Como gerenciar uma carteira de dividendos

38
828

Vamos mostrar nesse vídeo como gerenciar uma carteira de dividendos, coloco na pratica o que faço frequentemente na hora de analisar meus ativos.

Depois que já escolheu as empresas, precisa-se de revisar frequentemente como andam os fundamentos dessas empresas, veja os números a serem observados a cada trimestre.

Além de como mostrar a você a melhor maneira de como gerenciar uma carteira de dividendos ainda irei mostrar uma empresa que estará suspensa na minha carteira. Descubra qual ação da minha carteira teve os aportes suspensos.

News

Estamos com uma seção nova no blog, no menu superior ou aqui é possível encontrar a seção de noticias. A ideia é trazer vários posts diários, sempre textos pequenos e objetivos para lhe manter informado com o que está rolando de mais importante no mercado Americano.

Como a frequência de posts é alta resolvi separar a lista de e-mails e o feed, portanto assine-os de forma independente na barra lateral ou abaixo. Lembre-se que o conteúdo que sair lá será exclusivo para a seção de notícias.

Ex-Dividend Plus

Quer investir na bolsa americana e não sabe como identificar empresas fantásticas para colocar na sua carteira? O Ex-Dividend Plus é feito para lhe ajudar nos estudos de empresas na bolsa americana. Temos diversas carteiras já montadas de empresas pré-selecionadas, são empresas fantásticas para compôr o seu Dream Team de Stock e REIT.

Além das carteiras, trazemos o case de negócio de cada um dos ativos e mostrarmos a você na prática o que deve olhar e como procurar informações importante sobre as ações e REITs.

Assine agora mesmo o XD+

Assine agora o XD+

Previous articleGastos federais superam $400 bi
Next articleNetflix subiu mais de 10%

38 COMMENTS

  1. Viver, com seu portfolio no exterior chegando perto dos 100k USD você não se preocupa com a chateação do CBE (capitais brasileiros no exterior) e ficar sendo monitorado pelo BC? Pensa em migrar os investimentos pra uma PJ sua offshore pra simplificar as declarações e o tratamento tributário?

    • Olá Daniel

      Não vejo problema porque faço tudo 100% dentro da lei não tem porque temer.

      Quanto a esse lance de offshore isso só é legal de fazer em paraíso fiscal dai vc precisa de pagar IR na fonte na hora de remeter o dinheiro, isso é lei e pode dar um baita problemão lá na frente, mas ninguém que abre esse tipo de empresa lhe explica isso. Então fique atento e procure aprofundar bem nisso antes de se aventurar.

      • Oi Viver, eu não quis dizer de ser fora da lei ou não, mas sim com relação ao excesso de burocracia. Com um maior número de ativos e possivelmente recebendo rendimentos todos os meses você acaba tendo que reportar esses rendimentos e o imposto retido na fonte todo mês, eventualmente ainda tem que recolher via DARF se o ativo não for tributado fora. Ainda com o CBE é mais uma burocracia pra cumprir e você tem que redobrar o cuidado pra não cometer nenhum erro. É muita energia e tempo pra uma atividade inútil.
        Com uma PJ penso que simplifica muito isso, basta declarar ela. Ainda teria a vantagem de diferir parte do imposto pra só quando for utilizar esse capital.

        Agora quando a ter que recolher na fonte ao remeter não havia visto a respeito, qual é o imposto que incide? Pelo que o Investidor Internacional relata não haveria taxação pela remessa em si além do IOF. Vou reler a legislação do assunto, obrigado.

        • vai na receita, diga que você vai abrir uma offshore em um país com alíquota de IR inferior a 12% (não me lembro se o percentual é esse) e veja o que o fiscal vai lhe dizer

          agora tem que pegar um cara que manja do assunto, senão ele nem vai saber do q vc esta falando

          quanto a nível de trabalho, não entra na minha cabeça que gerir uma empresa deve ser menor do que declarar as ações, alem do custo que será muito maior para a empresa, quando se investe nos USA vc já paga o imposto retido tudo lá, essas empresas são boas quando vc está num paraíso fiscal como uma Irlanda da vida que alíquota de IR é ridícula pra PJ, mas é aquilo o governo não tem almoço grátis, ele vai te morder por outro lado e bem mais doido

  2. Entendi VdV,

    So perguntei, pq por menos vc vendeu o MCD, que ate aprensentou um trimestral melhor.

    To de olho no pense Rico tambem, vou aguardar anciosamente seu artigo

    Valeu Abracos

    • então holder não foi por menos que eu vendi a MCD, vc provavelmente não conseguiu captar o motivo certo deu ter saído da empresa.

      vc primeiro precisa entender o tipo de carteira, tem gente que monta carteira de ações para curto prazo, tem outros que querem crescimento, enfim tem muitos modelos de carteira, a minha no caso são de empresas que manterão a longo prazo um crescimento de dividendos e que proporcionem uma certa “segurança” nesse crescimento, claro que eventualmente vai ter ali umas 5 empresas de crescimento, e de outras características, mas isso não vem ao caso agora.

      diante disso eu olho para o MCD e vejo que a empresa tem tido dificuldade em encontrar crescimento no mercado, mas isso não é algo que vai se resolver amanha, e nem sozinho o caso do MCD é mais parecido com KO do que com os q vc citou, precisa de uma mudança de mindset completo na empresa

      o MCD sobrevive hoje a custas da nossa faixa etária, tem o seu nicho de mercado e não vai desaparecer de um dia para o outro, mas a galera jovem tem optado por outras redes, parte disso falei no vídeo no post do MCD que vc deve ter lido e falei aqui também nesse vídeo na parte da KO, o maldito “politicamente correto” e essa baboseira de natureba, detonaram com as duas empresas

      pega numa rede de amigos aí vc vai no restaurante e ninguém pede mais uma coca, todo mundo quer suco porque viu no jornal ou leu na revistinha da banca que coca faz mau, baita besteirada

      isso é mudança de habito de consumo, concordo com isso ? obvio que não, mas isso é business vc não faz o que acha certo, vc faz o que o mercado quer (a menos q vc seja o Steave Jobs).

      diante disso esperava uma mudança mais energética na postura do MCD e não apenas colocar aqueles terminais touch para atendimento, o publico esperava uma mudança de opções no cardápio, e eu não vi nenhum movimento grande deles nesse sentido

      já na KO vc observa que eles estão comprando empresas de água, de leite, de suco, veja que estão mexendo no core da empresa, se vai dar certo ? ninguém sabe, mas o que vejo hoje é que estão tentando se reinventar, por isso dou a eles um credito que não dei a MCD

      espero que vc tenha entendido melhor agora, não sei se vc tem o MCD na sua carteira, mas se tiver sugiro da uma lida nesse post.

      bom com relação especificamente no trimestre, vc não pode dizer que uma empresa ficou ruim com um único tri, como também não pode dizer que ela ficou boa com um único tri, espero que o MCD consiga reverter esse viés de baixa e que apresente mais tri como esse, mas o meu problema com eles não é apenas números eles precisam de mostrar uma mudança no core do negocio

  3. Ola VdD,

    Percebi que algumas papeis como por exemplo Colgate, PG, WallMart, os lucros vem andando de lado ha uns 10 anos sei que o payout dessas empresas eh baixo e isso garantiria o pagamento de dividendo por um bom tempo ainda, alem disso o fato de os EUAs a inflacao eh baixa, porem isso nao eh ruim?Pois o lucro nao tem consistencia de crescimento?

    Valeu VdV.

    • Holder

      São empresas mais defensivas, vc quando monta uma boa carteira de dividendos não pode colocar so empresa de crescimento como também não pode ter só empresa defensiva

      Tem que ter equilíbrio tem que aprender a usar o bom senso.

      Vai ter que abrir espaço pra empresa de crescimento mais agressivo, pra essas de crescimento mais lento e até para algumas apostas como autoliv e a que comprei esse mês que são mais arriscadas mas com grandes oportunidades de ganho.

      No fim vc precisa entender o bom senso em tudo na vida

    • Só pra complementar estou preparando um material com várias carteiras uma com cada objetivo e dentro dela teremos vários ativos diferentes

      Vamos publicar isso na penserico então fica de olho por lá

  4. Fala Viver, BLz?

    Muito bom o vídeo. Uma dúvida, como fica a análise com os FIIs? tem muita diferença?

    Um vídeo falando de como seleciona e/ou aporta nos FIIs poderia ser uma boa.

    Forte abraço!

  5. Muito bom o Video! Continuo acompanhando aqui e fazendo meus aportes agora que a carteira esta bem avançada.
    Observei uma coisa no video voce esta usando o LeuPay ?! Esta substituindo o Advcash ? Eu estou usando o adv mas durante minha ultima viagem foi pouco pratico para consultar o saldo pelo celular e se precisasse fazer uma recarga era mo burocracia. Encontrou uma forma mais pratica ?

  6. Oi VdD, comprei o exemplar 4 da revista e estou lendo, queria te perguntar: já fez um comparativo Fiis sem tributação x REITs pra recebimento mensal? Sei que é meio banana x maçã, mas alguns Fiis bem estáveis como HGRE, HGBS, KNRI podemos mais ou menos tirar uma média 0,6% mensal mais valorização ou não da cota, isso é possível de se chegar mensalmente num REIT estável + tributação? Tem algum estudo comparativo ou tabela? Não só pela diversificação, mas pela questão renda mesmo, obrigado.

  7. Tenho uma duvida:

    Fui analisar alguns REIT por exemplo a (O), que dizem ser segura mas o payout dela ta em 200%.

    isso eh normal pra Reits? como avaliar os Reits?

    Realty Income Corp O
    Add to PortfolioGet E-mail AlertsPrint This PagePDF ReportData QuestionQuoteChartStock AnalysisPerformanceKey RatiosFinancialsValuationInsidersOwnershipFilingsBonds
    Financials
    Descending
    Export
    TTM 2016-12 2015-12 2014-12 2013-12 2012-12 2011-12 2010-12 2009-12 2008-12 2007-12
    Revenue USD Mil 1,134 1,103 1,023 934 780 485 412 333 323 325 294
    Gross Margin % 94.1 94.3 94.6 94.2 95.0 95.6 96.3 98.3 98.0 98.3 —
    Operating Income USD Mil 308 298 266 233 183 143 141 117 120 112 126
    Operating Margin % 27.2 27.0 26.0 25.0 23.5 29.5 34.2 35.0 37.1 34.3 42.7
    Net Income USD Mil 334 316 284 271 246 159 157 131 131 132 140
    Earnings Per Share USD 1.15 1.13 1.09 1.04 1.06 0.86 1.05 1.01 1.03 1.06 1.16
    Dividends USD 2.44 2.40 2.27 2.19 2.18 1.78 1.74 1.72 1.71 1.67 1.57
    Payout Ratio % * 212.1 213.3 205.1 246.0 285.8 233.9 173.4 187.3 180.7 183.2 152.4
    Shares Mil 259 256 236 219 192 133 126 106 104 101 100
    Book Value Per Share * USD 25.76 24.44 22.54 22.97 21.21 13.51 14.55 12.78 11.03 11.67 11.87
    Operating Cash Flow USD Mil 881 804 692 628 519 326 299 243 227 246 318
    Cap Spending USD Mil -1,877 -1,812 -1,278 -1,234 -9 -7 — -15 -1 — -507
    Free Cash Flow USD Mil -996 -1,008 -586 -607 510 320 299 228 226 246 -189
    Free Cash Flow Per Share * USD — -1.76 -2.44 3.82 2.61 2.41 2.23 2.15 2.18 2.43 -1.89
    Working Capital USD Mil — -62 -44 -99 -94 -67 -61 -37 -35 — —
    * Indicates calendar year-end data information

    • Olá Rico

      Não se olha o payout dessa forma, REIT não é igual análise de ação é totalmente diferente.

      Recomendo dar uma lida na nossa revista lá mostro o que você deve olhar em cada reit, a edição número 1 e também estamos lançando nessa edição 5 no qual vamos falar de alguns indicadores exclusivos pra REIT. Mas qualquer edição vai lhe dar uma boa métrica de como analisar esses ativos na pratica.

  8. Dúvida simples, não consegui achar a parametrização no MS que mostre payout e div yield. Tem que assinar ou tem como ver?

  9. Ótimo blog! Parabéns!
    No Morning Star tem alguma ferramenta para filtrar as empresas conforme parâmetros de nossa escolha? Exemplo crescimento receitas, payout, lucros, endividamento…
    Como mercado americano tem muitas empresas como você faz uma seleção inicial de quais entram para estudo? Aí você olha uma por uma na raça? Valeu!

    • Olá DB

      Deve ter isso aí no MS mas nunca me preocupei em procurar

      Eu não gosto de selecionar por números, não compro números compro negócios eu analiso a empresa e vejo se o negócio dela é viável se tem mercado, se tem escala, etc os números são consequências disso e não o contrário.

      Esse é meu jeito não quer dizer que é o melhor pra todos, cada um tem um mindset diferente

      • A pergunta do DB é muito boa. Vale até um vídeo. Eu ia te perguntar o mesmo. Nesse vídeo você nos mostra como gerenciar uma carteira que você previamente selecionou. Mas não nos mostra como chegou a essa empresa.

        Com filtros como do morningstar e da bastter (pra assinantes) você faz um filtro numérico de indicadores e depois olha o case de negócios pra ver se tem um fosso competitivo e depois seleciona a empresa. Numa bolsa robusta como a americana, que tem trocentas mil empresas, você iria demorar uma vida pra olhar uma a uma.

        Como é sua rotina de escolha de empresas? Seria legal mostrar isso… a compra dela no dia do aporte, a escolha da empresa desde o motivo que chamou a atenção, passando pelo crivo numérico, peculiaridades e realização da compra no dia do aporte.

        Se quiser responder aqui, blza. Se quiser fazer um video, acho bem legal mostrar as coisas na prática.

        Abraço

        • então Marcus eu não uso essa estratégia que a grande maioria utiliza, que é pegar um filtro de números e depois ir analisando o negocio da empresa, eu começo olhando o negócio da empresa e depois vejo se ela tem bons números

          entenda o seguinte: o números são reflexo de um bom negócio

          se você começa a olhar só os números não vai enxergar direito os bons negócios

          mas é um bom assunto para fazermos um vídeo, posso colocar sim na pauta aqui, talvez eu mostre o meu jeito de investir (o que não quer dizer que é o correto, mas que apenas que pra mim funciona muito bem) vocês comparam com o que fazem por aí e tiram a suas conclusões

  10. Olá VDD, mais um vídeo muito elucidativo! Uma dúvida: analisando os dados apresentados no morningstar, verifiquei uma série de inconsistências no “Payout Ratio %” de várias empresas. Para “Colgate-Palmolive Co CL”, por exemplo, as taxas de “Payout Ratio %” não batem em alguns anos! Veja “2016-12”, por exemplo: “Payout Ratio %” de 100.0 para “Dividends” de 1.55 e “Earnings Per Share” de 2.72!!! Isso me deixou muito confuso… O que ocorreu? Em que estou errando na análise dos dados? Obrigado pela atenção e paciência!

    • Valeu Guilherme

      Não sei lhe dizer o porque disso, precisa de entrar em contato com o suporte deles. Manda mensagem pra lá e depois avisa-nos aqui do porque disso.

  11. Olá Viver de Dividendos. Excelente vídeo super explicado. Uma dúvida: quando vc analisa os REITs, utiliza mais ou menos os mesmos indicadores? Se a análise for muito diferente no caso dos REITs, fica a sugestão de um vídeo da limpeza da carteira de REITs neste estilo também.

    • Olá progdan

      Os REIT são completamente diferentes. Não se usa receita e lucros em REIT. Nesse edição #5 da revista viver de dividendo que vai sair começo a falar sobre como analisar REIT a fundo, as explicações devem durar algumas edições dai vc vai precisar de acompanhar por lá

  12. Bom dia, no teu caso Boa tarde! Vejo que fazes aportes quase mensais nos EUA, mas num mercado bullish a quase dez anos como estão por lá, atingindo máximas históricas, não separa nenhuma parte em algum ativo de RF e liquidez diária para caso haja uma queda?

      • Já tinha lido, muito bom. Esse sim é um exemplo mais perto da nossa (digo a minha ao menos) realidade do que Buffets e Mungers que sempre são citados! Impressionante!

        E mais uma vez, meus parabéns pelos posts e vídeos.

    • Buenas, escrevi isto antes de ver o vídeo, agora que assisti todo vi que tu comenta na revista (ainda não comprei ela..).
      Gostei bastante do vídeo, como sempre, espetacular, meus parabéns! Mas (sempre tem um) vais fazer algum vídeo parecido comentando sobre REITs, pergunto porque é algo que ainda estou estudando e gostaria de ver teu método de acompanhamento deles também.

      Grato!

      • Marco

        Se vc investe a longo prazo com aportes regulares vc ficara com o dólar médio do período. Agora se vc vai faz poucos aportes e grandes aí vc pode fazer uma análise.

        Por exemplo a minha estratégia é aporte mensal no final o impacto positivo ou negativo da variação cambial será diluído no dólar médio.

        Portanto penso que a melhor estratégia para o pequeno investidor são os aportes regulares.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here