Sem grades surpresas no mês com +50k em gastos – Mai23

0
361

Esse mês veio bem parecido com o anterior, as complicações foram os gastos com a viagem para Alemanha. Os gastos de capital próprio com os negócios estão diminuindo, então isso é bom e abre oportunidades para novos empreendimentos.

Conseguindo me manter acima dos 1 milhão e 500 mil num dos momentos mais baixo da bolsa de valores, quando o mercado retornar, certamente essa marca dos 2 milhão ficarão para trás.

Isso é só uma fração da história, se quiser conhecer o resto acesse a nossa página de Orçamentos, onde mantenho um histórico com toda nossa trajetória rumo a IF – Independência Financeira.

Receitas

  • Companys: é a receita proveniente das empresas de capital fechado. Nessas empresas listadas dentro do Company, algumas sou sócio outras sou único dono.
  • Outras receitas: são receitas diversas que não se enquadram em lucro de empresas, pequenos projetos independentes.
  • Aluguéis: São os imóveis físico fora da bolsa de valores.
  • Dividendos: são as receitas recebidas na bolsa de valores das empresas de capital aberto.
  • Poupança: são receitas de juros sobre valores colocados na poupança.

Tive pequenas quedas em todos os seguimentos de receita, apesar disso conseguimos manter a receita em linha os 93k do mês anterior, ainda superior +5k sobre o ano anterior.

Ficamos longe do nosso recorde. O recorde de receita é novembro de 2022 quando chegamos na marca de R$ 114 mil em um único mês.

Taxa de poupança do mês: +38%

Nossa taxa de poupança caiu um pouco comparado ao mês anterior, nada muito alarmante e manteve-se ainda próximo dos 40% e acima do mínimo de 30% que tenho como marca.

Temos o nosso recorde, difícil de bater, em abril de 2017 onde chegamos a uma taxa de +75%.

Net Worth, grosso modo, nada mais é do quanto você tem em capital ao longo do tempo considera-se saldos de conta, investimentos e dívidas. No meu caso não possuo dívida alguma, nem de carro, nem de casa, estou absolutamente líquido.

Mês passado terminamos com 1.599k esse mês fechamos nosso patrimônio em 1.599k, tivemos resultado de +0 mil Reais no patrimônio esse mês. Do jeito que está a bolsa ultimamente só de não sangrar já pode ser motivo de vitória.

Um resumo desse mês e como aumentamos ou baixamos nosso patrimônio investido, em R$ a cada semana:

  • 1ª semana: +1k
  • 2ª semana: -21k
  • 3ª semana: -1k
  • 4ª semana: +21k
  • 5ª semana: +54k

Alguns dias aí na 1ª e 5ª pegam do mês anterior e seguinte.

Despesas – Resumo

A despesa veio em linha com o mês anterior, perto dos 56k, a diferença deste mês foi que saiu a ajuda com a ex-esposa de 8k e entrou um gasto maior com a Laura que bateu os 18k no mês.

Maior parte desse aumento de gasto com a Laura, são as despesas de hospedagem e viagem para Alemanha. Tem também várias coisas que levo como medicamentos, comida e presentes para ela. Dessa vez cheguei a comprar cerca de uns 2k somando os 2 meses em roupas no Brasil.

Acaba que tenho que ir para Europa cerca de 3 a 4 vezes no ano para visitar a Laura, quero que ela cresça logo, sei que tem aquele pessoal da cia aérea que ajuda, mas quando tiver uns 15 anos vai facilitar porque daí posso pagar para ela vir ao Brasil.

É um gasto que diria como obrigatória para mim, só se realmente tivesse numa situação bem complicada para tirar, ou suspender por um tempo. Pois quero estar presente, mesmo que por pouco durante a evolução dela. Ela curte muito quando vou e eu também fico morrendo de saudade delas, então é um dos dinheiros que gasto sem reclamar. Tem que aproveitar ela nessa idade.

As despesas com a Evelyn deram uma queda boa, saíram de quase 3k para 1,8k, muito disso foram gastos com cursos e a aliança nossa de casamento que acabei de pagar.

Não recorrentes

Gastos deste mês em não recorrentes vieram parecidos, ambos em 26k, sendo 13k de gastos com a Mercedes e sua antecipação de pagamento. Tive outros 7k de gastos de capital próprio investidos nos negócios. As outras sub-categorias sem grandes surpresas.

Alguns itens legais que comprei esse mês:

  • Sanduicheira elétrica: comprei essa sanduicheira porque as vezes batia aquela vontade de comer um misto. Não é algo que uso em todo café da manhã, gosto mesmo de fazer um misto mais aos sábados, quando tiro para comer umas bobeiras. Torradeira básica sem muitas surpresas, vem com o visor para sinalizar o lanche está pronto. Senti falta de um aviso sonoro para informar a conclusão, mas nunca vi uma com esse recurso. Também não sei porque as luzes dessas torradeiras são péssimas para enxergar na claridade.
  • Anel: meu anel da Tommy estava bem desgastado como tempo, já devia de ter quase uns 7 anos, o dia todo batendo com ele para cima e pra baixo. Resolvi comprar outro anel, tentei encontrar o mesmo e não achei, os modelos atuais da Tommy Hilfiger estavam muito feios, daí resolvi pegar esse. Um anel muito parecido em tamanho, a qualidade parece boa, o ponto ruim nele que menos espesso que o da Tommy. Até o momento estou curtindo.
  • Barbie: talvez isso interesse apenas os país de meninas rsrsrs bem ta aí uma boa opção de brinquedo para sua filha caso tenha interesse.

Conclusão

Passamos dos meio milhão em receita no ano, talvez seja mais uma no para superar a barreira de 1 milhão em receitas provenientes dos diversos negócios que toco.

Minha taxa de poupança voltou aos patamares normais e aceitáveis dentro do meu modelo. Ainda tem algumas arestas soltas que vão demorar um tempo para sanar, como o caso do carro que é um passivo caro e ocupa um lugar considerável no orçamento, acredito que esse cara deve acabar dentro de 1 ano ou no máximo 3 meses depois disso.

Quando isso finalizar vai liberar aí quase 10k por mês em gastos, jogar meus gastos para baixo e se mantiver esse mesmo pique de crescimento da receita vai aumentar minha taxa de poupança gradativamente.

Previous articleCompras WSM UPS BRT MPW Mai23
Next articleWilliams Sonoma – WSM – Balanço comentado 1T23