1 – Como ganhar dinheiro com ações na bolsa #pp4

0
300

Nosso projeto de “Primeiros passos para Viver de Dividendos”, onde vamos narrar a trajetória inicial para quem deseja construir uma carteira de ações e viver da renda passiva desses ativos.

Nessa série, vamos destacar alguma dúvidas essenciais para quem está começando na bolsa, aqueles que acabaram de chegar. Vamos responder essas perguntas na ordem:

  1. Como ganhar dinheiro na bolsa?
  2. O que é uma ação e REIT?
  3. O que são dividendos?
  4. O que preciso para começar a operar no mercado de ações?
  5. O que é uma corretora e para que serve?
  6. Quanto preciso para começar a investir?
  7. Quais os custos para investir?
  8. Diversificação o que é e qual a quantidade ideal de ações que tenho que ter?
  9. Quanto tempo preciso deixar minhas ações na bolsa?
  10. Posso vender essas ações a hora que eu quiser? É fácil alguém comprar?
  11. Preciso pagar algum imposto e quais as declarações preciso fazer?
  12. O que é análise fundamentalista?

Reuni essas 12 esferas iniciais, que acredito ser as dúvidas de quem está dando seus primeiros passos (desculpa o trocadilho), então vamos fazer um vídeo e um post escrito sobre cada uma.

Como ganhar dinheiro

Temos diversas maneiras de ganhar dinheiro na bolsa de valores, vamos abordar as duas principais aqui nesse post:

  1. Comprar uma ação e vender por um preço superior ao que comprou.
  2. Comprar uma ação e receber seus dividendos.

Para ambos os casos você precisará de conhecimento, de analisar o ativo e saber qual deles irá subir de preço no caso 1 ou qual irá distribuir dividendos no caso 2.

No primeiro caso nós temos duas maneiras de analisar uma ação:

  1. Análise técnica
  2. Análise fundamentalista

Nós vamos falar sobre análise fundamentalista mais pra frente, com relação a análise técnica, não utilizo aqui no blog e não será escopo desse nosso projeto.

Ganhar com a valorização da ação

É quando ocorre a valorização de um ativo na bolsa, você vai comprar a ação de uma empresa e essa empresa irá subir de valor.

A variação no preço pode ser por causa da empresa ter tido um aumento de receita ou lucros, uma notícia que pode favorecer a empresa, alguma mudança fiscal ou tributária que pode trazer ganhos para a empresa, entre outros dezenas de situações.

Digamos que você comprou hoje dia 5 de janeiro uma ação da Google por $100 essa ação fica na sua carteira, cerca de 1 ano depois a ação está valendo $130, você resolve vender, ao vender irá receber um lucro de $30 ($130 venda – $100 compra).

Esse lucro é uma das maneiras que fazemos para ganhar dinheiro na bolsa.

Ganhar com dividendos

Uma outra maneira de ganhar dinheiro com ações é comprando ações que distribuam dividendos e segurando-as até que paguem seus dividendos. Se ainda não entendeu o que são dividendos, mais a frente iremos explicar melhor.

Essa é a maneira preferida aqui do blog para ganhar dinheiro na bolsa de valores. Diante do modelo anterior esse pode ser mais passivo, pode não exigir um acompanhamento tão de perto dos movimentos do mercado.

Ganhar com a valorização e dividendos

É possível combinar os dois modos e ganhar muito dinheiro. Você pode comprar um ativo que distribua dividendos, ele irá se valorizar desde essa compra e nesse meio tempo você vai recebendo os dividendos.

Como ganhar dinheiro na bolsa

Takeaway

Listamos aqui só algumas maneiras de ganhar dinheiro na bolsa de valores, temos diversas outras oportunidades, como Vender uma ação e depois recomprá-la mais barata, opções, Day trader, índices, entre outras dezenas de maneiras legais de se ganhar dinheiro na bolsa.

Aqui no blog nós vamos estar pensando nessas duas maneiras, que são as principais para crescer seu patrimônio de forma robusta no mercado de ações americano.

Continue conosco e veja o próximo vídeo que falaremos sobre o que são ações.

Previous articleCompras STAG GOOD Jan23
Next article2 – O que são Stocks (Ações) e REITs (FII)? #pp5