Mais um mês no negativo – Gastos e receitas: Jan 22

0
802

Achei que iria começar janeiro com redução de gastos, mas parece que a coisa continua piorando, o mês foi um record de gastos, vou comentar isso abaixo, até nosso patrimônio de ações esse mês veio com fortes quedas.

A onda de meses sombrios continua.

Isso é só uma fração da história, se quiser conhecer o resto acesse a nossa página de Orçamentos, onde mantenho um histórico com toda nossa trajetória rumo a IF – Independência Financeira.

Receitas

  • Companys: é a receita proveniente das empresas de capital fechado. Nessas empresas listadas dentro do Company, algumas sou sócio outras sou único dono.
  • Outras receitas: são receitas diversas que não se enquadram em lucro de empresas, pequenos projetos independentes.
  • Dividendos: são as receitas recebidas na bolsa de valores das empresas de capital aberto.
  • Poupança: são receitas de juros sobre valores colocados na poupança.

Nossa receita deu uma queda de -10k comparado ao ano passado, quando fizemos 74k de receita no mês.

comparando o mês anterior tivemos uma alta modesta de 4k, muito disso motivado pela nossa receita de dividendos que seguraram a queda do outras receitas.

Nosso recorde de receita ficou com Agosto 2021, quando conseguimos fazer 76k de receita pessoal num único mês.

Taxa de poupança do mês: -42%

A obra segue batendo firme na nossa taxa de poupança, que como o mês passado foi negativa.

Algo que antes era inédito, agora por conta de toda a minha reviravolta na vida pessoal e nas empresas, está jogando nossos resultados para a ponta negativa.

Temos o nosso recorde em abril de 2017 onde chegamos a uma taxa de +75%.

Net Worth, grosso modo, nada mais é do quanto você tem em capital ao longo do tempo considera-se saldos de conta, investimentos e dívidas. No meu caso não possuo dívida alguma, nem de carro, nem de casa, estou absolutamente líquido.

Mês passado terminamos com 1.912k esse mês fechamos nosso patrimônio em 1.705, tivemos +207 mil Reais no patrimônio esse mês.

A bolsa americana despencou nas duas semanas do meio de janeiro de 2022, a coisa parecia até crise sistêmica, diversos ativos caindo vertiginosamente. Só faltou acionar Circuit Breaker.

Um resumo desse mês e como aumentamos ou baixamos nosso patrimônio em R$ a cada semana:

  • 1ª semana: +39k
  • 2ª semana: -18k
  • 3ª semana: -14k
  • 4ª semana: -67k
  • 5ª semana: +6k

Alguns dias aí na 1ª e 5ª pegam do mês anterior e seguinte.

Despesas – Resumo

Meus gastos chegaram a 92k, sendo 67k dos não recorrentes, são as despesas que não tem a ver com a minha qualidade básica de vida, teoricamente numa situação extrema poderia-se cortar mais facilmente.

A nível de casa os alugueis do BR e Alemanha ficaram em torno e quase 10k, gastos com alimentação caíram de 7k para 5,9k.

Gastos pessoais da Tatiane, minha ex-esposa, caíram de 4k para 3,2k, ainda sim continuam bem altos, nesse ritmo não sei como ela vai fazer quando começar a trabalhar por conta própria e ter que arcar com seus próprio gastos.

Não recorrentes

Esses são os vilões, com 67k de gastos subindo 7k acima dos 60k do mês passado.

Os gastos com empresa, aí diga-se sobre a obra, saíram de 29k para 44k. Até o momento já gastamos mais de 600 mil com a construção e ainda está no esqueleto.

Pagamos no terreno outros 500k, pagamos muito barato porque pegamos numa oportunidade única. O antigo dono estava morrendo e precisava de vender antes da morte por conta de rolo de herança com a ex-mulher, tanto que paguei ele em dezembro e ele faleceu no mês seguinte em janeiro. Aparecemos querendo pagar avista o terreno, foi um prato cheio para nós negociarmos a nosso favor.

Tem um terreno atrás do nosso com uma construção de 2 andares de escritórios, estão vendendo por 3 milhões, ou alugando por 15k/mês. Isso dá para ter uma noção do quanto irá valer o nosso, levando em conta que nosso prédio será bem mais moderno e maior.

Outra facada nessa categoria de não recorrentes foi as viagens, tinha pago mês passado 5k de passagem para Cancun, agora esse mês pingou outros 5k, ainda tivemos outros gastos lá com presentes, passeios, entre outros.

Os gastos com viagens foi de 7k, estava sem viajar desde a pandemia, ia fazer uma viagem lá atrás com a Laura, bem no começo da pandemia, mas resolvemos cancelar, daí desde então estava sem sair, como não iria fazer nada esse ano resolver aproveitar 1 semana em Cancun antes de mergulhar novamente com tudo nos trabalhos.

<blockquote class="twitter-tweet"><p lang="pt" dir="ltr">Começando o dia <a href="https://twitter.com/hashtag/s%C3%B3prarelaxar?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw">#sóprarelaxar</a> <a href="https://twitter.com/hashtag/mexico?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw">#mexico</a>🇲🇽 <a href="https://twitter.com/hashtag/cancun?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw">#cancun</a> <a href="https://twitter.com/hashtag/viajarfazbem?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw">#viajarfazbem</a> <a href="https://twitter.com/hashtag/ferias?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw">#ferias</a> <a href="https://twitter.com/hashtag/dividendos?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw">#dividendos</a> <a href="https://twitter.com/hashtag/viverdedividendos?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw">#viverdedividendos</a> <a href="https://twitter.com/hashtag/viagem?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw">#viagem</a> <a href="https://twitter.com/hashtag/turismo?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw">#turismo</a> <a href="https://twitter.com/hashtag/viajar?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw">#viajar</a> <a href="https://twitter.com/hashtag/viagemadois?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw">#viagemadois</a> <a href="https://t.co/xiEW617zxS">pic.twitter.com/xiEW617zxS</a></p>&mdash; Viver de Dividendos (@VDividendos) <a href="https://twitter.com/VDividendos/status/1484253048365068289?ref_src=twsrc%5Etfw">January 20, 2022</a></blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>

Na sequencia tivemos os gastos com automóveis que venceu o seguro do nosso carro na Alemanha e tivemos uma pancada de 5k a mais no mês. Tive ainda outros 3k de passagens para Alemanha, tanto minha quanto da Tatiane quando veio ao brasil ano passado.

Todo mês posto algumas cosias que comprei e achei interessante para compartilhar meu review com vocês, então vai lá a lista desse mês:

  • Passador de café vidro – Para quem curte um café, esse cara aqui pode ser bem legal, é um passador de café bem estiloso. Todo feito em vidro, com um coador em inox, odeio coador de papel, em inox dá para reutilizar. Até postei uma foto do passador de café no meu Instagram, dá uma conferida lá.
  • Ar condicionado parede Midea – Mano como a Rossi me faz um prédio até relativamente novo, menos de 10 anos, coloca ar de parede no prédio todo. Tentei colocar um Split, mas teria que quebrar várias paredes, acabei desistindo. Comprei no passado um ar da Consul, que é uma bosta, muito barulho, aí resolvi arriscar nesse da Midea que tinha um lá no escritório numa sala de cativeiro, ops quis dizer treinamento.
    O Ar é bem mais silencioso que o da Consul, gela bem, só não comprei com ar condicionado porque achei muito caro, uma vez que eu ligo o ar e só desligo depois que acordo mesmo, então não tinha porque usar o controle. Paguei numa promoção 1,1k nesse de 7,5k de Btu, que gela um quarto pequeno tranquilamente.
  • Ferro passar roupa – Comprei esse ferro da Black & Decker que tem um designer muito legal, gostei do ferro, bem pratico e passa bem. Não que usemos muito, pois pagamos uma pessoa para lavar e passar as roupas, mas para aqueles momentos que precisa de passar uma camisa que amarrotou do nada, vale usar esse ferro. Ele tem uma pegada boa e é bem prático para passar camisas sociais.
  • AirDots Xiaomi – Comprei esses airdots para a Evelyn de presente de natal, caiu nessa fatura de janeiro, o fone não chega nem perto do da Apple, mas como ela usa um telefone Xiaomi, resolvi comprar esse mesmo.
  • Panela Tramontina – esse é o conjunto de panelas mais bonito que já tive, melhor até em acabamento que as minhas panelas da Alemanha. Se estiver em busca de um conjunto de panelas com excelente acabamento vai nesse aqui sem medo de errar, o cabo de madeira dá um charme a mais. Dividi esse conjunto em 4x, então só vai terminar essa conta em fev/22.
  • Forno de embutir da Eletrolux que foi aí quase 1,2k nesse camarada, que parcelei em 3x termina em jan/22. Esse forno é bem espaçoso e fácil de limpar, vale pena ter um forno de embutir, são bem melhores que aqueles que vem em fogões tradicionais à gás.

    Geralmente coloco um review sobre o produto, o blog não é monetizado por propaganda, se você gostar do produto e poder ajudar, compre usando o link para o blog ser remunerado.

Conclusão

Começamos mais um ano, a vantagem de separarmos a vida em ano que a cada 12 meses temos a oportunidade de recomeçar tudo. Tecnicamente podemos fazer isso a qualquer momento, mas a emoção está em começar em janeiro.

Tipo o fumante que vai para de fumar na segunda, mas nunca para. Assim está sendo meu controle financeiro. Mês que vem vou fazer reserva positiva.

O lado bom que boa parte desse problema na minha reserva está sendo por conta:

  • Obra: essa tende a terminar esse ano, vai ainda sangrar bastante nós próximos meses.
  • Repatriação: essa detonou com meus gastos do meio do ano passado até dezembro.
  • Separação: essa ainda vai durar até o final desse ano com certeza, mas acredito que deve levar parte de 2023, pois até a Tatiane se formar e conseguir um emprego lá, deve demorar.
  • Viagem: essa vai sangrar até Março no máximo. Depois normaliza. Daí teria só os gastos normais para ver a Laura, passagens de ida e volta para Alemanha que deve dar uns 12k no ano.
Previous articleCompras – MMM – MGP – FPI – Jan 22
Next articleBitcoin não é investimento