Novo recorde de receita 122k – dez23

0
365

Estávamos sangrando as economias para sustentar os gastos com a fábrica, com a devolução voltei a ter uma taxa positiva de poupança. Meu sócio nesse empreendimento, Mestre também já tinha liquidado investimentos para cobrir os gastos dele.

Uma coisa que aprendi na bolsa é que quando um investimento vai mau, não seja sócio torcedor. Compramos a operação já rodando pois queríamos um negócio já consolidada e dando lucro, o lucro foi bem distante do que esperávamos, então não tem porque continuar. Quando se entra num investimento ruim melhor coisa a se fazer é sair rápido.

Isso é só uma fração da história, se quiser conhecer o resto acesse a nossa página de Orçamentos, onde mantenho um histórico com toda nossa trajetória rumo a IF – Independência Financeira.

Receitas

  • Companys: é a receita proveniente das empresas de capital fechado. Nessas empresas listadas dentro do Company, algumas sou sócio com outras pessoas e em outras sou único dono (holding).
  • Outras receitas: são receitas diversas que não se enquadram em lucro de empresas, pequenos projetos independentes que ainda não viraram negócios de verdade.
  • Aluguéis: São os imóveis físico fora da bolsa de valores.
  • Dividendos: são as receitas recebidas na bolsa de valores das empresas de capital aberto.
  • Poupança: são receitas de juros sobre valores colocados na poupança.

Comparar com o mês passado tivemos um aumento de 9k nas receitas desse mês frente aos 113k do mês de novembro de 2023 ou 8% de um mês para outro.

Se compararmos com o ano anterior no mesmo mês de dezembro tivemos um forte aumento de receita nesse ano de +54k, em dezembro passado fizemos 68k.

Esse mês de Dezembro passa a ser nosso novo recorde de receita com 122k recebidos num único mês, em lucro de diversas operações presenciais e virtuais que tenho. Desbancou o antigo recorde de receita que foi em novembro de 2022 com 114k.

Taxa de poupança do mês: 52%

Minha meta é manter essa taxa dos 50% em poupança, o suficiente para manter um excelente padrão de vida e ainda sim continuar a crescer o patrimônio e fazer o dinheiro trabalhar com mais força.

Temos o nosso recorde, difícil de bater, em abril de 2017 onde chegamos a uma taxa de poupança de +75%.

Net Worth, grosso modo, nada mais é do quanto você tem em capital ao longo do tempo considera-se saldos de conta, investimentos e dívidas. No meu caso não possuo dívida alguma, nem de carro, nem de casa, estou absolutamente líquido.

Mês passado terminamos com 1.701k esse mês fechamos nosso patrimônio em 1.813k, tivemos resultado de +112 mil Reais no patrimônio esse mês, foi o segundo mês consecutivos que conseguimos fazer +110 mil na bolsa 🚀

Um resumo desse mês e como aumentamos ou baixamos nosso patrimônio investido, em R$ a cada semana:

  • 1ª semana: +49k
  • 2ª semana: -6k
  • 3ª semana: +67k
  • 4ª semana: +2k
  • 5ª semana: +4k

Alguns dias aí na 1ª e 5ª pegam do mês anterior e seguinte.

Despesas – Resumo

Conseguimos reduzir bem a nossa despesa esse mês, em parte pelo fim da aquisição da Fábrica, que só ela no mês anterior tinha consumido +65k, de resto mantivemos os gastos bem dentro do controle.

Com quedas nas despesas de alimentação que saíram de 4,9k para 3,2k isso por conta da nossa viagem pois aumentou os gastos com viagem no não recorrentes. Transporte e outros itens seguiram a mesma linha.

Não recorrentes

Aqui o maior gasto foi as viagens com a nossa ida para Dubai consumindo cerca de 12k, isso inclui gastos com hotel e passagem e despesas lá no local como restaurantes, passeios, entre outros. Ainda tem aqui uns 10k parcelado do hotel e avião no cartão.

O local foi top, um o segundo melhor país que já visitei, perdendo apenas para o Japão. Na questão de limpeza e organização das coisas me surpreendeu muito, não sabia que os árabes eram assim tão próximo da cultura nipônico nessas questões. O melhor de tudo foi isso. Aqui tem algumas fotos como essa, essa e essa do pitstop no Qatar.

https://twitter.com/VDividendos/status/1737144677239848975?s=20

Apesar do fim da Fabrica ainda tive um gasto de 12k nas empresas sendo 7,5k nela e os demais em outras de outros negócios on-line.

Algumas compras do mês:

  • Pomada para cabelo: Não gosto muito de gel pois não combina com meu estilo de cabelo, tinha até comprado um novo gel na última visita à Alemanha, mas acabei dando para um funcionário de uma das empresas. Vou experimentar essa pomada para o cabelo e se for boa volto aqui para contar.
  • Creme de barbear: O último creme de barbear que comprei foi da Mühle e foi perdido na viagem, agora vou tentar esse da Brooklyn.

Conclusão

Com vários meses em taxa negativa de poupança, porem muito por conta dos investimentos nos negócios, então nesse retirando essas despesas (investimentos) com empresa, tivemos uma economia de 644k sobre uma receita de 1,2 milhão.

Isso nos colocou com uma taxa de poupança de 52% bem próxima do que definimos como limite de gastos pessoais. Tirando agosto a novembro foi um ano com gastos controlados, agora é esperar 2025 e começar a nova fase de aumento do patrimônio.

Off

Por essa série ser uma das com caráter mais pessoal, resolvi colocar no final do post sobre receitas e despesas um resumo do que estou escutando e do que estou assistindo.

Meu gosto musical é bem incomum, então não se assustem. O que tenho feito ultimamente é evitado escutar músicas em inglês ou português. Sou do tipo que não gosta de entender o que está escutando, até porque ultimamente as letras são muito ruins e se você se prender nisso vai acabar não escutando nada.

Vou colocar três músicas que estou escutando esse mês:

Na parte de filmes vou colocar uma nota do filmes e nem sempre filme será uma sugestão, as vezes será uma não sugestão de tão ruim. Por isso fica ligado nas notas ao lado do filme.

Então se você curte séries e filmes e quer ver algumas recomendações, se liga aqui no meu post mensal sobre finanças que vou passar algumas bem legais.

  • Filmes:
    • Champions 5/10: Filme agua com açúcar, aquele típico filme de sessão da tarde. Meio que assisti pois estava no avião e sem muitas opções. O filme retrata um treinado de basquete meio estressado que depois de demitido e obrigado pela justiça a treinar um time de garotos especiais, então aí se desenrola o filme.
    • Jerry & Marg Go Large 8/10: Também assisti no avião e foi uma grata surpresa, o elenco é fantástico, com o Walt do Breaking Bad (Cranston) e o irmão do Saul Goldman o Howard (McKean) no mesmo filme, parece até um crossover, e para completar tem o Dwaight do The Office (Wilson). Eles contam a história de dois aposentados que descobrem uma falha na loteria americana e ganham milhões, história baseada em fatos reais.
  • Séries:
    • Mr Inbetween 8/10: Eu não gosto muito de assistir séries que não seja americanas ou orientais, mas Inbetween está sendo bem legal. A série se passa na Australia e conta a história de um assassino de aluguel que é bem pavio curto, então é bem legal ver ele estourando com caras folgados, acho que se ele vivesse no Brasil iria brigar todo dia. Tem alguns episódios que ele começa a caçar alguns pedófilos que raptaram sua sobrinha, bem legal o que ele faz com os caras. O bizarro que o protagonista tem uma cara cômica, então eu fico rindo dele de graça.
    • Cavaleiros Lost Canvas: Ainda meio difícil de avalias, mas estou curtindo bastante, estou assistindo com a Evelyn para que ela possa conhecer os cavaleiros. Tentei assistir o clássico, mas foi meio difícil, acho que ele é um pouco lento para essa gurizada mais nova. Essa história está pra mim até mais legal que a clássica.
    • The Office 10/10: The Office é uma sitcom fantástica. O Michael Scott é sensacional. Esse cara hoje seria cancelado e preso pelo politicamente correto. Se você quer uma série sem lacração, na verdade que zomba da lacração, então embarque em The Office, que você dará boas risadas. Dwight Schrute pra mim é o segundo mais engraçado ali naquele escritório.
    • One Piece 10/10: Esse é o melhor anime de todos, estou na saga do Kaido, meio atrasado ainda, mas esse aqui vai ficar um bom tempo aqui nos posts. Assisto One Piece ao pelo menos uns 12 anos, a história está me acompanhando antes do nascimento da minha filha. Sem sombras de dúvidas essa é uma das maiores e mais emocionantes histórias que já vi. Um anime que já me fez chorar inúmeros vezes, me fez rir, me fez sentir raiva, me empolgou, enfim acho que algo fora de série vai fazer com que você tenha esse turbilhão de sentimentos com o que para alguns pode ser um simples desenho, e é, até o momento que você se envolve na história.

Então é isso, ficamos por aqui e aproveitem as sugestões, se você já viu algum desses aqui, me diga o que achou no meu Twitter.

Previous articleCuidados com Realty Income – O
Next articleAplicativos para Zettelkasten