Não é fácil construir uma carteira de ações para levar por toda a sua vida. Ter uma carteira de sucesso é mais complicado ainda, isso porque muitos fatores podem influenciar nesse resultado final.
Na bolsa de valores temos ações de diversos tipos, os principais são:
- Ações de commodities
- Ações de crescimento rápido
- Blue chips
- Ações cíclicas
- Ações em reestruturação
- Ações de dividendos
Isso são só algumas características de ações que temos no mercado. Ao olharmos com detalhes em algumas dessas ações dá ainda para subdividir em outros grupos.
- Ações de dividendos
- Crescimento de dividendos
- Crescimento de dividendos rápido
- Dividendos de Altos Yields
- Ações que distribuem dividendos esporádicos
- Dividendos inconstantes
Temos um artigo que aborda algumas dessas empresas: Empresas de Crescimento de Dividendos – Dividend Growth. Diante de tantas categorias de ações, porque escolher os dividendos, porque os dividendos são importantes para o investidor?
Nós ganhamos dinheiro numa ação de duas maneiras, com sua valorização e na sua distribuição de dividendos. Até falamos sobre a importância de olhar para o retorno total de um ativo: Calcular o retorno total da ação.
O problema do retorno baseado na valorização que ele pode acabar de uma hora para outra, com alguns mercados em queda, o que chamamos de bear, pois é simbolizado por um urso na bolsa de valores. Isso é suficiente para acabar com todo o retorno que você fez ao longo dos anos.
Como o dividendo já é um retorno instantâneo, você não sofre com a variação do mercado. Comentei sobre um caso do meu vizinho na Alemanha, que pode ilustrar bem essa situação.
Vamos conversar um pouco sobre isso nesse vídeo a importância dos dividendos no projeto de aposentadoria de um investidor na bolsa: