mundo, talvez é até menos burocrático que abrir uma conta em corretora por aqui.

      Você pode hoje mesmo abrir uma conta lá nos EUA e começar a investir em empresas americanas recebendo dividendos em dólares e não precisa de ter nenhuma fortuna nem investir grandes quantias por mês. Aconselho a da uma olhada nesse artigo, nesse artigo e nesse artigo.

      Sucesso nos investimentos.

  12. Interessante o artigo, mas vc cita que a unica emrpesa brasil q se encaixa nessas regras seria a AMBEV mas que eu saiba a SOUZA CRUZ tb paga dividendos e um bom tempo.

    • Olá Cruzeiro Campeao

      Vc entendeu errado, empresas de CRESCIMENTO DE DIVIDENDOS devem ter os dividendos crescendo a mais de 25 anos a Souza Cruz paga dividendos a bastante tempo sim, mas não quer dizer que eles estão crescendo ano a ano a pelo menos 25 anos teve alguns anos que foram menores ou mesmo estáveis, por isso ela não pode ser considerada uma empresa de Crescimento de Dividendos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here