Vamos cancelar a aquisição da fábrica – nov23

0
418

Tivemos mais uma melhora nas receitas que chegou a marca de 113k, no entanto devido aos gastos no investimento da fabrica fiquei com uma taxa de poupança negativa de -4k. Falarei um pouco mais sobre isso abaixo.

Isso é só uma fração da história, se quiser conhecer o resto acesse a nossa página de Orçamentos, onde mantenho um histórico com toda nossa trajetória rumo a IF – Independência Financeira.

Receitas

  • Companys: é a receita proveniente das empresas de capital fechado. Nessas empresas listadas dentro do Company, algumas sou sócio outras sou único dono.
  • Outras receitas: são receitas diversas que não se enquadram em lucro de empresas, pequenos projetos independentes.
  • Aluguéis: São os imóveis físico fora da bolsa de valores.
  • Dividendos: são as receitas recebidas na bolsa de valores das empresas de capital aberto.
  • Poupança: são receitas de juros sobre valores colocados na poupança.

Comparar com o mês passado tivemos um aumento de 6k nas receitas desse mês frente aos 107k do mês de outubro de 2023 ou 6% de um mês para outro.

Se compararmos com o ano anterior no mesmo mês de outubro tivemos uma leve queda de -1k de receita esse ano, em novembro passado fizemos 114k.

Ficamos não muito distante do nosso recorde. O recorde de receita é novembro de 2022 quando chegamos na marca de R$ 114 mil em um único mês.

Taxa de poupança do mês: 0%

Bem nossa taxa ficou estável apesar da queda de -4k no mês em nível de poupança. Nossa operação na fabrica está tomando bem mais recursos do que imaginávamos. Estamos analisando uma tratativa para o próximo ano sobre isso tudo.

Temos o nosso recorde, difícil de bater, em abril de 2017 onde chegamos a uma taxa de poupança de +75%.

Net Worth, grosso modo, nada mais é do quanto você tem em capital ao longo do tempo considera-se saldos de conta, investimentos e dívidas. No meu caso não possuo dívida alguma, nem de carro, nem de casa, estou absolutamente líquido.

Mês passado terminamos com 1.555k esse mês fechamos nosso patrimônio em 1.555k, tivemos resultado de +111 mil Reais no patrimônio esse mês.

Um resumo desse mês e como aumentamos ou baixamos nosso patrimônio investido, em R$ a cada semana:

  • 1ª semana: +100k
  • 2ª semana: -31k
  • 3ª semana: +47k
  • 4ª semana: +12k
  • 5ª semana: +49k

Alguns dias aí na 1ª e 5ª pegam do mês anterior e seguinte.

Despesas – Resumo

Minha despesa deu um salto grande de 85k para 118k, muito por conta de altos não recorrentes que representaram cerca de 93k. Tirando isso tivemos alguma reduções pontuais como os gastos com a Laura que saíram de 17k para 11k, isso por conta da menor despesas com viagens para ir visitar minha filha na Alemanha.

As demais despesas foram bem em linha com o mês anterior, só quem chegou a subir foram os gastos com o transporte, muito por conta dos trem na Alemanha.

Vamos cancelar aquisição da fabrica

Nós já chegamos a investir cerca de 600 mil em aportes na fabrica que adquirimos, comentei sobre isso aqui. O negócio foi vendido com uma perspectiva de gerar algo em torno de 40k ao mês de lucro.

Daí ficamos com uma exploração comercial da fabrica e da rede de franquias por um ano para ver como seria esse desempenho, visto que o gestor antigo não tinha uma pegada muito organizada.

Levantamos e organizamos o negócio todo, desde contagem de estoque até a fazer o DRE da empresa. Apurando o lucro em detalhes mês a mês, fomos percebendo que a lucratividade prometida não era bem aquela.

Conversamos com o vendedor, antigo gestor, para tentar abaixar o preço e chegar num preço que fosse mais condizente com o valor da operação, eles foram relutantes nisso.

Estamos bem tendenciosos a encerrar a operação e entregar de volta o negócio. Pois a operação está exigindo bem mais capital e com retorno bem menor do que foi proposto.

Foi um negócio que não deu muito certo e certamente levaremos algum prejuízo com isso tudo, ele terá que nos ressarcir o dinheiro investido, mas dado a situação periclitante do seu balanço, acho que vai ser bem difícil de conseguir recuperar o dinheiro completamente.

Investir e empreender é isso aí, as vezes a coisa não dá certo, como aqui no Blog eu não tenho aquela pegada de conto de fadas e só contar as coisas boas para vocês, então estamos nós compartilhando os fracassos também.

Essa decisão foi até de última mão que tomamos, se ver no post do mês anterior eu estava com outra expectativa, mas agora vendo melhor alguns números e como a coisa está indo, optamos por sair da operação.

Não recorrentes

Aqui o vilão continua sendo os gastos com empresa que saiu de 31k para 70k. Sendo os gastos na fabrica responsáveis por 65k dessas despesas.

Além disso tive um gasto considerável com viagens em 4,5k sendo hotel e despesas de passagem para Dubai, meu roteiro de passeio para meados desse dezembro.

Os gastos com móveis e eletrônicos saíram de 1,6k para 3,3k muito também por conta de despesas de algumas roupas de cama e banho na Hoffner.

Alguns itens que comprei esse mês:

  • Relógio digital madeira Comentei aqui no blog um tempo atrás que estou tentando melhorar a minha qualidade de sonso, uma das medidas é tirar o celular do quarto. Tinha mania de dormir do lado do aparelho bem perto da cabeça, depois que tirei ele do quarto meu sono começou a melhorar muito. Minha desculpa para o celular do lado era o despertador. Então as vezes precisava de despertar cedo, daí resolvi lá atrás comprar um despertador bem simples, agora fiz um upgrade para um mais poderoso. Esse despertador é digital e não faz barulho a noite, apesar de ser digital ele não emiti luz, o que não vai te atrapalhar a dormir com claridade. Só que as vezes você vai querer acordar de madrugada e ver as horas, então ele vem com um botão no topo que ao apertar ascende uma luz que se apaga poucos segundos depois. Ele vem com a data e até a temperatura do ambiente. Um produto simples mas que eu gostei muito e recomendo para quem quiser começar uma pegada de menos digital e corrosão de 3g/5g comendo seu cérebro :)
  • Microondas Panasonic: Estava com um microondas da philco, não tinha 2 anos e já tinha levado ele uma vez para conserto, agora veio a dar problema novamente. Era bem perto da Black Friday. Aproveitei e comprei um novo, dessa vez da Panasonic, a marca japonesa já está no meu fogão elétrico, minha geladeira e agora o microondas. Gosto muito dessa marca, tando do designer quanto usabilidade dos produtos. Estava namorando um Brastemp, mas o preço estava impraticável, quase o dobro dessa opção da Panasonic, daí acabei indo pelos japoneses mesmo. https://viverdedividendos.org/wp-content/uploads/2023/12/microondas-panasonic.jpg

Conclusão

Chegamos a uma poupança de 623k no ano, isso deve-se em boa parte a nossa estratégia de longo prazo, estamos trabalhando ano a ano para aumentar nossa renda passiva através dos dividendos.

Esse ano prometia dar um boom nisso, mas a aquisição da fabrica acabou atrapalhando tudo, o ano de 2024 agora será dedicado na bolsa, vou concentrar meus esforços na minha carteira e trabalhar para aumentar meu patrimônio passivo.

Off

Por essa série ser uma das com caráter mais pessoal, resolvi colocar no final do post sobre receitas e despesas um resumo do que estou escutando e do que estou assistindo.

Meu gosto musical é bem incomum, então não se assustem. O que tenho feito ultimamente é evitado escutar músicas em inglês ou português. Sou do tipo que não gosta de entender o que está escutando, até porque ultimamente as letras são muito ruins e se você se prender nisso vai acabar não escutando nada.

Vou colocar três músicas que estou escutando esse mês:

Na parte de filmes vou colocar uma nota do filmes e nem sempre filme será uma sugestão, as vezes será uma não sugestão de tão ruim. Por isso fica ligado nas notas ao lado do filme.

Então se você curte séries e filmes e quer ver algumas recomendações, se liga aqui no meu post mensal sobre finanças que vou passar algumas bem legais.

  • Filmes:
    • Mussum: o filmis 9/10: Não sou muito fã de filmes brasileiros, pois parecem muito com novela e sempre muito carregados na guerra de classe social. Esse filme do Mussum você não verá nada disso, o filme é uma biografia que mostra o artista sem aquela ótica vitimista que vemos nos dias de hoje. O filme mostra como o Mussum fez a sua trajetória na carreira, um cara que poderia ter seguido na carreira militar e ter tido uma certa segurança financeira, mas optou por arriscar tudo e entrar na carreira artística numa banda de pagode. No fim terminou como comediante, olha que nem era o que ele mais gostava de fazer, ele queria mesmo era ser pagodeiro, mas a vida nem sempre vai te permitir ser o que você deseja e sim o que você pode ser. Enfim o filme é muito bom e vale muito a pena assistir. Filme sem lacração.
    • The Burial 8/10: Filme legal que mostra a história de um advogado negro tentando defender um cliente branco dono de uma funerária. O legal quando o Jeremia chega no Jamie Foxx e ele diz que não atende brancos, mostra o que vemos muito hoje do racismo reverso :) e também como eles estatizam para ir a um júri mais favorável para uma causa de negros. Enfim a hipocrisia impera e mostra como foi esse embate jurídico na época. Filme sem lacração.
    • BlackBerry 9/10: Filme retrata a história da BlackBerry e como foi seu sucesso e fracasso. Lembre quando falei que a Disney com toda a sua soberba e ego disse que a Disney nunca iria cair, relembre desse twitter de 2022. O caso da BlackBerry foi muito parecido com essa situação atual da $DIS. É legal assistir o filme para conhecer bem a história da empresa e também ele tem um pegada bem corporativa. Filme sem lacração.
    • Natal em 8 bits 7/10: O filmes é bem café com açúcar e é aquele filme para assistir a tarde, mas a história é legal, assisti no avião e foi um entretenimento divertido. Filme sem lacração.
    • Insidious: Chapter2 3/10: Filme de terror lixo, nem gastem seu tempo assistindo. Filme cheio de lacração, onde colocam uma mulher muito doida no lugar de um padre para expulsar um demônio. Pow se você está fazendo um filme de exorcismo, você precisa de um padre não de uma mulher lacrate. O pai é um bananão como sempre e a mão salva a criança e detona com os demônios tudo.
  • Séries:
    • The Therapy 8/10: É uma série alemã, como sempre sem piadas e carregada de muito obscurantismo. A série conta o desaparecimento da filha de um psiquiatra e a história vai se desenrolando ao longo da temporada quando ele vai para um ilha isolada no norte da Alemanha. Pensei no começo que era algo meio Dark, mas no fim surpreendeu. Quem me recomendou essa série foi Alex, um amigo meu na Alemanha, ele me passou essa série e o Burial acima. Recomendo os dois para assistir, acho que ambos estão na Amazon.

Então é isso, ficamos por aqui e aproveitem as sugestões, se você já viu algum desses aqui, me diga o que achou no meu Twitter.

Previous articleOs 14 fossos competitivos que você não conhecia e 4 que você já sabia
Next articleUm trem de dividendos – Dividendos nov23