Resumo semestre EUA: Saúde consumidor fragilizada

0
147

Má saúde financeira do consumidor americano já é fato, nesses últimos meses isso ficou fácil de constatar nos Estados Unidos. Torna-se mais claro como a água a medida que vários varejistas e empresas focadas no consumidor relatam números terríveis ou comentam sobre uma fraqueza esperada no futuro.

Nós temos gigantes como a Target, alertando sobre a fraqueza no consumo esperada para os próximos trimestres: Target Stands By Its Annual Outlook Even as Consumers Pull Back on Spending.

Isso não deveria ser uma surpresa, já que os números de sentimento do consumidor têm nos mostrado que a coisa não vai bem.

Embora a confiança do consumidor da Universidade de Michigan tenha se recuperado de seu fundo, ainda está em níveis baixos, comparável ao que a economia teve que lidar durante a Grande Crise Financeira.

Isso é confirmado por muitos outros números, incluindo acesso ao crédito. Em março 2023, cerca de 60% das famílias disseram que era mais difícil ter acesso a cartões de crédito e empréstimos.

Como se isso não fosse ruim suficiente, a fraqueza é generalizada. Em março Twittei que o americano médio tem que gastar $3.225/mês para pagar aluguel, cartão e carro.

https://twitter.com/VDividendos/status/1668447162315808768

Em outras palavras, é um ambiente difícil para uma grande variedade de varejistas, exceto aqueles com um balanço robusto.

Muitos varejistas estão com projeções de quedas fortes nos lucros e receitas para o próximo ano.

Tinha comentado que não teríamos uma recessão como o mercado esperava, não na classe trabalhadora, na classe que pega ônibus e metrô todos os dias, os trabalhadores de colarinho azul.

Comentei, aqui no blog, que a recessão seria justamente na galera do colarinho branco, relembre: Recessão EUA e as ações em 2023 a mesma galera do Twitter pintado acima.

Daí alguns no mercado estão começando a ventilar, agora no meio ano, que aquela recessão generalizada que os CEOs esperavam acabou não ocorrendo.

Outros ainda estão acreditando que isso virá, moral da história, que as ações de alguns varejistas começam a virar pechinchas. Abre-se oportunidades para investidores com visão de longo prazo iniciarem posição e fazerem bons retornos.

Takeaway

Gosto de aproveitar momentos onde o mercado começa a ser pessimista para começar a montar posição em alguns ativos. Seja otimista quanto todos são pessimistas e pessimista quando todos são otimistas, já dizia Warren Buffett.

Fiz isso diversas vezes na minha carteira, as mais recentes de cabeça que me recordo, foi quando na crise do Silicon Valley Bank – SIVB o mercado começou a derreter os ativos de bancos por conta do banco que se tornou naquele momento o maior a falir: Entenda o caso do maior banco a falir nos USA – SIVB.

Deveria ter ficado desesperado, mas fiquei centrado e comecei a comprar ativos bancários que já vinha analisando uns meses antes. Ativos que sabia que tinham bons balanços. A crise bancária ainda persiste até o momento que escrevo esse post, mas estou ciente da minha estratégia e sei que dará certo.

Outro caso parecido foi o Trade de Valor, uma série que iniciei aqui no final de Outubro de 2021, quando o mercado estava começando a ficar preocupado com a subida dos juros comecei a comprar empresas de tecnologia que seriam afetadas por isso.

Até o momento que estou escrevendo essa carteira já está com um retorno IRR anual de +22% com destaque para o MongoDB – MDB, desde que abri posição nele em Jan2023, está entregando +86% de retorno em 6 meses.

Estou falando isso tudo, pois vou aproveitar esse assunto do post e começar uma nova estratégia, estou reformulando minha carteira de varejo, e vou começar com uma trinca de ações super poderosas no mercado americano, mas isso vai ser assunto para quem é assinante da nossa área de membros. Esse final de semana vou postar um vídeo sobre essa estratégia, apenas para os membros do blog.

Nossa área de membros é onde posto as minhas compras privadas, da minha melhor carteira a Top Picks – STOCKs, com os melhores ativos que possuo. Saiba mais abaixo:

Você já imaginou ter acesso ao meu portfólio de ações completo - o mesmo portfólio que gera uma receita passiva de dividendos confiável e em constante crescimento, capaz de financiar sua própria liberdade financeira? E se você recebesse alertas sempre que eu fizer uma nova compra ou venda de ações? Agora você pode ter acesso EXCLUSIVO a tudo isso!

Previous article8 – Diversificação o que é e qual a quantidade ideal de ações que tenho que ter? #pp11
Next articleVoltamos a ganhar +100k em receita – jun23