Tesouro direto ou Dividendos

0
422

Não é a primeira vez que debatemos sobre isso aqui no blog, acho que pelo fato de estarmos vivendo um período de altas taxas de juros, os investidores tendem a se inclinar para investimentos de renda fixa.

Fiz dois artigos que gostaria que dessem uma lida no final desta leitura:

Abaixo coloquei os últimos 10 anos de taxa, veja como esse indicador subiu, isso por conta da inflação que estava nas alturas.

Nessa medida que veremos muito investidores caminhando para o barco da renda fixa. Não vejo problemas nisso, desde que a pessoa tem esse perfil ou talvez utilize a mesma para uma reserva de poupança, apesar de ainda sim na minha opinião não ser o melhor destino para isso.

Com o tesouro direto você recupera o seu principal e também é rentabilizado com um juros. Supondo que manteve até a data do vencimento, caso contrario você acabará perdendo dinheiro se os juros subirem e precisar de vender antes, ou pode até ganhar se os juros caírem.

Algumas desvantagens da RF

Uma das desvantagens desse instrumento de RF é que eles tem retornos fixos em termos de rendimento e prazos, isso significa que no final do período, quando o título expirar, você terá que adquirir outro e as condições de mercado podem não ser a mesma.

Para não falar na questão de tributos que são pagos sobre seus rendimentos. Daí até comento que em alguns casos dependendo pode-se tirar até menos que numa poupança, que é um investimento bem mais simples e menos arrojado.

O problema é o reinvestimento, na hora de reinvestir você precisa de investir na taxa atual do vencimento, que pode não ser favorável.

Ainda tem o fato que o principal, apesar de você receber ele na integra, vai perder poder de compra, devido a inflação. Então muita gente acha que está protegendo da inflação comprando o TD IPCA alguma coisa, o problema que ele está protegendo o principal no mínimo as vezes, mas o retorno que ele foi acumulando ao longo desse tempo não tem essa mesma proteção.

Nas ações de dividendos

Com ações de crescimento de dividendos, você pode obter um rendimento menor hoje, mas há uma chance decente de que durante um período mais longo, a receita de dividendos cresça à taxa de inflação e acima dela. Isso ajuda a preservar e até aumentar o poder de compra dessa renda passiva.

Não são só os dividendos, existe também a oportunidade de ganhos de capital, pois esses negócio ganham mais dinheiro e irão distribuir mais dividendos ao acionistas ao longo do tempo.

Claro que no mercado de investimentos, nada é garantido, tudo tem seu risco, mas a história nos mostra que uma carteira bem diversificada de ações de crescimento de dividendos gere uma receita maior em 10, 20, 30 anos.

Peguei o cenário americano, num gráfico que tem no MorningStar onde se comprar numa visão de longo prazo, os rendimentos das ações e da renda fixa.

Acredito que um investidor de longo prazo em ações nos próximos 10-20-30 anos se sairia melhor do que um investidor em renda fixa e tesouro direto. Um portfólio diversificado e bem construído de empresas de crescimento de dividendos provavelmente geraria rendimentos futuros mais altos sobre os custos e retornos totais nos próximos anos. Uma carteira de títulos de RF não.

RF para mim seria algo de curto prazo, talvez você queira juntar um dinheiro para investir em um imóvel nos próximos 2 ou 3 anos, ou talvez queira guardar para uma grande viagem, enfim, qualquer coisa acima dos 10 anos evite entrar na RF.

Coca e o Warren

Em agosto de 1994, a Berkshire completou sua compra de sete anos dos $400 milhões de ações da Coca-Cola. O custo total da aquisição foi de $1,3 bilhões, sendo uma posição muito significativa na Berkshire.

O dividendo em dinheiro que eles receberam da Coca-Cola em 1994 foi de $75 milhões. Em 2022 o dividendo aumento para $704 milhões. O crescimento ocorria todos os anos, tão certo quanto os aniversários.

“Tudo o que o Charlie e eu precisávamos fazer era descontar os cheques de dividendos trimestrais da Coca-Cola. Esperamos que esses cheques tenham grande probabilidade de crescer.” disse Warren Buffett.

A American Express foi a mesma história, as compras da Amex pela Berkshire foram essencialmente concluídas em 1995 e coincidentemente, também custaram $1,3 bilhões. Os dividendos anuais recebidos desse investimento cresceram de $41 milhões para $302 milhões.

Esses ganhos de dividendos trazem consigo aumentos importantes no valor das ações, no final do ano o investimento da Coca foi avaliado em $25 bilhões, enquanto que a Amex foi $22 bilhões. Cada participação representa hoje 5% do patrimônio da Berkshire.

Warren faz uma alusão, ele diz: imagina que eu tivesse cometido um erro de investimento de tamanho semelhante na década de 1990, um que deixou o meu dinheiro de $1,3 bilhões no zero a zero em 2022. Um exemplo seria um título de 30 anos. Esse investimento hoje representaria 0,3% do meu patrimônio liquido e nos traria $80 milhões inalterados ou mais de receita anual.

As ervas daninhas perdem importância à medida que as flores desbrocham. Com o tempo são necessarios apenas alguns vencedores para fazer maravilhas.

Takeaway

Acredito que o Warren estava querendo dizer é que, para um investidor de longo prazo, a melhor aposta são as ações. Isso porque as ações fazem a mágica de aumentar os rendimentos trimestrais e também o seu valor de mercado.

RF e Tesouro Direto são bons instrumentos para se guardar dinheiro no curto prazo, algo para 1-2-3 anos no máximo.

Previous articleSVB me fez perde 99k em duas semanas – Mar23
Next articleEmpresas militares em momentos de guerra – Dividendos Mar23