Acho que o caso mais recente de falha na bolsa foi do Silicon Valley Bank – SVB, um dos maiores bancos de startups que quebrou no inicio de 2023. Início de 2022 as ações atingiram seu top de $733,15 dólares para depois que o banco foi socorrido pelo FED as ações irem para $0,40 causando uma perda gigante para diversos investidores.
Investidores de uma grande corretora americana, investigaram mais de 2 milhões de portfólios de investidores e descobriu que quase 1/3 detinha mais de 20% de seus ativos em apenas uma ação. Imagina se essa turma tivesse colocado as fichas na SVB?
Existem quatro tipos de diversificação de portfólio para diminuir o risco geral, sem sacrificar retornos potências:
1. Classe de ativos
O primeiro é diversificar entre classes de ativos. Cada individuo precisa de encontrar uma combinação apropriada de ativos de ações, títulos de Renda Fixa, dinheiro, imóveis e outras classes de ativos, a fim de obter um equilíbrio de risco x retorno.
2. Diversificar dentro da classe de ativos
Precisa de distribuir seu patrimônio bem entre essas classes de ativos. Vou pegar minha estrutura de diversificação. Tenho ativos:
- Mega corporações, chamamos de Blue Chips na bolsa.
- Dividendos
- Crescimento de dividendos
- Empresas pequenas e de alto crescimento, chamamos de Small Caps.
- Imóveis
- Empresas capital privado e negócios
3. Diversificar ao longo do tempo
Essa é uma estratégia para minimizar o risco do investimento, dos aportes. Se você fizer aportes mensais como eu faço, irá reduzir muito o risco de entrar em um investimento que esteja no topo.
Os benefícios de se investir no longo prazo são grandes, pois você também poderá entender e conhecer melhor suas classes de ativos, descobrir como funciona a dinâmica deles com relação a economia como um todo.
Isso aumenta a probabilidade de que os investidores realmente mantenham sua alocação de classe de ativos, mesmo em mercados incertos.
4. Diversificar entre estratégias
Precisamos de ter diversas estratégias, uma para quando o mercado está em veieis de Bull Market (mercado subindo) outra para Bear Market (mercado caindo).
- Ações de dividendos de baixo crescimento e alta distribuição.
- Ações de dividendos de alto crescimento e baixa distribuição.
- Ações com atuação em mercados internacionais.
- REITs com atuação em mercados internos.
- REITs e Ações de crescimento de dividendos.
- Ações de Trade de Valor.
Esses são só algumas das estratégias que eu adoto aqui no blog, não existe uma melhor ou pior, vai depender muito do momento e o ideal é fazer essa combinação de várias.
Nesse vídeo abaixo falamos mais sobre esses assuntos, como a quantidade ideal de ações que precisa de ter na carteira, como começar a construir uma carteira de ações bem diversificada, acabo com o mito de que tem que ter pouca ação para ter alta rentabilidade e muito mais:
Não esqueça de seguir-nos no Twitter pois estamos publicando vídeos por lá também!
Nessa série, vamos destacar alguma dúvidas essenciais para quem está começando na bolsa, aqueles que acabaram de chegar. Vamos responder essas perguntas na ordem:
- Como ganhar dinheiro com ações na bolsa
- O que é uma ação e REIT?
- O que são dividendos?
- O que preciso para começar a operar no mercado de ações?
- O que é uma corretora e para que serve?
- Quanto $ você precisa para começar a investir?
- Quais os custos para investir?
- Diversificação o que é e qual a quantidade ideal de ações que tenho que ter?
- Quanto tempo preciso deixar minhas ações na bolsa?
- Posso vender essas ações a hora que eu quiser? É fácil alguém comprar?
- Preciso pagar algum imposto e quais as declarações preciso fazer?
- O que é análise fundamentalista?