Patrimônio caiu abaixo dos 1 milhão e meio – Gastos e receitas: Out22

0
559

Patrimônio caiu abaixo dos 1 milhão e meio – Gastos e receitas: Out22

Cheguei a voltar com o patrimônio das ações acima dos 1 milhão e 500 mil reais, mas durou pouco, teve uma semana que chegou a dar +83 mil de valorização e na reta final do mês o mercado fez um ajuste.

Na esperança do Biden e Powell conseguirem perceber a lambança que eles estão fazendo no mercado americano. Acho difícil disso acontecer, mas a esperança é a ultima que morre.

Isso é só uma fração da história, se quiser conhecer o resto acesse a nossa página de Orçamentos, onde mantenho um histórico com toda nossa trajetória rumo a IF – Independência Financeira.

Receitas

  • Companys: é a receita proveniente das empresas de capital fechado. Nessas empresas listadas dentro do Company, algumas sou sócio outras sou único dono.
  • Outras receitas: são receitas diversas que não se enquadram em lucro de empresas, pequenos projetos independentes.
  • Dividendos: são as receitas recebidas na bolsa de valores das empresas de capital aberto.
  • Poupança: são receitas de juros sobre valores colocados na poupança.

Tivemos uma queda -2k de receita comparada ao mês anterior. Já comparando com o mesmo mês do ano anterior tivemos um aumento de 38 mil reais.

Nosso recorde de receita ficou com o mês julho 22 onde chegamos em 109k num único mês.

Taxa de poupança do mês: -38%

Mais um mês com taxas negativa, esse ano de 2022 foi bem ruim no sentido de acumulação, também tive muitas mudanças durante os últimos meses.

Já não bastasse meus gastos em excesso por conta de obra, carro e divórcio, tenho as bombas vindo do lado da bolsa, que vem caindo mês a mês desde que o Biden assumiu.

Temos o nosso recorde, difícil de bater, em abril de 2017 onde chegamos a uma taxa de +75%.

Net Worth, grosso modo, nada mais é do quanto você tem em capital ao longo do tempo considera-se saldos de conta, investimentos e dívidas. No meu caso não possuo dívida alguma, nem de carro, nem de casa, estou absolutamente líquido.

Mês passado terminamos com 1.712k esse mês fechamos nosso patrimônio em 1.441k, tivemos resultado negativo de -271 mil Reais no patrimônio esse mês, um dos piores meses desde a Covid.

Um resumo desse mês e como aumentamos ou baixamos nosso patrimônio investido, em R$ a cada semana:

  • 1ª semana: -52k
  • 2ª semana: -5k
  • 3ª semana: -11k
  • 4ª semana: +40k
  • 5ª semana: +83k

Alguns dias aí na 1ª e 5ª pegam do mês anterior e seguinte.

Despesas – Resumo

Laura e Tatiane continuam a ser meus maiores gastos, pensão das duas tem sangrado bem o caixa. A Laura teve gastos extras com a passagem e gastos com roupas que comprei no brasil para levar para ela.

Evelyn tem mantido um gasto regular de 2,6k ao mês, são coisas para a manutenção dela e alguns médicos.

Gastos com transporte cresceram bastante, muito motivado pelo IPVA que estou pagando, ano que deveria categorizar isso como Carro no Não Recorrente, além disso teve alguns consumos em 99 por parte da Evelyn, muito por conta deu estar na Alemanha boa parte do mês.

Na minha esfera pessoal tive um gasto maior por conta da Tommy Hilfiger que comprei R$787 entre tênis e camisas.

Não recorrentes

O não recorrente saiu de 126k para 103k, caiu em 26k muito por conta dos menores gastos na obra e as despesas com a compra da Mercedes-Bens.

As despesas com o carro foram de 59k, isso está contando uma entrada de 50k, 7k de parcelamento e outros 1,4k de seguro.

Já nos gastos com as empresas foi 35k, maior parte por conta da obra na sede nova de uma das empresas.

Tive outros 3,4k de despesa por conta da viagem para Disney que fiz com a Laura.

Gastei cerca de 1k com algumas toalhas e itens de decoração que comprei na Höffner da Alemanha.

Alguns itens legais que comprei esse mês:

  • Cadarço elástico: Comprei uns tênis da Tommy e os cadarços vieram grandes, como não gosto de deixar cadarço sobrando acabava enfiando o nó pra dentro do tênis. Esses cadarços elásticos resolvem muito esse problema e deixam os tênis até mais elegantes sem aqueles laços feios. Sem contar que não precisa mais arramar cadarço, só enfiar o pé e sair.
  • Caixa organizadora: Comprei essas caixas organizadoras para carregar compras do mercado, ficam no carro e podem ser desmontadas, como os Mercedes não tem Estepe, pois na Alemanha não existe essa cultura de pneu estepe, acaba sobrando um espaço maior no porta malas, daí uso essas caixas para organizar o transporte das compras de mercado.
  • Cesto para roupas: Como não passo nem lavo roupa, tínhamos um cesto que havia comprado na Havan, esse cesto acabou não se encaixando muito bem no formato do porta-malas do novo carro, comprei esse outro cesto e vou começar a testar para ver como vai fluir o transporte das roupas sujas para lavagem.

Conclusão

Apesar de todos os gastos se retirar os investimentos pessoais nas empresas, teria uma taxa de poupança de 40% que é razoável dentro das minha estimativas.

Cheguei a receber até o momento 787 mil em receitas de lucros dos negócios como um todo.

Previous articleBalanço comentado 3T22 – Stocks
Next articleDividendos com casinos – Dividendos Out 22