Porque não compro Petrobras – PETR4

petro plataformaEu vejo muitas pessoas dizendo porque não gostam de investir na Petrobras na maioria dos casos se resume a ela ser uma estatal, casos de corrupção, endividamento e tem alguns que nem sabem porque não gostam da empresa, mas enfim eu acho que antes disso tudo devemos ver o básico primeiro, se uma empresa não consegue nem gerar lucro e ser competitiva no mercado em que atua o resto se torna secundário, olhando para uma petrolífera o que devemos analisar nesse caso é pelo menos o break-even dos seus barris.

Empresas de commodities não tem muito mistério para analisar, é basicamente olhar o preço da commoditie e cruzar com o valor de custo que a empresa tem para extrair o produto.

No caso da Petro é acompanhar o preço do barril de petróleo que está atualmente em torno de U$ 69 (em 7.12.14 quando escrevi esse artigo) e caindo a cada dia.

Acontece que o governo Lula na época que “popularizou” o pré-sal disse aos investidores que conseguiria extrair petróleo ao custo de U$40 a U$45 o barril, depois que começou as operações perceberam que não era nada disso e que o preço do petróleo para extração no pré-sal seria viável a preços superiores a U$ 70/barril, todo caso alguns analistas afirmam que o ideal seria U$ 100 dólares para tornar a operação da Petrobras viável, isso por conta da péssima infraestrutura e tecnologia que possuímos. Enfim vamos acreditar no governo e imaginar que a nossa infraestrutura de portos e transporte é coisa de primeiro mundo, diante disso teremos o seguinte cenário:

Breakeven do barril de petróleo
Player Preço mínimo US$
Petrobras $ 70
Russos $ 40
Golfo México $ 40
Árabes U$ 10

Olhando o quadro acima nem se o Brasil tivesse uma infraestrutura decente poderia ser competitivo, pois os Russos e o Golfo do Mexico (Americanos) tem o preço de extração bem abaixo do barril brasileiro, sendo que a vantagem dos americanos é o custo de extração que está na casa de U$40-U$80 e os Russos na casa de U$40-U$100.

Qualquer um que tenha olhos de ver, consegue perceber que o nosso grande problema está na infraestrutura. Mesmo no melhor dos cenários você ainda teria o Golfo do Mexico com $40 e os árabes com U$ 10 ainda deve se levar em conta que o Petróleo das áreas árabes é muito superior a esses não convencionais extraídos  aqui no Pré-Sal e no Golfo do Mexico.

Agora vamos lá os árabes com o preço baixíssimo de extração podem a qualquer momento ditar as regras, mas qualquer um que pesquisar um pouco sabe que o petróleo deles está previsto pra findar em 2050, mas até lá eles podem quebrar qualquer um no mercado, por exemplo mais recentemente a OPEP negou o pedido de redução da produção de petróleo árabe, o que joga o preço do barril ainda mais pra baixo, ou seja o rally ladeira abaixo deve continuar e não se sabe até onde vai. Enfim pega-se empresas como Saudi Aramco (Arábia Saudita) ou National Iranian OIl Co. (Iran) os caras tem a faca e o queijo nas mãos.

Olhando o cenário americano, pela primeira vez em toda a sua história o EUA se tornou auto suficiente em petróleo (através do petróleo de xisto) e estimativa que a partir de 2015 a 2020 ele começa a se tornar exportador (só aguardando os prováveis lucros das minhas Chevron), o mercado americano hoje corresponde a 25% de todo o consumo de petróleo do mundo, os árabes com um temor dessa auto-suficiência pretendem jogar os preços do barril para níveis abaixo de US $ 60 que é o ponto de breakeven dos “shale oil” americano na tentativa de conter essa expansão americana.

Petrobras pra mim esses casos de corrupção, interferência do governo e endividamento é importante mas seria secundário nessa analise, primeiro ela tem que fazer o dever de casa e reduzir esse break-even e eu não vejo futuro tão promissor para ela a menos que consiga desenvolver alguma tecnologia que reduza o custo de extração no pré-sal para níveis de pelo menos próximos aos Golfo do México e dos Russos e o governo invista pesado na melhoria da infraestrutura do país.

 

 

 

6 thoughts on “Porque não compro Petrobras – PETR4

  • 22 September 2015 at 13:52
    Permalink

    A Petro diz que já consegue extrair o petroleo do pre sal a 9 dólares por barril. Antes o break era de 45 dólares. Resta saber se este custo é real mesmo.
    De qualquer forma é uma empresa que só presta aos especuladores, para investimento só no próximo boom de da commodity, que pra mim só ocorrerá se tivermos a terceira guerra mundial, rs
    Abraço!

    Reply
    • 23 September 2015 at 03:57
      Permalink

      Sim ela teve alguns poços de mais fácil acesso, mas a maioria da produção atualmente está nessa faixa citada no artigo que é a média.

      Reply
  • 28 December 2014 at 01:07
    Permalink

    Vc disse que o mercado russo estaria numa situação melhor que o brasileiro, o que vejo nas noticias é justamente o contrario, parece que essa crise do petróleo tem afetado mais a economia russa

    Reply
    • 29 December 2014 at 00:30
      Permalink

      Olá Carlos

      No caso da Russia é um pouco mais complexo do que o Brasil, o nosso país tem como principal fonte de receita as commodities agrícolas o petróleo tem papel importante na nossa economia mas não chega a representar uma catástrofe como no caso da Russia que tem mais de 60% da receita oriunda do petróleo.

      Por isso a economia Russa está sofrendo mais que o Brasil com essa queda nos preços do barril. E não é só eles países como Venezuela que tem 90% da receita vindas do petróleo estão a beira de um cenário bem mais caótico.

      Reply
  • 16 December 2014 at 02:21
    Permalink

    Muito bem explicado VD, a coisa tá ficando séria por aqui… já pode ir pensando em um post do tipo “1001 motivos para não investir na petr”.

    Abraços!

    Reply
    • 16 December 2014 at 06:49
      Permalink

      Olá Blog Simplinvest,

      kkkk

      Infelizmente esse rolo todo que vem ocorrendo com uma empresa estatal, tanto a nível desses casos de corrupção, quanto a nível de má administração, no final das contas quem perde não são apenas aqueles que tem ações, mas todos nós brasileiros acabamos pagando essas contas.

      Reply

Deixe o seu comentário: