Posso vender as ações a qualquer hora? É fácil alguém comprar? #pp13

0
436

Uma dúvida bem comum para quem começa na bolsa é saber a liquidez desses ativos. Em teoria, você pode vender ações a qualquer hora durante o horário de negociação dos mercados financeiros, desde que tenha uma conta de corretagem e as ações estejam disponíveis para negociação.

O que é liquidez

Talvez seja a primeira vez que escute esse termo, é um termo que usamos para descrever o quão fácil é transformar um ativo em dinheiro rapidamente, sem perder muito valor. Pense nisso como a facilidade de comprar ou vender algo, como uma ação ou um imóvel, sem enfrentar muitos obstáculos ou perdas financeiras significativas.

Para explicar de forma mais simples, imagine que você tem uma moeda e um pedaço de arte. A moeda é altamente líquida, porque você pode facilmente trocá-la por dinheiro em qualquer lugar e ela manterá seu valor. Por outro lado, o pedaço de arte pode não ser tão líquido, porque pode ser mais difícil encontrar alguém disposto a comprá-lo e pode levar tempo para encontrar um comprador, além de seu valor poder flutuar muito.

Em resumo, liquidez significa quão fácil é transformar um ativo em dinheiro sem muita dificuldade ou perda de valor. Ativos líquidos são fáceis de vender, enquanto ativos ilíquidos podem ser mais difíceis e demorados de vender.

Quando posso vender?

Portanto, embora você tecnicamente possa vender ações a qualquer hora durante o horário de negociação, a facilidade e o resultado da venda podem depender de vários fatores, incluindo a liquidez das ações e suas preferências pessoais de negociação.

De modo geral, grandes empresas como Coca-Cola, Apple, Visa, Disney entre diversas outras, tem liquidez imediata.

Obviamente que vai ter aquelas ações que tem menos atenção do mercado, essas a liquidez pode ser menor, mas de modo geral a bolsa americana é uma, senão a melhor bolsa a nível de liquidez.

É onde todo mundo movimenta dinheiro lá, então dificilmente encontrar baixa liquidez nos ativos.

Como vender?

Isso vai depender de cada corretora, utilizo uma corretora de exemplo aqui para os iniciantes, a Avenue e nesse artigo explico como vender ações por lá: Avenue como vender ações 4/4.

Veja que o processo de venda é bem simples e muito parecido com o de compra. Então depois que vender precisa de fazer a rota inversa para o envio do dinheiro. Vamos explicar sobre isso em detalhes no vídeo abaixo:

Takeaway

Tão simples quanto comprar é vender seus ativos na bolsa de valores, não perca tempo e comece hoje mesmo a investir no exterior.

Temos aqui, um tutorial completo que vai lhe ajudar do começo ao final de sua jornada.

Não esqueça de seguir-nos no Twitter pois estamos publicando vídeos por lá também!

Nessa série, vamos destacar alguma dúvidas essenciais para quem está começando na bolsa, aqueles que acabaram de chegar. Vamos responder essas perguntas na ordem:

  1. Como ganhar dinheiro com ações na bolsa
  2. O que é uma ação e REIT?
  3. O que são dividendos?
  4. O que preciso para começar a operar no mercado de ações?
  5. O que é uma corretora e para que serve?
  6. Quanto $ você precisa para começar a investir?
  7. Quais os custos para investir?
  8. Diversificação o que é e qual a quantidade ideal de ações que tenho que ter?
  9. Quanto tempo preciso deixar minhas ações na bolsa?
  10. Posso vender essas ações a hora que eu quiser? É fácil alguém comprar?
  11. Preciso pagar algum imposto e quais as declarações preciso fazer?
  12. O que é análise fundamentalista?
Previous articleCompras UPS VICI UHT out23
Next articleRentabilidade Top Picks Stock +14% – Set23