Bolsa de Chicago com oportunidades de entrada – Dividendos Jan23

0

Falaremos sobre nosso dividendos deste mês e também sobre as oportunidades de entrada aumento de posição na bolsa de Chicago (CME), que tem estado bem descontada pelo mercado.

Nossos dividendos

Ano passado recebemos R$ 6.635,08 Jan/22.

Tivemos uma queda grande de -14% de um ano para o outro, isso ocorreu muito por conta das vendas que tenho feito do FPI, como tenho transferido essa posição para outros ativos, capaz de dar algumas discrepâncias como essa.

Tivemos a venda do Ventas, APTS e STOR que eram outras três posições grandes que tinha na carteira.

CME GOURP INC – CME

As ações da CME despencaram em -26% no ultimo ano, será que isso seria justificável? A empresa será que piorou a ponto de cair isso tudo?

CME é a bolsa de Chicago que opera contratos futuros, opções entre outros produtos a nível internacional, como contratos de cambio, agricultura, commodities, energia e metais. A empresa também fornece serviço de Clearing, incluindo garantia de futuros e opções.

CME teve um EPS de $7,94 no ano de 2022 fazendo +18% sobre ano anterior. Uma receita de $5 bilhões ou quase 7% de crescimento. O problema é que o mercado está jogando as revisões de ganhos para baixo nos próximos 2 anos, com cerca de 70% re-avaliando os número da CME.

Muito disso deve-se das preocupações com a recessão. A empresa tem um históricos de 12 anos de crescimento nos dividendos e um Payout em 50%, com esses números torna-se muito difícil que venham a cortar dividendos esse ano, mesmo com todo esse pessimismo do mercado.

Isso abre oportunidades para comprar o ativo, coisas que estarei fazendo esse mês ou no máximo no próximo.

Dividendos recebidos

Ativo Cód Valor
WAL-MART STORES INC WMT 18,56
CME GROUP INC CME 80,32
REALTY INCOME CORP O 102,23
STAG INDUSTRIAL INC STAG 57,51
EPR PROPERTIES EPR 91,40
GLADSTONE COMMERCIAL CORPORATION GOOD 56,86
KITE REALTY GROUP TRUST KRG 89,15
FARMLAND PARTNERS INC FPI 24,07
IRON MONTAIN INC IRM 176,65
VICI PROPERTIES INC VICI 114,93
Total R$ 4.318,14 US$ 811,68

Dividendos recebidos na Top Picks – XD

Ativo Cód Valor
TOP PICKS – REIT XDR 265,95
TOP PICKS – STOCK XDS 9,62
Total R$ 1.466,03 US$ 275,57

Total Geral: R$ 5.784,17

  • Dólar utilizado para conversão: R$ 5,32 (veja aqui)
  • Valores de dividendos recebidos das ações de NYSE já são declarados como líquidos, ou seja, considerando o imposto de renda.

Acompanhe na página sobre Dividendos, as últimas atualizações dos rendimentos mensais, e veja como anda a evolução da minha carteira.

Veja como funciona os dividendos no EUA.

Você já imaginou ter acesso ao meu portfólio de ações completo - o mesmo portfólio que gera uma receita passiva de dividendos confiável e em constante crescimento, capaz de financiar sua própria liberdade financeira? E se você recebesse alertas sempre que eu fizer uma nova compra ou venda de ações? Agora você pode ter acesso EXCLUSIVO a tudo isso!

Unity U novo ativo na carteira – Trade de valor #23

0

Colocamos um novo artigo na nossa carteira de Trade de Valor, esse ativo é um dos principais da área de Game e vai na linha de construção de uma carteira de alto crescimento.

Colocamos a Unity U um dos principais Engine para construção de jogos do mercado. Tem tido crescimento de 2 dígitos nos últimos anos e uma boa raia pela frente.

Dá uma conferida no nosso último aporte nessa carteira e veja mais pra frente um vídeo com análise fundamentalista do mesmo.

Sobre a série Trade de Valor: Porsche

Iniciamos em outubro de 2021 uma nova série onde sairemos de um Fiat Uno para comprar um Porsche.

Escolhemos a bolsa americana como ferramenta para alcançar esse objetivo e o método será o Trade de Valor.

Explico o que é Trade de valor no post “Tudo sobre Trade de Valor“, mas ao longo da série vamos abordando diversos outros aspectos sobre essa metodologia de investimento.

Escolheremos 12 Stock iniciais para se investir e compraremos 1 em cada mês. Depois desse período farei uma avaliação para o ano seguinte de quem irá continuar e quem irá sair da carteira.

Podemos no ano seguinte acrescentar outras, ou reforçar aporte nas atuais. A ideia é não vender até que chegue ao final do ano.

Ao longo desse tempo estamos fazendo aportes recorrentes na corretora americana parceira do blog.

Quer começar a investir na bolsa Americana? Aqui é o lugar ideal para dar seus primeiros passos e conhecer a fundo como funciona o mercado de ações na maior economia do mundo.

Nos “Primeiros passos para Viver de Dividendos” mostramos como abrir conta na corretora, enviar dinheiro para o exterior, selecionar ações e fazer a parte de imposto de renda, tudo mastigado em um passo-a-passo.

Aguardem os próximos aportes e se inscreva seu e-mail aqui na lateral do blog para ficar por dentro.

#Trade de Valor# #Porsche #DOCU

Tesla – Balanço comentado 2022

0

Tenho acompanhado a Tesla e vi como o mercado injustamente jogou suas ações para baixo nesse último ano. Tenho aproveitado e comprado mais e mais do ativo na minha carteira Top Picks. Nesse post vamos analisar os números da empresa e tirar algumas conclusões sobre porque a Tesla está caindo tanto.

Tenho feito uma enquete no Twitter sobre resultado de algumas empresas do mês passado, gosto de acompanhar os ativos mais badalados da bolsa, e coloquei nessa última enquete uma briga entre Tesla, Microsoft, Netflix e Intel. Galera optou por Tesla e cá estamos nós analisando mais um balanço da maior vendedora de carros elétricos do mundo.

https://twitter.com/VDividendos/status/1614272068765245442
Relembre a nossa enquete

Vídeo balanço Tesla – TSLA

Ajude-nos a escolher o próximo balanço comentado, vamos postar no nosso Twitter uma enquete com com ativos a serem analisados, então recomendo seguir-me por lá.

Quase 50 mil em taxa de poupança Jan23

0

Muito tempo desde que não conseguia fazer +30% em taxa de poupança. Esse mês de janeiro foi muito bom para meus investimentos, em todos os sentidos.

Além da forte taxa de poupança, tivemos também uma boa receita, voltando a performar nossa receita acima dos 100 mil de lucros nos negócios.

Isso é só uma fração da história, se quiser conhecer o resto acesse a nossa página de Orçamentos, onde mantenho um histórico com toda nossa trajetória rumo a IF – Independência Financeira.

Receitas

  • Companys: é a receita proveniente das empresas de capital fechado. Nessas empresas listadas dentro do Company, algumas sou sócio outras sou único dono.
  • Outras receitas: são receitas diversas que não se enquadram em lucro de empresas, pequenos projetos independentes.
  • Aluguéis: São os imóveis físico fora da bolsa de valores.
  • Dividendos: são as receitas recebidas na bolsa de valores das empresas de capital aberto.
  • Poupança: são receitas de juros sobre valores colocados na poupança.

Para minha surpresa nossa receita de janeiro foi bem acima do ano anterior, enquanto que, ano passado tínhamos feito 64k de receita esse ano saltamos para 108k, um crescimento de quase +70% ou R$44 mil de receitas a mais sobre ano. Tivemos também um aumento sobre dezembro de 2022, onde tínhamos feito R$68k e crescemos quase +60% ou +R$50 mil em receitas sobre o mês anterior.

Chegamos a flertar com o nosso recorde de receita, se os negócios continuarem a crescer esse ano é bem provável que consigamos chegar a superar a marca do ano passado. O recorde de receita é novembro de 2022 quando chegamos na marca de R$ 114 mil em um único mês.

Taxa de poupança do mês: +45%

Tão importante quanto subir a receita é crescer a taxa de poupança. Fico feliz, em ter retomado a taxa de 45% que só não foi maior devido aos gastos com viagem para Alemanha. Desde Abril 2021 que não superava a marca dos 30% em taxa de poupança.

Temos o nosso recorde, difícil de bater, em abril de 2017 onde chegamos a uma taxa de +75%.

Net Worth, grosso modo, nada mais é do quanto você tem em capital ao longo do tempo considera-se saldos de conta, investimentos e dívidas. No meu caso não possuo dívida alguma, nem de carro, nem de casa, estou absolutamente líquido.

Mês passado terminamos com 1.522k esse mês fechamos nosso patrimônio em 1.597k, tivemos resultado positivo de +75 mil Reais no patrimônio esse mês, a bolsa deu uma bela recuperada nesse mês.

Um resumo desse mês e como aumentamos ou baixamos nosso patrimônio investido, em R$ a cada semana:

  • 1ª semana: +19k
  • 2ª semana: +28k
  • 3ª semana: -9k
  • 4ª semana: +32k
  • 5ª semana: +19k

Alguns dias aí na 1ª e 5ª pegam do mês anterior e seguinte.

Despesas – Resumo

Nossa despesa até que manteve-se relativamente próxima ao mês anterior, onde tivemos 61k e agora 60k em gastos totais.

As despesas com a pensão da Laura se mantiveram estáveis, mas tive uma subida de gastos totais com a Laura de 11k para 19k. Muito foi por conta das despesas com a viagem para ir visita-la. Foi 10k de pensão e outros 9k de gastos com hotel e parcelamento da passagem.

Dessa vez vou levar a Evelyn comigo para que ela conheça a Alemanha, bom que já fazemos uma viagem de passeio. A idéia é visitar Amsterdam, Luxembourg e ir em Berlim, até hoje nunca visitei a capital.

Além da Laura, tive um gasto extra com a Tatiane (ex-esposa) de 6,9k, ela pediu uma ajuda para pagar umas taxas de estudo da Laura e uns móveis de mudança que precisou de comprar.

Não recorrentes

Nessa categoria aumentei os gastos com a Mercedes, agora estou pagando 2 parcelas do financiamento. Ainda tive quase uns 5k de gastos com os negócios, coisas que re-investi pessoalmente.

Alguns itens legais que comprei esse mês:

  • Creme cabelo: Comprei esse creme de cabelo na Amazon, ainda não testei esses produtos da Amazon, mas parece ser de qualidade.
  • Esponja pano: Gosto sempre de dar dicas de alguns produtos que compro e acho bom, então estou em busca de uma esponja boa para banho, uso uma da Alemanha só que por ser orgânica ela tem curta duração, tentei até comprar uma alternativa na Shopee, mas acabei não gostando dela, comentei dela até no post do mês anterior. Comprei essa esponja nova de pano na Amazon e vou tentar usa-la. Se for realmente boa comento novamente com vocês!
  • Escova de dentes elétrica para Laura: Uma tendência que os dentistas na Alemanha estão recomendando é o uso de escovas elétricas, isso virou uma febre por lá, aproveitei essa ida e comprei uma para Laura e outra para mim.
  • Escova de dentes elétrica adulto: A Oral-B está deitando a Colgate na parte de escovas elétricas, os caras estão dominando esse mercado, Colgate está parada no tempo sobre isso. Comprei essa Oral-B que é um modelo intermediário.

Conclusão

Conseguimos retomar a nossa taxa de poupança, espero que esse ano siga nesse ritmo. Isso se não aparecer nenhuma surpresa positiva ou negativamente. Acredito que os gastos com a obra agora devem ser bem menores, até porque falta pouquíssima coisa para finalizar o prédio.

Bora aproveitar essa queda do dólar e começar a aportar com mais força na bolsa. Como já falei aqui antes e torno a repetir a receita para o governo Lula será, queda do dólar no primeiro ano e possível metade do segundo ano.

Nesse período eles vão subir os juros para atrair capital externo e jogar o cambio para baixo. Passado essa fase, se eles não cortarem gastos públicos (e certeza que não vão fazer) a inflação começa a crescer.

Com os juros já altos e inflação subindo, não vai adiantar subir mais os juros para controlar a inflação, não fará efeito. O cambio começa a deteriorar-se, os gastos públicos em alta, eles vão tentar aumentar ainda mais as despesas publicas para mover a economia, algo muito keynesiano 🤪

Daí veremos a terceira fase que será um período de alta inflação, taxa de juros altas e cambio subindo. Nessa fase, espero que coincida com uma melhora na economia Americana e saída do Biden por lá.

Daí espero mais um ano até as coisas recuperarem por lá enquanto isso a economia no Brasil vai se deteriorando, isso ocorrendo trago um patrimônio e compro mais algumas software houses no país.

Podem anotar 📝

Esse seria meu plano idealizado, o problema é que as coisas na minha vida sempre aconteceram quando menos espero e sempre tive que improvisar e me virar nos trinta pra contornar as situações. Então é isso e até a próxima!

2 – O que são Stocks (Ações) e REITs (FII)? #pp5

0

Hoje vamos explicar o que são Ações (Stock) e REITs. Estamos respondendo uma série de perguntas importante para quem entra no mercado de ações americano.

Nosso projeto de “Primeiros passos para Viver de Dividendos”, onde vamos narrar a trajetória inicial para quem deseja construir uma carteira de ações e viver da renda passiva desses ativos.

Nessa série, vamos destacar alguma dúvidas essenciais para quem está começando na bolsa, aqueles que acabaram de chegar. Vamos responder essas perguntas na ordem:

  1. Como ganhar dinheiro na bolsa?
  2. O que é uma ação e REIT?
  3. O que são dividendos?
  4. O que preciso para começar a operar no mercado de ações?
  5. O que é uma corretora e para que serve?
  6. Quanto preciso para começar a investir?
  7. Quais os custos para investir?
  8. Diversificação o que é e qual a quantidade ideal de ações que tenho que ter?
  9. Quanto tempo preciso deixar minhas ações na bolsa?
  10. Posso vender essas ações a hora que eu quiser? É fácil alguém comprar?
  11. Preciso pagar algum imposto e quais as declarações preciso fazer?
  12. O que é análise fundamentalista?

Reuni essas 12 esferas iniciais, que acredito ser as dúvidas de quem está dando seus primeiros passos (desculpa o trocadilho), então vamos fazer um vídeo e um post escrito sobre cada uma.

O que é uma Ação (Stock)

É uma parte da empresa, imagina que temos um negócio e queremos levantar dinheiro para investir nesse negócio e faze-lo crescer ainda mais, daí vamos na bolsa de valores e lançamos as ações desse nosso negócio.

Ao comprar 1 ação da empresa, fará parte da empresa como dono. Você terá direito aos lucros que essa empresa apresenta.

A magica das Ações é que você não precisa de ter o compromisso ou a responsabilidade de estar atuando na operação da empresa. Nesse caso essas empresas na bolsa possuem um CEO (termo para presidente da empresa), uma pessoa que é votada pelos acionistas para administrar o negócio.

Se esse CEO administra de forma eficiente você receberá seus dividendos a cada trimestre e suas ações serão valorizadas. Falamos isso no post anterior, como ganhar dinheiro na bolsa.

O termo Stock que coloquei em parênteses, refere-se ao nome em inglês para as Ações na bolsa americana.

O que é um REIT

Real Estate Investimento Trust, popularmente conhecidos como a sigla REIT. São bem semelhantes às Stocks, só que com imóveis.

Imagina que exista um prédio de escritórios grandes, ou um hospital, ou mesmo uma fazenda e seja algo muito caro e arriscado para você comprar. Você acha interessante e lucrativo receber esses alugueis.

Você não tem o dinheiro suficiente para comprar todo o imóvel, mas contentaria em comprar uma fração desses imóveis, seja ele um escritório, hospital ou fazenda e receber parte do aluguel.

Basicamente isso é um REIT. É como se o imóvel fosse dividido em milhares de parte e você pode-se comprar frações. Os REITs tendem a distribuir mais dividendos que uma Stock, porém em compensação seu crescimento e valorização da cota é menor.

Falamos aqui no blog uma série de artigos explicando o que é um REIT, quando acabar de ler aqui, entre nesse artigo: Apresentando o mercado de REITs e vá acessando os outros tópicos lá dentro.

Vídeo explicando o que é Stock e REIT

Takeaway

Não importa se é um Stock (Ação) ou REIT (FII) o importante é estar sempre aportando para receber os seus dividendos.

Alias, Dividendos será o tópico do nosso próximo artigo aqui do blog. Acompanhe!