46k de gastos com fábrica apertam taxa de poupança – jul23

0
337

Na hora que estava começando a ajustar nossas contas novamente, entrei em outra empreitada de empreendimento, confira o #MN43. Vai sangrar meu caixa por pelo menos uns 2 anos, isso se conseguirmos ajustar a engrenagem na fábrica.

Nosso patrimônio total tem se segurado acima dos um milhão e meio, isso tem sido um desafio grande, mas acredito que com a baixa da taxa de juros americana, devemos passar a casa dos 2 milhões novamente.

Isso é só uma fração da história, se quiser conhecer o resto acesse a nossa página de Orçamentos, onde mantenho um histórico com toda nossa trajetória rumo a IF – Independência Financeira.

Receitas

  • Companys: é a receita proveniente das empresas de capital fechado. Nessas empresas listadas dentro do Company, algumas sou sócio outras sou único dono.
  • Outras receitas: são receitas diversas que não se enquadram em lucro de empresas, pequenos projetos independentes.
  • Aluguéis: São os imóveis físico fora da bolsa de valores.
  • Dividendos: são as receitas recebidas na bolsa de valores das empresas de capital aberto.
  • Poupança: são receitas de juros sobre valores colocados na poupança.

Tivemos uma leve queda de julho versos o mês de junho, com que -1k, o lado bom que mantivemos a nossa receita acima dos 100k. Já comparado com julho passado foi 109k de receita e caímos aí -8k.

Ficamos longe do nosso recorde. O recorde de receita é novembro de 2022 quando chegamos na marca de R$ 114 mil em um único mês.

Taxa de poupança do mês: +12%

Nossa taxa de poupança caiu bastante, muito por conta das despesas com a estruturação da fábrica. Ainda não entrou os gastos com a compra da fábrica em si, mas é o que falei antes, serão 2 anos de sangue nas finanças.

Temos o nosso recorde, difícil de bater, em abril de 2017 onde chegamos a uma taxa de +75%.

Net Worth, grosso modo, nada mais é do quanto você tem em capital ao longo do tempo considera-se saldos de conta, investimentos e dívidas. No meu caso não possuo dívida alguma, nem de carro, nem de casa, estou absolutamente líquido.

Mês passado terminamos com 1.697k esse mês fechamos nosso patrimônio em 1.791k, tivemos resultado de +94 mil Reais no patrimônio esse mês.

Um resumo desse mês e como aumentamos ou baixamos nosso patrimônio investido, em R$ a cada semana:

  • 1ª semana: -1k
  • 2ª semana: +41k
  • 3ª semana: +29k
  • 4ª semana: -13k
  • 5ª semana: -21k

Alguns dias aí na 1ª e 5ª pegam do mês anterior e seguinte.

Despesas – Resumo

A nível de despesas pessoais as coisas foram bem equilibradas, tivemos uma redução dos gastos com a Laura que saíram de 14k mês passado para 10k esse mês, sendo que as demais despesas vieram em linha o que costumo gastar.

Não recorrentes

O vilão ficou com os não recorrentes, sendo os gastos com a fábrica o maior, chegando a 46k de despesas com o novo empreendimento.

Esse mês ainda tive uns 13k de gastos com o pagamento da Mercedes, mês que vem vou parar de adiantar as parcelas, então isso deve cair.

Alguns itens legais que comprei esse mês:

  • Robo Limpeza Liectroux Kabum Smart 700: Comprei esse robô da Liectroux XR500, ele é o mesmo da Kabum. Estava buscando um robô para limpar o chão aqui de casa, minha cidade é muito poluída, então acaba caindo muito pó. Ocorre que queria um robô que não ficasse batendo nos móveis e fizesse o mapeamento da residência. Se você clicar no link vai ver no anunciou o App do robô e veja numa das imagens que faz um mapeamento dos seus cômodos. Ele varre e passa pano, então é o ideal para qualquer apartamento. Ele tem esse sensor que fica pra cima da base dele que faz o mapeamento 3d do local e evita que ele fique batendo, também trabalha com comando de voz, basicamente essas Alexas e GoogleHome da vida, coisa que não uso mais. Ele limpa tapetes e consegue subir pequenos degraus, por exemplo na minha cozinha tem um ressalto do piso da sala, ele consegue transpor tranquilo. Então esse é um robô bem interessante a nível de recursos.

Conclusão

Os acontecimentos deste mês vão mudar completamente a minha estratégia para o ano. Enquanto que esperava um nível elevado de aportes, a coisa agora complica e boa parte das economias serão direcionadas para ajustarmos as coisas na fábrica.

A vantagem é que se tudo der certo será mais um canalizador para crescimento da minha receita mensal. Sigamos na nossa estratégia de transferir aos poucos o rendimento dos empreendimentos para dentro da bolsa de valores.

Continuarei aportando todos os meses, só que agora em níveis menores.

Previous articleJim Cramer o pior investidor de todos os tempos
Next articleQuanto tempo preciso deixar minhas ações na bolsa? #pp12