Conseguimos 22k em taxa de poupança – out23

0
259

Sabe aquele momento que você fica feliz pelo aumento de receita, mas preocupado com minha despesa cavalar. Como se não bastasse isso tem o fator da bolsa de valores estar numa promoção, nunca antes vista desde a era Covid.

Com REIT como o Realty Income – O sendo negociados com +6% de yield nós não conseguimos fazer grandes aportes. Isso você já deve saber que é por conta da aquisição da fabrica que fizemos em agosto desse ano.

Isso é só uma fração da história, se quiser conhecer o resto acesse a nossa página de Orçamentos, onde mantenho um histórico com toda nossa trajetória rumo a IF – Independência Financeira.

Receitas

  • Companys: é a receita proveniente das empresas de capital fechado. Nessas empresas listadas dentro do Company, algumas sou sócio outras sou único dono.
  • Outras receitas: são receitas diversas que não se enquadram em lucro de empresas, pequenos projetos independentes.
  • Aluguéis: São os imóveis físico fora da bolsa de valores.
  • Dividendos: são as receitas recebidas na bolsa de valores das empresas de capital aberto.
  • Poupança: são receitas de juros sobre valores colocados na poupança.

Comparar com o mês passado tivemos um aumento de 21k nas receitas desse mês frente aos 86k do mês de setembro de 2023 ou 24% é um bom crescimento mês a mês.

Se compararmos com o ano anterior no mesmo mês de outubro tivemos +10k de receita esse ano, em outubro passado fizemos 97k isso nos coloca com uns 10% de aumento.

Ficamos não muito distante do nosso recorde. O recorde de receita é novembro de 2022 quando chegamos na marca de R$ 114 mil em um único mês.

Taxa de poupança do mês: 20%

Nossa taxa de poupança deu uma melhorada comparada aos últimos meses, isso tem sido por uma melhora nos números da fabrica, tivemos uma redução no aporte, mas ainda acho que bem distante do ponto de virada.

Estava pensando em fazer alguns vídeo para a série de Meu Próprio Negócio, contanto como está sendo toda essa negociação para aquisição e re-estruturação das operações, mas não sei conseguirei tempo, então deixo isso pra frente, talvez um resumo. Também não sei se o público do blog ainda é vidrado nesse conteúdo.

Temos o nosso recorde, difícil de bater, em abril de 2017 onde chegamos a uma taxa de poupança de +75%.

Net Worth, grosso modo, nada mais é do quanto você tem em capital ao longo do tempo considera-se saldos de conta, investimentos e dívidas. No meu caso não possuo dívida alguma, nem de carro, nem de casa, estou absolutamente líquido.

Mês passado terminamos com 1.606k esse mês fechamos nosso patrimônio em 1.555k, tivemos resultado de -51 mil Reais no patrimônio esse mês.

Um resumo desse mês e como aumentamos ou baixamos nosso patrimônio investido, em R$ a cada semana:

  • 1ª semana: -13k
  • 2ª semana: +17k
  • 3ª semana: -39k
  • 4ª semana: -28k
  • 5ª semana: +100k

Alguns dias aí na 1ª e 5ª pegam do mês anterior e seguinte.

Despesas – Resumo

A grosso modo as despesas foram em linha com o mês anterior, o ponto é que tivemos uma redução de não recorrente e um aumento nas despesas com a Laura que saíram 9k para 17k, todas as vezes que vou visitar ela na Alemanha acaba dando esse estouro nos gastos mesmo, essa diferença foi de passagens e gastos com o hotel.

Tivemos um crescimento com alimentação, parei de comer hambúrguer e agora estou mais focado em comer frutas e legumes a noite. Tem dado certo, preciso de melhorar a minha alimentação, pois sendentarismo aliado com má alimentação é uma combinação catastrófica a longo prazo.

Os gastos pessoas também impactaram, Evelyn saiu de 1,4k para 2,2k isso muito por conta do pagamento do cartório para nosso registro de união estável, minhas advogadas me disseram que era melhor deixar documentado uma separação total de bens do que deixar as coisas em aberto, fez sentido para mim e então fomos fazer, até porque estou com ideia de montar uma holding para ajustar meu patrimônio, principalmente pro conta da questão de sucessão e herança.

Já nos meus gastos pessoais foram para 1,7k muito por conta de gastos com compra na Tommy Hilfiger, de tempos em tempos acabo tendo que comprar alguma roupa para compor o guarda roupa.

Não recorrentes

Não recorrentes tiveram uma queda boa de 67k para 54k, muito por conta das despesas com as empresas que saíram de 54k para 31k esse mês.

Compensado pelo aumento de gastos com viagens que foram para 6k e vai subir mais esse mês, pois comprei uma passagem para Dubai em dezembro agora, então ainda terei os hotéis para pagar e isso vai cair tudo nesses próximos meses.

De resto tive um aumento com gastos de entretenimento que são jantares ou passeios curtos que faço nos finais de semana, ficaram em 1,4k muito por conta da visita ao AquaRio, passeio muito legal e recomendo para quem estiver passando pelo Rio.

Alguns itens que comprei esse mês:

  • Caneta Japonesa essa caneta é muito boa, sempre uso ela, acabou compro outra, então se quer uma caneta boa e confortável para escrever, essa caneta japonesa é a opção ideal.
  • Carteira com zíper: Se você viajar para Alemanha precisará de levar dinheiro vivo, muito dinheiro vivo, pois muitos lugares não aceita cartões, alguns que aceita só funciona os cartões de bancos alemães. Então eu tenho no brasil uma carteira só de cartões, mas eles não cabe notas e muito menos moedas, isso era um problema todas as vezes que vinha para Alemanha. Daí procurei uma carteira com zíper na Tommy e não encontrei, estava já umas três viagens de ida e volta Brasil-Alemanha buscando e nada de achar, daí resolvi comprar essa carteira de Ziper da Berliner, é até boa e me ajudou bastante nessa última viagem, foi bem melhor transportar aqui o dinheiro. A vantagem que cabe cartões e dinheiro tudo aí e ela não é grande é uma carteira pequena. As versões no brasil que encontrei todas vida com várias repartições dentro do zíper e não queria isso pois atrapalha na hora de pegar as moedas, o pagamento além de ser em dinheiro aqui tem que ser feito be rápido. Para minha infelicidade depois que comprei essa Berliner encontrei uma carteira de zíper no Outlet da Tommy, parece um troço, busquei isso por várias vezes e foi comprar uma outra marca e a coisa apareceu. https://viverdedividendos.org/wp-content/uploads/2023/11/carteira-ziper.jpg
  • Adaptador universal: Já é o terceiro que compro nesses últimos anos, sempre que vou no hotel acabo esquecendo, como vamos para Dubai e as tomadas lá são diferentes, acabamos comprando esse adaptador por precaução.

Conclusão

Bati a marca do um milhão em receita no ano, com cerca de 511k de despesas isso excluindo os gastos com empresas, pois considero como um investimento, sim de maior risco, mas ainda sim são despesas onde o negócio se der certo vai retornar muito mais.

Isso nos coloca com uma taxa de poupança de 53% dentro da nossa meta dos 50%. Apesar de que o ideal seria manter essa meta dos 50% já considerando esses investimentos nas empresas, mas é a vida, nem sempre as coisas saem como planejado.

Não estou reclamando, porque as coisas estão acontecendo e apesar de todos os obstáculos as portas estão se abrindo e só pelo fato de ter essas oportunidade já é motivo de dar graças a Deus por tudo.

Off

Por essa série ser uma das com caráter mais pessoal, resolvi colocar no final do post sobre receitas e despesas um resumo do que estou escutando e do que estou assistindo.

Meu gosto musical é bem incomum, então não se assustem. O que tenho feito ultimamente é evitado escutar músicas em inglês ou português. Sou do tipo que não gosta de entender o que está escutando, até porque ultimamente as letras são muito ruins e se você se prender nisso vai acabar não escutando nada.

Vou colocar três músicas que esteou escutando esse mês:

Na parte de filmes vou colocar uma nota do filmes e nem sempre filme será uma sugestão, as vezes será uma não sugestão de tão ruim. Então se você curte séries e filmes e quer ver algumas recomendações, se liga aqui no meu post mensal sobre finanças que vou passar algumas bem legais.

  • Filmes:
    • American Made 8/10: filme de 2017 e bem legal com o Tom Cruise que para mim é um dos melhores ator da atualidade.
    • Deepwater Horizon 8/10: Filme conta a história de um dos maiores vazamentos de petróleo da história americana. Mostra como a neglicencia e incompetência somadas podem fazer um estrago. O filme conta com o Mark Wahlberg que é um baita ator, já assisti quase todos os filmes dele, só falta acho que um ou dois.
  • Séries:
    • The Office 10/10 Série de 2005, tinha começado a assistir uma vez sozinho e não passei dos 3 primeiros episódios, daí a Evelyn disse que queria assistir, falei, vamos tentar, mano a série é um máximo e sou muito criterioso para dar nota 10, mas o Michael Scot merece, o cara é sensacional. Se você quiser uma comédia raiz, essa CityCom é o que você procurava. Esses caras hoje seriam cancelados e presos pelo Alexandre.
    • Pousando no amor 9/10: Os Doramas vão dominar a cena, ou Hollywood começa a se mexer ou o entretenimento oriental vai tomar o lugar, isso já aconteceu com as HQs, ninguém mais vai comprar revista de super-herói, agora é só anime, com o tempo vai ser isso com séries. Bom o filme é uma comédia romântica. Imagina a branca de neve com sete anões, só que no lugar da branca de neve tem uma empresárias Sul Korena e no lugar dos anões tem alguns soldadinhos Norte Koreanos. A série retrata bem o que é o socialismo em sua essência. Recomendo assistir, o seriado é bem café com leite, tipo aquelas sessão da tarde, mas bom para ver com a parceiro(a).

Então é isso, ficamos por aqui e aproveitem as sugestões, se você já viu algum desses aqui, me diga o que achou no meu Twitter.

Previous articleRentabilidade Top Picks Stock +14% – Set23
Next articlePreciso pagar algum imposto e quais as declarações preciso fazer? #pp14