Venda KO WMT

0

Não sou um investidor de vender, gosto mais de comprar ações. Procuro ser bem criterioso nas minhas escolhas, sou paciente com o ativo, mas tem determinados momentos que precisamos de fazer ajustes.

Nossa carteira de investimentos é como uma árvore, ela vai crescendo a medida que vai alimentando e regando-a, isso são os aportes, mas em alguns momentos precisará de cortar alguns galhos.

Identificar aqueles galhos podres é muito fácil, mas tem situações que precisará de identificar aqueles galhos que não irão crescer como você esperava. Daí vamos eventualmente precisar de podar essa nossa árvore.

Esse foi o caso dessas duas ações: Coca Cola e Walmart.

As empresas são boas, mas o case de negócio das duas já não me atrai mais, ou não se encaixa mais na minha estratégia.

A Coca cheguei a segurar ela por até mais tempo na carteira, gosto muito do negócio da empresa, mas tem horas que precisamos nos desapegar e não virar o sócio torcedor.

Não tinha uma posição muito grande na KO, isso porque num determinado momento a empresa ficou bem complicada, vou comentar sobre isso no vídeo abaixo, e acabei congelando os aportes nela.

Meu retorno na empresa, quando fechei posição, estava com IRR 15% ao ano. Não é algo ruim, mas a questão aqui é mais perspectivas futuras.

Resolvi encerrar minha posição na empresa e focar em outros ativos parecidos que na minha visão tem melhores potenciais.

Outra empresa que saiu foi o WMT, essa numa situação bem mais favorável, diferente da KO, no WMT fui na ante-mão de todo o mercado, então aportei várias vezes quando o mercado não acreditava nos possíveis resultados da empresa.

Nos meus estudos que fiz sobre o case do Walmart, percebi que eles estavam no caminho certo, então pensei, vou aproveitar mais uma vez essa ineficiência do mercado em identificar oportunidades pontuais.

O resultado foi um bom retorno, mas isso porque entrei num momento propício, onde todos desacreditavam na empresa, daí tiramos um IRR de +23,5% anual. Um ótimo retorno anualizado.

A empresa cumpriu seu propósito, acho que agora está começando a encontrar certa dificuldade no modelo de negócio, tem muito combustível para queimar, mas a idéia é troca-la por outras que possam ter potenciais maiores.

Então essas duas mudanças, são apenas o começo de outra 3 empresas que ainda sairão da minha carteira.

Me despeço com alegria da Coca e Walmart como membros do meu time de Ações!

Aumentamos nossa receita para 93k – Abr23

0

Mais uma taxa de poupança acima de 30% e com 93k de receita no mês. Esse mês de abril foi muito bom a nível de poupança, mas a nível de investimentos a coisa parece que não saiu do lugar, a bolsa está meio apreensiva esperando a decisão do FED.

Sigamos firmes nos nossos aportes e no crescimento da nossa taxa de poupança!

Isso é só uma fração da história, se quiser conhecer o resto acesse a nossa página de Orçamentos, onde mantenho um histórico com toda nossa trajetória rumo a IF – Independência Financeira.

Receitas

  • Companys: é a receita proveniente das empresas de capital fechado. Nessas empresas listadas dentro do Company, algumas sou sócio outras sou único dono.
  • Outras receitas: são receitas diversas que não se enquadram em lucro de empresas, pequenos projetos independentes.
  • Aluguéis: São os imóveis físico fora da bolsa de valores.
  • Dividendos: são as receitas recebidas na bolsa de valores das empresas de capital aberto.
  • Poupança: são receitas de juros sobre valores colocados na poupança.

Conseguimos dar uma recuperada na receita este mês, ficamos um pouco distante dos 100k, mas foi um pouco melhor que o mês anterior, onde tivemos 86k.

Nossa receita subiu para 93k ou +7k de aumento sobre o mês anterior e 8k de aumento sobre o ano anterior que bateu 85k.

Ficamos longe do nosso recorde. O recorde de receita é novembro de 2022 quando chegamos na marca de R$ 114 mil em um único mês.

Taxa de poupança do mês: +39%

Minha taxa de poupança estava indo dentro do controle, até que recebi uma ligação da minha ex-esposa, daí acabei tendo que ajuda-la e isso sacrificou um pouco meus planos.

Temos o nosso recorde, difícil de bater, em abril de 2017 onde chegamos a uma taxa de +75%.

Net Worth, grosso modo, nada mais é do quanto você tem em capital ao longo do tempo considera-se saldos de conta, investimentos e dívidas. No meu caso não possuo dívida alguma, nem de carro, nem de casa, estou absolutamente líquido.

Mês passado terminamos com 1.581k esse mês fechamos nosso patrimônio em 1.599k, tivemos resultado de +18 mil Reais no patrimônio esse mês.

Um resumo desse mês e como aumentamos ou baixamos nosso patrimônio investido, em R$ a cada semana:

  • 1ª semana: +58k
  • 2ª semana: -15k
  • 3ª semana: -7k
  • 4ª semana: +15k
  • 5ª semana: +3k

Alguns dias aí na 1ª e 5ª pegam do mês anterior e seguinte.

Despesas – Resumo

Tivemos um aumento de 7k nos gastos desse mês, um dos aumentos foi a Laura que mês passado gastei 10k já nesse foi 12k, isso por conta das despesas com o passagem de ida agora na Alemanha no aniversário dela. Também comprei algumas roupas para levar, a vantagem de comprar roupas no Brasil para ela, que serão roupas únicas lá, não vai ter nenhuma outra crianças vestindo o mesmo look que ela.

Esse não foi nem o pior vilão, o que ocorreu foi uma ajuda para minha ex-esposa de pouco mais de 8k.

Ajudar ex-eposa

Ela me ligou, nesse caso é bem complicado do que fazer né, pois ela é quem convive com a minha filha a maior parte do tempo, tudo bem que eu já mando R$10k por mês para ela, o certo seria ela não me pedir mais nada, mas se eu falo que não vou ajudar, cria uma inimizade e ela eventualmente vai minar minha relação com a Laura.

Querendo ou não por ela estar o tempo toda com minha filha, a influencia na formação da opinião dele é muito grande.

Vou pegar como exemplo um conhecido meu que foi criado de país separados, ele me disse que a mãe dele demonizou o pai dele durante todo o tempo. Ele se afastou do pai durante toda a sua juventude, daí quando a mãe faleceu ele foi falar com o pai e viu que ele não era nada daquilo que a mãe pintava para eles, hoje são grandes amigos e se falam o tempo todo.

Isso não é o certo, mas as mulheres tem esse poder, então, pensei o seguinte, se isso não for fazer falta absurda para mim, porque não ajudar. As vezes nós precisamos de ajudar alguém, se ajudo estranhos porque não ajudar alguém que esteve comigo esse tempo todo até mesmo nas horas difíceis.

Tenho uma visão mais de amizade com minha ex-esposa, como já falei aqui antes nossa separação não foi conflituosa, dou o máximo de mim para não descambar para algo assim. Isso porque só teria uma prejudicada, nossa filha!

Daí pensei se fosse uma grande amiga eu iria ajudar, então acabei mandando a grana para ela, e se ela precisar novamente capaz de ajudar outra vez. Penso que se ela tiver em dificuldade no final das contas vai economizar e vai conter gastos e quem vai pagar o pato, mesmo que indiretamente, será minha filha.

Isso é o que eu faço e é o que oriento a todos que conheço que passaram por um processo de divórcio fazer, não tente criar conflitos, a mulher nessa hora é a parte frágil do processo, o homem de caráter ele vai se sacrificar principalmente se tiver filhos, não coloque o dinheiro acima de tudo na sua vida.

Não recorrentes

Nossas despesas não recorrentes até que ficaram meio que em linha com o mês anterior, gastei 1k a menos com o carro, isso porque a antecipação do pagamento da Mercedes ficou mais em conta.

Os gastos com a empresa ficaram na faixa dos 6k, daí tivemos as despesas com viagem, fomos para Minas em São Lourenço, foi 3,2k de gastos, mas vai vir outra pancada aqui, isso porque a policia de Minas é meio linha dura, me multaram por estar sem placa e também por uma ultrapassagem em faixa dupla :( vai ser uma pancada de 1,3k só nessa brincadeira.

Tive ainda 1k de entretenimento, que basicamente são as jantas em restaurantes aos finais de semana. Esse mês ainda ajudei uma instituição de caridade da cidade, fui lá buscando o projeto de Apadrinhamento Afetivo, é um programa da justiça na qual você meio que adota uma crianca nos finais de semana, tanto emocionalmente quanto financeiramente.

Como eu não consigo tempo para adotar e olhar uma crianca full time, pensei que esse projeto poderia se encaixar com a minha rotina, afinal melhor você ajudar no final de semana do que não fazer absolutamente nada né.

Daí tava com esse desejo no meu coração de ajudar alguém, então fui lá buscando esse programa, chegando na instituição eles não tinham isso, mas deu para ver o trabalho deles, daí ajudei eles lá com algumas coisas e propus a contratação de um adolescente como Jovem Aprendiz na minha empresa.

Mandaram um rapaz numa situação de vulnerabilidade, conversei com ele e contratei ele, não pela empresa, mas por mim mesmo, vou pagar o salário dele do meu bolso como algo pessoal, então essa despesa entrará depois aqui no Não recorrente e não quero falar sobre isso mais para frente.

Alguns itens legais que comprei esse mês:

  • Impressora Brother: Comprei uma impressora aqui pra casa, as vezes precisava de rodar alguma coisa e tinha que ficar levando lá no escritório, enfim se você busca uma impressora e usa Mac, não existe outra marca melhor que a Brother. Essa que peguei roda via Wifi, então só largar ela num canto com tomada e pronto.
  • Pedra Humi: as vezes nos cortamos na hora da barba, para estancar o sangramento melhor opção é ter uma pedra humi, passou e pare o sangue na hora.

Conclusão

Fechamos mais um mês com uma boa taxa de poupança, agora que as despesas grandes com a obra ficaram para trás, dá para começar a sonhar com aportes maiores na bolsa.

Esse tem sido meu caminho desde janeiro, minha média de aportes na bolsa tem sido acima de 50k ao mês.

Com esse começo de Maio, nossa receita está bem próxima dos meio milhão, acredito que deve bater essa marca antes do meado do ano.

Balanço comentado UPS 1T23

0

Adicionamos recentemente uma nova ação na carteira pública aqui do blog. A UPS uma das maiores carriers do mundo agora fazem parte do meu time para Viver de Dividendos.

Fiz uma análise fundamentalista dos números da UPS e recomendo dar uma olhada nesse post de compra e no vídeo abaixo.

Compras UPS BRT PG CASS Abr23

0

Colocamos dois novos ativos na nossa carteira pública, um para a carteira de Stock e outro para REIT. Aumentei posição no ativo que comprei mês passado e também na PG que passa a ser hoje minha maior posição pública.

Outro grande aporte esse mês, com $9.102,6 ou R$45.392,85 cerca de quase metade das minha economias colocada na bolsa, estou com a expectativa boa sobre isso tudo, pois é um bom momento para aportar.

Tenho tentado fazer aportes cirúrgicos em alguns ativos que estão passando por um bom momento para aumentar a posição. Principalmente com a crise nos bancos, estou na carteira Top Picks destinando boa parte dos aportes nessa classe de ativos.

Quando colocamos mais de R$10k na bolsa, já sabem que é um aporte como o estilo do Michael Jackson. Até porque diversifiquei bem e comprei cerca de 11 ativos diferentes, me senti o tio Michael indo comprar obra de decoração.

Like a Michael Jackson

Nos meses que o aporte é fora do normal, nós chamamos de aporte: “Like a Michael Jackson” quando você chega na bolsa comprando tudo.

Não sabe o por quê ?

Melhor ver o vídeo para entender:

Quanto aumentará nossos dividendos

Essas compras colocam cerca de $337,04 a mais de dividendos por ano na minha carteira, isso dá convertido para o dólar de hoje R$1.680,75.

Cerca de +R$140,06 por mês em receita de dividendos para somar na minha bola de neve.

UNITED PARCEL SERVICE – UPS

UPS é uma das primeiras estreias esse mês da minha carteira de ações pública. A UPS é uma empresa de transporte, uma das gigantes mundiais do setor. Possuem contratos de transporte terrestre, marítimo e aéreo.

A empresa opera em dois segmentos o domestico, voltado para o mercado americano e o internacional. No doméstico eles oferecem entrega de documentos, cartas, pequenas encomendas e transporte aéreo de mercadorias.

Na parte internacional a empresa está presente em quase todo o globo, atendendo a parte de entrega e supply chain para áreas de saúde, industrias, finanças e serviços de informação.

UPS tem um ótimos histórico de crescimento nos dividendos, com marca de 12% nos últimos 5 anos e um recorde de 13 anos crescendo os dividendos ininterruptamente.

Os resultados do último trimestre foram bem complicado, mas entendo que é algo bem sazonal, tenho empresas de transporte ferroviário na carteira a quase 1 década, sei que elas passam por essas fases, o importante é acompanhar a margem, essa está bem acima do mercado e da concorrência direta.

Esse meu otimismo parece não ser compartilhado pelo mercado, uma vez que 95% das projeções são de queda para a empresa.

Gosto de comprar quando o mercado está assim, pessimista, mas a empresa tem boas perspectivas a longo prazo. O ponto é que não existe hoje outra alternativa para entregas, eventualmente passara por uma Carrier como a UPS ou algum de seus pares, então esse desespero tende a não se firma a longo prazo.

Abro posição na UPS e aproveitarei oportunidades futuras para aumentar posição na empresa.

Essa compra adiciona a minha carteira de dividendo o valor de $38,88 isso convertido pelo dólar de hoje teria um crescimento na minha renda de dividendos na faixa de R$193.89

PROCTER & GAMBLE – PG

PG é uma ação antiga da carteira. Aproveitei o aporte e aumentei posição na empresa. Fizemos um último comentário sobre a PG no post de dividendos de NOV22 onde a empresa naquela 1T23 tinha tido uma queda nos lucros de 4,67% por conta da inflação.

O 2T23 foi ainda ruim com outra queda de 4% nos lucros, mas agora no 3T23 a empresa conseguiu recuperar os resultados. Esse cenário de alta rápida da inflação é ruim para todos os lados, principalmente para os industriais que demoram um tempo para se ajustar.

Esse 3T23 veio com aumento de 3% no LPA que saiu de $1,33 para $1,37, ainda é um aumento bem modesto e abaixo da inflação, mas sinaliza que a empresa está começando a se organizar a nível de custos.

A receita também subiu 4% chegando a $20 bilhões. Com esse aporte PG passa a CME e é agora minha maior posição na carteira pública de Stocks.

Essa compra adiciona a minha carteira de dividendo o valor de $18,8 isso convertido pelo dólar de hoje teria um crescimento na minha renda de dividendos na faixa de R$93.75

BRT APARTMENTS CORP – BRT

Outra estreia aqui no blog é do BRT, esse é um REIT e vai para a minha carteira pública de REIT. O fundo é focado em residências, já tenho outros fundos desse perfil na minha carteira Top Picks de REIT (carteira privada com meus melhores ativos), agora resolvi acrescentar esse camarada aqui para diversificar mais essa carteira pública.

BRT é um fundo pequeno de residência, tem apenas 33 condôminos, com 8.985 apartamentos em 11 estados.

Todos os imóveis estão localizados na área do Sun Belt, essa região entre o Texas e Florida. Minha intenção é que esse cara se torne um próximo ESSEX, sim estou sonhando alto.

Comentei isso no Twitter esses dias:

https://twitter.com/VDividendos/status/1651182205002043392?s=20

Esse post mostra que estamos vendo uma migração da população e consequentemente do $ para a região do Sun Belt, isso vai aquecer os imóveis e os preços vão subir, quem estiver posicionado agora pode ter boas vantagens algumas décadas depois.

Então a relação com o BRT vai ser de longo prazo, mas enquanto isso vamos colhendo bons frutos, afinal a empresa tem dado um resultado interessante.

Crescimento da receita nos últimos 3 anos foi de 56% e dos ganhos também subiram com força, com o 4T22 apresentando $0,40 vs $0,35 do ano anterior, isso dá +12% de crescimento.

Essa compra adiciona a minha carteira de dividendo o valor de $57,00 isso convertido pelo dólar de hoje teria um crescimento na minha renda de dividendos na faixa de R$284.25

CASS INFORMATION SYSTEMS – CASS

Falamos da CASS no último post, então confira aqui um resumo dos resultados da empresa.

Essa compra adiciona a minha carteira de dividendo o valor de $12,76 isso convertido pelo dólar de hoje teria um crescimento na minha renda de dividendos na faixa de R$63.52

TOP PICKS – STOCK

Temos um serviço no blog para ajudar os investidores a investir na bolsa americana, mostrando como selecionar os ativos para montar uma carteira vencedora na bolsa de valores.

Temos diversas carteiras, entre elas as Top Picks a carteira com as melhores ações da bolsa, ações que já retornaram +700% nos últimos 10 anos, confira aqui.

Essa compra de ativos Top Picks adiciona a minha carteira de dividendo o valor de $210,32 isso convertido pelo dólar de hoje teria um crescimento na minha renda de dividendos na faixa de R$1.048.82

Publiquei as minhas compras detalhadas num post na área dos assinantes. Temos lá a posição completa da carteira e uma análise dos resultados dos ativos comprados!

Compras Março de 2023

Empresa Código Qtde
UNITED PARCEL SERVICE UPS 6
CASS INFORMATION SYSTEMS CASS 11
PROCTER & GAMBLE PG 5
BRT APARTMENTS CORP BRT 57

Já atualizei a minha carteira com essa nova aquisição.

6 – Quanto você precisa para começar a investir na bolsa americana #pp9

0

Essa é uma dúvida muito comum para quem está começando, o pessoal costuma achar que precisa-se de muito dinheiro para começar a investir na bolsa americana.

No passado já foi bem complicado investir lá fora, mas hoje com a popularização dos agentes de câmbios digitais a coisa facilitou muito.

Não tem um limite mínimo para se investir, o problema é a transferencia do Real para o Dólar, nesse caso os principais agentes que fazem esse câmbio colocam limites mínimos de R$150 a R$200 por remessa.

Uma vez que tenha convertido esse valor de Reais em dólar, pode comprar ações na bolsa e essas ações tem de todos os preços.

para quem deseja construir uma carteira de ações e viver da renda passiva desses ativos.

Nessa série, vamos destacar alguma dúvidas essenciais para quem está começando na bolsa, aqueles que acabaram de chegar. Vamos responder essas perguntas na ordem:

  1. Como ganhar dinheiro na bolsa?
  2. O que é uma ação e REIT?
  3. O que são dividendos?
  4. O que preciso para começar a operar no mercado de ações?
  5. O que é uma corretora e para que serve?
  6. Quanto preciso para começar a investir?
  7. Quais os custos para investir?
  8. Diversificação o que é e qual a quantidade ideal de ações que tenho que ter?
  9. Quanto tempo preciso deixar minhas ações na bolsa?
  10. Posso vender essas ações a hora que eu quiser? É fácil alguém comprar?
  11. Preciso pagar algum imposto e quais as declarações preciso fazer?
  12. O que é análise fundamentalista?

Estamos respondendo essas dúvidas um pouco de cada vez aqui no blog. Se tiver novas perguntas e quiser saber as respostas, mande no meu Twitter por mensagem.

Nosso vídeo com detalhes sobre o assunto

Nem sempre o caro é o melhor

Não pense que por isso as melhores ações serão as mais caras, só para terem uma ideia, a ação que hoje tenho mais dinheiro investido é a REALTY INCOME – O, pra mim é hoje a melhor ação da minha carteira, custa hoje $62,84 isso convertido dá R$313,36.

Em outra partida, tenho outros ativos bem mais caros, mas com desempenho e retorno menores como a O’Reilly que custa $917,31 ou R$ 4.574.35 cada ação. Nesse caso, no momento a REALTY INCOME de $62 traz mais retorno que a O’REILLY de $917.

Não se preocupe, pois geralmente a maioria das ações giram próximo do preço da REALTY INCOME.

O que sugiro para começar a investir

Se tivéssemos um número mágico para começar a investir seria um percentual. Um percentual da sua renda, esse seria o melhor número. Vamos falar sobre isso no vídeo, sobre a importância de você investir uma taxa de poupança e não um valor fixo.

Agora o que recomendo como mínimo de aporte seria algo em torno de R$500,00, você pode até investir menos que isso, mas as taxas atuais de câmbio iriam ser muito punitivas para você.

Talvez você queira testar o mercado, mandar uns R$300 para ver como funciona, até aí tudo bem, mas depois quando estiver investindo com frequência, procure enviar remessas acima de R$500.

Tem algum valor máximo para investir

Tecnicamente não existe máximo, mas você não conseguirá transferir para o exterior um valor muito superior a sua renda anual, a menos, que comprove a origem deste dinheiro.

Inclusive muito caem aqui e começam a investir porque receberam uma bolada, talvez uma herança, um bônus grande, uma venda de um bem de alto valor, enfim, temos diversas situações.

Nesses casos temos algumas estratégias bem legais para lidar com isso, mas não é escopo deste artigo, vamos falar sobre isso mais para frente.

Takeaway

Não temos valor mínimo para investimento e o recomendado pelo Viver de Dividendos é aportes em torno de R$500,00.

Caso não consiga juntar esse recomendado num mês, guarde na poupança e espere chegar nessa soma e então envie.