Voltamos para 2 milhões em patrimônio – fev24

0
412

Esperava que essa marca fosse alcançada mais para o meados do ano, jamais imaginaria que chagaria nesses 2 milhões logo nesse primeiro trimestre do ano.

Fico feliz, pois isso mostra como minha estratégia de investimento de longo prazo tem dado frutos.

Não sou nenhum grande investidor, meus conhecimentos de mercado foram adquiridos com muito estudo, não recebi nenhuma herança (nada demais com quem recebe também), mas conseguir essa marca com meus próprios esforços é muito gratificante.

Isso é só uma fração da história, se quiser conhecer o resto acesse a nossa página de Orçamentos, onde mantenho um histórico com toda nossa trajetória rumo a IF – Independência Financeira.

Receitas

  • Companys: é a receita proveniente das empresas de capital fechado. Separo isso em duas categorias.
    • Em Holding contêm as empresas e negócios virtuais no qual sou o único dono.
    • Em “Lucro sociedades” contempla as empresas que tenho ao menos um sócio, uma delas é até a que nós usamos de case na série sobre empreendedorismo: Meu Negócio.
  • Outras receitas: são receitas diversas que não se enquadram em lucro de empresas, pequenos projetos independentes que ainda não viraram negócios de verdade.
  • Aluguéis: São os imóveis físico fora da bolsa de valores.
  • Dividendos: são as receitas recebidas na bolsa de valores das empresas de capital aberto.
  • Poupança: são receitas de juros sobre valores colocados na poupança.

Conseguimos nesse mês de fevereiro superar o final de 2023, onde em dezembro tínhamos feito o último recorde com 122 mil reais em receita, agora esse mês passa a ser o nosso novo recorde com R$ 125 mil reais em receita num único mês.

Comparado com o ano anterior tivemos um bom aumento nas receitas, principalmente nós negócios virtuais. Nossa receita saiu de 104k em fevereiro de 2023 para 125k agora, isso nós coloca com +20% ou +21 mil reais em receita liquida no mês.

Taxa de poupança do mês: 56%

Minha meta é manter essa taxa dos 50% em poupança, o suficiente para manter um excelente padrão de vida e ainda sim continuar a crescer o patrimônio e fazer o dinheiro trabalhar com mais força.

Temos o nosso recorde, difícil de bater, em abril de 2017 onde chegamos a uma taxa de poupança de +75%.

Net Worth, grosso modo, nada mais é do quanto você tem em capital ao longo do tempo considera-se saldos de conta, investimentos e dívidas. No meu caso não possuo dívida alguma, nem de carro, nem de casa, estou absolutamente líquido.

Mês passado terminamos com 1.863k esse mês fechamos nosso patrimônio em 1.985k, tivemos resultado de +122 mil Reais no patrimônio esse mês.

Um resumo desse mês e como aumentamos ou baixamos nosso patrimônio investido, em R$ a cada semana:

  • 1ª semana: -16k
  • 2ª semana: +10k
  • 3ª semana: +2k
  • 4ª semana: +12k
  • 5ª semana: +10k

Alguns dias aí na 1ª e 5ª pegam do mês anterior e seguinte.

Despesas – Resumo

Consegui reduzir as despesas, foi mais por conta dos gastos com pensão, na verdade não é necessariamente pensão, pois foram gastos para poder ir visitar minha filha na Alemanha, que mês passado foi de 23k e agora 11,9k.

Meus gastos pessoais deram uma subida, muito por conta do aumento de gastos com roupas da Tommy Hilfiger que ficaram em 1,4k e alguns produtos novos de barba na Amazon.

Já os gastos com a Evelyn deram uma boa reduzida, também tive reduções em todos os demais gastos.

Não recorrentes

Tivemos uma leve subida nos não recorrentes, muito por conta de gastos com coisas para empresas que ficaram com 5,6k.

Gastos com Dubai ainda impactaram as despesas com viagem em 2,3k. Marcamos uma nova viagem para Foz do Iguaçu, vou com a Evelyn num final de semana ver as cataratas e aproveitar para ela conhecer a cidade do Paraguai. Com essa brincadeira foram 1,4k em passagens e depois deve ter outra pancada agora em março com hotel e bugigangas.

Na parte de móveis, teve ainda um gasto de 1,1k sendo principalmente na Höffner, uma loja de moveis na Alemanha, onde comprei algumas toalhas, jogo de cama e utensílios para cozinha.

Na ponta negativa aqui tivemos um aumento de gastos com entretenimento que saíram de 800 reais para 1,5k basicamente são passeios no final de semana em restaurantes.

Algumas compras do mês:

  • Apple AirPods 3: Comprei uns fones novos, pois os meus antigos da 2ª geração já não funcionavam tão bem a bateria em lugares muito frios. No verão até que dava para levar, mas na Alemanha ele não estava durando nada a bateria. Não gostei muito dessa geração, diminuíram o tamanho do mastro do fone, isso acaba fazendo com que eles caiam mais fácil da cabeça. Além de acabarem com a batida e colocarem um botão que é muito pequeno e péssimo acesso. Conseguiram atualizar para piorar muito o produto. Link para versa br.
  • Kit de manicure: comprei esse kit com a intenção de substituir minha tesourinha e alicate que carrego na minha necessaire de viagem. Achei que seria interessante, pois vem num estojo. O produto parece até legal, mas não serviu muito bem dentro da necessaire, ficou meio grande. Acabei passando ele para Evelyn usar, ela tem gostado.
  • Tijela para barbear: essa tijela não foi bem uma compra minha, foi um presente da minha mãe, que comprou isso com o pincel. A tijela é para colocar o sabonete de fazer espuma de barbear. Falei no post anterior sobre o sabonete que comprei. Link para versão alternativa BR.
  • Pincel de Barbear: já tinha o barbeador da marca e agora adquiri o pincel. Fazer a barba com sabonete de barbear é melhor do que usar essas espumas já prontas. Esse também foi um presente que ganhei. A versão br pode ser encontrada aqui.
  • Perfume Tommy Hilfiger: Aqui vai uma anti-dica, pois comprei esse perfume e foi bem ruim o negócio parece eau de toilette, muito fraco, tem que dar quatro a cinco borrifadas para fixar.

Conclusão

Esse mês de fevereiro foi fantástico, primeiro por bater mais um recorde de receita e depois por conseguir romper a barreira dos 2 milhões.

Esse barreira do 2kk acho que não vai se manter em março, pois só conseguimos isso assumindo o adiantamento de algumas receitas do mês.

Off

Por essa série ser uma das com caráter mais pessoal, resolvi colocar no final do post sobre receitas e despesas um resumo do que estou escutando e do que estou assistindo.

Meu gosto musical é bem incomum, então não se assustem. O que tenho feito ultimamente é evitado escutar músicas em inglês ou português. Sou do tipo que não gosta de entender o que está escutando, até porque ultimamente as letras são muito ruins e se você se prender nisso vai acabar não escutando nada.

Vou colocar três músicas que estou escutando esse mês:

Na parte de filmes vou colocar uma nota do filmes e nem sempre filme será uma sugestão, as vezes será uma não sugestão de tão ruim. Por isso fica ligado nas notas ao lado do filme.

Então se você curte séries e filmes e quer ver algumas recomendações, se liga aqui no meu post mensal sobre finanças que vou passar algumas bem legais.

  • Filmes:
    • Duna Part Two 8/10: o filme foi bem melhor que o primeiro, ainda sim não achei digno de um Blockbuster. É um filme legal e que merece ser visto no cinema porque a parte visual e auditiva é fantástica. Você não irá se decepcionar, os filmes não tem uma ligação muito grande entre as partes, a Eve mesmo não assistiu o Duna 1 e entendeu de boa.
    • 500 Days of Summer 8/10: grata surpresas um romance sem lacração, aí fui ver era de 2009 quando isso ainda não tinha tomado conta de Hollywood. O filme mostra como os homens sofrem por uma mulher rsrsrs, pow a mina judiou d+ do cara, toda hora deixando ele com uma faisca de que queria algo.
    • Missing 9/10: filmão com orçamento ridículo de $7 milhões e bilheteria $48 milhões, sucesso absoluto. O filme sem grandes orçamentos, mas muito interessante. Diga-se de passagem baita patrocínio da Apple hein.
    • Old Dads 7/10: uma comedia de sessão da tarde, sem muita surpresas, aquele filme pra assistir sem pensar muito. O legal que faz algumas criticas a cultura Woke. Assite o trailer e veja se te atrai.
    • Society of the Snow 8/10: participo de um podcast e no episódio desse ano resolvemos falar sobre filmes, o meu co-hosting recomendou esse e o filme é impactante, você sabe disso quando no outro dia vc ainda está falando dele.
    • The Equalizer 3 6/10: gosto muito do Denzel, mas confesso que esse filme três deixou muito a desejar. Fraco e arrastado, não vale a pena se desgatar com isso.
    • The Killer 7/10: o filme é bem parado no começo, mas depois que ele faz a missão lá de atirar no cara a coisa se agita um pouco, daí cria uma dinâmica legal. O filme meio sessão da tarde, mas que vale a diversão.
  • Séries:Estou rodando com essas sérias atualmente, quando parar de assistir ou terminar a temporada removo-a da lista.
    • Tokyo Vice 8/10: A série se passa em Tokyo, para ficar melhor é Tokyo de 1990. Bem o elenoc é fantastico, principalmente os chefões da Yakusa, são todos muito maneiros, não tem um que ficou mau feito. Tozawa é o inimo principal e o ator trabalhou muito bem. Tem o Yabuki que é muito legal também. Dentre esses tem o Ishida que é o atual chefão do clã, tem uma cena que ele joga um dos seus braços direito do alto do prédio por traição. Gosto muito dessa pegada japonesa de você errou vai pagar com um dedo ou com a vida dependendo do erro. O seriado é fantastico, o ponto ruim da série é o nucleo ocidental. É uma série de investigação criminal e caçada da policia para derrubar o maior clã de mafiosos japoneses.
    • Jury Duty 1/10: Tem um colega meu no serviço que toda série que ele me recomendou foi ruim, então eu gosto de saber se ele já assitiu para assim saber se a série é ruim. Daí a Evelyn me procurou dizendo que queria assistir essa série, eu disse que o meu colega já tinha assistido e gostado, daí ela disse, vamos tentar mais essa vez. Não me descepcionou a série é um lixo, mau consegui terminar o primeiro episódio e nem tentei prosseguir. Se era para ser comédia, não sei pq não cheguei a dar uma risada sequer.
    • Binsenjo 3/10: Gosta de série Koreana? Pois bem, então não assista essa porque irá passar raiva. Essa série com atores fracos, mau elaborada e lembra muito aqueles filmes de Bollywood. Não consegui passar do 2 episodio. A parte de CGI é ridicula e os atores não tem carisma para carregar os personagens.
    • The Office 10/10: The Office é uma sitcom fantástica. O Michael Scott é sensacional. Esse cara hoje seria cancelado e preso pelo politicamente correto. Se você quer uma série sem lacração, na verdade que zomba da lacração, então embarque em The Office, que você dará boas risadas. Dwight Schrute pra mim é o segundo mais engraçado ali naquele escritório.
    • The Vampire Diaries 9/10: Se fosse antes da era lacrate esse seriado ganharia talvez no máximo nota 7, mas agora devido a carência de séries do gênero sem estar imersa em pauta ideológica dou um 9. A série é meio teen e quem obrigou-me a assistir foi minha esposa Evelyn, ela é mega fã da série. Brinco com ela que conta a história dos vampiros mais cornos que já existiram. A série é grande, são 8 temporadas com dezenas de episódios cada, no final você acaba se envolvendo na história, as histórias dá para ver que são bem voltadas para o público feminino, mas tem um bom desenvolvimento. O lado positivo da série que não tem putaria e cena de sexo, tipo fui assistir uma tal de Euphoria, serie lixo, só tem coisa merda na série e essa aqui é bem diferente.
    • One Piece 10/10: Esse é o melhor anime de todos, estou na saga do Kaido, meio atrasado ainda, mas esse aqui vai ficar um bom tempo aqui nos posts. Assisto One Piece ao pelo menos uns 12 anos, a história está me acompanhando antes do nascimento da minha filha. Sem sombras de dúvidas essa é uma das maiores e mais emocionantes histórias que já vi. Um anime que já me fez chorar inúmeros vezes, me fez rir, me fez sentir raiva, me empolgou, enfim acho que algo fora de série vai fazer com que você tenha esse turbilhão de sentimentos com o que para alguns pode ser um simples desenho, e é, até o momento que você se envolve na história.

Então é isso, ficamos por aqui e aproveitem as sugestões, se você já viu algum desses aqui, me diga o que achou no meu Twitter.

Previous articleCompras UPS BRT fev24
Next articleGOOD tá quase bom – Dividendos fev24