Melhor aplicativo de finanças pessoais #1

Banktivity_5Depois de pesquisar os principais softwares do mercado, consegui chegar no melhor aplicativo de finanças pessoais. Como de costume aqui no blog, nesse serie não vamos apenas dizer a você como gerenciar suas finanças de forma eficiente, vamos também mostrar na pratica como realizar isso.

Durante alguns anos utilizei o programa YNAB, porém depois de um tempo ele começou a se tornar deficiente para as minhas necessidades, precisei de uma ferramenta mais poderosa, com mais recursos e funcionalidades.

Pesquisei nos últimos meses os principais aplicativos de finanças do mercado, depois de realizar alguns testes cheguei a conclusão de qual aplicativo é o melhor. Nessa série vamos mostrar os principais recursos do aplicativo que estou usando para controlar minhas finanças.

Os vídeos são longos e foram feitos para aqueles que querem aprender e acompanhar como funciona um controle financeiro, faremos isso num passo-a-passo com meus dados reais em situações reais.

A ideia é não fazer cortes, não editar partes, apenas apertar o REC e executar. Conheça o dia a dia financeiro do Viver de Dividendos:

Apesar do vídeo ser dedicado exclusivamente ao Bankitivity você pode aplicar os conceitos passados aqui em boa parte dos aplicativos no mercado.

26 thoughts on “Melhor aplicativo de finanças pessoais #1

  • 30 November 2016 at 23:07
    Permalink

    Chegou a testar alguma ferramenta com multi-moedas, que sincronize pela “nuvem”? Tipo eu poder fazer os lançamentos via WEB ou pelo celular (Android) e fazer os ajustes depois em casa (MAC).
    O pessoal curte comigo, pois prefiro o MAC ao Windows e Android ao Iphone. O povo acha que só porque tenho MAC deveria ter iPhone. Gosto de utilizar o que é melhor para as minhas necessidades.
    Obrigado.

    Reply
    • 1 December 2016 at 02:14
      Permalink

      bom nesse ponto tenho que concordar com o povo rsrsrs

      a nivel de produtividade e integração com o ecossistema o ideal seria vc ter um iPhone, por exemplo eu não vejo muita lógica no contrario um cara com um iPhone usando um Windows, vai atender ? dependendo da necessidade sim, mas se geralmente você é um usuário mais hardcore vai precisar de integrar o desktop com o mobile e nisso nada vai superar o Mac/iPhone tou pra falar que o cara que tem Windows o ideal seria partir pra um Windows Phone ao invés do android, sim você vai ter um pouco menos de apps mas a integração com o SO vai ser bem maior, para fazer algumas automações isso pode ser importante, enfim só uma forma de pensar minha, claro que cada caso é um caso, talvez o seu não se encaixe nesse padrão

      sobre um sistema na nuvem, movel e desktop, nunca testei e nem sei se me interessaria, eu geralmente faço tudo no desktop, sempre evito usar nuvem, se tem um app pra desktop vou priorizar ele ao invés da nuvem, acho que talvez um barco no celular seria até interessante, mas pra mim nem é tanto obrigatório, já o bankitivity tem integração na nuvem deles, vc salva tudo no pc e ele replica no movel, mas não tem visualização online

      Reply
  • 30 November 2016 at 13:31
    Permalink

    Olá! Assisti seu vídeo, e é basicamente o que eu faço com Quicken, mas concordo, o customer services deles é mediocre. O software Banktivity é bem legal, porém não tenho MAC (ainda).
    Vou tentar minha mão no Ynab, que acho atende bem, só lido com Reais :(….
    Obrigado pelo seu tempo e atenção. MZ

    Reply
    • 30 November 2016 at 16:21
      Permalink

      Então marcelo

      no ynab nao controla investimentos

      vc pode usar um app que coloquei aqui na barra lateral do site o Stock Live ele pode ser um bom complemento ao YNAB

      se só usa reais o ynab pode se encaixar as suas necessidades

      mas já lhe adianto, em se tratando de software pessoal para computador se estiver buscando qualidade precisa de ter um MAC o windows domina o mercado corporativo já o mac domina o mercado pessoal nos USA então quando se fazem softwares top de linha para o mercado pessoal pensa-se em Mac

      se está no windows vai ficar de fora dessa vibe, tem um vídeo meu explicando como comprar um Mac no paraguai a um preço bem reduzido vale a pena assistir procura lá no nosso canal

      Reply
      • 2 December 2016 at 07:02
        Permalink

        Sim, entendi. Estou avaliando o LiveCapital para investimentos. Vou olhar o Stocks também!.
        Um Mac é meu proximo item na lista de desejos!!
        Novamente grato por seu tempo e atenção.
        MZ
        http://www.urologistasassociados.com.br

        Reply
  • 30 November 2016 at 01:56
    Permalink

    VdD, sabe dizer se o Banktivity for Ipad tem as mesmas funcionalidades do Banktivity for MAC?

    Reply
    • 30 November 2016 at 03:23
      Permalink

      Sei que eles remodelaram os iOS mas não tenho certeza se ficou com mesmos recursos.

      Reply
  • 30 November 2016 at 01:29
    Permalink

    Olá VdD! Muito bom este Post. Eu estava mesmo precisando usar um aplicativo de Finanças, pois ficou complicado no Excel.

    Instalei o Quicken no Windows, mas já estou enfrentando dificuldades:

    – Não tem suporte às ações da Bovespa;
    – O App para Iphone e Android não instala em contas fora dos EUA.

    Alguma forma de contornar isso?

    Obrigado.

    Reply
    • 30 November 2016 at 03:22
      Permalink

      No quicken vc pode importar as ações via arquivo csv

      Sobre os investimentos capaz de rolar no vídeo 3 da série

      Reply
  • 28 November 2016 at 18:06
    Permalink

    Boa noite VdD, parabéns pela iniciativa e obrigado por compartilhar conosco tanto conhecimento e estudos de empresas! Estou começando nos investimentos e gostaria de saber como você faz o controle dos seus investimentos e aportes, desde o número de cotas/ações em carteira, preço médio pago, proventos recebidos… Você faz uma planilha no excel? Você faz planilhas diferentes para diferentes ativos? Grato desde já!

    Reply
    • 28 November 2016 at 19:40
      Permalink

      Vc assistiu o vídeo? Falo sobre isso lá. Mas o próximo vai vir mais específico.

      Reply
    • 27 November 2016 at 09:35
      Permalink

      Para de brincar kkk, tuas planilhas atualizadas diariamente são bem organizadas, duvido que não deva ter algo oras finanças

      Reply
  • 26 November 2016 at 18:31
    Permalink

    Eu utilizo planilhas, na verdade tenho 4, e sempre q tenho algo novo, anoto e tiro foto no celular para qnd chegar em casa abaster a planilha.
    Trabalhei 5 anos com sistemas de retaguarda do tipo, gerenciando gastos, confesso que n tenho mais paciência para tal controle, apesar q minhas planilhas sao cheias de gráfico e me atende.

    Reply
    • 26 November 2016 at 19:10
      Permalink

      Olá PdZ

      já usei milhares de apps e inclusive comecei com planilhas, mas chega num momento que a planilha não te atende mais, aí vc acaba tendo que fazer copia daqui e cola ali pra tirar as informações ou mesmo ficar calculando e montando formulas na hora de pegar um relatório, dependendo da demanda de uso pode atender sim, mas a medida que as coisas vão ficando mais complexas a planilha não consegue atender ai começa a fase de achar um bom APP

      cada um tem um estilo de controle, não acho que quem anota na planilha ou no papel esteja errado ou algo odo tipo se aquilo funciona pro cara é isso que importa no final das contas

      Reply
  • 26 November 2016 at 12:10
    Permalink

    VdD,
    Utilizava para financas pessoais o GnuCash. É multimoedas e tem suporte a investimentos. Se voce nao tropecou nele ainda, acho que vale um estudo,
    Abraços

    Reply
    • 26 November 2016 at 14:05
      Permalink

      olá Savio

      usei na epoca que usava o ubunto como SO principal

      mas nao gostava muito da forma que ele controlava as coisas, era um pouco complexo pra lançar, inclusive se não me falha a memória foi o app que usei antes de migrar pro ynab na época o ynab funcionava em linux, win e mac depois na versão 4 foi apenas pra mac e win o que me forcou a migrar pra plataforma mac, claro não foi só esse o motivo, mas vamos dizer que foi um peso a mais!

      Reply
      • 30 November 2016 at 23:04
        Permalink

        Não pensava em ter MAC, mas já tenho um iMac desktop já com uns 5 anos e gostei tanto que comprei um mac air de 13″. Não me arrependo de ter migrado. Nunca formatei nenhum dos dois e só o que economizei de tempo com isto já pagou os aparelhos. Formatar windows de 6 em 6 meses não rola, fora a questão de perda de velocidade ano após ano. Mas como são maquinas já antigas já não tem mais garantia então fico preocupado com isto. O desktop também anda meio lento para rodar o Android Studio, então pensei em migrar para o Linux. O que você acha do Linux como OS principal?

        Reply
        • 1 December 2016 at 02:03
          Permalink

          olá Daniel

          já usei os 3 SO principais, então não sou aqueles abitolados que só sabem falar de um sistema e nunca utilizaram nada além daquilo, minha experiência com o Linux foi boa, mas a qualidade dos aplicativos ainda está muito anos luz de distancia dos apps feitos pra Mac, se olhar o preço sem duvida pode ser atrativo, mas é aquilo que vc disse o Mac acaba lhe gerando mais produtividade no final isso acaba se pagando

          sobre o linux usei dos SO o Debian que era meio basico mas muito estável, foi uma época que desenvolvia em python, usava ele mais no trabalho mesmo, depois usei o Ubuntu que tem um punch um pouco voltado pro Mac, antes de comprar meu primeiro Mac experimentei por um tempo o Elemetary OS esse sim é bem próximo do Mac, mas usei mesmo só pra dar um gostinho antes de comprar kkk não recomendaria ele por muito tempo, acho que se fosse escolher, pra diversão e rodar em casa Ubuntu, pra estabilidade e trabalho Debian

          mas cara nenhum linux vai chegar perto da qualidade de apps do mac

          Reply
    • 26 November 2016 at 14:03
      Permalink

      sim no video falo sobre outras opções pra windows

      Reply
  • 26 November 2016 at 11:43
    Permalink

    Eu ainda acompanho as minhas finanças mensais de forma mental e, quando é preciso, faço anotações no papel, acho mais rápido e prático, uma vez que não tenho tantos gastos, além daqueles fixos, e só possuo uma conta-corrente.

    Assim, o único controle “digital” que faço mesmo é o dos investimentos, que copio diretamente para o meu blog.

    Vou testar por um mês esse programa, para ver se vale mesmo a pena para mim.

    Abraço!

    Reply
    • 26 November 2016 at 14:02
      Permalink

      Olá DH

      vc é feliz e nao está sabendo kkkk

      eu já tenho tok em controlar finanças, sempre anotei tudo nos mínimos detalhes, não tem jeito isso deve ser doença

      mas se seu caso é muito básico talvez o bakitivity seja uma bazuca pra vc matar uma mosca

      Reply
      • 26 November 2016 at 15:41
        Permalink

        Senti um alívio agora, achei que estava fazendo errado, porque quase todo mundo que investe costuma fazer esse acompanhamento mais detalhado dos gastos. Mas, como disse, nunca tive essa necessidade. Ou, talvez, seja o caso de procurar algo mais simples, vou garimpar.

        VdD, eu o adicionei à minha lista de blogs, depois, se for possível, peço que me adicione também, por favor.

        Reply
        • 26 November 2016 at 16:44
          Permalink

          Eu nao sei como funciona a sua entrada de dinheiro, se você recebe um salário ou se tem um consultório próprio e vai recebendo picado ao longo do mês, bem acho que no seu caso o ideal seria partir pra uma solução tipo o YNAB tenta olhar os conceitos dele que é mais importante ainda do que o software em si, dá uma olhada aqui nesse post.
          Claro, ta adicionado, se não aparecer me avise aqui!

          Reply

Deixe o seu comentário: