Receita e despesas: Dezembro 2014

shutterstock_105232589Depois de fazer um levantamento geral do ano de 2014 faltou um pente fino no ultimo mês do ano. Eu já tinha comentado nos outros posts que estava desenvolvendo um método para controlar as despesas não recorrentes, interpreto como não recorrentes as despesas que ocorrem durante o mês mas que não fazem parte dos seus gastos normais, seriam despesas que acontecem durante 1 ou 2 meses e depois não se repetem, por exemplo um pneu que fura no carro, um celular que estraga, um gasto a mais na farmácia por conta de alguém que ficou doente, etc.

Lógico que eu tenho uma reserva para emergências, mas eu não gosto de usar essa reserva pra qualquer coisa, isso seria mais para quando o salário não conseguisse nem cobrir esses gastos não recorrentes, ou para algum gasto pontual, por exemplo quando fui trocar de carro como entrada usei parte dessa reserva depois fui repondo.

Eu determinei uma receita pra mim de 9k ao mês tirando os gastos com investimentos, então somando todas as despesas mensais normais e os não recorrente não poderia ultrapassar esse limite, se olhar os meus orçamentos mensais vai perceber que alguns meses batem na meta outros passam um pouco, enfim a ideia primeiro é não deixar ultrapassar o limite em hipótese alguma e depois que conseguir essa estabilização vou ajustando para fazer mais cortes.

O método funcionou nesse primeiro mês, mas vou testar por mais uns 3 meses pra ter certeza. Nesse primeiro mês tirando os gastos de viagem os não recorrentes ficaram R$ 200,00 do teto da meta. Pode parecer pouco mas eu acompanhei os outros meses de dezembro dos últimos 3 anos e em todos foi o mês que eu mais gastei disparado comprando com os outros meses, eu achei um baita resultado só o fato de não estourar a meta.

Apesar de colocar no total abaixo eu não computei como não recorrente os gastos com a viagem de final de ano, visto que tinha determinado um orçamento para viagem de fim de ano na casa dos 1500 somando tudo combustível, comida e outras coisas eu gastei em torno de 1200 sendo parte em dezembro e parte em janeiro, para não confundi resolvi devolver o saldo excedente.

Os outros destaques nesse mês foram:

  • Despesas gerais: Como já disse acima cerca de 800 reais dessas despesas são provenientes da viagem de final de ano, mas ela por si só não foi a grande vilã, eu tive um gasto elevado com os animais alem de alguns gastos pessoais meu e da minha esposa, exceto pela viagem essas despesas estavam dentro do cronograma.
  • Utilidade: Teve uma leve alta nos gastos com saúde, tive que comprar um aparelho pra fazer fisioterapia dentro de casa, ficar indo fazer aqueles choques na clinica estava me tomando muito tempo, não vejo como uma despesa ruim já que vai ser algo que vai me poupar tempo e melhorar minha qualidade de vida.

Esse mês eu consegui investir quase 13k em ações, isso equivaleu a 57% da minha renda mensal. Com esse aporte eu consegui fechar a minha meta de investimento anual, eu estaria muito feliz se conseguisse fazer todo mês esse índice de +50% das receitas investidas, pra mim seria excelente conseguir viver com menos da metade do que eu recebo.

Veja abaixo um pouco do meu orçamento nesse mês e acompanhe os outros meses:

Receitas
Descrição Valor
Lucro empresa 22.325,78
Dividendos 613,78
Total 22.939,56
Despesas
Descrição Valor
Alimentação
 1.639,01
Automóvel
1.929,17
Casa
2.388,08
Compras diversas
654,91
Despesas gerais
2.334,24
Utilidades
947,30
Total
9.892,71

Entenda como é o meu plano de contas.

6 thoughts on “Receita e despesas: Dezembro 2014

  • 8 January 2015 at 23:15
    Permalink

    Boa VD, muito bom o seu controle!

    “Muitos planejam, poucos executam e praticamente ninguém controla.”

    E vamos juntos rumo ao sucesso!

    Abraços

    Reply
    • 9 January 2015 at 01:57
      Permalink

      Olá BS

      Valeu pela força e tamos aí !!!

      Reply
  • 8 January 2015 at 16:19
    Permalink

    Bom dia VD! Para esse acompanhamento voce utiliza alguma planilha específica ou planejador financeiro (daqueles q da pra utilizar no smartphone e computador)? Abraços

    Reply
    • 8 January 2015 at 19:05
      Permalink

      Olá Henrique

      Eu uso o YNAB é um aplicativo de controle de finanças. Vou fazer ainda um post sobre ele, mas é só abrir o site deles que tem como funciona o método de controle deles.

      Eles tem versões desktop e mobile eu tenho as duas.

      Reply
      • 8 January 2015 at 23:18
        Permalink

        VD, não conhecia o YNAB e parece ser muito bom!
        Faça logo este post, pois quero saber como é a experiência do usuário, a quanto tempo você usa?

        Reply
        • 9 January 2015 at 02:03
          Permalink

          Então o YNAB tem uma peculiaridades que pra mim se encaixou como uma luva, o mais importante nele nem vejo como sendo o sistema em si, mas o método dele que pra mim foi fantástico.

          Eu já uso ele desde a versão 3 deve ter uns 5 anos na época nem tinha versão mobile, alias o pessoal nem usava tanto celular quanto hoje em dia.

          Estou programando o post dele.. deve demorar um pouco porque estou com um outro que mostra o aplicativo de celular que uso para controlar minhas ações ele está agendado para publicar no final desse mês daí esse do YNAB só pro mês que vem ou pra março mesmo.

          Mas o aplicativo apesar de um pouco salgado $ vale a pena

          Reply

Deixe o seu comentário: