Porque a maioria dos investidores falham na bolsa

27
671

Fui um dos primeiros investidores a falar publicamente sobre a bolsa americana, expliquei como abrir conta numa corretora e comprar grandes empresas.

Não só expliquei os procedimentos aos leitores, como desde então tenho feito um incansável trabalho de ajudar aqueles que como eu estão em busca da independência financeira.

A bolsa americana está hoje no seu topo histórico, pessoas estão tendo retornos excelentes ao investir na bolsa americana.

 

Com os resultados apresentados pela Apple nesse inicio de agosto o índice Dow Jones ultrapassou a barreira dos 22.000 pela primeira vez na sua história. Para os investidores é só alegria, mas quem já está há algum tempo na bolsa americana pode acompanhar como alguns investidores não conseguiram chegar até aqui.

Muitos investidores acreditam que quando descobrem uma boa empresa de dividendos, eles podem comprá-la, relaxar e recolher os dividendos por toda a eternidade. Infelizmente mesmo que tenha escolhido uma ação de dividendos perfeita, você ainda pode perder dinheiro. Isso porque identificar e selecionar uma boa ação, com perspectivas incríveis e valorização atraente é apenas parte da fórmula para o sucesso nos investimentos. A próxima parte são as armadilhas psicológicas que podem levá-lo a cometer erros.

A primeira razão porque os investidores perdem dinheiro é porque focam nas cotações como fonte de valor na hora de avaliar uma ação, ao invés de olhar para os fundamentos para determinar se a ação tem muito valor. Isso poderia levar muitos a cometerem erros como vender durante uma bolsa em Bear para evitar mais perdas.

Por exemplo, se o preço das ações cai significativamente, mas os fundamentos vão bem, investidores podem vender em pânico e perder dinheiro. A Coca-Cola Company (KO) foi cotada a $30,68 no final de 2007, pagou $0,76 de dividendos e o lucro por ação foi de $1,29 naquele ano. Até o final de 2008, no entanto, neste caso as ações poderiam ser adquiridas por $22,63. Ocorre que os fundamentos ainda continuaram a crescer, mas os investidores entraram em pânico e venderam as ações. Esses investidores perderam os próximos 9 anos e o potencial de crescimento dos lucros e dividendos para as próximas décadas.

A segunda razão porque os investidores perdem dinheiro é porque eles ficam emocionalmente ligados as ações, eles entram no ativo mas não tem um plano de saída bem definido, que é o que irá protegê-los. Um exemplo são empresas que cortam os dividendos, mas mesmo assim investidores continuam posicionados esperando que o crescimento retorne.

Olhe para os investidores que devem estar até hoje esperando que Eastman Kodak (EK) e Citigroup (C) façam uma reviravolta depois que essas empresas cortaram dividendos. Estão lá esperando uma reviravolta, que claro, nunca aconteceu.

 

No caso da Coca-Cola se eles tivessem cortado dividendos em 2008, teria vendido sem sequer pensar nisso. Se a empresa voltar a crescer os dividendos novamente após 5 anos, aí consideraria comprá-la novamente, desde que respeitasse meus critérios de entrada.

A terceira razão porque investidores nunca tem sucesso, é porque compraram empresas que estão tendo bons retornos, mas não fazer absolutamente nada é muito difícil. Alguns investidores são psicologicamente preparados para comprar ações de empresas que terão grandes retornos nos próximos 10/20/30 anos. Eles seguram as ações na carteira com centenas, ou até mais de mil por cento de rentabilidade.

Geralmente escuta-se algo como “Vou realizar lucro”. Se um investidor acertar em 20% das escolhas de sua carteira, os outros 80% vão lateralizar, falhar ou terá um pequeno retorno, ainda existe as chances de que alguns desses outros 80% piores retornos tendem a ir a zero.

Consistentemente, no curto prazo retirar as ações de dividendos bem sucedidas pode ser o fator decisivo que poderia fazer uma boa carteira de ações perder dinheiro no longo prazo.

Para simplificar esse ponto, imagine que no último dia de 1984 tivesse $100.000 para investir. Você comprou dez ações – Enron, Worldcom, Eastman Kodak, General Motors, Wal-Mart Stores, Pan American World Airlines, Trans World Airlines, Bethlehem Steel, Kmart e Circuit City.

Você colocou $10.000 em cada uma e deixou os dividendos serem reinvestidos automaticamente. Imagine que em 2017 somente uma das empresas que comprou ainda esteja aqui – Wal-Mart Stores (WMT).

Você teria também recebido ações da Eastman Chemicals (EMN) através do spin-off da Eastman Kodak. O investimento de $10.000 em Kodak poderia ter traduzido em 139 ações no final de 1984. Com reinvestimento de dividendos, você teria 544 ações da Kodak que valeriam $33.600 no final de 1993. No final de 1993 você teria direito a 136 ações da Eastman Chemicals.

Vamos supor que resto por ter ido a falência não entram na conta, se bem que algumas aí realmente faliram, mas vamos nos atentar apenas ao Wal-Mart. O valor do portfólio seria hoje aproximadamente $6.781.512 (seis milhões e setecentos mil dólares) isso equivale a um retorno anual de 15% por ano. Se nosso investidor tivesse no passado exercido lucro, e vendido Wal-Mart cedo demais, seus ganhos estariam devastados.

 

Na realidade, claro que as chances de alguém ter uma carteira tão desastrosa a ponto de escolher 9 empresas que falharam é muito remota, mas a ideia aqui é ilustrar que você deve deixar suas melhores ações fazerem o bolo crescer, mesmo que você falhe miseravelmente nas outras 9 escolhas ainda poderá ter um retorno excelente se apenas uma dessas se sair bem.

Só complementando o nosso segundo ponto que seria ter uma estratégia de saída, e não ficar preso emocionalmente numa ação. Imagina que ele retirasse as empresas quando a mesma corta-se dividendos, na lista acima só a Worldcom não pagou dividendos e quatro delas pagaram dividendos flutuantes (General Motors, Bethlehem Steel, Pan Am e a TWA) os retornos da carteira seriam ainda maiores.

A quarta razão porque os investidores falham é porque eles concentram suas carteiras em poucas empresas, geralmente o pessoal escolhe de 10 a 15 ativos no máximo. Além disso, muitos investidores colocam em risco sua carteira com uma superexposição em alguns setores.

Superexposição no setor de finanças em 2007 a 2009 teria arrasado com a carteira de qualquer investidor. Exposição excessiva a altos rendimentos como alguns REITs ou empresas de utilidades como Energia, Água e Gás também podem ser desastroso para os rendimentos dos dividendos no longo prazo.

Muitos investidores que seguem uma abordagem concentrada tendem a ficar obcecado em “bater o mercado” ou perseguindo rendimentos na bolsa, que colocam sua carteira em enorme risco. Em vez disso um portfólio mais diversificado e equilibrado consistindo de pelo menos 30 ativos representativos de diversos setores, irá fornecer um fluxo de renda de dividendo mais confiável e com maior margem de segurança.

A quinta razão por que os investidores falham é porque a maioria deles buscam overtrade. Eles compram uma ação, em seguida, vendem-na e tentam encontrar um investimento melhor. O que chamamos aqui no Brasil de girar patrimônio.

Essas estratégias sempre geram lucros, mas para as corretoras e para os governos, e acaba que os investidores quando tem sorte terminam com o mesmo tanto que começaram, mas geralmente tendem a terminar com menos do que quando começaram.

Por último mas não menos importante, alguns investidores não pesquisam sobre as empresas, e compram qualquer ativo na esperança de acertar. Quando você não sabe porque comprou um ativo você terá grandes chances de entrar em pânico se os ativos começam a cair a cotação, e por conta da insegurança acabam vendendo até mesmo por um valor abaixo do que foi comprado.

Por isso aqui fazemos um trabalho, acima de tudo de educação com os investidores, não queremos aqui entregar apenas o peixe, mostramos a você como pescar e porque escolher determinadas ações.

Muita gente adora seguir gurus, você pode se espelhar neles, mas não tente segui-los, procure entender primeiro o porque deles entrarem ou saírem de determinada ação. É muito comum ver investidores vendendo ou comprando ações, simplesmente porque Warren Buffett está comprando ou vendendo.

No entanto, por melhor que o Warren seja ele também comete erros. Por exemplo em 1998 ele vendeu sua posição da Berkshire no McDonalds (MCD). Durante os próximos 15 anos, a ação aumentou triplicaram seu valor. Além disso, em 1967, Buffett vendeu sua posição de parceria que tinha com a Walt-Disney (DIS) obtendo um lucro de 50%. A posição valia $4 milhões que tinham sido adquiridas em 1966. Se ele não tivesse vendido a Disney e reinvestido os dividendos, teria hoje uma posição de mais de $3,5 bilhões.

Conclusão

Nesse artigo tentei esboçar alguns comportamentos que geraram perdas que encontrei ao longo da minha jornada rumo a independência financeira. Alguns destes comportamentos eu também cometi e aprendi com meus próprios erros. O mais importante é bola para frente, não se culpe pelos erros do passado, mas procure aprender com eles continuamente e se adapte pois isso tudo só servirá para lhe dar mais sabedoria e experiencia.

Ex-Dividend Plus

Quer investir na bolsa americana e não sabe como identificar empresas fantásticas para colocar na sua carteira? O Ex-Dividend Plus é feito para lhe ajudar nos estudos de empresas na bolsa americana. Temos diversas carteiras já montadas de empresas pré-selecionadas, são empresas fantásticas para compôr o seu Dream Team de Stock e REIT.

Além das carteiras, trazemos o case de negócio de cada um dos ativos e mostrarmos a você na prática o que deve olhar e como procurar informações importante sobre as ações e REITs.

Assine agora mesmo o XD+

Assine agora o XD+
Previous articleCompras Setembro 2017 – APTS – PK – KRG – FPI
Next articleEscolher casa na Alemanha – Imigração #15

27 COMMENTS

  1. Excelente artigo.
    Tenho uma duvida VD.

    Os fundamentos são suficientes para identificar se é um simples “pullback” ou se é um crash da empresa?

    Pergunto pois eu gosto de comprar empresas com fundamentos boms e que de preferência não estejam no topo do preço. Sei que você diz em outros artigos que não devemos pensar muito nisso.
    Enfim, por exemplo agora estou analisando a K (Kellog). Muito bons fundamentos, e a açao no longo prazo tem tendencia Bullish, e desde 2017 apresenta uma quedinha que parou logo na Moving Average 200. Para mim, é o lugar ideal para comprar. Mas ai fui ler algumas noticias e vi que o preço caiu desde 2017 pois o CEO criticou o Trump, e os acionistas ficaram em panico pelo CEO da Kellog (bens de consumo) ter falado de politica.

    Para mim, eu ainda assim compraria. Queria saber até que ponto devo prestar atenção em tudo que falam nas noticias por ai…as vezes acho que é melhor nem ler essas noticias. O que os olhos não veem o coração não sente. E sabendo que fiz o trabalho prévio de analisar fundamentos, crescimento de dividendos e olhar o grafico, acho que isso ja é o bastante para eu fazer minhas decisões.

    • ola A

      o problema da K está longe de ser comentário de CEO, pode ter certeza disso. Pra você ver como operar baseando-se em gráfico de preço vai te enganar bonito. Eu vou comentar sobre a Kellog num podcast pra frente ai. Fica de olho, vou explicar onde está o problema dela.

      Mas agora falando especificamente de noticias, caso o problema dela fosse realmente essa noticia q vc disse eu não me importaria, não é um tipo de noticia que afeta o desempenho real da empresa. Tem ações na minha carteira que passam por isso direto, estou com um REIT o OHI teve alguns inquilinos em falência, sim isso é um baita problema, mas eu analisei o seu case e ví que mesmo naquela situação o REIT iria sofrer mas tinha boas chances de se recuperar no curto prazo, moral da história o mercado desesperou e saiu vendendo igual doido, eu fui comprando baseado nos fundamentos e fazendo uma analise não só deles, mas linkando eles e o case do fundo com as perspectivas macro e micro econômicas, é uma combinação bem complexa de se fazer só com números, vc precisará de entender do mercado da empresa o que o afeta em questão de riscos e vantagens, enfim hoje o REIT é um dos melhores rendimentos da minha carteira de REIT. Pq eu não me desesperei com as noticias, porque eu não fiquei focado só no preço, pq as vezes a noticia vai estar certa, e vc vai realmente precisar de sair junto com o pessoal pq a empresa vai se deteriorar, então é bem complexo isso.

      • Entendi.
        Estou lendo o livro do Siegel qu você recomendou. Investindo em açoes a longo prazo.
        Ele fala que setembro tem retornos ruins e que mta gente vende em dezembro por questoes tributárias. No nosso caso de investidores de aportes mensais devemos evitar aportes em setembro e dezembro?
        Outra coisa… quando você fala que o ideal eh no minimo 1k de aportes voce se refere a 1k em dolar ou 1k em brl?

        • Ola A

          quando uma pessoa escreve um livro não quer dizer que você precisa obrigatoriamente concordar ou discordar em 100% das coisas que ele diz.

          com esse comentário na sua cabeça agora leia isso

  2. Oi VD, você sempre usou essa estratégia de vender uma empresa que corta os dividendos, independente dos fundamentos , ou você também leva os fundamentos em consideração?

    • vc só vende uma empresa quando ele quebra os fundamentos que te fizeram entrar nela, se ela cortou os dividendos significa que ela quebrou esses fundamentos entao pra mim não presta mais

      as vezes eu tento prever essa quebra e vendo antes porque sempre que corta é só sangue nos olhos, mas é bem difícil de conseguir fazer isso acontecer, vc tem aí uma chance de 50% de errar nesses casos kkkkk

      agora historicamente sao pouquíssimas empresas que cortaram dividendos e depois voltaram a subir por longo tempo novamente. pense nisso.

  3. Isso ai VDD, tinha até comentado em vender minhas GWW mas não pela subida do preço mas sim porque ela não estava trazendo nada de animado e sofrendo com o efeito Amazon mas eis que deu uma reviravolta e bombou o 3º trimestre então ganhou sobrevida na carteira, além de pagar dividendos há 46 anos e aumentando.

    Abraço.

    • agora imagina eu que quase comprei ela em agosto, tava querendo colocar mais uma ação na carteira e fiquei em duvida dela com a LMT, optei pela LMT, não que esteja triste com a LMT mas mano que dor de corno não ter comprado a GWW, isso que dá ser pobre não tinha grana pra comprar as duas aí agora amargando o sofrimento kkkk

      • Kkkkkk LMT tá no meu radar, ainda não comprei. Outra que comprei este mês foi Disney.

        Se continuar assim fechamento de outubro vai ser lindo na categoria offshore.

      • VDD,

        Um dos motivos que eu criei o blog foi para registrar os acontecimentos e no futuro ver se tomei decisão certa ou errada e como foi o desempenho dos meus investimentos.

        Muito legal de tempos em tempos retomar certos posts e ver o que aconteceu. Comentei ai em cima sobre quase vender GWW que não estava andando até que teve um bom balanço e subiu pra $200. Eu tinha comprado ela a $172 e hoje está $350.

        Mas sabe né, que estou pensando em vender e ainda temos que discutir esse assunto

        • ola BPM

          as vezes agente acha que a coisa vai piorar e a empresa nos surpreende, bom quando ela nos surpreendem positivamente como foi o seu caso com a GWW

          agora particularmente eu discordo de vc vender seus campeões, eles tem que ficar no time, vc ainda não ganhou o campeonato está no meio da temporada e vai vender os melhores jogadores, é certo que vai sofrer pra chegar no titulo kkkkk

          parece bobeira essa alusão ao futebol, mas tem muito mais sentido que qualquer outra coisa

          acho que quem é palmeiras aqui na blogosfera é o inglês, entao ele talvez entenda melhor oq vou comentar… pega o palmeira campeão de 2016, o mesmo time jogou em 2017 só venderam o craque do time o Jesus o time quase nem se classifica para a liberta kkkkk é a vida mano, se vc tem condições de manter o craque no time não venda.

  4. Boas,

    Logo vou começar a investir em ações dos EUA

    Estou me estruturando e fazendo o colchão de segurança, agora em dólar, e ano que vem começo a investir.

    Seus posts são muito úteis pra mim, obrigado por compartilhar:D

    • Olá IM

      Abre a conta aí no nosso link pra dar aquela moral ;)

      Aconselho as revistas também pois tem muito material premium lá

  5. Muito obrigado por seu conteúdo. Invisto em renda fixa há 2 anos e agora tomei coragem (orientado pela plataforma PENSERICO) e comprei algumas ações com base no ranking e nas informações que ainda estou aprendendo a interpretar. Confesso que é difícil não acompanhar o sobe e desce dos meus ativos. Pretendo manter 80% em renda fixa e 20 em variável, sendo metade em ações e metade em ETF. Pode me dar uma opinião sobre essa estratégia? Mais uma vez obrigado pela iniciativa.

  6. Olá VDD,

    Parabéns pelo excelente post.
    Eu não penso realizar lucros. Só venderei alguma ação quando os fundamentos estiverem péssimos. A minha busca é viver dos dividendos dessas empresas.

    Abraços.

    • Olá CI se é pra viver de dividendos então estamos juntos nesse mesmo barco, apesar de blogs com nomes diferentes mas rumando para o mesmo caminho ;)

      O negócio é vc não ser o último do barco a sair kkk tem que ter bom senso tem hora que vale a pena esperar pra ver o que administração está armando pra reestruturar e ver se está dando certo, tem hora que é melhor prever a catástrofe e sair fora, claro sempre olhando o case de negócio da empresa e não apenas o valor da cotação. Enfim bom senso.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here