2 – O que são Stocks (Ações) e REITs (FII)? #pp5

0
147

Hoje vamos explicar o que são Ações (Stock) e REITs. Estamos respondendo uma série de perguntas importante para quem entra no mercado de ações americano.

Nosso projeto de “Primeiros passos para Viver de Dividendos”, onde vamos narrar a trajetória inicial para quem deseja construir uma carteira de ações e viver da renda passiva desses ativos.

Nessa série, vamos destacar alguma dúvidas essenciais para quem está começando na bolsa, aqueles que acabaram de chegar. Vamos responder essas perguntas na ordem:

  1. Como ganhar dinheiro na bolsa?
  2. O que é uma ação e REIT?
  3. O que são dividendos?
  4. O que preciso para começar a operar no mercado de ações?
  5. O que é uma corretora e para que serve?
  6. Quanto preciso para começar a investir?
  7. Quais os custos para investir?
  8. Diversificação o que é e qual a quantidade ideal de ações que tenho que ter?
  9. Quanto tempo preciso deixar minhas ações na bolsa?
  10. Posso vender essas ações a hora que eu quiser? É fácil alguém comprar?
  11. Preciso pagar algum imposto e quais as declarações preciso fazer?
  12. O que é análise fundamentalista?

Reuni essas 12 esferas iniciais, que acredito ser as dúvidas de quem está dando seus primeiros passos (desculpa o trocadilho), então vamos fazer um vídeo e um post escrito sobre cada uma.

O que é uma Ação (Stock)

É uma parte da empresa, imagina que temos um negócio e queremos levantar dinheiro para investir nesse negócio e faze-lo crescer ainda mais, daí vamos na bolsa de valores e lançamos as ações desse nosso negócio.

Ao comprar 1 ação da empresa, fará parte da empresa como dono. Você terá direito aos lucros que essa empresa apresenta.

A magica das Ações é que você não precisa de ter o compromisso ou a responsabilidade de estar atuando na operação da empresa. Nesse caso essas empresas na bolsa possuem um CEO (termo para presidente da empresa), uma pessoa que é votada pelos acionistas para administrar o negócio.

Se esse CEO administra de forma eficiente você receberá seus dividendos a cada trimestre e suas ações serão valorizadas. Falamos isso no post anterior, como ganhar dinheiro na bolsa.

O termo Stock que coloquei em parênteses, refere-se ao nome em inglês para as Ações na bolsa americana.

O que é um REIT

Real Estate Investimento Trust, popularmente conhecidos como a sigla REIT. São bem semelhantes às Stocks, só que com imóveis.

Imagina que exista um prédio de escritórios grandes, ou um hospital, ou mesmo uma fazenda e seja algo muito caro e arriscado para você comprar. Você acha interessante e lucrativo receber esses alugueis.

Você não tem o dinheiro suficiente para comprar todo o imóvel, mas contentaria em comprar uma fração desses imóveis, seja ele um escritório, hospital ou fazenda e receber parte do aluguel.

Basicamente isso é um REIT. É como se o imóvel fosse dividido em milhares de parte e você pode-se comprar frações. Os REITs tendem a distribuir mais dividendos que uma Stock, porém em compensação seu crescimento e valorização da cota é menor.

Falamos aqui no blog uma série de artigos explicando o que é um REIT, quando acabar de ler aqui, entre nesse artigo: Apresentando o mercado de REITs e vá acessando os outros tópicos lá dentro.

Vídeo explicando o que é Stock e REIT

Takeaway

Não importa se é um Stock (Ação) ou REIT (FII) o importante é estar sempre aportando para receber os seus dividendos.

Alias, Dividendos será o tópico do nosso próximo artigo aqui do blog. Acompanhe!

Previous article1 – Como ganhar dinheiro com ações na bolsa #pp4
Next articleQuase 50 mil em taxa de poupança Jan23