Altman Z: O indicador de falência que todo investidor deve conhecer

0
100

Altman Z é um indicador para medirmos a probabilidade de falência de uma empresa. O indicador leva em conta índices de lucratividade, alavancagem, liquidez, solvência e atividade.

Quando o Altman está em 0 sugere que a empresa está indo a falência, enquanto uma pontuação mais próxima de 3 sugere que uma empresa está em um posicionamento financeiros sólido.

Quem foi Altman

O professor Edward Altman desenvolveu a fórmula em 1967 e ao longo dos anos a fórmula foi aprimorada por ele, na virada dos anos 2000 o Altman Z tinha uma precisão de 94%.

Fórmula

A fórmula, embora complexa, oferece uma visão clara sobre a saúde financeira de uma empresa, ajudando investidores e analistas a tomar decisões mais informadas.

Fórmula Altman Z
  • A = (Ativo Circulante – Passivo Circulante) / Ativo Total
  • B = Lucros Retidos / Ativo Total
  • C = EBIT / Ativo Total (EBIT = Earnings Before Interest and Taxes)
  • D = Valor de Mercado do Patrimônio Líquido / Valor Contábil do Passivo Total
  • E = Vendas Líquidas / Ativo Total

Os resultados da fórmula podem ser interpretado dessa forma:

  • Z > 2,99: Baixo risco de falência.
  • 1,81 < Z < 2,99: Zona de alerta (possível risco de falência).
  • Z < 1,81: Alto risco de falência.

Pode parecer complexa a fórmula, sim para fazer na unha pode ser um pouco trabalhoso. No entanto, existem sites que fornecem esses números já calculados.

Altman Z da SNAP-ON – SNA no ROIC

Como é o caso da ROIC um site de dados que usamos para análise dos nossos balanços comentados. Lá conseguimos puxar até 15 anos históricos do Altman Z dos ativos.

Limitações do Altman Z

O Altman é mais indicado para análise de industrias, se for usar em outros segmentos como empresas de prestação de serviço e tecnologia não vai encaixar muito bem.

Altman e a crise 2008

Em 2007 as classificações de crédito estavam apontando para uma nota mais alto do que deveriam. O Altman X indicou que várias empresas estavam com risco de falência. Altman Z das empresas em 2007 era de 1,81.

Os cálculo de Altman o levaram a acreditar que uma crise ocorreria e que haveria um colapso no mercado de crédito. Ele acreditava que a crise decorreria de inadimplência corporativas.

Altman Z é muito semelhante a muitos índices bancários usado para determinar se uma empresa pode emitir dívida bancária.

Caso GameStop

Acho que alguns lembram do caso da GameStop, que tivemos um short squeeze forçado por um usuário do Reddit. Boa parte dessa galera sabia que a GME não iria quebrar pois o Altman Z dele era positivo.

Até hoje enquanto os grande fundos apostariam na quebra da GME o pessoal continua vendo melhores no Z score deles.

Cálculo de Altman Z da GME

Como usar Altman Z

Procure comparar a Altman da empresa com outras do mesmo setor. O Altman não é um indicador definitivo para saber a vida da empresa.

Por exemplo, se uma empresa apresentar um Z-score baixo, isso pode sinalizar a necessidade de uma análise mais profunda de suas operações, estrutura de capital e ambiente competitivo. Da mesma forma, se o Z for alto pode reforçar nossa confiança na estabilidade financeira da empresa.

Vídeo

Prefere ver este vídeo no X? Clique aqui para assistir em nosso canal no X

Takeaway

Em suma, o Altman Z é uma ferramenta valiosa para qualquer investidor que deseja avaliar o risco de falência de uma empresa.

A precisão do modelo e sua capacidade de prever crises, como a de 2008, destacam sua importância no mundo das finanças. Lembre-se, o Altman Z não é um oráculo, mas um guia que, quando usado corretamente, pode iluminar o caminho para decisões financeiras mais seguras e informadas.

Previous articleCom 177k de lucro e perto dos 3 milhões – ago24
Next articleBDC: gerenciado interna e externamente