Tivemos 51 mil em taxa de poupança – jan24

0
186

Segundo mês com uma taxa robusta de poupança e conseguimos flertar novamente com a marca de 1 milhão e 900 mil.

Já tínhamos batido a marca de 2 milhões uma vez, mas os gastos específicos da obra e aquisição da fabrica acabaram derrubando nossas economias. Agora voltamos ao game.

Isso é só uma fração da história, se quiser conhecer o resto acesse a nossa página de Orçamentos, onde mantenho um histórico com toda nossa trajetória rumo a IF – Independência Financeira.

Receitas

  • Companys: é a receita proveniente das empresas de capital fechado. Separo isso em duas categorias, a de Holding contêm as empresas e negócios virtuais no qual sou o único dono. Em “Lucro sociedades” contempla as empresas que tenho ao menos um sócio, uma delas é até a que nós usamos de case na série sobre empreendedorismo: Meu Negócio.
  • Outras receitas: são receitas diversas que não se enquadram em lucro de empresas, pequenos projetos independentes que ainda não viraram negócios de verdade.
  • Aluguéis: São os imóveis físico fora da bolsa de valores.
  • Dividendos: são as receitas recebidas na bolsa de valores das empresas de capital aberto.
  • Poupança: são receitas de juros sobre valores colocados na poupança.

Mês passado foi o nosso recorde de receita, difícil de ser batido, então tivemos nesse mês uma queda de receita de -5K ou -4% entre meses.

Comparado com o ano anterior tivemos um bom aumento nas receitas, principalmente nós negócios virtuais. Nossa receita saiu de 108k em janeiro de 2023 para 117k agora, isso nós coloca com +8% ou +9 mil reais em receita liquida no mês.

Nossa recorde de receita fica com o mês de Dezembro de 2023 que tivemos 122 mil reais em receita num único mês, isso inclui bolsa de valores, aluguéis e lucro de todos os negócios, seja virtual ou físico.

Taxa de poupança do mês: 43%

Minha meta é manter essa taxa dos 50% em poupança, o suficiente para manter um excelente padrão de vida e ainda sim continuar a crescer o patrimônio e fazer o dinheiro trabalhar com mais força.

Temos o nosso recorde, difícil de bater, em abril de 2017 onde chegamos a uma taxa de poupança de +75%.

Net Worth, grosso modo, nada mais é do quanto você tem em capital ao longo do tempo considera-se saldos de conta, investimentos e dívidas. No meu caso não possuo dívida alguma, nem de carro, nem de casa, estou absolutamente líquido.

Mês passado terminamos com 1.813k esse mês fechamos nosso patrimônio em 1.804k, tivemos resultado de -9 mil Reais no patrimônio esse mês.

Um resumo desse mês e como aumentamos ou baixamos nosso patrimônio investido, em R$ a cada semana:

  • 1ª semana: -33k
  • 2ª semana: +6k
  • 3ª semana: -19k
  • 4ª semana: -5k
  • 5ª semana: -16k

Alguns dias aí na 1ª e 5ª pegam do mês anterior e seguinte.

Despesas – Resumo

Tivemos uma aumento nas despesas, muito motivado pela viagem que fiz à Alemanha para visitar minha filha, pelo menos umas três vezes no ano isso acaba acontecendo. Foram 13k a mais esse mês na conta da Laura que mês passado tinha 10k e agora 23k em gastos.

Alimentação também subiu bastante, de 3,2k para 5,7k. Isso foi por conta da nossa viagem em Dubai em Dezembro, já os demais gastos vieram normais.

Não recorrentes

Tivemos uma queda no não recorrente que saiu de 39k para 28k, sendo a mercedes responsável por 14k praticamente a metade. Depois dela foi os gastos com móveis e eletrônicos, responsáveis por 4,8k.

Nessa parte temos uma primeira parcela de um novo MacBook Pro M3, comprei ele na Amazon mês passado, mas acabei devolvendo pois veio com teclado alemão. Cheguei a parcelar em 5x pela Amazon, mas com a devolução esse valor deve ser devolvido em fevereiro. Vou deixar para comprar na próxima vinda à Alemanha, pois comprando pelo site da própria Apple dá para escolher o layout do teclado.

Também teve algumas outras despesas de cama e mesa na Höffner, uma loja local aqui da região de North Rhine Westfalia, comprei algumas toalhas, roupas de cama e utensílios para cozinha.

No não recorrente ainda teve uns 2k de despesa com a viagem de Dubai.

Algumas compras do mês:

  • Caixa para sabonete metal: Passei a usar os barbeadores tradicionais, falei sobre isso aqui. Antes usava espuma de barbear, depois passei para uma pasta de barbear, agora cheguei na raiz da parada: o sabonete. Para isso precisarei de uma caixa para coloca-lo depois do uso. Tenho comprado boa parte dos produtos da Störtebekker, a marca é boa e recomendo.
  • Sabonete para barba fresh mint: vou começar a testar essa opção de fazer a espuma de barbar através do sabonete. Comprei agora em fevereiro um brush e uma tijela, depois posto isso aqui. O sabonete é bem cheiroso e traz uma sensação de frescor.
  • Medidor de pressão com aplicativo: lá em casa estava sem medidor de pressão, como precisava de um, resolvi pegar um mais digital. Esse medidor conecta ao seu celular e envia a medição diretamente para o Apple Saúde, também tem um app próprio que você pode controlar.
  • Bullet Journal: tem um tempo que estou usando bullet Journal, é algo que um dia preciso comentar aqui com vocês. Até lá esse foi o meu novo BuJo. Gosto dos cadernos da francesa Rhodia. O material das folhas é bem trabalhado e ele vem com a opção de destacar as páginas, isso é bem legal pois as vezes você precisa de passar a informação para alguém. Também gosto do BoJo em espiral, meus primeiros eram tipo brochura, mas ficava ruim para navegar com ele, opção espiral dá mais flexibilidade e ocupa menos espaço na mesa de trabalho. Na loja brasil, tem essa versão, bem parecida com a que eu comprei.
  • Alum Block: nós usamos isso para bloquear sangramentos no barbear, as vezes preciso de um compacto para transporte em viagens. A Wilkinson não é a melhor opção para isso, mas devido a ser o mais compacto que encontrei, acabei optando por ele.
  • Suporte celular: por fim, comprei um suporte para celular, quando venho para Alemanha os hotéis aqui não tem Smart TV, então fica ruim de assistir o YouTube com a Laura. Estamos acompanhando o Carrossel, nós assistimos vários episódios juntos. Equilibrar o celular na cama estava difícil, compramos esse suporte baratinho que resolveu nossa vida aqui.

Conclusão

Começamos o ano com uma boa marca de receita acima dos 100 mil e despesas bem abaixo disso, vamos ver se essa tendência irá perdurar até o final do ano.

Off

Por essa série ser uma das com caráter mais pessoal, resolvi colocar no final do post sobre receitas e despesas um resumo do que estou escutando e do que estou assistindo.

Meu gosto musical é bem incomum, então não se assustem. O que tenho feito ultimamente é evitado escutar músicas em inglês ou português. Sou do tipo que não gosta de entender o que está escutando, até porque ultimamente as letras são muito ruins e se você se prender nisso vai acabar não escutando nada.

Vou colocar três músicas que estou escutando esse mês:

Na parte de filmes vou colocar uma nota do filmes e nem sempre filme será uma sugestão, as vezes será uma não sugestão de tão ruim. Por isso fica ligado nas notas ao lado do filme.

Então se você curte séries e filmes e quer ver algumas recomendações, se liga aqui no meu post mensal sobre finanças que vou passar algumas bem legais.

  • Filmes:
    • The Creator 6/10: Quando vi o trailer dele no cinema, achei que seria um filmão, ainda bem que não queimei ingresso. É um filme bem água com açúcar. Não gostei muito do protagonista e também enfiaram a criança na história, o que acabou deixando a coisa bem chata e com poucas ações.
    • Sisu 6/10: esse é outro filme que se for pelo trailer você será enganado. O problema aqui é a mentirada. Sei que é um filme de ação e você já espera uma certa mentirada, mas não no nível que colocaram aqui, pareceu mentiras ao estilo indiano. Uma pena pois tinha potencial interessante a história. Zero lacrate e pode assistir sem dor de cabeça nesse quesito.
    • The Watch 8/10: Já sabem que se tem terror foi a Evelyn que escolheu, o filme é bem legal, tem vários atores carimbados. Inclusive com aquela guria que fez o Gambito da Rainha e outra seriados legais como Peaky Blinders. Filme com o final muito bizarro, recomendo assistir, não vai se arrepender.
    • Leave the World Behind 4/10: Filme lixo, bebido na lacrate, sem pé nem cabeça, o final ridículo com a guria lá vendo o Friends em meio ao apocalipse. O marido da mulher se fudendo todo pra buscar suprimento e ela metendo galha nele com um cara que ela acabou de conhecer e que em poucos minutos atrás estava achando que ele era um assassino. Enfim, não perderia meu tempo vendo esse lixo.
    • Kandahar 7/10: filme top d+, sou meio suspeito porque gosto muito de guerra no deserto, esse é uma história de sobrevivência. Várias cenas bem legais e Gerard Butler manda muito bem, ele é o ator do filme 300.
    • Run 8/10: Esse filme foi uma grata surpresa, essa escolha é da Evelyn, foi bom que fugiu do terror um pouco :) mas ficou nesses suspenses ou drama. Ele conta a história de uma menina que nasceu paralítica e rola vários lances entre ela e a mãe. Se tiver de boa final de semana é um filme interessante para colocar na sua lista.
  • Séries:Estou rodando com essas sérias atualmente, quando parar de assistir ou terminar a temporada removo-a da lista.
    • The Office 10/10: The Office é uma sitcom fantástica. O Michael Scott é sensacional. Esse cara hoje seria cancelado e preso pelo politicamente correto. Se você quer uma série sem lacração, na verdade que zomba da lacração, então embarque em The Office, que você dará boas risadas. Dwight Schrute pra mim é o segundo mais engraçado ali naquele escritório.
    • The Vampire Diaries 9/10: Se fosse antes da era lacrate esse seriado ganharia talvez no máximo nota 7, mas agora devido a carência de séries do gênero sem estar imersa em pauta ideológica dou um 9. A série é meio teen e quem obrigou-me a assistir foi minha esposa Evelyn, ela é mega fã da série. Brinco com ela que conta a história dos vampiros mais cornos que já existiram. A série é grande, são 8 temporadas com dezenas de episódios cada, no final você acaba se envolvendo na história, as histórias dá para ver que são bem voltadas para o público feminino, mas tem um bom desenvolvimento. O lado positivo da série que não tem putaria e cena de sexo, tipo fui assistir uma tal de Euphoria, serie lixo, só tem coisa merda na série e essa aqui é bem diferente.
    • One Piece 10/10: Esse é o melhor anime de todos, estou na saga do Kaido, meio atrasado ainda, mas esse aqui vai ficar um bom tempo aqui nos posts. Assisto One Piece ao pelo menos uns 12 anos, a história está me acompanhando antes do nascimento da minha filha. Sem sombras de dúvidas essa é uma das maiores e mais emocionantes histórias que já vi. Um anime que já me fez chorar inúmeros vezes, me fez rir, me fez sentir raiva, me empolgou, enfim acho que algo fora de série vai fazer com que você tenha esse turbilhão de sentimentos com o que para alguns pode ser um simples desenho, e é, até o momento que você se envolve na história.

Então é isso, ficamos por aqui e aproveitem as sugestões, se você já viu algum desses aqui, me diga o que achou no meu Twitter.

Previous articleCrowdfunding de fazendas nos Estados Unidos
Next articleCompre pelo indicador que você consegue controlar