Começando o mês já fiz o meu aporte na bolsa brasileira, estava na duvida se colocava a grana nos FIIs ou se aportava nas ações, na dúvida fiz um pouco das duas coisas.
Sou uma pessoa cheia de manias e toks, uma das coisas que me incomodam é ter lotes fracionados das ações, por exemplo tinha 200 ações do Bradesco e em Março eles fizeram um split e acabei ficando com 240 como estava querendo comprar uns FIIs também optei por arredondar o Bradesco e o restante aportar nos FIIs.
Como sempre faço um comentário sobre o ativo que estou adquirindo, mas o HTMX11B comprei o mês passado então como é mais recente não teve nenhuma variação nesse meio tempo, se ainda não leu verifique aqui uma analise desse FII.
Sobre o Bradesco não tem como deixar de comentar a sua ultima aquisição no mercado. A compra do HSBC por 5,2 bilhões de dólares, o mercado não viu como uma boa noticia, tanto que as ações do Bradesco recuaram com força no dia do anuncio da aquisição.
Para o mercado o Bradesco pagou um preço além do que valia a operação, também achei isso, mas essa foi um tipo de aquisição que o vendedor não tinha tanta necessidade de vender, apesar do HSBC ter anunciado a intenção de vender, ele não estava em nenhum processo de falência a ideia dele era “se livrar” das operações que não tinham lucratividade como a do Brasil e da Turquia, comentei sobre isso no meu post de venda das minhas ações do HSBC.
Nesse caso como não existia um “desespero” para vender era natural o comprador pagar um prêmio para comprar os ativos o Bradesco teve que concorrer contra 3 outras instituições de peso Itau, Santander e até um banco chinês, o Industrial & Commercial Bank of China.
Além do mais a comprar a meu ver vai trazer mais ganho de posicionamento no mercado do que de resultados financeiros, se o Bradesco perdesse essa oportunidade seria difícil alcançar um crescimento de outra forma, pela quantidade de market share que ele possuía não teria como crescer mais abrindo agencias o caminho agora é só através de aquisições.
A carteira do HSBC tinha bastantes clientes premium e corporate e isso pode ser um nicho interessante para o Bradesco que visa expandir nesse sentido. Outro fato é que o Bradesco conseguiu incluir na jogada a seguradora que se não me engano não estava na oferta inicial, por isso até que teve esse acréscimo no pagamento, alias nesse pacote tem a HDI e SulAmerica que fazem vendas de sus seguros pelo HSBC, quem tem ações ações dos alemães ou da SulAmerica ficar atendo pois deve ter um impacto caso o Bradesco não continue com a parceria de pelo menos 5% na receita.
O lucro recorrente estimado para as opressões do HSBC Brasil nesse ano está na casa de R$ 1,2 bi e de acordo com o Bradesco os resultados só serão sentidos no balanço de 2017 pois 2016 deve ser neutro, as operações do HSBC Brasil não eram ruins o problema era que o banco foi mau administrado aqui.
Só pra ter uma ideia o lucro por agencia do Bradesco foi mais que o dobro do valor alcançados nos pontos de atendimentos do HSBC. Além disso o índice de eficiência do BBDC foi 24% maior que o do HSBC, agora imagina a eficiência e competência do pessoal do Bradesco aplicado nas agencias do HSBC, a tendência é que o negocio tenha ótimos frutos. Vamos aguardar pra ver.
Compra realizada em 3 de Agosto.
Empresa | Código | Qtde |
---|---|---|
FII Hotel Maxinvest | HTMX11B | 9 |
Banco Bradesco SA | BBDC3 | 60 |
Já atualizei a minha carteira com essa nova aquisição.
[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=0 title=”Receber novidades por e-mail” subscribe_text=”Gostou do blog? Então se inscreva no campo abaixo para receber as atualizações via e-mail e curta nossa pagina no Facebook.” subscribe_button=”Inscrever!”]
Alguma vantagem de comprar BBDC3 ao invés de BBDC4?
Olá Leonardo
eu não compro PN só compro ações dos controladores, se tiver duvida dessa estratégia dê uma olhada no caso da USIMINAS e veja o que ocorreu com o pessoal da PN e com o pessoal da ON
só corrigindo USIMINAS e não USINAS
Parceiro, boa aquisição!
Deixo perguntar, agora que o HSBC saiu do país, você irá fazer aporte para os US através de qual banco?
Outra coisa, ví que você fez um trade de valor na MANH, o que você acha da HYG? (não sei se já analisou este fundo), pois meu contador está quase me forçando a comprar mas não vejo com bons olhos.
Abraço, obrigado pelo conteúdo!
Olá Rincewind
Sobre o HSBC eu não tomei nenhuma decisão porque vou esperar pra ver o que o BBDC vai fazer com a política de taxas para remessa internacional, se a ideia deles é entrar no mercado premium terá que ter uma taxa mais convidativa para transferencias internacionais, não estou falando apenas do valor mas burocraticamente também. Se cobrarem o que cobram hoje para os correntista do Bradesco provavelmente vou sair pois ficaria inviável, daí passaria a fazer as transferencias via agente autônomo (vulgo casas de cambio).
Sobre o HYG eu não invisto em ETF, ja li alguns livros a respeito mostrando que o retorno de ETF é muito menor que o retorno de uma carteira de ações bem gerida. ETF é excelente para o investidor que não conhece nada de ações e não tem vontade alguma para aprender, mas como tudo na vida tem um preço a falta de informação também sai bem caro, certamente ele terá que trabalhar bem mais para alcançar a I.F. que aquele investidor que se dedicou a conhecer o mercado e analise de empresas. Na outra ponta temos aqueles investidores que apesar de estudando sempre tem uma mentalidade imediatista e acabam fazendo grande besteiras com a carteira, nesse caso para pessoas desse tipo melhor o cara se dedicar ao ETF mesmo.
Pra finalizar e não menos importante, não se faz trade de valor com ETF.
VD,
Parabéns pelas aquisições! Esse FII eu não conheço, já o BBDC3 dispensa maiores comentário, rsrs.
Abraços.
Olá IL
Valeu pela força.