Balanço geral 2023

0
372

Nosso nono ano de nono balanço geral aqui no Blog e como tradição vamos revisar alguns números importantes para o blog e para nossa trajetória rumo a independência financeira.

Ano passado tivemos uma taxa de poupança bem ruim, relembre o balanço geral de 2022, já nesse ano conseguimos equilibrar isso melhor.

Vida pessoal

Na esfera pessoal sem grandes novidades, continuei a ir para Alemanha visitar minha filha Laura com a mesma frequência. No meu relacionamento com a Evelyn continua a mesma coisa, estamos morando junto e seguindo.

O lado positivo nessa esfera pessoal foi reduções das dores na coluna, em parte acredito, por conta da minha perda de peso, pois ano passado tinha saído de 92kg para 82kg e tenho mantido essa faixa dos 80kg esse ano. Talvez também por conta da natação que comecei a fazer, umas três vezes na semana.

A natação resolvi começar pois o nível de estresse estava muito alto, principalmente depois da aquisição da fábrica, começou a dar até palpitaçÕes no peito. Os médicos recomendavam corrida, mas não podia correr por conta do impacto na coluna.

Resolvi começar a nadar aqui no prédio, não custa nada nadar uns 20 minutos por dia. Vou tentar nesse 2024 aumentar isso para uns 30 minutos. Não lembrava como nadar era tão desgastante.https://x.com/VDividendos/status/1737882507670909247?s=20

Na questão de viagens, fiz bastante viagens para capitais do Brasil, mas foi na pegada de trabalho, pois estávamos com o projeto de visitar todos as nossas franquias e revendas no território nacional. Como temos presenças em todos os estados começamos a ir de estado em estado. Fora isso fiz uma única viagem ao ano, agora mais recente para Dubai. O ideal para mim é entre um ou no máximo duas viagens por ano para turismo, mais que isso fica desgastante.

Empresa

Uma das empresas que eu tenho publico aqui no blog informações do dia a dia, daí um tempo para cá fiz o anúncio de que estaríamos comprando uma fábrica.

Tínhamos combinado de ficar numa exploração comercial de 1 ano e depois uma aquisição. Fizemos isso primeiro para sentir o negócio, depois porque a empresa da pessoa que estávamos comprando era completamente desorganizada. Não tinha controle algum das operações, então precisamos de levantar tudo para saber se valeria a pena.

Sabíamos que no fundo não levaria cerca de 1 ano, tanto que quando completou 2 meses já dávamos para ter uma boa idéia da operação. O negócio poderia ser até lucrativo, mas bem distante do que esperávamos. O lucro só acontecia se tudo desse certo e não tivesse nenhuma surpresa, como se trata de uma fábrica, isso era muito improvável de acontecer e cada mês apareceria uma novidade.

Então fiz uma proposta bem abaixo do valor que tínhamos negociado inicialmente, mostrei os números para o antigo dono e disse que queria um desconto de cerca de 700 a 800 mil para prosseguirmos, ainda sim acho que estaríamos pagando bem pela operação, ele não aceitou e devolvemos o negócio antes do prazo.

Todos os meus negócios hoje são posicionados em tecnologia, sendo grande maioria em negócios virtuais e funcionando no piloto automático. Fui aventurar-me em uma nova empreitada no mundo físico, onde não é minha expertise e não deu muito certo.

Talvez mais pra frente em outro momento tente novamente, pois é importante diversificar, tenho outras operações e por ser no mundo virtual é muito frágil os negócios. Enfim, estou também com novos projetos trabalhando, nas viagens de avião que faço gosto de desenvolver novos produtos sempre.

Na empresa que trato aqui no blog, compramos o código de uma outra empresa de Delivery, estava negociando a compra da empresa toda até com a carteira de clientes, mas eram poucos e pequenos, então optamos por pagar menos e comprar só o código.

Também observamos uma desaceleração na economia, nossa empresa depende muito do crescimento da economia, quanto mais lojas novas abrindo, mais sistemas de controle nós vendemos. Nesse ano observamos uma queda de 70% nas aberturas de novas empresas. Crescemos porque atacamos o Market Share da concorrência.

Comecei um processo de re-estruturação dentro da empresa, a coisa não está ruim pois temos uma receita recorrente já bem consolidada, mas precisávamos de nós preparar para o pior nos próximos anos. A idéia é trabalhar no aumento de produtividade e redução de custos.

Num negócio tradicional, normalmente compra-se uma mercadoria e vende-se, então o principal passivo é seu estoque. No nosso caso, por trabalharmos somente com serviços, nosso principal passivo são as pessoas, o time. Por isso, estamos trabalhando para fazer mais com menos colaboradores.

Uns anos atrás trabalhamos o aumento da qualidade entregue ao cliente, chegamos ao ponto hoje de termos 7 mil atendimento e uma media de 8 a 14 reclamações de atendimentos ruins. Isso é um número que não tem como melhorar mais que isso, é 0,0001% de insatisfação. Para quem trabalha com serviço isso é extremamente raro de se alcançar. Fiz um vídeo sobre “Como nosso suporte chegou quase 100% de satisfação – #MN41“.

Agora que chegamos num nível máximo de qualidade, vamos trabalhar forte nessa pegada de produtividade. Colocamos metas importantes para nossos colaboradores nesse sentido, vamos ajustar a empresa esperando o pior. Dado a eleição de um dos maiores desgovernos da história desse país, o governo do Lula/PT e o consórcio da grande mídia com o STF, o desastre é inevitável e estaremos prontos para quando isso chegar para tirar o máximo proveito da situação.

Blog

Mantive uma média de quase 2 posts por semana aqui no blog, trabalhei melhor nosso canal do Youtube e principalmente meu Twitter.

Chegamos na marca de 27 milhões de acesso, foram 2 milhões praticamente esse ano.

Migrei o blog de servidor, mas não estou gostando muito do serviço deles, apesar de mais em conta, a empresa não tem tido um postura muito boa no suporte e apoio.

Tive alguns problemas no final desse ano e tiraram o meu blog do ar sem motivo algum, parece que receberam uma denuncia e tiraram todo o meu blog do ar. Fiquei meio chateado com isso, então bem provável que esse ano próximo tente mudar de servidor.

A nível de projetos e séries, nós fizemos quase que vídeos mensais para a série Primeiros passos para Viver de Dividendos, uma série onde tento trazer conteúdo para quem está começando na bolsa.

Como nosso conteúdo é bem nichado, acaba que meu blog não terá uma quantidade absurda de seguidores, além dessa dificuldade de publico, ainda acabava trazendo um conteúdo mais avançado sobre investimento, o que dificultava ainda mais. Esse projeto foi legal que trouxe gente nova para o blog, basta ver o crescimento nos números de seguidores esse ano.

Anos Subs YT
2016 587
2017 2.243
2018 6.649
2019 8.560
2020 9.910
2021 10.161
2022 10.244
2023 12.038

Também fizemos o projeto de Balanço Comentado pelo Twitter, o que acabou trazendo mais engajamento para o canal do Youtube, com vídeos que o pessoal votava no Twitter.

Taxa de poupança

Consegui dar uma recuperada na taxa de poupança esse ano, ano passado foi bem ruim por conta da obra na sede nova. Nesse ano até a aquisição da fábrica tinha ido super bem.

Abaixo uma tabela com a taxa média mensal em valor, o percentual dessa taxa sobre a minha receita e o crescimento em valor que conseguimos fazer sobre o ano anterior.

Anos Taxa $ Taxa % Cresc %
2014 7,9k 43%
2015 8,4k 44% +6%
2016 8,9k 36% +6%
2017 11,9k 48% +33%
2018 18,7k 50% +57%
2019 15,9k 40% -15%
2020 32,2k 53% +102%
2021 -1,9k 0% -105%
2022 -8,9k -11% -368%
2023 24k 24% +369%

Apesar de uma queda nos meses de Agosto-Novembro, conseguimos uma taxa de poupança de 24% no ano. Parece razoável para a situação complicada que tivemos nesse período.

Consegui aportar na bolsa de valores mais do que o dobro do ano anterior. Esses valores não consideram os reinvestimento dos dividendos.

Nossa média de aporte na bolsa foi de R$23k por mês, parece-se um aporte razoável.

Aportes regulares são o passo principal para a independência financeira. Toda semana, todo mês minha renda passiva está crescendo, seja pelo meu aporte ou por reinvestimento desses dividendos.

Coloque o dinheiro para trabalhar para você! Cada dólar seu economizado será um agente para trazer, de forma passiva, mais dólares para você e aumentar sua bola de neve.

O segredo da independência financeira está aí, comento isso nesse vídeo: A regra de ouro do Warren Buffett.

Gastos totais

Apesar de trazer o detalhamento dos gastos mês a mês aqui no blog. Também faço um acompanhamento dessa evolução anual.

Boa parte da minha redução de gastos de 2022 para 2023, foi por conta do pagamento da pensão. Ano passado estava pagando a pensão de 10k fixo da minha filha e outros 10k fixo para minha ex-esposa. Com o fim do nosso acordo, consegui ter quase que 100k de redução no orçamento.

Você quer uma fórmula secrete para construir riqueza? Gaste menos do que você ganhe e invista a diferença. Sim é simples mesmo, mas tem muita gente que não consegue colocar isso na cabeça.

Aqui gosto de sempre também explicar que a vida não se resume só a investimentos, não adianta chegar na independência financeira com 10 anos do ideal, sendo que durante esse trajeto me privei de todas as coisas na vida.

Você verá a grande maioria dos sites de investimento falando para você economizar tudo, viver de forma frugal, não gastar com nada e investir tudo. Tem gente que chega no cumulo de andar nesse nosso transporte público, que é um lixo em qualquer cidade, para economizar uns trocados que teria com um gasto de um veículo.

O ponto é não sacrifique sua qualidade de vida apenas para guardar alguns trocados a mais na sua conta. Também não estou falando para sair gastando tudo que se ganha e não criar nenhuma fonte de poupança ou investimento passivo.

O ponto aqui é o equilíbrio, tente encontrar isso na sua trajetória ruma a sua estrada para a independência financeira (IF). Muitos acham que encontraram a felicidade quando chegarem na IF, mas não acharam se durante o caminho fizeram sacrifícios desmedidos. O prazer da coisa está no caminho para chegar lá e não na reta final.

Não recorrentes

O grande vilão dos meus gastos são os não recorrentes, se bem que as despesas com pensão estão chegando perto :)

Tem gente que fica assustada com o que pago de pensão. Minha filha mora na Alemanha, viver lá não é barato, mas sei que esses 10k são mais do que suficientes para manter ela lá. Como fico a maior parte do tempo aqui, a missão de acompanhar, educar e cuidar dela ficou com a minha ex-esposa. Sei que isso toma tempo e é trabalhoso, mesmo esse valor sendo muito não vejo problema em pagar, pelo menos enquanto Deus me permitir ter recursos para tal.

O ponto é que não sou e não acho legal esses caras que ao divorciarem da esposa, querem larga-lá com uma mão na frente e outra atrás. As vezes, saem do relacionamento e deixam tudo por conta delas e nem ao menos uma compensação financeira por isso fazem. Sim, eu sei que existem muitas mulheres de má fé nesse mundo, mas aí o problema é do cara também de não ter detectado e trabalhado um pouco a índole da companheira. Você consegue saber quando é pessoal é problema logo de cara.

Enfim, esses gastos não vejo só como uma despesa, mas um investimento no futuro da minha filha, se tivesse que pagar alguém para acompanha-la em outro país saíra mais caro que isso, então acho mais do que justo, pois ninguém melhor que a mãe dela para acompanha-lá nessa etapa da vida. Novamente, há exceções, mas não é o meu caso.

Voltando ao não recorrente, esses dados não incluem os gastos com as empresas, senão esses números seriam bem maiores, alguns destaques esse ano foram:

  • Carro 145k
  • Viagens 41k (Dubai 23k, Berlin 3,5k)
  • Moveis e eletrônicos 19k
  • Despesas de casa: diaristas, passadeiras e outros serviços 11k
  • Entretenimento: coisas de passeios curtos, não chega a ser viagem ao exterior 11k
  • Doações: 9,2k
  • Presentes e outros: 4k

Conforme tinha pensado ano passado, consegui cair bem o carro que saiu de 184k para 145k. Boa parte dessa grana consegui fazer na bolsa, então em teoria isso foi amenizado.

Dividendos

Boa parte dessa despesa em pensão foi paga com desinvestimento, então digamos que 176k foram retirados da bolsa. Com o aporte de 282k tivemos uma entrada líquida de 102k.

Nossos dividendos são computados em Real, pela cotação do banco central do mês da época em que o dividendo foi pago. Tivemos ai um valorização do real grande nesse período, o que é bom para quem está nessa etapa de investimento, mas acaba na hora de mostrar os números mascarando um retorno ruim.

A pancada dos dividendos também não foi maior pois boa parte do meu patrimônio ficou investido em ações de Trade de Valor. Se colocar na ponta do lápis capaz de ter tido um desinvestimento grande em ações de dividendos no final das contas. Esse número ter crescido até me surpreendeu.

Outra parada que impacta é que estou vendendo empresas com YieldOnCost bem maiores para comprar ações com Yields atuais bem mais caros, isso reduz o meu retorno em dividendos.

Nesse ano conseguimos romper a marca dos R$52 mil em dividendos anual, isso coloca-nos com R$4,3k mensais em dividendos na conta.

Tínhamos colocado uma meta de R$5000,00 em dividendos por mês, não conseguimos bater essa meta, ficamos 16% abaixo desses números.

Patrimônio

Esse patrimônio não é o quanto está valendo no momento, mas sim o meu patrimônio pelo meu Preço Médio de compra.

Afinal se paguei 1 dólar, até vender, ele vale 1 dólar para mim.

Aqui costumo separar o meu patrimônio investido do meu patrimônio total.

Só tive duas quedas de patrimônio até o momento nesses 10 anos de bolsa, foi em 2016 e agora em 2022. Meu patrimônio saiu de R$ 1,207 milhão para 1,391 milhão. Tivemos um aumento de 184 mil reais.

Tentei segurar o meu patrimônio acima dos um milhão e meio, não consegui por conta das taxas de poupança negativas nesse ano. Se não aparecer nada extraordinário esse ano nós tentaremos virar essa chave dos milhão e meio.

Além de acompanhar anualmente o meu patrimônio investido, faço o track-record do meu patrimônio total. O que temos nesse relatório são imóveis, carros, valuation das empresas, entre outras coisas como saldo de contas.

Nesse ano temos de destaque:

  • Automóveis: 515k
  • Contas: 60k
  • Imóveis: 1.250k
  • Stocks: 1.391k
  • Valuation Companys: 81.098k

Continuamos com crescimento, mas bem distante dos apresentados ano passado, já nesse não os negócios estão se consolidando mais, então até por isso estava buscando novos empreendimentos.

Rentabilidade

Todo ano listamos aqui os melhores e piores ativos das nossas carteiras aqui do blog, seja ela de longo prazo ou de trade de valor.

Os top 3 melhores ativos

  • Visa Inc – V: +390%
  • Iron Mountain Inc – IRM: +170%
  • Um ativo da Top Picks Stock – XDS: 170%
  • Norfolk Southern Corp – NSC: +120%

Os top 3 piores ativos

  • Gladistone Commercial Corp – GOOD: -18%
  • 3M Company – MMM: -27%
  • Medical Properties Trust Inc – MPW: -58%

Ano passado essa parte ficou repleta de ações da nossa carteira Trader de Valor, já esse ano não vemos mais nenhuma delas aqui, estão apenas ativos que realmente estão com problema pontuais neles.

A MPW e a GOOD estão com problema de alto endividamento, estou comprando-os não para agora, mas sim no futuro, quando os juros voltarem aos patamares anteriores, esses ativos vão recuperar. Então é uma compra de problema mesmo, tudo bem quando você entra nos ativos com esse propósito, agora se eu tivesse entrado neles com outro intuito e eles tivessem piorado depois aí seria o caso de venda.

Já a 3M está com um processo gigantes tanto de vazamento de produtos químicos na California, esse á até um dos menores o maior é um processo movido em massa por vários militares que ficaram surdos com o uso de seus tampões de ouvido. Falei sobre isso exaustivamente aqui no blog.

Dos 51 ativos que acompanho mais de perto, apenas 9 estão na ponta negativa, acho que isso um bom número visto que nossa bolsa está despencando forte se tirarmos o retorno da FAANG no índice.

O destaque de retorno anualizado ficou com a WSM que está entregando cerca de 133% no ARR, isso não considera só o retorno total, mas o retorno considerando a data de compra. Única coisa que lamento e não ter comprado mais desta empresa, tinha identificado uma deficiência do mercado em maior deste ano de 2023, desde então fiz 3 aportes na empresa. Desde então a WSM teve um belo retorno.

Metas 2024

Vamos tentar dedicar mais esforços para aumenta nosso principal gerador de renda passiva, nossa carteira de dividendos. Vou também aportar bastante em alguns Trade de Valor, entendo que no futuro teremos boas oportunidades de aquisições com o caos programado para os últimos mandatos do desgoverno Lulo Petista.

Vamos à meta do ano:

  • Taxa de poupança: 35% a 50%
  • Dividendos: R$ 62.400,00 (R$ 5.200,00 mês)
  • Patrimônio: R$1,5 milhões

Reduzi a minha meta de patrimônio, aumentei as de dividendos e minha taxa de poupança. Vou trabalhar para conseguir romper essa barreira de 1,5 milhões, lembrando que tenho um débito de -176k já por conta de praticamente a pensão anual. Então vai ser complicado, mas se não der nenhum problema espero conseguir.

Em 2024 também estou trabalhando para antecipar a quitação do meu carro, então não sei se consigo com essa meta e bater a de patrimônio.

Conclusão

Em questão de taxa de poupança, esse ano estava indo de vento em poupa, até me arriscar num novo empreendimento, a coisa não saiu como o programado, faz parte de empreender, ninguém vai conseguir acertar sempre. O problema que ao errar traz grandes efeitos colaterais para nós.

Se não fosse as mãos de Deus em mim, confesso que teve algumas horas que achei que iria dar algum piripaque de estresse, estou tentando trabalha isso, me aproximar mais de Deus tem me ajudado nisso.

Peguei um habito de ler a bíblia diariamente antes de sair para trabalhar e não mais apenas para estudo, era um momento que separava para escutar a palavra de Deus e isso foi me tranquilizando e aos poucos estou trabalhando nisso melhor.

Fiz um vídeo especial de natal sobre as passagens de Pedro sobre as águas, então as vezes queria ser como esse Pedro.

É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas.

Eclesiastes 4:9

Como de costume nesses posts de balanço geral gosto sempre de deixar uma música, coincidência ou não são sempre aberturas do One-Piece, no qual sou um grande fã:

Previous articleAplicativos para Zettelkasten
Next articleEla lucra com guerras – Dividendos dez23