Escolha empresas pelo crescimento do DPA e não do DY

24
2550

stock-market-graphSe olhar a minha carteira de ações de NYSE vai perceber que existe um certo padrão em algumas empresas, um deles é que boa parte das empresas possuem um crescimento do Dividendo por Ação (DPA). Nesse artigo nossa ideia é lhe trazer informações para que você escolha empresas pelo crescimento do DPA.

Uma empresa ideal nesse cenário seria aquela que apresentasse o crescimento do DPA a uma taxa superior a 15%, nos últimos 10 anos de história. Eu olho por exemplo se os dividendos médios cresceram 15% ou mais para períodos como 2011-2014 e 2010-2013 e 2009-2012 e assim por diante até fechar 10 anos em 2003-2006. O motivo pelo qual eu gosto desse levantamento é para identificar empresas que aumentaram dividendos de forma consistentes, pra ficar mais claro vou dar um exemplo abaixo:

– Empresa A: Vamos supor que em qualquer período de 4 anos nos últimos 10 anos uma empresa teria a taxa de crescimento de dividendos na casa de 15%.

– Empresa B: No lado oposto ao exemplo acima com uma empresa que cresceu seus dividendos por 1% ao ano, por nove anos, e em seguida vendeu um terreno no ano 10 e pagou um dividendos não recorrente causando um aumento de 140% naquele ano. Considerando um formula básica a taxa de crescimento dessa empresa em 10 anos seria de 15% [(140+9) / 10].

Ambas as empresas teriam uma taxa de crescimento de dividendos médio de 10 anos a 15%.  No entendo com a base histórica a primeira empresa é mais susceptível de elevar seu dividendo em 15% no futuro.

Aí você se pergunta porque 15% ?

Porque com 15% de dividendos a cada 5 anos os dividendos iriam dobrar.

cresc dpa

Veja acima que a Empresa A no primeiro ano distribuiu $ 0,10 e 5 anos depois o dividendo foi para 0,20 e em 10 anos estava em 0,40.

Muitas vezes faz sentido comprar um estoque com um Dividend Yield mais baixo mas com uma taxa de crescimento elevada, essa taxa sim é importante acompanharmos.

Abaixo algumas empresas que se encaixam nesse quadro dos 15% de crescimento dos dividendos, veja que muitas delas tem DY baixo:

  • Microsoft (MSFT): a maior empresa de softwares do mundo, desenvolve softwares para PC, incluindo o sistema operacional Windows e a suíte de aplicativos Office.
    Dividend Yield: 2,7%
Crescimento DPA
2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014
0,32 0,34  0,39  0,43  0,50  0,52  0,61  0,76  0,89  1,07
  • Lockheed Martin Corp (LMT) maior fabricante de armas do mundo, é também fornecedor importante para a NASA e outras agências governamentais, LMT recebe cerca de 93% das suas receitas de vendas internacionais.
    Dividend Yield: 3,1%
  • Target Corp (TGT) opera em mais de 1.800 lojas Target, SuperTarget e CityTarget espalhadas pelo território americano e cerca de 130 lojas no Canadá.
    Dividend Yield: 2,8%
  • Texas Instruments Inc (TXN) é um dos maiores fabricantes mundiais de semicondutores, a empresa também produz produtos como calculadoras cientificas e produtos DLP para TVs e projetores de vídeo.
    Dividend Yield: 2,6%
  • Walgreens Botas Alliance, Inc (WBA) é a maior cadeia de drogarias para varejo dos EUA em termos de receitas, a empresa opera em mais de 8.000 estabelecimentos em todo os EUA e Porto Rico.
    Dividend Yield: 1,8%

Em resumo não olhe apenas o Dividend Yield como a esmagadora maioria dos investidores fazem, pesquise e analise a taxa de crescimento dos dividendos da empresa isso é bem mais importante e lembre-se que esse indicador não deve ser usado isoladamente combine-os com outros dados importantes como endividamento, fluxo de caixa, etc.

Previous articlePrates: Desistentes do trabalho
Next articlePrates: Sociedade podre

24 COMMENTS

  1. Olá. Parabéns pela postagem. Realmente dentre tantas análises das empresas nunca tinha pensado em verificar o histórico de longo prazo do DPA. O máximo que eu controlava eram os últimos 3 anos de cada empresa. Vou esticar esse prazo, registrar na minha planilha e verificar como está o crescimento do DPA nos últimos 5 ou 10 anos para as ações que já possuo.

    • ola M

      esse é um dos principais indicadores que analiso, quando mais forte os dividendos cresce mais tudo cresce, o raciocino é simples maiores dividendos, maiores lucros, maiores receitas e por fim maiores cotações

  2. Fala vdd…

    Gostei dessa sua visão de crescimento de dividendos… As vezes é bom escolher algumas empresas com baixo dividend yield e consequentemente payout, para daqui a 5, 10, 20 anos ela ser uma boa pagadora de dividendos. Minha Stock favorita é uma que passa 100% despercebida. Tem um valor de mercado entre 5 e 10 bilhões de dólares (ou seja, pros EUA é pequena) e é do ramo de aquecedores/ar condicionados junto com sistemas de resfriamento. Heating, ventilation, and air conditioning (HVAC). Ela começou pequena, em 1895, ideia de um inventor, Lennox, e foi se aperfeiçoando e crescendo (um pouco parecido até aqui com a WEG), o nome da empresa também é Lennox. Já a minha segunda favorita, é um pouco maior, uns 30 bilhões de dólares (100 bilhões de reais), e é do ramo de lixo/reciclagem. Waste Connections. Uma empresa que prefere focar em cidades menores/interior do que lidar com a competitividade das grandes capitais, ela atua nos Estados Unidos e Canada. Falei tudo isso porque ambas tem payout e dividend yield baixos.

    Mas é claro que também é importante empresas que já tem um histórico bom de distribuição de lucros, até porque geralmente elas são maiores, algumas nas casas das centenas de milhões, o que as torna, de certa maneira, mais seguras.

    Outra coisa também é que também sou fã de empresas de tecnologia bélica americanas, por causa do fator tecnologia. Achei uma lista com as maiores empresas bélicas do mundo (ordenadas em quantos bilhões de dólares elas investem nessa área) :

    https://www.aljazeera.com/news/2017/10/world-biggest-arms-companies-171007084157108.html

    As listadas na NYSE/Nasdaq eu coloquei um indicativo antes. A Lockheed e a Boing eu já esperava. Achei interessante a United Technologies ter bastante capital indiretamente nessa área (porque ela é mais focada em elevadores, escadas rolantes, sistemas aeroespaciais, etc), então ela não é essencialmente do setor bélico, mas acaba pegando uma fatia desse mercado.
    Outras duas que chamaram atenção foram a Raytheon (acho que ela foca mais na tecnologia de foguetes/misseis em sí, acredito que seja a líder global, então diferente de outras do setor aeroespacial, ela foca e é líder em 1 subsetor ou segmento), a outra foi a Northrop Grumman, que pouco se ouve falar dela, mas ela incrivelmente é responsável pelo projeto de mega bombardeiros stealth B-2 (cada unidade custa mais de 2 bilhões para ser produzido, mas é claro que o custo é absurdo), mas a questão aqui, é dar o mérito pela tecnologia absurda que ela conseguiu projetar (um F-22 é bem interessante, e foi dividido pela Boeing e Lockheed, mas um B-2 é surreal, e foi sozinho pela Northrop, incrível!)

    Outras empresas que tem participação do setor aeroespacial que merecem uma medalha de honra são : Pratt & Whitney (só que ela faz parte da United Technologies) e Garmin.

    —>>> 1. Lockheed Martin (US)

    Lockheed Martin produces aircraft such as the F-16 [Anadolu Agency/Getty Images]
    Based in the US state of Maryland, the company manufactures aircraft, radar systems, drones and even components for spacecraft for the US military and foreign states.
    Its most famous products include the F-16 fighter plane and the Hercules transport plane.
    Lockheed Martin sold $36bn of arms in 2015, turning a profit of $3.6bn that year, and as of October 2017 had a total market value of $91bn on the New York Stock Exchange.

    —>>> 2. Boeing (US)

    As well as civilian airliners, Boeing also produces combat jets, such as the F-15 [Vadim Ghirda/AP]
    Known mostly for its line of passenger aircraft, Boeing made $28bn of arms sales in 2015, resulting in a profit of $5.2bn.
    Arms sales make up 29 percent of its total business and include aircraft such as the F-15, F-18 and F-22.

    3. BAE Systems (UK)

    A Tornado fighter plane [EPA/UK Ministry of Defence]
    The UK’s largest weapons manufacturer had arms sales of $26bn in 2015, which formed 93 percent of its total sales.
    BAE employs more than 82,000 people who help produce military equipment such as the Tornado warplane, Challenger tank, and drones for the British army and other states.

    —->>> 4. Raytheon (US)

    Raytheon made $2bn in profit in 2015 [Kacper Pempel/Reuters]
    The company’s primary focus is producing missile and weapons systems for aircraft and naval vessels.
    In 2015, Raytheon turned over almost $22bn in arms sales and made just over $2bn in profit.

    —>>> 5. Northrop Grumman (US)

    Northrop Grumman produces drones, aircraft and radar systems [Tyrone Siu/Reuters]
    Based in the US state of Virginia, Northrop Grumman produces drones, warplanes, aircraft components and radar systems.
    It made just over $20bn in 2015 and turned a profit of more than $2bn.

    —>>> 6. General Dynamics (US)

    General Dynamics produces the US military’s main battle tank [EPA]
    Another Virginia-based company, General Dynamics produces the M1A Abrams tank, the main battle tank used by the US military.
    It turned over $19bn in arms sales in 2015.

    7. Airbus Group (EU-wide)

    Airbus draws 18 percent of its sales from arms [Charles Platiau/Reuters]
    Like Boeing, Airbus is popularly known for its line of passenger aircraft that are in service among airlines across the globe.
    Arms sales make up 18 percent of its business or $12.9bn in sales.

    —>>> 8. United Technologies (US)

    United Technologies produces the Black Hawk helicopter [EPA]
    The company based in the state of Connecticut draws 16 percent of its sales from arms, which amounts to $9.6bn.
    Its most famous product is the Black Hawk helicopter used by the US military and others.

    —>>> 9. Leonardo/Finmeccanica (Italy)

    Leonardo was known as Finmeccanica until 2016 [Alessandro Bianchi/Reuters]
    Formerly known as Finmeccanica, Leonardo produces aircraft components, weapons systems, helicopters and armoured vehicles.
    In 2015, its arms sales totalled $9.3bn, which resulted in $584m of profit.

    —>>> 10. L-3 Technologies (US)
    Headquartered in New York, L-3 produces surveillance, communications and weapons control systems for military and civilian purposes.
    It had arms sales of $8.8bn in 2015 and made $282m in profit.

    • dei uma olhada rápida na LII não gostei dos números e achei uns 2 ou 3 problemas olhando de forma bem rápida, se olhar por debaixo do capou encontra-se mais, agora se quiser saber do que se trata… bom ai só pelo whats pq não da pra escrever q fica muito grande :)

      sobre as bélicas estou estuando uma ai a mais pra colocar na carteira, quem assina o XD sabe quais as duas top que eu considero desse segmento!

  3. Olá VDD, por aqui comenta-se que é consenso que o próximo presidente taxará os dividendos. Você acredita que essa taxação valerá também para os FIIs?
    Abraço

    • Ola Rafael

      desculpa acabar com o seu conto de fadas, mas os dividendos no brasil já são taxados a muito tempo

      a questão é que ao invés de cobrar na ponta da PF como nos States eles cobram na ponta da PJ

      entao para de cair nessa balela que contam ai que os dividendos não sao taxados, leia isso aqui:

      São contribuintes e, portanto, estão sujeitos ao pagamento do IRPJ, as pessoas jurídicas e as pessoas físicas a elas equiparadas, domiciliadas no País. Elas devem apurar o IRPJ com base no lucro, que pode ser real, presumido ou arbitrado. A alíquota do IRPJ é de 15% (quinze por cento) sobre o lucro apurado, com adicional de 10% sobre a parcela do lucro que exceder R$ 20.000,00 / mês.

      eu sei! a verdade dói mas tem que ser dita.

  4. Apenas para contribuir, em leituras na Internet encontrei dois casos brasileiros que ilustram o quão ilusório pode ser o DY.

    Em 2015 as ações da Eternit (ETER3) eram negociadas com um DY de 15%, qualificando-a como uma das empresas que mais distribuía dividendos na bolsa. Porém, os lucros da empresa apresentavam quedas desde 2012, e entre 2013 a 2015 ocorreu um crescimento expressivo de seu endividamento ao mesmo tempo em que ela pagava estes generosos dividendos aos acionistas. Quem adquiriu ações da Eternit em 2015 devido a estes dividendos amargou de 2015 até 2017 quedas de mais de 60%.

    O fundo imobiliário TRX Edificios Corporativos (XTED11) passou por algo semelhante. Na mesma época, em 2015, o fundo apresentava um DY de cerca de 30%. Porém, seu principal imóvel era locado para a Petrobras, na cidade de Macaé (RJ), e este imóvel foi devolvido como parte do processo de reestruturação da estatal. Sem locador e em uma região extremamente dependente da empresa, o fundo não conseguiu locar este imóvel. Aqueles que estavam interessados nos dividendos e investiram neste FI em 2015 acabaram enfrentando uma desvalorização de mais de 30%.

    Ou seja, tome cuidado quando o dividend yield é elevado, as demais métricas devem ser observadas.

    • olá Alemão

      sem duvida, quando a esmola é demais o santo desconfia… essa história de Yield alto sempre tem alguma pegadinha por traz e o legal que isso acontece diversas vezes e o povo sempre cai nesse mesmo erro. Mas a parada é sedutora entao tem que tomar cuidado e se policiar bastante pra não se deixar levar pelo retorno a curto prazo.

  5. Boa tarde,
    Parabéns pelo belo trabalho no site.

    Onde acho, em algum site, o DPA das ações e FIIs ?

  6. Prezado VD, boa noite.

    Gostaria apenas de fazer uma observação:

    No caso da Lockheed Martin Corp ele recebe aproximadamente uns 90% de sua receita do governo americano e não de receitas internacionais.

    Além deste detalhe, você não acha que o fato dela estar muito concentrada apenas no EUA isso pode ser um acúmulo de risco?

    Um abraço

    • Olá William

      ficar concentrada num determinado país é do setor em que ela atua, dificilmente você vai ver uma empresa francesa desenvolvendo armamento para os USA e vice versa

      exige uma serie de protocolos de segurança que essas empresas precisam seguir e elas não podem atuar em alguns países o próprio governo faz essas restrições

      imagina se uma empresa dessa desenvolve um míssel nos USA de ultima geração e depois vai e vende pra coréia do norte esse mesmo míssel, não cairia muito bem

      quanto ao risco de depender do governo americano, isso é fato, você quando entra numa empresa dessas deve saber desses riscos, o fato é que os USA não podem deixar de investir em armamento, como disse nos vídeo da Lockheed eles tem um alvo nas costas então as chances de ter algum problema com o gov é pequena, mas não pode ser descartada!

  7. Onde se consegue esses dados das ações brasileiras? Por exemplo, “dividend yield”, “crescimento de dividendos por ação”. Você recomenda alguma fonte específica de dados?

    • Eu não gosto de renda fixa, acho que não tenho perfil para esse tipo de investimento, o que vou explicar abaixo não quer dizer que a renda fixa é ruim apenas que para o meu objetivo de alcançar a IF ela não se encaixaria.

      Vc pega os títulos atrelados ao IPCA pra mim vc acaba recebendo menos a cada ano, vc acredita realmente que o índice IPCA reflete a inflação real, tente ir no supermercado por um ano todos os meses que vc vai ver que os preços sobem bem acima da inflação divulgada pelo governo, pega um reajuste tarifário de qualquer serviço e veja que é bem superior a inflação, moral da história com o tempo a inflação real (a real mesmo) acaba comendo os seus rendimentos e ao invés de receber cada vez mais vc acaba recendo cada vez menos e só vai perceber isso daqui a alguns anos quando for tarde demais.

      O que eu adoro nas ações, especialmente as ações de crescimento de dividendos é que essas refletem a inflação real, quando eu citei o exemplo do supermercado para um investidor que tem ações de uma Procter e Glamber, Unilever, Nestle, Coca-Cola, Wallmart, Pão de açúcar, Ultrapar enfim ele fica protegido automaticamente pela inflação, pois uma vez que os preços subam nas prateleiras ele passará a receber mais na outra ponta pois a empresa que ele investe terá uma receita maior. Pra mim a melhor forma de manter um crescimento das suas renda passiva e se proteger da inflação real é investindo em boas empresas.

      Enfim a ideia dos pontos apresentados acima não é mostrar que a RF é totalmente ruim, ela tem seus objetivos agora eu não vejo como uma boa opção para o investidor que pretende viver de renda passiva com os investimentos.

      • Até que enfim encontrei alguém que pensa parecido comigo quanto à inflação. Considero o IPca apenas um índice fictício que força a população sem cérebro a imaginar que os preços não subiram tanto.

        Alguém em sã consciência acredita q a inflação em 2019 foi de 4/5%? Por aqui plano de saúde subiu 2x, cerca de 27%, gasolina subiu, mercado subiu. E não foi 5%…

        • manja do mito da caverna de platão ? se vc não conhece pesquisa aí

          o problema é vc voltar pra caverna e falar q tem um mundo lá fora, eles te matam

  8. Parabéns pelo site. Também estou passando para o B&H e tenho algumas dúvidas:

    1 – Existe algum stop financeiro na ações da carteira?
    2 – Você reinveste os dividendos em mais ações?
    3 – É recomendado uma diversificação também em renda fixa?

    Obrigado.

    • Olá Reginaldo

      1 – Se deseja investir focando no BH você não pode usar stop em preço, alias o preço não vai fazer diferença quando se realiza compras mensais e no longo prazo, veja isso. Agora não quer dizer que você deve comprar e esquecer (o famoso Buy and Forget) é importante você definir os seus próprios parâmetros de atratividade de uma empresa e também os parâmetros que lhe fariam sair de uma empresa, como por exemplo empresas que fecham em prejuízo eu considero como eliminadas da carteira, seria como um stop mas não no preço da ação e sim nos resultados da empresa.

      2 – Sim é muito importante reinvestir os dividendos, você pode reinvesti-lo em ações, FIIs, RF enfim não importa onde desde que seja reinvestido.

      3 – Aí vai do perfil de cada um eu não gosto de renda fixa e tenho sérios motivos para isso, mas tem investidores que se sentem confortáveis investindo em RF e também não tem nada de mais com isso. O importante é você procurar o que se encaixa melhor no seu perfil.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here