Preciso pagar algum imposto e quais as declarações preciso fazer? #pp14

0
101

O tema impostos é algo muito preocupante para o investidor e principalmente para o que está começando sua jornada na bolsa de valores. Muitos acreditam que seja algo complexo e difícil de se fazer, mas não é nada disso e mostraremos que o processo é bem simples.

Vamos ser diretos, ninguém gosta de pagar imposto. Infelizmente não vivemos em um pais com zero tributação sobre a renda como Bahamas ou Dubai, então teremos que pagar e declarar esses impostos.

Aqui estão os dois principais lançamentos que precisaremos de fazer para estar ajustado com a tributação sobre nossos investimentos.

  • Dividendos carnê leão: esse é o principal lançamento que precisaremos de fazer. Ele é onde vamos apurar para receita o total de dividendos recebidos, também vamos apurar o total de impostos pagos no exterior, esse valor servirá de base para “isentar” de pagar tributos aqui no Brasil sobre os dividendo recebidos.
  • Declarar ações na guia de “Bens e Direitos” do IR: quando você compra ações na bolsa precisa de declarar esse patrimônio no seu IR, essa declaração não gera debito para pagar, é apenas para a receita saber como está a evolução do seu patrimônio. Ao declarar você vai converte esses valores para reais e lançar na declaração conforme exemplo do artigo.
  • Ganho de capital: aqui ocorre quando você vende uma ação com lucro, se você comprou um ativo por $100 e depois ao vender ele estava valendo $150 você precisa apurar um ganho de capital de $50 nessa operação. Esse ganho deve-se pagar um imposto e lançar no programa de ganho de capital. Lembrando que tem-se uma isenção de $35k mês para liquidações de ganho de capital na bolsa do exterior.

Alguns outros casos teremos declarações para o banco central, mas isso só compete aqueles investidores que alcançaram a marca acima e $1 milhão em patrimônio no exterior precisam declarar o CBE (Capitais Brasileiros no Exterior) que é bem simples e não tem taxa.

Takeaway

Então em resumo as declarações de impostos nos exterior são simples e de zero custo, caso você consiga controlar suas vendas de acoes em lucro para não ultrapassar os 35k mensais.

Você terá que pagar na fonte os dividendos apurados nos EUA, mas isso ocorre no Brasil ou lá fora.

Lembrando que isso tudo pode mudar, agora por exemplo o pessoal no Brasil está em perspectivas de criar uma bi-tributação para investimentos no exterior. A medida que isso mudar vamos trazer mais conteúdo a respeito.

Nessa série, vamos destacar alguma dúvidas essenciais para quem está começando na bolsa, aqueles que acabaram de chegar. Vamos responder essas perguntas na ordem:

  1. Como ganhar dinheiro com ações na bolsa
  2. O que é uma ação e REIT?
  3. O que são dividendos?
  4. O que preciso para começar a operar no mercado de ações?
  5. O que é uma corretora e para que serve?
  6. Quanto $ você precisa para começar a investir?
  7. Quais os custos para investir?
  8. Diversificação o que é e qual a quantidade ideal de ações que tenho que ter?
  9. Quanto tempo preciso deixar minhas ações na bolsa?
  10. Preciso pagar algum imposto e quais as declarações preciso fazer?
  11. O que é análise fundamentalista?

Previous articleConseguimos 22k em taxa de poupança – out23
Next articleUm fundo que me entregou 16% ao ano de retorno – Dividendos Out23