Ganhei 283k na bolsa esse mês – jun24

0
155

Outro mês com novos recordes de receita e patrimônio. Nesse mês consegui subir um pouco mais a régua de receita líquida para o mês. Chegamos na marca de 185k e de brinde um novo recorde no patrimônio.

Nosso patrimônio bateu a marca dos 2 milhões e meio em Junho. Foi um marco importante para minha trajetória rumo a independência financeira.

Somos um blog com uma pegada bem pessoal e há vários anos posto conteúdo para ajudar outros investidores a alcançarem a sua independência e a terem um futuro melhor na aposentadoria.

Chegar nessa marca dos +2 milhões está sendo bem gratificante, ainda mais quando o blog comemora seus 10 anos. Ao longo desses anos, vi muitos investidores bons passarem pela bolsa, gente que acabou ficando pelo caminho e desistiu dos investimentos. Falei sobre isso até nesse artigo: Porque a maioria dos investidores falham na bolsa.

Nesse tempo, tive uma transformação na maneira como vejo o mundo. Muitas dessas pessoas que ficaram pelo caminho, foram as que entraram na bolsa apenas pelo dinheiro. Por aqui sempre falei essa frase do mestre:

Quem trabalha pelo dinheiro, o que ganhar será sempre mal pago - Olavo de Carvalho

Você precisa de um propósito maior para vencer na bolsa. Alguns precisam de fazer isso pois querem deixar algo para seus filhos (isso é algo que mudei de idéia também, mas fica para uma outra hora), pois quer construir uma renda passiva para seu futuro com sua companheira(o). Enfim alguma coisa maior do que você deve estar no seu norte. Você tem que ser muito mesquinho e pequeno para fazer as coisas na sua vida inteira pensando apenas em si próprio!

Isso é só uma fração da história, se quiser conhecer o resto acesse a nossa página de Orçamentos, onde mantenho um histórico com toda nossa trajetória rumo a IF – Independência Financeira.

Receitas

  • Companys: é a receita proveniente das empresas de capital fechado. Separo isso em duas categorias.
    • Em Holding contêm as empresas e negócios virtuais no qual sou o único dono.
    • Em “Lucro sociedades” contempla as empresas que tenho ao menos um sócio, uma delas é até a que nós usamos de case na série sobre empreendedorismo: Meu Negócio.
  • Outras receitas: são receitas diversas que não se enquadram em lucro de empresas, pequenos projetos independentes que ainda não viraram negócios de verdade.
  • Aluguéis: São os imóveis físico fora da bolsa de valores.
  • Dividendos: são as receitas recebidas na bolsa de valores das empresas de capital aberto.
  • Poupança: são receitas de juros sobre valores colocados na poupança.

Consegui uma melhora no retorno de lucro nos negócios on-line que subiram bastante esse mês, fazendo que superássemos a marca de 150k em negócios da holding.

No negócio de lucro de sociedades, não tivemos receita do fabrica.

Já é o terceiro mês consecutivo com quebra de recordes em receita. No mês anterior tínhamos feito 163k e agora 185k.

Comparado a junho do ano passado que tivemos 102k, agora com +83k um aumento de +81% entre um ano e outro.

Taxa de poupança do mês: 63%

Subimos um pouco a nossa taxa de poupança, que deve ficar entre os 50%, acabei dando uma segurada nos gastos pois estou preparando para quitar a minha última parcela da Mercedes c300, isso deve ser uns 120k, então estou programando para vender alguns ativos que tenho um bom lucro.

Lado bom que quase cheguei perto do recorde de 75% de taxa de poupança, difícil de ser batido.

Temos o nosso recorde, difícil de bater, em abril de 2017 onde chegamos a uma taxa de poupança de +75%.

Net Worth, grosso modo, nada mais é do quanto você tem em capital ao longo do tempo considera-se saldos de conta, investimentos e dívidas. No meu caso não possuo dívida alguma, nem de carro, nem de casa, estou absolutamente líquido.

Mês passado terminamos com 2.221k esse mês fechamos nosso patrimônio em 2.504k, tivemos resultado de +283 mil Reais no patrimônio esse mês. Um excelente resultado, fruto de dois pontos importante:

Um resumo desse mês e como aumentamos ou baixamos nosso patrimônio investido, em R$ a cada semana:

  • 1ª semana: +10k
  • 2ª semana: -5k
  • 3ª semana: +15k
  • 4ª semana: +15k
  • 5ª semana: +27k

Alguns dias aí na 1ª e 5ª pegam do mês anterior e seguinte.

Despesas – Resumo

Esse mês os gastos vieram abaixo do anterior, muito por conta dos gastos com a Laura de 18k para 15k, sendo que mês anterior estava em viagem para Alemanha. Não vou me empolgar muito, pois tenho outra viagem para esse mês de Julho e essa devo gastar ainda mais.

Os gastos de alimentação vieram um pouco alto, pois ainda fiquei alguns dias desse mês de junho na Alemanha e as despesas com alimentação lá são maiores. Então saímos de 5,7k para 6,3k.

Evelyn gastou um pouco a mais esse mês, chegando a 2,9k motivados por itens de beleza que ela comprou para uso pessoal. Já os meus gastos ficaram em 1,6k na conta Pai, onde gastei basicamente com roupas na Tommy. Esse mês de julho deve ter mais despesas pois um dos meus óculos de grau quebrou.

De resto, redução de gastos em Utilidades, Saúde e Transporte!

Não recorrentes

Aqui tivemos uma subida, mas nada que fosse muito diferente do mês anterior, saímos de 36k para 37k em gastos não recorrentes, muitos desses gastos são por conta da Mercedes. Mês passado foram 22k por conta do IPVA esse bateu 15k.

As viagens subiram de 2k para 14k com a compra da passagem e hotel para nossa viagem a Alemanha, Amsterdã, Luxembourg e Portugal! Tive uma redução de 2,8k mês passado com presentes e agora nesse praticamente zero.

Algumas compras do mês:

  • Louça mágica: Comprei para deixar isso em uma das salas de reuniões da SH que administro. Sou do tipo que gosta de falar escrevendo a idéia em um rascunho, então as vezes manter um papel e caneta é meio ruim. Resolvi colocar uma louça mágica dessa em cada sala de reunião. O pessoal gosta de usar também. Ela parece um tablet só que sem energia.
  • Sabonete de barba Haslinger: A Eve queria me dar um presente dia dos namorados, escolhi esse sabonete de barba da Haslinger. Gosto de presente que seja útil. Esse sabonete ainda não experimentei, ainda não acabou o meu da Störtebekker.

Conclusão

Conseguimos um recorde muito importante de receita, difícil de ser superado. Nossa taxa de poupança no ano está em 58% tirando os investimentos em negócios menores. Isso nós coloca com +539k em economias, nossa carteira de ações está subindo de valor e vamos faturar alto em dividendos nos próximos anos.

Sigamos firme nessa estratégia rumo a independência financeira.

Off

Por essa série de post ser de caráter mais pessoal, resolvi colocar um resumo do que estou escutando e do que estou assistindo.

Meu gosto musical é bem incomum, então não se assustem. O que tenho feito ultimamente é evitado escutar músicas em inglês ou português. Sou do tipo que não gosta de entender o que está cantando. Até porque ultimamente as letras das músicas atuais são muito ruins.

Vou colocar três músicas que estou escutando esse mês:

Na parte de filmes vou colocar uma nota no filmes e séries para ter uma idéia se vale assistir ou não. Os filmes de sábado sou eu quem escolho e os de domingo fica com a Barbará.

Então se você curte séries e filmes e quer ver algumas recomendações, se liga aqui no meu post mensal sobre finanças que vou passar algumas bem legais.

  • Filmes:
    • The Iron Claw 9/10: filme legal que conta uma história bem complicada da família Von Erich. O filho mais velho viu todos os seus irmãos subiram no sucesso da luta livre e ele que era o cara que mais se dedicava para isso não conseguiu seu espaço na vida. As vezes a nossa vida é bem parecida com a dele, só fica atento a diferença dele para a maioria das pessoas, ele apesar da oportunidade não pingar na frente, estava sempre preparado para quando ela surgir. Esse é o ponto aqui, esteja preparado para quando a oportunidade surgir na sua frente.
    • Ordinary Angles 10/10: Filmaço, fantástico. Esse fui assistir no cinema por dica da Linhagem Geek, o filme é sensacional. O filme é com o Reacher, ele faz o papel de um pai que tem uma filha com câncer terminal a menina tem poucos meses de vida e ele não tem recursos para financias a parte de saude dela. Até que uma cabeleireira ex alcoólica resolve ajudar ele e move a cidade inteira para salvar a menina. Cara acho que chorei umas 4 horas no filme, na hora que o Ritchson chega para tentar levar ela para o transplante e tem o tronco de arvore no caminho, mano aquilo foi muito desesperador. Enfim, várias partes do filme que foi bem emocionante.
    • I can only imagine 10/10: Esse mês foi repleto de filmaços, esse não deixa nada a deseja para o de cima. O filme conta a história de um guri que queria ser músico, mas o pai dele queria que ele fosse jogador de futebol, daí o pai começa a agredir e abusar dele fisicamente para que ele seguisse o caminho do pai, mas ele queria outro, ele tenta ser músico e falha, daí ele volta para casa e dessa vez o pai está diferente transformado, outra pessoa o pai começa a incentivar ele e ele faz essa musica que foi a música mais vendida do ano I can Only Imagine. A música é linda e na hora que ele está no ônibus escrevendo a letra da musica foi bem emocionante.
    • House Party 6/10: filme de comedia bem sessão da tarde, mas bem fraco mesmo. Teve poucos momentos que cheguei a esboçar um sorriso. Enfim tava no avião e acabei assistindo ele com o The Iron Claw acima.
    • Ricky Stanicky 7/10: Filme de comédia, só que bem melhor que o House Party, esse conta a história de três amigos que incendiaram uma casa quando criança e para fugir da prisão jogaram a culpa num personagem fictício chamado Rick Stanicky. Depois que eles crescem tudo de errado eles jogavam a culpa no Rick Stanicky, até que as despesas deles querem conhecer o Rick, ai eles contratam um ator falido o John Cena que faz o papel dele. O filme é bem divertido, principalmente a parte do chefe dos caras que tem um cacoete bem peculiar, se vocês assistires vão lá no meu X e comenta se vocês não riram bastante dessa parte.
    • The Black Phone 8/10: Apesar do gênero ser meio carregado, quem escolheu esse foi eu e não a Barbará. Quem é antigo aqui sabe que a Barbará adora assistir filmes mais de terror. Esse não chega a ser bem um terror, pois é mais um serial killer, filme é legal e envolvente.
    • Mile 22 8/10: Eu sou muito fã do Mark Wahlberg, assisto todos os filmes dele. O cara é muito bom e sou suspeito em falar sobre ele. O filme é legal e emocionante. Um grupo de assaltantes vai roubar um banco na fuga dá errado e eles sequestram uma ambulância. Bem daí pra lá é só emoção!
    • Young Adult 7/10: Filme de comedia romântica. A mulher vai para cidade grande e fica só focada na sua carreira, enquanto que seu grande amor de escola se casa, tem filho e vive na cidade pequena onde eles estudaram. Daí ela percebe que a vida dela é um lixo na cidade grande e quem vive uma vida feliz é seu ex, ele volta para tentar destruir o casamento do cara e roubar ele de volta. Aí ela descobre que a vida que ela levava na cidade grade, achando que aquilo era felicidade ela começa a ver que as pessoas da cidade pequena é que tinham a verdadeira felicidade. É uma critica bem legal e profunda da vida, só que passada numa roupagem de comedia romântica.
  • Séries:Estou rodando com essas sérias atualmente, quando parar de assistir ou terminar a temporada removo-a da lista.
    • The Outsider 8/10: uma série que mistura um pouco de crime com sobrenatural. Mais uma série do Stephen King, essa foi eu que selecionei para assistir. Parecia ser bem o estilo das séries que a Barbará curte, mas parece que ela não caiu nas sua graça. Finalizei a série e só não subi a nota dela porque o final foi ridículo. O cara atirando no alto e matando todo mundo, depois quando sobre os dois personagens principais ele vai se mata, sem pé nem cabeça. Depois a parte na hora que eles matam o diabo foi meio ridículo também. Então a série é boa, mas levante a sua descrença nessa parte.
    • Ripley 8/10: Série toda em preto e branco, aqui já ganhou alguns pontos comigo. Passa-se no passado na Itália, onde um golpista o Ripley e contratado para buscar um filho de um milionário Nova Yorkino que está “fugido” do pai na Italia. O seriado é bem legal e vai te prender bastante. Barbará também gostou da série, acho que até mais que eu. A série é curtinha e sem enrolação. No final a cosia fica bem legal depois que ele assume a nova identidade.
    • 11.22.63 5/10: Série fraca, a história é que um cara consegue voltar no tempo e tentar impedir o assassinato de John F Kennedy. Pior que a série foi baseada no romance de Stephen King, não sei se foi o ator principal o James Franco que é bem fraco e sem carisma. Enfim o casting da série como um todo é bem ruim. Perda de tempo para mim.
    • The Boys 1/10: Destruiram a série completamente. Não dá para assistir, parei na temporada anterior. Aquele final foi ridículo demais e aquilo foi o fim da picada pra mim. Não gaste seu tempo com essa temporada, assista só até a 2T.
    • The Chosen 10/10: A melhor série do ano, disparado minha 10/10 e são pouquíssimas séries que dou a nota 10. Essa é sensacional, assistam se possível no cinema. Já fui nos dois primeiros episódios e agora a o pessoal da Angel Studio vai lançar todos os episódios no cinema e recomendo assistirem por lá. Façam esse esforço pois precisamos de apoiar esse tipo de conteúdo. Ansioso para ver os próximos episódios.
    • Rick and Morty 7/10: O pessoal no trabalho falou super bem do Rick & Morty, comecei a assistir decepcionei um pouco, vantagem que os episódios são curtinhos, mas esperava algo alto nível com South Park. A série é legal e usamos elas para tapar alguns buracos, tipo assistimos um episódio de uns 40 min e um do Rick para fechar a 1h de série por dia. Talvez o desenho melhore com o tempo, estou ainda na 3T.
    • The Vampire Diaries 9/10: Se fosse antes da era lacrate esse seriado ganharia talvez no máximo nota 7, mas agora devido a carência de séries do gênero sem estar imersa em pauta ideológica dou um 9. A série é meio teen e quem obrigou-me a assistir foi minha esposa Evelyn, ela é mega fã da série. Brinco com ela que conta a história dos vampiros mais cornos que já existiram. A série é grande, são 8 temporadas com dezenas de episódios cada, no final você acaba se envolvendo na história, as histórias dá para ver que são bem voltadas para o público feminino, mas tem um bom desenvolvimento. O lado positivo da série que não tem putaria e cena de sexo, tipo fui assistir uma tal de Euphoria, serie lixo, só tem coisa merda na série e essa aqui é bem diferente.
    • One Piece 10/10: Esse é o melhor anime de todos, estou na saga do Kaido, meio atrasado ainda, mas esse aqui vai ficar um bom tempo aqui nos posts. Assisto One Piece ao pelo menos uns 12 anos, a história está me acompanhando antes do nascimento da minha filha. Sem sombras de dúvidas essa é uma das maiores e mais emocionantes histórias que já vi. Um anime que já me fez chorar inúmeros vezes, me fez rir, me fez sentir raiva, me empolgou, enfim acho que algo fora de série vai fazer com que você tenha esse turbilhão de sentimentos com o que para alguns pode ser um simples desenho, e é, até o momento que você se envolve na história.

Então é isso, ficamos por aqui e aproveitem as sugestões, se você já viu algum desses aqui, me diga o que achou no meu Twitter.

Previous articleDolarizar o patrimônio: A urgência de proteger seu futuro
Next articleVenda EPR