Com o mercado em baixa trouxe muitas ações a mínimos de vários anos, empurrando seus atuais rendimentos de dividendos para níveis altos. Pega-se o caso da REALTY INCOME – O que era um REIT que historicamente antes da Covid tinha um Yield próximo de 4% e agora podemos pegar essa bela peça por quase 6% de yield.
O que é o Yield
Multiplicar o pagamento de dividendos trimestrais ou mensais mais recentes por 4 ou 12 e, em seguida, dividir o resultado pelo valor do preço das ações irá nos trazer o Yield do ativo.
- Aqui na séria “Primeiros passos” tem uma boa introdução sobre o Yield: 3 – O que são dividendos? #pp6
Por exemplo, se tivesse comprado Realty Income – O em outubro de 2019 teria pago um yield de 3,33%.
Comprar Realty Income hoje pagaria um yield de 5,57%. Depois da crise provada pela Covid, as ações caíram e até hoje não retornaram para esse Yield.
Cuidado ao olhar só para o Yield
Vamos pegar um outro REIT que tenho na carteira como exemplo: KRG – Kite Realty Group Trust.
KRG é um REIT de shopping centers que tinha um yield 3,07% em julho de 2016 e pagava um dividendo de $1,14 por ano, com suas ações valendo na faixa de $28.
Depois, em 2019 e 2020 KRG cortou os dividendos e hoje tem um dividendo de $1,03 por ano e manteve o yield em 3,75% com o preço das ações em $27.
Um investidor que perseguem ações de alto rendimento diria cegamente que, em ambas as situações, o KRG era uma ação com um rendimento a ser considerada.
Há uma diferença, no entanto, a pessoa que comprou KRG em 2016 antes do corte por $28 está pior após o corte de dividendos, em comparação com o investidor que comprou ações do KRG por $10 com dividendos de $0,45 já que sua renda de dividendos foi reduzida em 60%.
O rendimento atual não importa muito
Leitores mais experientes perceberiam que o rendimento atual não importa muito para um investidor de dividendos de longo prazo. O que importa é que os pagamentos de dividendos aumentem ao longo do tempo.
- Recomendamos a leitura desse artigo explicando sobre ações de crescimento de dividendos: Empresas de crescimento de dividendos
Se um investidor comprasse ações da Kite Realty Group Trust – KRG em 2020 a $10 seu dividendo atual será de $1,03. Como KRG aumentou seus dividendos desde 2020 ele teria hoje um yield de 10,3%.
Yield on Cost
O Yield on Cost, no entanto, é calculado dividindo o pagamento de dividendos anual mais recente pelo preço que você pagou pelas ações que possui.
Vamos pegar um exemplo mais didático, se olhar as ações da Visa INC – V elas terão um Yield muito pequeno e parecem não atraentes para os investidores de dividendos. Hoje teríamos 0,47% de Yield.
Meu preço de custo médio de compra da Visa é de $51,59 isso coloca-me com um Yield on Cost de 4,57%, uma ação do porte da Visa com esse Yield já começa a ser interessante.
Isso só pode acontecer porque Visa subiu seus dividendos ao longo do tempo em que segurei a ação.
- Veja esse artigo de case da Visa Inc, em como dobrei meus dividendos com ela: Como dobrei meus dividendos em 3 anos
Takeaway
Espero ter ilustrado um ponto de que o alto rendimento atual não é o que os investidores de crescimento de dividendos devem estar olhando quando procuram oportunidades de investimento.
O que importa é encontrar uma empresa não cíclica sólida, com um fosso amplo, que permitirá aumentar seus ganhos ao longo do tempo.
- Aprenda sobre como analisar os fossos competitivos das empresas: Os 14 fossos competitivos que você não conhecia e 4 que você já sabia
O aumento no lucro por ação pode levar um aumento nos dividendos ao longo do tempo. Daí você deve estar se perguntando: Viver de Dividendos e as suas BDC – Business Development Company, como explica?
Você para construir uma carteira vitoriosa na bolsa e que proporcione uma boa renda na aposentadoria, precisará de diversificar, não apenas em número de ações, mas também em classe de ativos.
As minhas BDC fazem um papel das ações de alto rendimento, apesar de ser atrativo a curto prazo colocar seu patrimônio em um ativo que vai te entregar +10% em yield, tome cuidado para não expor um percentual considerável de seu patrimônio numa classe de ativos assim.
Veja o meu caso. Tenho várias carteira com propósitos e finalidades diferentes:
- Stocks pública do blog: são ações de crescimento de dividendos que carregam um risco maior.
- REIT pública do blog: são os REIT que carregam um risco maior.
- Top Picks Stock: as ações que compro para viver de dividendos, os ativos que considero como os melhores da bolsa, eles estão na minha carteira da área de membros.
- Top Picks REIT: as REIT que considero como a melhor composição a longo prazo, semelhante aos stocks, são as melhores para se aposentar, também na minha área privada de membros.
- BDC: são as ações de alto rendimento, trazem um yield alto de curto prazo, mas pouco retorno no longo prazo. Podem ser usadas como uma válvula de escape emergencial, porém é uma carteira que exige mais monitoramento do que as anteriores.
- Trader de Valor: minha carteira de crescimento de valor, investimento em Trader pela ótica fundamentalista. A carteira de maior risco. São ativos que carrego a curto e médio prazo, essa carteira tem um começo e um fim. Tem seu propósito e não será levada para aposentadoria.
Entende como é importante diversificar, mas o pilar disso tudo começou com as ações que carrego a longo prazo para aposentadoria, quando você tiver passado a barreira do milhão aí comece a se preocupar com a construção de outras carteiras.
- Veja um artigo explicando sobre diversificação: 8 – Diversificação o que é e qual a quantidade ideal de ações que tenho que ter? #pp11
Tudo no seu tempo!