O que é Análise fundamentalista? – #pp15

0
95

Análise fundamentalista é um termo que todo investidor quando está iniciando na bolsa, com mais ou menos tempo irá se deparar. Então vamos entender o que é essa tal de Análise Fundamentalista e como utilizar ela nos investimentos.

A análise fundamentalista é uma abordagem de avaliação de investimentos que se baseia na análise de dados financeiros e econômicos de uma empresa para determinar seu valor intrínseco. Ao contrário da análise técnica, que se concentra nos movimentos de preços passados e padrões gráficos, a análise fundamentalista examina fatores como receitas, despesas, lucros, dívidas, e outros indicadores financeiros.

Olhando para a bolsa de valores a análise fundamentalista de uma empresa não deve se ater apenas aos números em si, mas sim também ao case de negócio da empresa, quando falamos “case de negócio” é o que a empresa faz para ganhar dinheiro a grosso modo.

Para construir uma carteira de ações visando a aposentadoria, é comum que investidores utilizem a análise fundamentalista para identificar empresas com sólidos fundamentos, como aquelas com histórico consistente de lucros, baixo endividamento e perspectivas de crescimento a longo prazo.

Cuidado para não confundir fundamentalista x técnica

A análise fundamentalista e a análise técnica são duas abordagens distintas para avaliar e tomar decisões de investimento, cada uma com suas próprias metodologias.

Enquanto uma tem um enfoque nos fundamentos da empresas, nos seus números a outra técnica busca mais o movimento dos preços e pouco importa se a empresa está lucrativa, vai crescer ou não.

Horizonte de investimento é outro fator, enquanto que na análise fundamentalista os investidores geralmente ancoram-se numa perspectiva de longo prazo, já na técnica busca algo de curto ou mesmo curtíssimo prazo.

Cuidado para não misturar as duas

O problema é quando o investidor resolver operar como um investidor de análise fundamentalista, mas na verdade está fazendo toda análise como técnica, ou vice-versa.

Então isso é muito comum no mercado de ações, trocarem as metodologias. Acaba gerando muito problemas para investidores, pois utilizando ferramentas para propósitos totalmente diferentes.

Confira nosso vídeo sobre o assunto

Takeaway

A análise fundamentalista é uma ferramenta essencial para investidores na bolsa de valores, proporcionando uma visão aprofundada dos fundamentos financeiros e econômicos das empresas. É uma abordagem que vai além dos números, incorporando o entendimento do “case de negócio” da empresa.

No entanto, é crucial distinguir entre análise fundamentalista e análise técnica.

Nessa série, vamos destacar alguma dúvidas essenciais para quem está começando na bolsa, aqueles que acabaram de chegar. Vamos responder essas perguntas na ordem:

  1. Como ganhar dinheiro com ações na bolsa
  2. O que é uma ação e REIT?
  3. O que são dividendos?
  4. O que preciso para começar a operar no mercado de ações?
  5. O que é uma corretora e para que serve?
  6. Quanto $ você precisa para começar a investir?
  7. Quais os custos para investir?
  8. Diversificação o que é e qual a quantidade ideal de ações que tenho que ter?
  9. Quanto tempo preciso deixar minhas ações na bolsa?
  10. Preciso pagar algum imposto e quais as declarações preciso fazer?
  11. O que é análise fundamentalista?
Previous articleCompras VICI – dez23
Next articlePedro sobre as águas – Especial de natal 2023