ETF da direita, só empresa anti-lacração – Papo #90

0

O ETF preferido da direita, foi lançado o God Bless America ETF – YALL. Um ETF focado apenas em empresa que não estejam inseridas na agenda ESG, que não estejam fazendo politica com o dinheiro do acionista, que estejam determinadas em crescer os lucros e receita e não fazer lacração.

Vou falar no final do cast desse ETF e quais as principais empresas que irão compor sua carteira.

Além dele, iremos falar sobre o impacto no Uber e Lyft da nova política do Biden que pode afetar essas duas empresas drasticamente.

Também temos a treta do Ellon Musk com o Twitter e quem irá sair ganhando com esse rolo todo.

Nesse podcast tem notícias de:

  • UBER – UBER
  • LYFT – LYFT
  • TESLA – TSLA
  • TWITTER – TWTR
  • MORGAN STANLEY – MS
  • BANK OF AMERICA – BAC
  • BARCLAYS – BCS
  • DIGITAL WORLD – DWAC
  • AMAZON – AMZN
  • GOOGLE – GOOGL
  • NVIDIA – NVDA
  • QUALCOMM – QCOM
  • DEERE – DE
  • KROGER – KR
  • ALBERTSONS – ACI
  • BROOKFIELD – BBU

Você pode assinar o Feed do Podcast ali do lado ou utilizando esse link, é muito prático e simples. Veja mais papos de dividendos.

Clique aqui para aprender como escutar o PodCast no seu celular.

Ao dar o play pode demorar alguns segundos até que o download  do áudio seja concluído.

Viver de Dividendos
ETF da direita, só empresa anti-lacração - Papo #90
Viver de DividendosETF da direita, só empresa anti-lacração - Papo #90

Nosso Podcast está cadastrado nos principais serviços:

Conheça o XD+

Saiba mais sobre o Ex-Dividend aqui e aqui.

ASSINE JÁ

A parte mais difícil quando está investindo é selecionar os ativos que vão compor a sua carteira de ações e REIT.

Escolher os ativos certos é uma tarefa que exige experiência e um grande conhecimento sobre análise de empresas.

Justamente neste momento inicial é a hora que o investidor está começando e não tem tanta experiência com investimentos. Nessa hora que você mais precisa de um apoio ou uma luz para mostrar o melhor caminho.

Um erro pode ser o custo de 5 ou mais Ex-Dividend, daí você fica pensando: porque não fechei com o Viver de Dividendos, teria me poupado todo esse stress.

Conhecimento é algo de extrema importância, principalmente para quem deseja tornar-se um investidor de sucesso na bolsa de valores americana.

Vendo essa necessidade, resolvi juntar toda a minha expertise e conhecimento acumulado por todos esses anos no mercado de ações e entregar isso através de um serviço.

Não só ajudamos os investidores que estão em busca de um futuro melhor, mas também lhes ensina a analisar e localizar empresas fenomenais.

Se quiser saber como Viver de Dividendos, esse é o lugar certo.

Union Pacific com 56% de retorno – Dividendos Set 22

0
  • Dólar despencou forte, no mês de agosto foi R$5,40 e agora caiu 7% para R$5,02.
  • Union Pacific tem sofrido com o aumento de combustível, a dificuldade da empresa repassar esses custos pode ser o fator na sua queda.
  • Tivemos um bom aumento dos dividendos nesse mês comparado ao ano anterior, mesmo tendo que liquidar diversos ativos por conta da construção da nova sede em uma das empresas.

Nossos dividendos

Ano passado recebemos R$ 1.932,89 em set/2021.

Tivemos um aumento de 46% nos dividendos de um ano para o outro. Isso mostra mais uma vez como nossa estratégia de investimento vem dado certo ao longo dos anos.

Invista em Dividendos nos Estados Unidos

Se você gostou da Stock/REIT do artigo ou de outras empresas semelhantes a ele, saiba que é possível investir nos Estados Unidos de forma simples e barata. Não precisa ter tanto dinheiro e pode-se operar daqui do Brasil.

Abra sua conta numa corretora americana, diversifique seus investimentos em dólar. Comece agora mesmo a montar sua carteira de ações nos Estados Unidos. Veja aqui como Abrir uma conta na corretora americana.

Se precisar de ajuda, nesse artigo tem um roteiro sobre como iniciar seus investimentos no exterior e Viver de Dividendos.

UNION PACIFIC CORP - UNP

Union Pacific não tem se saído tão bem quanto sua irmã Norfolk Southern - NSC, enquanto que na NSC estou com +111% de retornos a UNP estacionou em 56% e um ganho anual de 6,28% bem aquém do normal nos meus ativos tops.

Se olharmos os principais indicadores dos últimos 10 anos, a empresa parece estar nos conformes.

Veja que sua receita mais que dobrou no período, saindo de 17,03 para 36,79, seus lucros também saltaram ainda mais com crescimento de quase 300% indo a $10,76, caixa livre e dividendos também acompanharam.

No entanto quando olhamos o crescimento das ações vemos isso:

Essa queda de 22% pode ser por conta do Índice de Cobertura de juros da UNP que está com 8,07 um pouco acima do mínimo necessário.

Ou talvez o mercado esteja precificando o aumento do combustível que foi responsável por 89% do crescimento dos seus gastos, jogando as despesas operacionais de $3 bilhões em 2021 para $3,774 bilhões nesse 2º trimestre.

A empresa pode ter certa dificuldade em repassar esse aumento de custo aos seus clientes, mas não vejo isso como um motivo para venda. Pelo menos para mim no momento ela ainda tem muita gordura para queimar.

UNP tem uma situação confortável com seus dividendos, mantendo um Payout de 44% a empresa ainda por estar operando em um segmento bem resiliente, tem um baixo risco de corte nos seus dividendos.

Para quem deseja aumentar posição na empresa esse desconto pode ser interessante.

As empresas de transporte férreo, apanharam muito do mercado nesses últimos anos, enquanto o mercado derruba suas ações, eu aproveitava para comprar mais e mais desses ativos, hoje não me arrependo, com retorno de +100% e 50% nesse especificamente.

Apesar da queda a empresa tem me entregado um YOC de +11% 😉

Dividendos recebidos

Ativo Cód Valor
JOHNSON & JOHNSON JNJ 29,78
VISA INC V 14,99
AFLAC INC AFL 17,34
3M CO MMM 19,00
WAL-MART STORES INC WMT 18,56
CME GOURP INC CME 17,85
UNION PACIFIC CORP UNP 20,99
LOCKHEED MARTIN LMT 30,94
UNILEVER PLC UN 27,37
REALTY INCOME CORP O 87,10
STAG INDUSTRIAL INC STAG 52,74
EPR PROPERTIES EPR 70,36
GLADSTONE COMMERCIAL CORPORATION GOOD 41,99
UNIVERSAL HEALTH REALTY INCOME TRUST UHT 64,57
Total R$ 2.703,25 US$ 531,09

Dividendos recebidos na Top Picks - XD

Ativo Cód Valor
TOP PICKS - REIT XDR 8,15
TOP PICKS - STOCK XDS 15,01
Total R$ 117,88 US$ 23,16

Total Geral: R$ 2.821,13

  • Dólar utilizado para conversão: R$ 5,09 (veja aqui)
  • Valores de dividendos recebidos das ações de NYSE já são declarados como líquidos, ou seja, considerando o imposto de renda.

Acompanhe na página sobre Dividendos, as últimas atualizações dos rendimentos mensais, e veja como anda a evolução da minha carteira.

Veja como funciona os dividendos no EUA.

Você já imaginou ter acesso ao meu portfólio de ações completo - o mesmo portfólio que gera uma receita passiva de dividendos confiável e em constante crescimento, capaz de financiar sua própria liberdade financeira? E se você recebesse alertas sempre que eu fizer uma nova compra ou venda de ações? Agora você pode ter acesso EXCLUSIVO a tudo isso!

Rentabilidade Top Picks Stock +12% – Set 22

0

Seguindo a tendência de baixa do mercado nossa carteira teve mais uma queda forte.

Chegamos no nosso menor índice de retorno da Top Picks Stock com 12,2% ao ano.

Apesar do indicador nosso ser o menor da nossa história, ainda estamos bem acima do retorno de muitos fundos do mercado.

Esperamos que o Powell e Biden consigam entender o estrago que eles estão fazendo na economia americana.

Abaixo nosso histórico mais recendente de rentabilidade:

IRR - Top Picks Stocks - $

Mês IRR Anualizado
JANEIRO 28,1%
FEVEREIRO 24,8%
MARÇO 33,1%
ABRIL 28,4%
MAIO 24,4%
JUNHO 16,7%
JULHO 21,3%
AGOSTO 19,2%
SETEMBRO 12,2%
OUTUBRO %
NOVEMBRO %
DEZEMBRO %

IRR - Top Picks Stocks - R$

Mês IRR
JANEIRO 33,5%
FEVEREIRO 22,2%
MARÇO 19,2%
ABRIL 19,0%
MAIO 11,8%
JUNHO 12,7%
JULHO 17,3%
AGOSTO 14,6%
SETEMBRO 11,5%
OUTUBRO %
NOVEMBRO %
DEZEMBRO %

Carteira

Nossa carteira é 100% voltada para investidores da bolsa americana, não abordamos bolsa brasileira.

A Top Picks é a seleção de ações que considero as melhores opções de case para se investir visando o longo prazo.

Temos duas carteiras principais no nosso serviço de assinatura Ex-Dividend:

  • Top Picks - Stocks - composta atualmente por 8 ações.
  • Top Picks - REITs - composta atualmente por 8 REITs.

Rentabilidade da Top Picks - Stocks

Os dados aqui apresentados são desde janeiro de 2020, quando começamos a fazer nosso acompanhamento de rentabilidade.

Todos os meses o investidor aporta mil dólares em cada ação da carteira.

Os dividendos dessas ações são reinvestidos na carteira.

O método utilizado foi a IRR, Internal Rate Return ou TIR, taxa interna de retorno. É o mesmo indicador que o Banktivity utiliza para realizar análise dos investimentos.

Para saber mais sobre a IRR consulte esse link da Wikipedia.

No caso coloquei o IRR ANUALIZADO dos meses.

Uma carteira com esse histórico de taxas de retorno anual é extremamente raro no mercado. Isso só certifica nossa estratégia de longo prazo para seleção de ativos visando Viver de Dividendos.

Só para ter uma ideia, minha carteira pública de Stocks aqui do blog tem uma IRR anualizada de 11,6% isso mostra o quão bom são os retornos da carteira Top Picks.

A TIR é a melhor maneira de se medir um retorno mensal. A TIR é uma taxa para igualar o valor de um investimento (valor presente) com seus respectivos retornos futuros ou saldos de caixa gerados em cada período.

Quer saber quais são essas ações de alto rendimento? Entre aqui para a membership do Ex-Dividend.

Venda STOR

0

Vou explicar porque resolvi vender o STOR - Store Capital antes da sua OPA.

Já falei bastante do STOR - Store Capital nesse post: STOR R$57 mil e ganho de 35%

Fiz um vídeo sintetizando, porque escolhi vender o REIT de varejo preferido do Warren Buffett antes de concluir o seu fechamento de capital.

Também explico, porque não devemos ficar seguindo carteira dos gurus de investimento como o próprio Warren Buffett.

Pos Edit

Minha posição no STOR era de 8 mil dólares e tive um retorno de 71% no total, o que equivale a 23% de retorno no anual. Um excelente retorno como um todo!

Mercedes-bens C300 – Gastos e receitas: Set 22

0

As quedas das ações continuam sangrando nosso patrimônio total, baixamos a marca dos 1,5 milhões. Muito disso também foi motivado pelo novo ativo que coloquei no meu patrimônio. Comprei uma Mercedes-Bens de quase meio milhão e isso acabou afetando meu patrimônio líquido.

De resto as receitas recuperaram bem, voltamos para marca de lucro distribuído em 100 mil por mês nas empresas do grupo que opero.

Isso é só uma fração da história, se quiser conhecer o resto acesse a nossa página de Orçamentos, onde mantenho um histórico com toda nossa trajetória rumo a IF - Independência Financeira.

Receitas

  • Companys: é a receita proveniente das empresas de capital fechado. Nessas empresas listadas dentro do Company, algumas sou sócio outras sou único dono.
  • Outras receitas: são receitas diversas que não se enquadram em lucro de empresas, pequenos projetos independentes.
  • Dividendos: são as receitas recebidas na bolsa de valores das empresas de capital aberto.
  • Poupança: são receitas de juros sobre valores colocados na poupança.

Nossa receita teve uma alta de +9k comparado ao mês anterior. Já comparado com o ano anterior nossa receita deu uma melhorada de +21k.

Nosso recorde de receita ficou com o mês julho 22 onde chegamos em 109k num único mês.

Taxa de poupança do mês: -59%

Consegui fazer 4 meses com taxa de poupança positiva na sequencia, até que mês passado nossa taxa caiu para o negativo, agora esse mês teve outra pancada e muito provável que mês que vem terá outra.

Esse ano a nível de gestão de taxa de poupança foi bem ruim, apesar de todos os altos e baixos ainda tínhamos conseguido manter nosso patrimônio acima do 1 milhão e meio.

Temos o nosso recorde, difícil de bater, em abril de 2017 onde chegamos a uma taxa de +75%.

Net Worth, grosso modo, nada mais é do quanto você tem em capital ao longo do tempo considera-se saldos de conta, investimentos e dívidas. No meu caso não possuo dívida alguma, nem de carro, nem de casa, estou absolutamente líquido.

Mês passado terminamos com 1.712k esse mês fechamos nosso patrimônio em 1.441k, tivemos resultado negativo de -271 mil Reais no patrimônio esse mês, um dos piores meses desde a Covid.

Um resumo desse mês e como aumentamos ou baixamos nosso patrimônio investido, em R$ a cada semana:

  • 1ª semana: -55k
  • 2ª semana: +43k
  • 3ª semana: -43k
  • 4ª semana: -77k
  • 5ª semana: -53k

Alguns dias aí na 1ª e 5ª pegam do mês anterior e seguinte.

Despesas – Resumo

Gastei 11k com a Laura esse mês, sendo que nessa conta tem algumas passagens para Alemanha. A passagem aérea subiu muito, uns três meses atrás comprei uma parcelada no qual paguei 4x869, agora saltou para 4x1188 ☹️

Alimentação teve uma queda de 1k nos gastos. Já com a Evelyn subiu 1k de despesas, muito por conta dos exames médicos que ela vem fazendo.

Comigo, tive um aumento de 1k, por conta de roupas que comprei na Tommy Hilfiger.

Mercedes-Bens c300

Todos sabem que estou tocando a série Trade de Valor - Porsche, apesar de gostar muito do carro, sei que é um sonho extremamente difícil de alcançar. Principalmente com o Biden e Powell trabalhando firme para destruir a economia americana.

No dia que divorciei e resolvi voltar para o Brasil, essa Mercedes estava parada na frente da minha casa. Tirei essa foto de madrugada, enquanto aguardava minha ex-esposa me pegar para levar ao aeroporto.

Essa foto ficou nos meus favoritos. Na vida sempre gostei de colocar meus desejos dentro da esfera do possível de se realizar, não adiantar ter o sonho de comprar uma Ferrari se sei que não vou conseguir alcança-lo.

Alguns tem tara por BMW, Volvo, Jaguar, Land enfim eu nunca gostei desses, meus olhos sempre brilhavam por um Mercedes. Pessoal sempre zomba que Mercedes é carro de tiozão, nunca liguei para isso, sempre achava o carro mais top dentro dos premium.

Eu estava namorando um Mercedes acabei desistindo, tava muito caro na verdade, talvez no next step dê pra pegar uma. No post de despesas em setembro de 2018

Aquele sonho lá de 2018 finalmente consegui alcançar agora em 2022. Levou aí quase 1 copa do mundo, mas saiu.

Comprei essa Mercedes C300, minha ideia a uns anos atrás era comprar uma SUV, mas acabei mudando de gosto com o tempo, no meu prédio cerca de 70% dos carros são SUV de todas as marcas, parece tudo mais do mesmo.

Evelyn e eu, sempre brincamos chamando os SUV de carro caixotão, pq eles são grandões igual um caixotão. Acabou que de tanto ficar vendo SUV o dia todo meu gosto pelo carro diminuiu com o tempo.

Cheguei a olhar um coupé, estava muito convicto de comprar um CLA Coupé. O carro é lindo, o problema era que o interior ainda estava num modelo antigo da Mercedes.

Ela começou a mudar os modelos que antes vinham com essa tela inteiriça no painel.

Só que eles começaram a atualizar os carros para o novo interior, passando a tela para um painel estendido no centro.

O problema que os Alemães são muito lento com upgrades, e para chegar com esse novo interior no Coupé teria que aguardar alguns anos.

Pesquisei bastante e fui na concessionária dar uma olhada e realmente essa nova tela deu um ar muito mais moderno para o carro, optei por mudar para o C300.

Apesar de achar o coupé por fora mais bonito, aquela caída atrás brusca e a janelas sem armação são muito estilosas, optei pelo sedan padrão pelo conjunto da opera.

O carro é completo por dentro e por fora. Uma verdadeira maquina!

Atendimento é tudo

Ocorreu um fato inusitado na compra do carro. Como estou atualmente andando de uninho, fui com ele em duas concessionarias Mercedes.

Como a diferença de atendimento é tudo nesse mundo, principalmente quando se está vendendo um carro de meio milhão.

Na primeira concessionaria da Mercedes que entrei fui muito bem recebido, o vendedor me deu total atenção, mostrou o carro em detalhes, mostrou outros carros, ligou o veiculo, me colocou dentro, ofereceu café, coca, e até água para levar na viagem de volta deu. Isso sem ter absoluta certeza que iria comprar o carro. Depois de ter me passado preço e condições, disse que iria na concorrente e depois voltaria para negociar caso achasse um preço melhor.

Na segunda concessionária da Mercedes, o atendimento foi péssimo, o vendedor cercou-me na porta como se tivesse querendo impedir de entrar na loja, abordou de forma péssima. Cheguei ofegante na loja pois tinha andado um pouco, parei o carro no shopping e resolvi atravessar a rua até a loja a pé, o vendedor não chegou nem a me oferecer água. No final, fez um orçamento e nem o seu telefone tinha colocado para contato, só me deu um cartão depois que questionei "você num vai colocar seu telefone para contato", colocou o cartão e disse "você me procura se quiser comprar" porque provavelmente não vou te procurar. Sim, o preço dele estava 10 mil reais mais barato que o da primeira.

Voltei para casa indignado com o mau atendimento do vendedor.

O vendedor da primeira que me atendeu bem, mandou mensagem era umas 20h, perguntando se tinha conseguido um preço melhor, o da segunda concessionaria até hoje nunca entrou em contato, afinal nem vai porque nem o trabalho de pegar meu contato ele teve.

O cara julga as pessoas pelas aparências, deve ter pensando que eu não teria condições de comprar o carro e mesmo que não tivesse o papel dele seria me atender da melhor maneira possível.

Passei o preço para a primeira concessionária que havia me atendido bem, mesmo que eles não cobrissem eu ainda sim iria comprar com eles, afinal nesse tipo de negócio é o que o Warren Buffett diz: você não está comprando preço, está comprando valor.

Em resumo, uma colega minha disse-me para procurar nas concessionarias de Minas Gerais e Espirito Santo, pois carro nesses dois estados são mais baratos. Realmente o preço do carro lá estava 40k a menos. Mandei esse novo valor para o vendedor da primeira concessionária que com muito esforço conseguiu cobrir.

Porque comprei isso agora

Dei uma entrada de 150k e financiei o resto. Paguei 100k esse mês e outros 50k quando voltar da Alemanha em outubro. Já até espero uma nova taxa negativa de poupança em outubro.

Nem estava com muita idéia de comprar o carro esse ano, meu objetivo era comprar ele ano que vem, quando as despesas da obra tivessem já amenizado, tivesse recuperado minha reserva de emergência, tanto no Brasil quanto na Alemanha.

Ocorre que esteva com um mau pressentimento, achava dentro de mim que esse preço do carro iria dispara ano que vem, primeiro por conta da guerra na Ucrânia que iria intensificar, isso geraria mais preocupação no mercado e ainda dificultaria mais a questão dos chips.

Caso você não saiba mais da metade da matéria-prima para fabricação de chips vem da Ucrânia e Russia. Com a guerra todos estão com problemas na entrega de chips. O próprio pessoal da concessionaria comentou que antes recebiam 40 carros, agora chega no máximo 14, e quando chega já são vendidos, isso para não falar nos SUV que tem fila de espera.

Isso por si só já é complicado, agora adicione um possível conflito da China em Taiwan, a maior fabricante de chips do mundo, coisa que acho que não deve ocorrer ano que vem, mas num futuro curto para médio prazo, isso tudo vai complicar as coisas ainda mais.

Para finalizar, tem a questão da volta do PT ao poder e o dólar vai lá para as alturas, inviabilizando ainda mais aquisição de bens importados.

Somando isso tudo calculei que o melhor, talvez o único momento para se comprar seria agora. Apesar de não ser o meu melhor momento financeiramente falando para mim, ou fazia essa tacada agora ou talvez isso tudo atrasaria alguns anos a aquisição da Mercedes.

Esse foi o meu cálculo.

Não recorrentes

Os não recorrentes cresceram absurdamente. Saindo de 66k mês passado para 126k esse mês. Uma aumento de 90%.

As obras até que reduziram bem, saindo de 64k para 24k. Acredito que falta uns 50k para pagar de coisas ainda. O bom que fizemos a obra e quase não temos divida, só pegamos um pequeno empréstimo no começo para pagar parte da estrutura metálica. O resto foi tudo avista.

Gastamos na obra até o momento cerca de 1 milhão e meio. O resultado final saiu bem acima dos 1 milhão que tinha projeto, de forma pessimista.

Entendo que essa obra é um investimento importante no meu principal negócio e depois disso a empresa irá pagar cerca de 40k de aluguel para nós. Isso é uma boa renda que poderá ser utilizada por longos anos, sem falar na possibilidade de expansão da empresa, agora num lugar maior e melhor.

Essa expansão já estou até começando a alinhar novos negócio para o ano que vem.

Os não recorrentes saltaram +20k, isso muito por conta da obra que saiu de 44k para 64k esse mês, fora isso não teve nada muito fora do normal nessa categoria.

Alguns itens legais que comprei esse mês:

  • Camisa da seleção: comprei essa camisa do modelo 2022 para assistir uns jogos da copa e também para votar nesse último domingo, só que não trouxe muita sorte para votar, espero que dê bons ares pelo menos na copa :)
  • Bullet Journal: comprei esse de espiral, o material é de boa qualidade, fiquei até surpreso, pois não tem muito a desejar em qualidade pelos que comprava na alemanha de +R$100
  • Temperamento controlado pelo espirito: Sempre que volta a Alemanha para ver minha filha, levo alguns presentes para a minha ex-esposa a Tatiane, dessa vez levei esse livro que ela estava querendo ler.

Conclusão

Como não estou mais adicionando esses tipos de Assets na meu controle do Banktivity, acabou fazendo com que minha despesa do mês extrapolasse o normal.

Com esse gasto da Mercedes minha taxa de poupança, excluindo gastos com obra estão em 48% um bom número. Chegamos a 874 mil em receitas no ano, lembrando que tem algumas depesas de outubro que não foram consideradas nesse relatório.