Rumo aos 2 milhões – Gastos e receitas: Mar 21

8
1424

Estamos cada vez mais próximos da marca de 2 milhões de reais acumulados em patrimônio. Boa parte desse dinheiro posicionado em dólar e euro no exterior.

Todo o mês nos postamos uma atualização dos nossos gastos e receitas, fazemos isso porque acho importante ter um controle do seu Orçamento e também para servir como um registro de bordo.

Em dezembro de 2020 nó conseguimos ultrapassar o patrimônio de um milhão e meio e esperamos continuar acima dessa régua durante esse 2021.

Isso é só uma fração da história, se quiser conhecer o resto acesse a nossa página de Orçamentos, onde mantenho um histórico com todo nossa trajetória rumo a IF – Independência Financeira.

Receitas

  • Companys: é a receita proveniente das empresas de capital fechado. Nessas empresas listadas dentro do Company, algumas sou sócio outras sou único dono.
  • Outras receitas: são receitas diversas que não se enquadram em lucro de empresas, pequenos projetos independentes.
  • Dividendos: são as receitas recebidas na bolsa de valores das empresas de capital aberto.
  • Poupança: são receitas de juros sobre valores colocados na poupança.

Nossa receita recorde foi em Janeiro de 2021 quando chegamos a 74k.

Chegamos em março com o terceiro mês de queda nas receitas, podemos considerar uma recessão 🥴 ainda sim conseguimos crescer comparado ao ano anterior que tivemos uma receita de 45k.

O crescimento de um ano para o outro foi de 44% quase cerca de 20k a mais.

Taxa de poupança do mês: +44%

Nossa taxa de poupança ficou acima do limite de 50% que serial o ideal para equilibrar nossa qualidade de vida com nossas economias.

Essa taxa tem ficado um pouco alta por conta da construção de uma sede nova que estamos fazendo no meu principal negócio.

A taxa de poupança veio acima da nosso ponto de equilíbrio mas ainda bem distante do nosso recorde em abril de 2017 que chegamos a uma taxa de +75%.

Net Worth, grosso modo, nada mais é do quanto você tem em capital ao longo do tempo considera-se saldos de conta, investimentos e dívidas. No meu caso não possuo dívida alguma, nem de carro, nem de casa, estou absolutamente líquido.

Mês passado terminamos com 1.766k esse mês fechamos nosso patrimônio em 1.797k, tivemos um aumento de +31 mil Reais de crescimento 🥳 num único mês.

Se você fizer um cálculo de padaria tivemos um aumento de +1,7% no mês. Tem alguns canalhas por aí que adoram espalhar mentiras sobre mim, então vamos tirar nossa taxa de poupança do crescimento do patrimônio.

Temos sem o aporte um crescimento de +0,16% ao mês, se isso repetir-se teremos quase 1,92% nos próximos 12 meses.

O legal é que ainda até hoje tem gente falando que minha estratégia não funciona. Ok, ela não vai funcionar para todo mundo mesmo não, mas eu só queria saber onde está essa 🧐 galera agora.

Quem tem investido comigo no XD sabe que mesmo durante essa crise do mercado, as Stocks e REITs lá do XD tem apresentado bons resultados.

Um resumo desse mês e como aumentamos ou baixamos nosso patrimônio em R$ a cada semana:

  • 1ª semana: +20k
  • 2ª semana: +72k
  • 3ª semana: -51k
  • 4ª semana: +22k
  • 5ª semana: +1k

Alguns dias aí na 1ª e 5ª pegam do mês anterior e seguinte.

Despesas – Resumo

Tivemos um bom aumento nos gastos nesse mês, muito por conta das minha viagem rumo ao Brasil.

Com essa subido do euro meu aluguel passou para 7,7k ao mês aqui na Alemanha, bem acima de qualquer perspectiva minha acerca de gasto com aluguel. É a vida, não tem como fugir por aqui, pois você para ter uma boa educação para suas crianças precisará de morar nos melhores bairros daqui.

Tive um aumento de 1k a mais com alimentação, boa parte por conta de ter que comer mais na rua. A Saúde também subiu bastante, indo para quase 4k. Tive que pagar diversos exames de covid para ir e vir do Brasil, além de comprar diversos medicamentos para trazer no meu retorno a Alemanha.

Os gastos pessoais meu e da Tatiane também excederam bastante o orçamento programado. Como principal despesa minha foi a Tommy, tive que comprar um terno novo lá o que acabou gastando cerca de 1,5k nisso entre outras camisas.

Não recorrentes

Tivemos uma pequena redução nos gastos não recorrentes, saindo de 10k mês passado para 8.9k esse mês. Os destaques ficam com gastos com educação, Tatiane no inicio de mês entrou em um novo curso de alemão que só aí ficou 2k.

Na parte de móveis eu acabei gastando um pouco com alguns monitores para o meu novo setup na Alemanha. Clique nas imagens para abrir.

Esse monitor peguei numa promo da Amazon, paguei 153€ algo em torno de 1k.

Quando eu ia para a empresa sempre tinham que comprar um monitor pra mim, pois acabava que ao voltar para Alemanha pegavam meu monitor e passavam para algum funcionário novo. Como toda vez ficava nessa situação eu desta vez resolvi comprar 2 novos com o meu próprio dinheiro para evitar essa situação.

Comprei esse modelo abaixo:

Além dos monitores comprei um suporte de lâmpada para melhorar a iluminação na gravação de vídeos.

Conclusão

Nossa receita anual chegou em 264k, sendo os dividendos até a datas atual responsáveis por 8k dessa renda.

Minhas despesas até o momento estão em 109k. Isso nos coloca com uma taxa de poupança anual de 58%.

Viver de Cristo

Estamos fazendo um estudo escatológico no blog Viver de Cristo. Analisamos as alianças bíblicas e agora começaremos a parte mais interessante, começar a entender o que virá a seguir nos acontecimentos futuros.

Começarmos nesse post introdutório no qual dou um resumo do que podemos esperar do plano de Deus para os homens, conforme descrito na Bíblia. A partir de agora a coisa começa a ficar realmente interessante.

Previous articleTesla e Toyota farão uma SUV juntas – Papo #83
Next articleCresceu dividendos por +60 anos e ainda teve +90% de valuation no ultimo ano – Dividendos MAR 21

8 COMMENTS

  1. Olá amigo ! Satisfação sempre em ler seu blog. Virei seu fã depois de ler algumas postagens. Sou um pequeno empreendedor aqui na região metropolitana do RJ e gostaria de conversar com você sobre negócios, receitas. Gostaria de receber mais dicas para aumentar a minha receita nesse momento tão desafiador que a maioria de nós brasileiros estamos passando aqui na nossa terra. Toda a sua estrutura de investimentos é o meu sonho de realização. Estou me inspirando em você para alcançar a minha IF também. Grande abraço

    • olá Gustavo

      pow muito obrigado pelo feedback, fico feliz em saber que estamos lhe ajudando

      a idéia do blog sempre foi essa mesmo, de poder mostrar para o pessoal que é possível aos poucos, um passo de cada vez chegar na IF.

      obrigado e bons investimentos pra vc

  2. Vdd tava lendo sobre a historia do Yahoo (do auge a decadencia), e em 2008 a Microsoft fez uma oferta de fucking 40 e poucos bilhoes e o yahoo recusou.. Tipo, eh obvio q hj qlq empresa de TI dessas grandes ai valem 100 ou 200 bi, mas naquela epoca, das 10 maiores do mundo, so tinha a Microsoft 300 bi +- e Google 200 +- de TI, entao fazendo uma aritmetica gambiarra seria como a microsoft quisesse comprar o yahoo por uns 310 bi hj (valendo msm coisa q Paypal), so q pra quem entende minimamente, sabe q hoje oYahoo mais tem fama (nome conhecido, tipo Orkut por exemplo) do q tecnologia ou uma empresa forte por tras, e alguns anos depois a Verizon Media pagou uma merreca (comparado ao q ela ja foi) pelo core business deles (n sei se foi tudo pq eram varios sites, portais etc), e ai q disso tudo n eh so curiosidade, mas essa coisa de “o mundo da voltas”, tipo o ranking das 10 maiores empresas em 2008 a primeira era Exxon (nada inesperado), a microsoft era a terceira (continua mais ou menos isso hj) mas a segunda era a GE, provavelmente considerada a empresa do futuro, em relacao a motor eletrico automacao etc, enquanto hj ela tem serios problemas, de resto a lista n mudou mt pq tinha p&g, j&j, berkshire, at&t, walmart e chevron.. so meio q mudou foi q petrolifero emcapatou, e entrou varias de tecnologia nesse ranking, mas o post foi mais sobre o caso da yahoo e da GE, e nao so isso, mas principalmente para ratificar que NOS NAO SABEMOS DE NADA, se nem o CEO da microsoft sabia q ia dar ruim comprando o yahoo (ainda bem q o yahoo recusou kk) quem dira esses Gurus de wall street, fora a questao da GE e tbm ha mts outros exemplos disso… Pode ser q daqui a 10 anos uma empresa fundada hoje por indianos na papua nova guine seja a maior rede social e empresa do mundo, fazendo do facebook sucata velha kk.. Mas eh isso, as vezes eh interessante olhar essas coisas do passado e sempre nos lembrarmos q somos idiotas e o mercado eh totalmente incerto, desde o proximo segundo ate principalmente em varios anos

  3. Grande viver de dividendos. Obrigado pelos seus posts em geral. Me veio uma dúvida: quando você viaja da Alemanha para o Brasil, onde deixa os seus animais de estimação?

    Obrigado e grande abraço

    • ola AN

      meu cachorros ficaram no brasil

      qdo imigramos no começo tinha 3, sendo dois já em idade avançada q vieram a falecer o mais novo fica na casa de uma conhecida nossa, custeamos as despesas dele e ela olha ele para nós, mas é um dog pequeno, desses de ficar dentro de casa, então é mais fácil.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here