As Business Development Companies (BDCs) representam uma classe de ativos única e atraente na bolsa de valores americana, oferecendo aos investidores a oportunidade de participar do crescimento de pequenas e médias empresas.
Semelhantes aos bancos, as BDCs fornecem financiamento vital para essas empresas em fases cruciais de seu desenvolvimento, mas com uma flexibilidade maior e um foco específico em empresas menores.
Neste post, vamos explorar em detalhes o que são as BDCs, suas vantagens, riscos e como elas se comparam a outros tipos de investimentos, ajudando você a decidir se elas merecem um lugar na sua carteira.
Entenda o que é uma BDC
Em suma, a ideia principal é pegar o capital dos acionistas e investi-lo em títulos de dívida e ações de empresas privadas. Então, quando esses investimentos pagam os rendimentos, os investidores de ações veem esses retornos como renda de dividendos em suas carteiras. No caso de ser um BDC focado em ações, o valor da própria empresa pode flutuar ao longo do tempo com o valor de seus investimentos.
Dessa forma, quando você investe em um BDC, está investindo em um portfólio de títulos que foi construído de acordo com algum mandato específico.
Existem vários tipos de BDCs que abrangem diferentes perfis de risco e recompensa para investidores que buscam exposição específica. Algumas perguntas vem à mente:
- PL vs. Dívida – o BDC está investindo para renda, valorização de capital ou uma mistura dos dois?
- Estágio inicial vs. Final – o BDC está investindo em empresas jovens ou estabelecidas?
- Específico da Indústria vs. Diversificado – o BDC está investindo em um único setor ou em vários setores?
Pela sua semelhança com bancos recomendo dar uma lida no nosso artigo sobre como analisar bancos na bolsa: Indicadores fundamentalistas para análise de bancos!
O Congresso americano criou essa classe de ativo em 1980, porém elas começaram a popularizar na bolsa em 2000. Já temos aí uma raia de +20 anos desses ativos negociados na bolsa para que possamos analisar.
Elas são negociadas em bolsas como Nasdaq ou NYSE. O processo é bem parecido de como comprar uma Stock ou REIT.
Pelo menos 70% dos investimentos da BDC tem que estar em empresas de até $250 milhões de valor de mercado e em empresas americanas.
A BDC levanta capital por meio de IPO, emitindo títulos corporativos e ações. O capital arrecadado é usado para fornecer financiamento para empresas em dificuldades.
Geralmente BDC fornecem empréstimos ou compram ações e títulos conversíveis das empresas.
Isentos impostos
Um BDC é limitado por lei a uma relação dívida/capital de 2, deve pagar pelo menos 90% da renda tributável para evitar a tributação corporativa e deve pagar 98% de sua renda de investimento para evitar impostos especiais de consumo.
Isso significa que os BDCs têm muita dificuldade em reter ganhos e, portanto, a grande maior parte dos retornos de um BDC é seu rendimento de dividendos, que historicamente está na ordem de 8-10%.
Gerenciado internamente e externamente
BDC com gerenciamento externo significa que outra empresa de gestão externa administra os investimentos do BDC. Essas empresas gestoras recebem uma taxa de desempenho baseada no sucesso dos investimentos. Esses BDCs tendem a ser mais custosos para os acionistas.
Quando o BDC é gerenciado internamente ele tem uma equipe própria de administração e que irá definir como serão feitos os investimentos. Isso reduz os custos operacionais, pois não tem as taxas de gestão que os BDC externos possuem.
Vantagens de uma BDC
Acho que a principal vantagem de uma BDC é seu alto retorno em dividendos, como são obrigados a distribuir 90% dos dividendos, fica interessante para aqueles que buscam um retorno mais de curto prazo da renda.
Veja que não temos ganhos de valuation em BDC ao longo dos anos. É só renda por renda mesmo.
Diversificação
Permite o investidor diversificar mais sua carteira em uma nova classe de ativo. Nesse post, sobre diversificação, falei da importância de ter um percentual mínimo em classes de ativos diferentes: 8 – Diversificação o que é e qual a quantidade ideal de ações que tenho que ter.
Riscos de uma BDC: Taxa de juros
Com relação aos riscos, temos as taxas de juros que podem afetar drasticamente os resultados de uma BDC. O maior retorno de uma BDC é através de empréstimos que elas ofertam no mercado. Quando as taxas de juros diminuem, os ganhos de uma BDC caem.
O risco maior para uma BDC é quando ela está num ambiente de taxas de juros maiores e o FED resolve começar a reduzir as taxas. Isso faz com que as margens e os ganhos da BDC caiam, obviamente o preço das cotas também despencam, cortes de dividendos são comuns nesses cenários.
BDC não são de crescimento de dividendos
Uma BDC pode pagar um dividendo regular, mas não espere que ela vá conseguir crescer esses dividendos por longos anos. Algumas BDC tem até um histórico de manutenção nos dividendos, pagando em determinados momentos alguns dividendos extras.
Não ser um ativo de crescimento é até aceitável e esperado. As BDC dependem do aquecimento da economia e das politicas de taxas de juros. São negócios bem cíclicos.
Riscos de uma BDC: calote dos tomadores
BDC investem em empresas que também são de alto risco. O risco de uma dessas pequenas e médias empresas ir a falência é grande. Diferente dos REIT que temos um imóvel fisico, que pode-se tentar alugar para outro inquilino. BDC é apenas um pedaço de papel.
Se a empresa que emprestamos vier a falir temos uma chance grande de perder todo o principal. Obviamente que existem gatilhos para proteger o investidor de fugir dessas empresas frágeis.
Fique atento aos níveis de empréstimos
Alguns tipos de empréstimo tem privilégio para pagamento em caso de falência, nesse caso precisa-se de fazer uma análise apurada do BDC para entender o tipo de crédito que estão ofertando.
Nós vamos entender um pouco mais a fundo sobre como analisar uma BDC no próximo post.
Prós | Contra |
---|---|
Altos rendimentos de dividendos | Alto risco |
Aberto a investidores de varejo | Sensível a picos de taxa de juros |
Líquido | Pode ampliar as perdas |
Diversificação | Dividendos tributados como renda |
Vídeo
Prefere ver este vídeo no X? Clique aqui para assistir em nosso canal no X
Takeaway
São fundos em bolsa que investem em pequenas e médias empresas americanas. Eles lançam ações na bolsa para arrecadar capital. Esse capital é emprestado para essas pequenas e médias empresas que pagam juros para os investidores.
BDC foi criado em 1980 e tem que distribuir 90% dos ganhos em dividendos. São uma classe de ativo com características de altos yields.
Esses altos yields trazem riscos altos como a insolvência dessas pequenas e médias empresas e alta sensibilidade das BDC à flutuação dos juros.
Vamos fazer um próximo artigo explicando: Indicadores que utilizam para analisar BDC. Aqui vamos explicar mais a fundo os números de uma BDC.