Controle de gastos e receitas: Novembro 2017

Muitas pessoas me perguntam no blog sobre como fazer uma projeção de gastos e principalmente como gerenciar e acompanhar ao longo do mês essas despesas pessoais. Vamos fazer esse mês de Dezembro uma série de vídeos sobre esse assunto, vou trazer toda semana um vídeo novo, mostrando como eu faço esse acompanhamento dentro da minha vida. Veja nesse primeiro vídeo como acompanhar o controle de gastos utilizando o aplicativo Banktivity.

Você não sabe o que é o Banktivity?

Então assista esse vídeo para entender o que o aplicado é capaz de fazer.

Abaixo mostrarei a vocês como controlar seus gastos utilizando a parte de budget com envelopes. Mostrarei como utilizar não só os envelopes, mas apresentarei uma técnica muito eficiente para que o seu controle dos seus gastos lhe ajude a fazer sobrar a grana no final do mês. Aprenda e descubra como utilizar o Zero-Based Budgeting ou mais conhecido como ZBB.

O vídeo te ajudou e você gosta do blog, então apoie o projeto comprando o Banktivity pelo nosso link patrocinado: comprar Mac ou comprar iPhone.

Abaixo o relatório com as minhas receitas e despesas deste último mês de novembro:

 

Holding são rendimentos de empresas na qual não tenho sociedade com outras pessoas.

O Lucro sociedades é o lucro de todas as empresas em que tenho sociedade.

Outras receitas são receitas diversas que não se enquadram em lucro de empresas.

Dividendos são receitas dos dividendos recebidos na bolsa de valores.

Taxa de poupança do mês: +48,69%

Consegui manter a taxa de poupança próxima do que considero “o ideal” que é a faixa dos 50%. Acredito que o mínimo para se manter de taxa de poupança seria 30% do seu salário, se você conseguir essa marca, o próximo passo é buscar os 50%.

Em se tratando de taxa de poupança, muitas vezes podemos pensar que quanto mais melhor, porém eu tenho a visão de que se você trabalha com longo períodos de taxa acima dos 50% é porque eventualmente estará se privando de uma qualidade de vida em prol de guardar dinheiro.

O equilíbrio é fundamental durante o processo no qual está trabalhando para alcançar a independência financeira, no momento que você economiza mais do que 50% significa que está reduzindo sua qualidade de vida.

 

Net Worth

Net Wort a grosso modo nada mais é do quanto você tem em capital ao longo do tempo, considera-se saldos de conta, investimentos e até mesmo dívidas. No meu caso não possuo divida alguma, nem de carro, nem de casa, estou absolutamente liquido. Esse outubro deu uma recuperada boa comparado ao baixa de Setembro.

 

Meu net worth no mês anterior foi de 512k e esse mês está na casa dos 529k temos aí um crescimento de 3,32% nesse mês comparado ao anterior.

No momento estou com 80% investido no mercado de ações, 12% na poupança e pouco mais de 6,8% em liquidez imediata na conta. Lembrando que não possuo divida alguma.

Veja abaixo um resumo do meu orçamento nesse mês e acompanhe os outros meses:

Gostou dos gráficos do aplicativo? Saiba aqui como adquirir o Bankitivity, compre utilizando o link do blog para cair umas balas juquinhas para nós.

Controle de Gastos – Resumo

Estouramos os gastos com a alimentação, eu acabei abusando nos chocolates e nos sorvetes, também comprei umas carnes mais caras também. Agora esse mês vou ter que tentar achar um meio termo para não estourar as projeções. No Brasil eu tinha muito problema com essa categoria por conta de jantar em restaurantes mais caros todo o final de semana, aqui está sendo o inverso, não temos gastado muito com refeições fora, mas temos tentado melhorar a qualidade da comida caseira, resultado 2,5k de gastos.

Animais

Os gastos com animais ainda continuaram altos, acho que descobrir porque minha labradora (Java) faleceu mês passado, reveja aqui. O meu Yorkshire (Ruby) ficou doente esse mês e pelos sintomas parece ser leishmaniose, fizemos um exame de sangue mas parece que fica pronto só na segunda semana de Dezembro.

Sei que é uma doença de muito risco, principalmente para humanos, e alguns veterinários que consultei me disseram que não tem tratamento no Brasil e o cachorro deve ser sacrificado por conta do risco para os humanos, outros já me disseram que tem tratamento, enfim ainda tenho que me aprofundar sobre isso.

Fato é que essa doença causa ataca os rins e como a Java (labradora) já tinha um certo problema de rins ele acabou parando, na época nem nos atentamos para essa possível doença, já os sintomas no York nos levaram a suspeitar.

Sei que tem essa vacina, mas o meu veterinário na época disse que não teria problema pois essa doença só pega onde não tem saneamento, ocorre que onde morava antigamente realmente era um lugar bem tranquilo, porém na nova casa dos cachorros existe um córrego que passa em frente e acredita-se que o mosquito deve ter vindo de lá e picado o cachorro.

A moça que está cuidando deles para mim tem um pastor e o cachorro dela não teve problema algum, isso porque dado o lugar onde ela mora, ela já vacinou ele contra essa doença. Agora estou torcendo para não ser, assim posso vacina-lo e evitar essa doença. Gastamos até o momento 306 com a consulta e exame.

Não recorrentes

Na parte de não recorrente temos o gasto de 3,4k com a compra da televisão e outros moveis menores que compramos na IKEA, falei sobre a TV no vídeo acima. Temos também 1,1k de despesas com viagens, estamos ajudando a vinda de uma parente da Sra. VdD para comemorar o natal e passar o ano novo conosco.

apassionata Controle de gastos

Além disso gastamos 367 com um passeio que faremos a Dortmund para assistir a Apassionata, é um show de cavalos aqui da Alemanha, e como a Laura é apaixonada por cavalos resolvemos comprar os ingressos. A responsável pelo show foi comprada por uma empresa de Hong Kong de um bilionário chamado Xionxiong Lin que agora administra o espetáculo, veja mais aqui. Para quem gosta de cavalos é uma bela oportunidade.

Conclusão

 

Conseguimos reduzir bastante as despesas neste mês e as receitas vieram dentro do esperado, agora para dezembro e tentar minimizar o impactos das festas de finais de ano que sempre nos fazem gastar mais.

Por hora até o momento recebemos 304k no ano e gastamos 172k dando um saldo positivo na balança de 131k. Não é um numero exuberante mas dá uma taxa de 43% que acho até legal em vista de que estamos tendo que mobiliar a casa completamente e isso nos fez gastar mais do que o normal. Acredito que no próximo ano se não aparecer nenhuma surpresas conseguiremos um desempenho melhor.

Nosso whatsapp

Se você ainda não nos adicionou no seu WhatsApp, entre aqui e enviei uma mensagem para trocarmos ideia.

21 thoughts on “Controle de gastos e receitas: Novembro 2017

  • 10 December 2017 at 15:03
    Permalink

    Show !!! Finalmente uma forma que faz sentido usando os envelopes no Banktivity.

    Vou tentar usando a sua tecnica!

    Reply
    • 10 December 2017 at 16:56
      Permalink

      olá Jorge

      acho que agora deu pra dar alguma ideia de como eu utilizo, daí é só vc adaptar alguns detalhes para a sua maneira, depois diz se deu certo :)

      Reply
  • 5 December 2017 at 16:09
    Permalink

    Chefe, eu sou usuario tambem do banktivity e adoro. No entanto, fiquei meio inseguro com o problema que eles tiveram com o download de cotas do yahoo. Vi que o quicken 2018 agora ficou mais completo para MAC. Que tal fazer um review sobre a ferramenta?

    Reply
    • 5 December 2017 at 19:59
      Permalink

      ola Gustavo

      nao peguei esse problema no banktivity nao, ou se peguei eles ja corrigiram e nem vi

      sobre o quicken vc tem que me responder o seguinte, o multcurrency dele ta funcionando no mac? é possível fazer budget com contas de diferentes moedas ao mesmo tempo num mesmo orçamento ?

      Reply
      • 6 December 2017 at 06:37
        Permalink

        Eu não uso o quicken não. nem sei como é. acho que seria um post interessante se você conseguisse fazer um review deste produto. to querendo ter um segundo “backup” das minhas finanças pessoais. abs!

        Reply
        • 6 December 2017 at 13:02
          Permalink

          falei sobre ele aqui dá uma olhada talvez lhe ajude

          Reply
      • 10 December 2017 at 08:39
        Permalink

        No MAC não, so no Windows eu cheguei a ver isso. O pior é que la aparece como se tivesse, mas não funciona. Aparece a moeda, mas não converte – bem tosco isso, era melhor não deixar habilitado.

        Reply
        • 10 December 2017 at 10:03
          Permalink

          Eu também peguei esse problema na época que testei ele. Então ainda continua com o recurso só disponível para Windows.

          Reply
          • 11 December 2017 at 10:17
            Permalink

            Não achei o Bankvity para windows…

          • 11 December 2017 at 18:18
            Permalink

            não tem mesmo

            infelizmente Paulo é só pra Mac

            de modo geral olhando pra softwares especificamente de finanças pessoais os melhores são pra Mac acho que pra windows só o quicken que talvez consiga se aproximar do banktivity em alguns pontos.

  • 5 December 2017 at 07:44
    Permalink

    Olá VDD,

    Essa taxa de poupança está muito boa. Parabéns.

    Tomara que cure seu cachorro e não precise sacrificar. Aqui no Brasil eles sacrificam, pois essa doença pode ser transmitida através da picada do mosquito. Sei que existe uma vacina para essa doença e é de graça.

    Abraços.

    Reply
    • 5 December 2017 at 19:56
      Permalink

      Valeu CI

      saiu o resultado do exame hoje, graças a deus não é a doença, era alguma virose, aproveitar e assim que passar os antibióticos vamos vacinar o menino Ruby.

      agora a vacina nao é de graça não o veterinário cobra uns 300 conto pra isso ai

      Reply
  • 4 December 2017 at 16:50
    Permalink

    Show de bola! Parabéns pelo trabalho aqui no Blog. Teria outras opções de aplicativos / sistemas que indicaria? Forte abraço!

    Reply
    • 4 December 2017 at 23:12
      Permalink

      valeu Claucio

      no artigo que citei ali no alto traz uma serie de videos, no primeiro video eu comparo os principais sistemas do gênero que temos no mercado

      vale a pena dar uma olhada

      Reply
  • 4 December 2017 at 13:35
    Permalink

    Olá VDD,

    Pena o Banktivity não ter para Android. Quem sabe em um futuro não distante eu entre para o appleteam hehe. Para isso já estou idealizando meu hackintosh. Provavelmente montarei meu mac. Talvez eu conte isso no blog.

    Quanto a taxa de poupança concordo com você. Taxas acima de 50% podem estar minando a qualidade de vida da pessoa. A menos que ela ganhe muito dinheiro, ai a história é outra

    Reply
    • 4 December 2017 at 14:24
      Permalink

      Olá II

      Põw Mac eh tudo de bom, chega de sofrer com Windows. O windows eh bom pra corporativo agora pro dia a dia pessoal tem que ser um Mac mesmo.

      Eu comecei num hackintosh o problema eh que cada atualização caga tudo e vc tem que comprar um note que tenha driver já compatível.

      Como alternativa usei por um bom tempo o Ubuntu não eh um Mac mas lembrava de longe kkkk

      Com relação as taxas eu comentei porque tem gente que fica paranóica com investimento e quer sair da corrida amanhã. Calma tem que aproveitar a vida também, o mais importante eh o cara se conscientizar que precisa sair da corrida a partir daí não tem porque ele fazer dessa jornada um martírio, tem que ser prazeroso e curtir também cada passo devagar rumo a saída

      Reply
      • 4 December 2017 at 20:44
        Permalink

        Windows eu sofro apenas com o dos usuários kkk tanto no trabalho quanto em casa usamos Ubuntu. Gosto bastante. E esses dias não me conformei ao ver um usuário com um Mac usando Windows??? Nooo Me revoltou kkk

        Como a grana está curta para brinquedos, vou montar um hackintosh. Enche o saco as atualizações mesmo?

        Isso mesmo, a estrada precisa ser apreciada se não o destino não terá graça!

        Reply
        • 4 December 2017 at 23:17
          Permalink

          Ubuntu é show, nao é tao estável quanto o seu papai Debian mas eu curtia ele pelo designer e interface mais próxima do ambiente mac

          também já vi isso, tem muito shopping ai que os caras estampam os macs pra parecer legal e vc olha a tela tem um windows, mau sabem eles que fazem papel de idiotas

          sao bem complicadas, mas é só vc não atualizar, na verdade qualquer atualização de sistema, seja no windows, mac ou linux sempre ferra o sistema kkkkkk brincadeira quando se está com tudo azeitado fora do hackintosh vai de boaça eu por exemplo estou a umas 3 gerações sem formatar, ou seja foram três updates gigantes que passou liso, contando esse ultimo do high sierra que trocaram até o formato da partição

          mas vc compra no paraguai um mac ai a preços mais baixo que nos USA e vc gasta bem pouco pra ir lá, vale muito a pena, vai sair um pouco mais caro que um notebook do mesmo porte, vê o video que fiz onde levanto os custos que tive e o quanto economizei, olhe aqui.

          Reply
  • 4 December 2017 at 10:34
    Permalink

    Dividendos sempre crescendo!!! PArabens!!!! Ainda pretendo visitar a Alemanha. Abraço!!!!!

    Reply
    • 4 December 2017 at 11:58
      Permalink

      vale GA

      se vier por perto de Dusseldorf me avisa pra gente tomar uns café

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *