Como aumentei meu patrimônio em meio milhão com menos de 1 ano – Gastos e receitas: Nov 20

7
1131

Vou mostrar pra você toda a trajetória de como aumentei meu patrimônio em meio milhão com menos de 1 ano.

Se o mês passado foi ruim por ter quebrado nossa seqüencia de 7 meses seguidos subindo patrimônio, já esse novembro não temos do que reclamar, além de uma boa alta, conseguimos chegar no record de patrimônio.

Meu patrimônio vinha numa ascendência o ano passado, até que em Dezembro de 2019 tive que vender meus FII. Depois teve outra queda forte em Março quando explodiu a Crise do Corona Vírus.

Estamos próximo de chegar na marca de 1 milhão e meio
Estamos próximo de chegar na marca de 1 milhão e meio

Isso é só uma fração da história, se quiser conhecer todo o resto acesse a nossa página de Orçamentos. Lá tenho mantido um histórico de todo nossa trajetória rumo a IF – Independência Financeira.

Receitas

Companys: é a receita proveniente das empresas de capital fechado. Nessas empresas listadas dentro do Company, algumas sou sócio outras sou único dono.

Outras receitas: são receitas diversas que não se enquadram em lucro de empresas, pequenos projetos independentes.

Dividendos: são as receitas recebidas na bolsa de valores das empresas de capital aberto.

Poupança: são receitas de juros sobre valores colocados na poupança.

Apesar da crise na bolsa esse ano está sendo de quebrar recordes na carteira. Até então nosso recorde de renda familiar tinha sido em Agosto 2020 com 65k. Isso ficou para trás, agora temos Novembro de 2020, esse ano como um novo recorde.

Chegamos a marca de 71,5k um belo crescimento de +62% comparado ao ano anterior onde fizemos em nov19 44k, e ao mês passado que fizemos 62k e agora um crescimento de 14%.

Esse crescimento foi fruto dos projetos paralelos que eu venho tocando, alguns desses quero até trazer para dentro da minha holding e talvez até abrir para a empresa no qual tenho sócios (o meu principal negócio de trabalho ativo hoje).

Taxa de poupança do mês: +65%

Conseguimos recuperar bem nossa taxa de poupança, que havia sofrido bastante no mês passado. Lembrando que estamos tentando represar mais dinheiro pois precisaremos para a construção da nova sede da Software House no qual tenho sociedade.

Minha estimativa que depois dessa construção, conseguirei ter mais espaço e aí iremos introduzir novos projetos que trarão mais frutos ainda para todos da empresa.

O que nós deixou ainda bem distante do nosso recorde em Abril de 2017 que chegamos a uma taxa de +75%.

Net Worth, grosso modo, nada mais é do quanto você tem em capital ao longo do tempo considera-se saldos de conta, investimentos e dívidas. No meu caso não possuo dívida alguma, nem de carro, nem de casa, estou absolutamente líquido.

Mês passado terminamos com 1.292k esse mês fechamos nosso patrimônio em 1.413k, tivemos um aumento de incríveis +121 mil Reais de crescimento 🥳 num único mês.

Se você fizer um cálculo aí tivemos um aumento de +9,36% no mês. Tem alguns canalhas por aí que adoram espalhar mentiras sobre mim, então vamos tirar o crescimento do patrimônio por conta da nossa taxa de poupança.

Temos sem o aporte um crescimento de 5,8% ao mês, se isso repetir-se teremos quase 69% nos próximos 12 meses.

No final de Dezembro de 2019 tínhamos 902k e agora temos um crescimento de +511k, mais de meio milhão em menos de 1 ano.

O legal que ainda até hoje tem gente falando que minha estratégia não funciona. Ok, ela não vai funcionar para todo mundo mesmo não. Só queria saber onde está essa 🧐 galera agora.

E quem tem investido comigo no XD sabe que mesmo durante essa crise do mercado, as Stocks e REITs lá do XD tem apresentado bons resultados.

Um resumo desse mês e como aumentamos ou baixamos nosso patrimônio em R$ a cada semana:

  • 1ª semana: +31k
  • 2ª semana: +111k
  • 3ª semana: +9k
  • 4ª semana: +26k
  • 5ª semana: +24k

Alguns dias aí na 1ª e 5ª pegam do mês anterior e seguinte.

Lembrando que até novembro de 2019 nosso patrimônio estava acima de 1 milhão, mas por conta da compra de um terreno para nova sede da empresa tivemos que desembolsar dinheiro, relembre no vídeo explicando porque tive que vender meus FII.

Despesas – Resumo

Além de aumentar nossas receitas, conseguimos cair nossos gastos. Algo em +10k foi reduzido dos 36k gastos no mês passado vs 24k nesse mês.

As principais despesas aqui ficaram Utilidades, tivemos a assinatura do Disney Plus, acabei assinando quando estava em Portugal e paguei até mais caro que no Brasil, quando for renovar vou fazer pela minha conta na Apple Store que sai com um bom desconto. Minha assinatura em Portugal ficou em R$434/ano.

Também tivemos cerca de 1k de gastos com celular, internet e uma coisa maluca que paga aqui na Alemanha que é a taxa de tv e rádio.

Nas outras categorias foram basicamente reduções. Com destaque pra saúde que mês passado tinha pago uns tratamentos de uma crise de hérnia e paguei a bagatela de 6,8k.

Quando estive no Brasil, minha coluna voltou a doer, tudo bem que não foi tanto quanto na crise que tive aqui, mas resolvi com duas doses de Diprosfan que a moça da farmácia mesmo me aplicou. É por isso que eu amo 👏 Brasil.

Depois tivemos queda nas despesas pessoais da Tati que saíram de 1,9k para 422 e até alimentação deu uma reduzida de 1,4k.

Não recorrentes

Os não recorrentes que sempre vem cada mês maiores, nesse mês conseguimos reduzir em quase 4k.

Tivemos uma queda de 1k nos gastos com viagens. Gastos eletrônicos e móveis, também caíram.

Deixei o meu carregador da Mophie de recarga indutiva no Brasil, para evitar levar muita bagagem nas próximas viagens, afinal tenho ido pra lá só com uma mochila.

Assim que cheguei aqui, tinha comprado um da Native Union na Amazon, ele é até de qualidade e parece ser bom, mas não tinha a atração magnética do da Apple.



Detalhe que o Native Union tava mais caro que o da Apple, mandei para Amazon em devolução, fui na loja da Apple e comprei um MagSafe.

Estou satisfeito, essa função magnética meio que dá uma sensação de encaixa, é fantástica. A Apple nunca decepciona nos seus produtos. O único problema foi o cabo adaptador da tomada, por sorte tinha conector sobrando do meu iPhone.

Recomendo quem estiver em busca de um carregador de recarga indutiva, considere a MagSafe porque até agora foi o melhor carregador que já utilizei.



Conclusão

Nossa receita anual chegou em 732k, sendo os dividendos até a data atual responsáveis por 28k dessa renda.

Assim que os diversos REITs que comprei em promoção e que cortaram dividendos, os REITs mais arriscados, esses da minha carteira pública. Na medida que eles começarem a distribuir novamente seus dividendos esse número deve crescer e acredito que deve chegar a cobrir m+10% da minhas despesas.

Minhas despesas até o momento estão em 355k. Isso nos coloca com uma taxa de poupança anual de 51% na meta que havíamos estipulado no começo do ano.

Viver de Cristo

Estamos fazendo um estudo escatológico no blog Viver de Cristo. Analisamos as alianças bíblicas e agora começaremos a parte mais interessante, começar a entender o que virá a seguir nos acontecimentos futuros.

Começarmos nesse post introdutório no qual dou um resumo do que podemos esperar do plano de Deus para os homens, conforme descrito na Bíblia. A partir de agora a coisa começa a ficar realmente interessante.

O blog Viver de Cristo é um verdadeiro quebra cabeça. Estamos juntando as peças e daqui alguns anos, você verá como tudo está interligado desde os tempos passados e entenderão o que virá a seguir.

7 COMMENTS

    • tb, mas nao só ela, veja só
      terminei 2019 com 932k
      recebi ao longo de 2020 747k e gastei 389k isso dá uma economia de 358k
      932k + 358k = 1.290k
      terminei o ano 2020 com 1.551k então tem ai 261k de aumento no patrimônio q nao veio do aporte apenas mas fruto da nossa carteira e posicoes de investimento

      a grosso modo dá um aumento de 20% no patrimônio TIRANDO OS APORTES só nesse ultimo ano!

        • esse seu raciocínio que vc faz é uma grande armadilha na bolsa para muitos investidores e eu vou te explicar o porque.

          não importa o quanto você ganha ou valor em si do seu aporte, o que importa é sua taxa de poupança

          coloca essa frase aí na sua anotação e a partir dela vamos continuar o raciocínio

          o valor em si do que a pessoa tem de patrimônio ou aporte nao faz a menor diferença

          imaginemos um investidor amigo seu, daremos o nome de Jurandir

          O Jurandir tem uma receita mensal de 50 mil reais.

          Jurandir gasta com muitas coisas, ele tem vários empréstimos, carro financiado, casa financiada, cartão fritando todo mês e chega no final do mês Jurandir só consegue 5 mil reais de economia na bolsa.

          Jurandir tem uma taxa de poupança de 10%

          Agora imagina o Marcus tem uma receita mensal de 2 mil reais

          Marcus é um cara bem controlado, ele consegue dosar bem a sua receita para de acordo com o seu padrão de vida não estourar seus gastos.

          Marcus coloca 1 mil reais na bolsa todo mês.

          Marcus tem uma taxa de poupança de 50% do seu patrimônio.

          TE PERGUNTO: QUEM VAI CHEGAR NA INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA PRIMEIRO ?

          – Marcus

          Mesmo o seu aporte sendo 4x menor que Jurandir, as despesas de Marcus é menor, então ele com esse aporte chegará na reta final mais rápido que o Jurandir.

          Pensa nisso ai!!!

  1. Como não tem post do último podcast (#79) vou comentar aqui mesmo…
    Sobre contas em dólar no exterior: tem 2 bancos digitais nacionais (***) que abrem conta em dólar nas Ilhas Cayman, direto no app pra que já tem a conta no Brasil.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here