Situação financeira dos REIT 2023

0
333

Estamos vendo o mercado de REIT despencando nesses últimos meses. Ativos valiosos e com balanços robustos sendo vendidos em mínimas de 52 semanas. O índice de fundos de tijolo, está chegando até perto da mínimas dos últimos 10 anos.

Porque isso está acontecendo? Será que os REITs estão com problemas? Seus fundamentos estão deteriorados? Será que os lucros estão no fim?

São muitas perguntas e vou tentar responde-las nesse artigo.

O primeiro ponto dessa queda é por conta das taxas de juros, o FED subiu muito e de forma rápida nos últimos 2 anos, mas especialmente nesse final de 2022/2023, tanto que isso levou a falência do maior banco de startups do mercado: Entenda o caso do maior banco a falir nos USA – SIVB.

Fiz um outro artigo no começo do ano alertando sobre esses eventos de alta de juros e inflação: Recessão EUA e as ações em 2023.

Para quem está na fase de acumulação de patrimônio, que acredito que assim como eu seja o seu caso, essa crise é muito benéfica. Porque? Simples, pois podemos comprar mais por um preço menor.

Durante a crise do Covid ganhei muito dinheiro na bolsa, isso porque tinha analisado as empresas, sabia qual delas estavam boas e quais não estavam, sabia quais iriam recuperar-se e continuar a distribuir dividendos, fiz aportes específicos, cirúrgicos e consegui virar a casa do milhão e meio de patrimônio.

Agora o mercado nos agracia com novas oportunidades, então não vamos perder-la.

O problema é que durante a crise do Covid, muita gente saiu comprando qualquer coisa e achando que tudo ia se sustentar depois, vemos vários casos de empresas que caíram e não subiram mais.

Por isso é importante diversificar sempre: 8 – Diversificação o que é e qual a quantidade ideal de ações que tenho que ter? #pp11.

Vamos olhar então os REIT

O mercado está com medo pois as taxas de juros altas, estão elevando o pagamento de juros dos REITs, por isso eles acham que os fundos não conseguirão se sustentar.

Claro que temos alguns fundos em situação bem complicada, mas vamos dar uma olhada aqui no endividamento de cada um dos nossos fundos e ver quais desses tem um risco maior e quais tem uma situação mais confortável para enfrentar esse momento.

Vamos pegar o próprio caso do REALTY INCOME $O que despencou nesses últimos dias e chegou a ter um Yield de +6% algo bem difícil de se ver num dos REIT desse porte. A questão é que fica na cabeça, mas será que o balanço do REALTY INCOME está preparado para suportar essa elevação de taxa de juros? Será que ele não está endividado de mais e por isso o mercado está derrubando sua cotação?

Os REITs são ativos que carregam uma dívida muito alta, todos eles são assim, então você precisa de ter um bom acompanhamento dessa dívida caso queira investir nessa classe, porque em momentos como esse você pode estar deixando todo o seu lucro nas mãos dos bancos.

Minha ideia aqui é listar esses fundos com alguns indicadores que acho essenciais para analisar a dívida de REIT e vou tecer comentários num vídeo apropriado.

A tabela com os REITs da nossa carteira pública e da Top Picks de REIT, assim como o vídeo estará disponível apenas para os membros do blog. Quem ainda não se tornou membro sugiro dar uma olhada nesse conteúdo, vai te ajudar muito a investir pois lá nós temos um ambiente de troca de ideias e compartilhamento de estratégia que estou usando nas minhas melhores carteiras: Monte uma carteira vencedora na bolsa.

Quem é membro do blog basta entrar na área de posts e acessar o post com o mesmo titulo deste, te vejo lá!

Previous articleUHT tem 7% yield a um preço atrativo – Dividendos Set23
Next articleCompras UPS VICI UHT out23