Cuidado com o calote, fuja da Renda Fixa!

67
770

Quem me acompanha aqui no blog sabe que não sou um adepto da Renda Fixa. Meus motivos de descontentamento são outros, diferente do citado no titulo do artigo, na verdade quando tomei a decisão de não investir em RF nunca me passou pela cabeça o risco de calote na renda fixa, até porque isso há um tempo atrás era inconcebível.

Como em economia, as coisas mudam muito rápido hoje considero fortemente o risco de um possível calote por parte do governo. Pode parecer improvável para alguns, mas se começar a estudar os calotes vai perceber que todos foram deflagrados em cenários semelhantes ao que estamos vivendo nesses últimos anos no Brazil.

Recomendo, àqueles que puderem adquirir o livro sobre “Oito séculos de delírios financeiros” dos autores Reinhart e Rogoff. O livro vai lhe trazer um bom big picture sobre o tema, onde eles analisam diversos países e calotes diferentes. Abaixo uma foto que tirei da parte onde mostra os calotes soberanos:

divida

Para aqueles leitores que acreditam que isso não vai ocorrer no Brazil, bem o país foi o que mais aplicou calotes, ao todo foram 7 calotes, foi o único país que aplicou calote em todos os momentos da história. Infelizmente é muito provável que teremos um novo calote no país. Quer mais um sinal, só dar uma olhada na deterioração das notas de credito do país, já estou lendo noticiais que a S&P vai baixar para BB-

classificacao-das-agencias-de-risco-grau-de-investimento

Nesses últimos meses a Renda Fixa começou, coincidentemente, a oferecer melhores retornos e com as dificuldades na renda variável (ações e FIIs) muitos investidores giraram patrimônio para a RF em busca de uma melhor rentabilidade. Vocês sabem que eu sou severo criticador aqui no blog dessas atitudes, tenho vários artigos orientando os investidores nesse sentido, veja aqui e aqui.

Espero que quem tenha capital investido na renda fixa pense 10 vezes antes de continuar e aqueles que estão cogitando entrar pensem 20 vezes antes de colocar qualquer dinheiro lá.

“Viver de dividendos então quer dizer que está tudo perdido?” Não, existe ainda a possibilidade do cenário econômico do país se reverter, mas para isso precisa de ter primeiro uma mudança política, coisa que acho bem difícil, mas não improvável, dado nosso atual cenário.

Pra finalizar vou deixar abaixo um vídeo do Sachsida explicando um pouco essa nova mudança política/econômica. Para aqueles que não conhecem o Sachsida, ele é considerado um dos melhores economista do país, pra mim na verdade ele é o melhor. Assim que possível vou colocar alguns vídeos dele aqui no blog.

Pra vocês terem uma ideia do nível dele, se eu fosse presidente e tivesse que escolher um Ministro da Fazenda o nome do Sachsida seria o cabeça da lista!

https://www.youtube.com/watch?v=lZp6XqkJwZ0

Ex-Dividend Plus

Quer investir na bolsa americana e não sabe como identificar empresas fantásticas para colocar na sua carteira? O Ex-Dividend Plus é feito para lhe ajudar nos estudos de empresas na bolsa americana. Temos diversas carteiras já montadas de empresas pré-selecionadas, são empresas fantásticas para compôr o seu Dream Team de Stock e REIT.

Além das carteiras, trazemos o case de negócio de cada um dos ativos e mostrarmos a você na prática o que deve olhar e como procurar informações importante sobre as ações e REITs.

Assine agora mesmo o XD+

Assine agora o XD+

Previous articleTrade de Valor Ferrari (RACE) – Introdução
Next articleReits de Escritório e Industria

67 COMMENTS

  1. VD, bom dia
    Você tem sugestão de ativos em renda fixa a ser aplicado através da Corretora DRIVEWEALTH?
    Obrigado e excelente dia

  2. Bom dia VdD,
    Lendo seu artigo sobre TD fiquei bem menos confiante em relação ao SELIC, atualmente estou utilizando (SELIC) para construir meu fundo de emergência, mas já tem um tempo que não aporto nenhum valor no mesmo pois estou receoso sobre a estabilidade do mesmo.

    Tirando SELIC e a Poupança (Não considero um bom investimento), você recomenda outro lugar/outra forma para se criar um Fundo de Emergência. Estava pensando em CDB, mas os que possuem liquidez diária pertencem a Bancos Pequenos, oque também e um risco.

    Desde já,
    Obrigado!

    • ola IR

      para fundo de emergencia não vejo maiores problemas no TD (apesar de não gostar), não é uma quantia tão absurda e sua aposentadoria não dependerá desse valor, entao no caso o que eu disse nos artigos do TD é me referindo a investidores que estavam dando all-in em TD com relação a aposentadoria, investimento de longo prazo.

      eu particularmente deixo meus fundos de emergia na poupança, não é um dinheiro para ficar rico, ele não está la pra me gerar renda e sim pra me salvar numa emergencia, tem gente que colocar em fundo e leva x dias para resgatar, até mesmo se for d0 eu acho ruim, porque numa emergencia vc precisa de rapidez as vezes pra pagar algo, entao o dinheiro está preso até transferir e tal demora uns dias, por isso eu prefiro nesses casos a poupança, como disse isso é algo pessoal uma estratégia minha, e eu não uso essa grana pra rentabilizar, se quiser ganhar dinheiro vai pra bolsa e larga essa RF kkkk

  3. DIVIDENDOS vs RENDA FIXA

    VdD, boa tarde. Vou perguntar algo que vc já deve estar careca de ouvir, mas não encontrei uma explicação convincente.

    > Se o objetivo é viver de renda, por que é mais vantajoso investir em ações de dividendos e FII que renda fixa?

    Todos pagam uma % (income) e são atrelados à inflação, de certa forma.

    O que interessa pra mim é a renda (não o valor total), então se o dividendo não aumentar, é o mesmo que investir na renda fixa só que com risco de ficar sem receber dividendos.

    A diferença é que em ações eu tenho a chance de receber mais dividendos por ação, aumentando meu yield on cost (y2), enquanto no Tesouro o yield é fixo.

    Se puder me explicar, eu agradeço.

    • veja os meus retornos e vc vai descobrir, mas noa quer dizer q oq faço vai funcionar pra vc, só que funciona pra mim, se vc quiser continuar na RF continue, nem todos tem perfil para RV

      só tente descobrir alguém próximo a vc q tenha saído do zero e chegado na IF com RF, eu so conheço pessoas que chegaram na IF com as acoes ou imóveis.

  4. Quando um estado da calote, tecnicamente ele para de pagar o título públicos, mas como são afetadas as debêntures de empresas de um pais “em calote”? Será que as debêntures não seriam uma alternativa viável para fugir do calote do governo e ainda permanecer na renda fixa?

    • quando um governo dá o calote a primeira coisa que vai pro buraco é o cambio e aí não adianta ter debêntures até do papa que seu capital vai virar pó de uma dia para o outro, isso é muito ruim pois afeta toda a economia do país, entao por isso o ideal é ir para uma economia mais estável e que transparece mais confiança.

  5. e os americanos, não correm o risco de dar um calote na divida visto que eles devem mais de 100% do pib? qual diferença Brasil deve 70 do pib e os eua devem mais de 100%.

    • quantos calotes os USA deram ? quantos o brasil deu ?

      podemos dizer que nesse quesito já fizemos uns 7×0 kkkkkk não vou colocar a 1 porque os caras estão com zero

      não se analisa calote dessa forma, alias nenhuma divida se analisa dessa forma, olha aqui nesse artigo como analisar divida de empresa

      e para divida de país recomendo o livro que citei nesse artigo q vc está lendo, compre o livro e se aprofunde no assunto.

  6. Amigo VdD, dependendo da bomba que acontecer, nenhum ETF segurará. Voce diz recuperar, mas o tempo para recuperar com papeis poderia ser longo tambem. Tambem nao acredito em FGC nenhum. Governo irá fazer isso, mas quem diz que quem tem dinheiro em poupança não será a mesma coisa ? Até pro cara que investe em ouro pode tomar uma rasteira. A questao é: estourou no ventilador, o governo demoraria quanto para pagar ? O governo pagaria ? Como aconteceria ? Todo mundo diz que dívida interna é só imprimir dinheiro que está tranquilo. Sabe…penso muito nesses cenários, mas vejo que todos sofrem do mesmo jeito. Desde o cara da acao que pode perder 70% do seu capital um ano e demorar 8 anos pra recuperar como o cara da RF… Da vontade de comprar tudo em bitcoin e dormir mais sussegado, mas tem cara roubando até paper wallet….olha…é complicado. Abracao!

    • Olá Joao

      Tudo tem seu risco, mas vamos colocar alguns pontos importantes que no seu comentário vc se equivoca magistralmente.

      Primeiro vc precisa de conhecer os ciclos do mercado pra falar que o mercado acionário demoraria 8 anos pra reverter um momento bear. Tem um gráfico aqui no blog sobre isso é lá mostrar que em média nos ciclos é 1 ano pra começar o Bull novamente, geralmente isso ocorrer bem antes.

      Outro ponto é que se vc estiver em etf aí vc está enrascado mesmo kkk eu não invisto em etf meu patrimônio está em empresas de crescimento de dividendos ou seja independente da merda elas vão continuar gerando dividendos http://viverdedividendos.org/porque-investir-em-uma-empresa-de-crescimento-de-dividendos/

      Sobre etf veja isso http://viverdedividendos.org/porque-nao-invisto-em-etf/

      Sobre calote é mestre o pessoal ficar achando que se o governo der o calote as ações vão virar pó, o problema é essa memória curta do pessoal, o governo já deu um calote interno e as ações nem sentiram então para de acreditar nesse bullshit que vivem espalhando por aí

  7. Ola amigo,
    Primeiramente parabens pelo blog e compartilhamentos. Moro fora e estou mt interessado nos REITs, tenho uma carteira de FIIs no Brasil e estou gostando bastante, sendo assim queria seguir uma mesma linha e montar uma carteira de REITS nos EUA. Vc me aconselha a ter tbm uma de açoes, ou poço inicialmente ter somente de REITs? Aonde posso acompanhar analises dessas empresas alem do seu blog? Desde ja agradeço a atençao.

    • Obrigado Victor

      Vai depender muito do seu perfil, as ações podem ser uma boa opção para diversificar, mas cada um tem um perfil diferente. Dá pra vc se manter diversificado também só com REIT, porém você tende a ficar muito exposto ao mercado americano, já que existem poucos REITs que são internacionais, dá uma olhada nesse vídeo pra entender

      sobre analise tem varios videos aqui no blog sobre isso dé uma olhada nesse categoria de balanço comentado que fica aí no menu ao lado

  8. Opa beleza Viver de Dividendos?
    Cara eu realmente acho que a conjuntura econômica atual favorece o calote.
    Mas me veio uma questão que antigamente não existia aqui no país. Nessas datas em que ocorreram o calote não existiam fundos de investimentos de grande porte no país e que trabalhassem com muitos titulos soberanos.
    Os fundos de investimentos de grandes instituições tem uma grande participação no TD, voce não acha que declarar que algum dia o Brasil cometa calote é dizer que o País estará cavando sua própria cova nesse mundo tão globalizado?

    • Está em dúvida sobre isso, olha o que ocorreu com a vizinha Argentina recentemente.

      Quando o país perdeu o grau de investimento muitos fundos tiveram que retirar a grana daqui, você num escutou o pessoal do jornal dizendo isso o tempo todo. Bem esse é o gatilho deles quando se perde esses parâmetros eles sabem que algo está indo muito mau.

      Muitas medidas precisam ser tomadas e até agora não tivemos nada feito essa conta vai ficando cada vez maior.

  9. Achei interessante o que comentou do Bastter, no qual o sigo a um bom tempo… o que considera de visão diferente de dele? Vejo muitas semelhanças. Grande abraço e obrigado por compartilhar sua experiência

    • Olá Bruno

      Você vê semelhante porque ambos tanto eu quanto ele seguimos a linha do Jeremy Siegel, por isso pessoal acha que estou lendo muito Bastter, mas na verdade estou lendo muito Siegel. Tem muitas diferenças nos estilos de investimentos.

      o Bastter como tem que falar pra muita gente novata/desinformada acaba tomando uma postura mais simplista nos investimentos, ele as vezes tem que levar as coisas muito no extremo pro pessoal entender, o que o Jeremy Siegel diz as vezes é um pouco indigesto pra gente que está acostumado a ficar olhando rentabilidade e mais rentabilidade.

      – por alto, o bastter foca muito no lucro eu já acho que tem que analisar o conjunto todo inclusive cenário micro e macro e aspectos qualitativos
      – ele acha que ganho de patrimônio é melhor que dividendos, está na deadline um artigo colocando em cheque esse pensamento adotado por muitos, nesse ultimo video que fiz falei sobre isso por alto
      – ele nunca sai de empresa capaz dele estar até hoje entupido de petr na carteira rsrsrs eu já quando vejo problemas eminentes prefiro sair da empresa, claro tudo tem que ter o bom senso
      – ele abomina completamente precificação eu já utilizo em alguns casos, como disse não há necessidade de ser tão extremo quanto ele

      alem do Siegel tem um outro livro, de outro autor americano, vc vê o Bastter falando parece uma fotocopia do cara kkk mas vc deve conhecer esse outro autor visto que vc diz acompanhar o Bastter a bastante tempo

  10. Viver de Dividendos,

    Não sei eu dei a intender que eu estava defendendo o TD. Se sim, não era bem isso que eu queria dizer.
    Apenas uma observação perante ao cenário atual de material sobre o assunto falando justamente isso que eu não quis dar a intender. Tanto que geralmente o titulo é do tipo: “BOTE TODO SEU PATRIMÔNIO EM TESOURO DIRETO” , “COMO FICAR RICO COM TESOURO DIRETO” . Conforme você demonstrou acima a nossa situação crítica… realmente, tem algo ai.

    O argumento de um professor meu é o seguinte: “Pro tesouro direto dar calote, tudo já deu calote antes…”
    Ele, pelo jeito é um desses que gosta da loteria.

    Abraços irmãozinho

    • no artigo tem um ótimo livro sobre o assunto, pergunta se ele ao menos leu algum livro sobre o tema

  11. E o mais interessante é a quantidade de matéria, videos, conteúdo em geral na internet, fazendo uma propaganda desgraçada do TD. será que tem algo ai?? pq esse TD agoa ta na moda.

    • Porque será Rayann ? Será porque o Brasil está com um déficit de quase 300 bilhões ? Você emprestaria seu dinheiro para uma pessoa que estava com o nome no SPC e com uma dívida que cresceu em 300% nos últimos 10 anos? Você emprestaria seu dinheiro para uma pessoa que está tendo uma redução drástica em seus salários nos últimos 2 anos enquanto que todos os outros amigos dessa pessoa estão com os salários aumentando ? Você emprestaria seu dinheiro para uma pessoa que já deu calote 4 vezes em menos de 1 século e foi um dos piores pagadores da região ?

      O Brasil pode dar calote novamente ? Não sei, não tenho bola de cristal mas o que posso ver é o hoje é o ontem bem isso não me agrada nenhum o pouco e nem a muitos investidores internacionais por isso o governo tem tentado utilizar uma taxa maior de juros para atrair essas pessoas que não colocariam seus patrimônios nas situações abordadas no parágrafo anterior. Bem se vc é daqueles que não ama seu dinheiro e gosta de uma loteria, bom a RF foi feita pra vc então!

  12. Oá Blog Viver de Dividendos! Excelente post, estou com 34 anos, somente agora que estou me interessando sobre educação financeira, por questão de necessidade mesmo, pois estou començando a pensar no futuro e a importância de se ter dinheiro investido, poderia me dizer quais investimentos no Brasil são garantidos pelo FGC? Aguardo feedback e grande abraço!!!

  13. Acho que o título adequado seria “Evite o Tesouro Direto”.
    Debêntures, CDB, LCA e LCI são títulos de renda fixa, e a crítica do seu texto se refere exclusivamente ao Tesouro Direto.
    No mais, ótimo post.

    • Olá Richard

      Investindo em ações no longo prazo a leitura é algo entre um nível básico e intermediário. Ambos conseguem aproveitar.

  14. Vdd, boa noite.
    Não vou entrar muito em detalhes… Já fiz um comentário nesse post sem estar logado (José).
    Mas quero acrescentar uma coisa. Vale a pena ver oq está acontecendo em Porto Rico, que entrou em default esse ano (OBs: até entao o país nunca tinha entrado em default). E não se esperou efetivamente Porto rico descumprir pagamentos da dívida externa para ter sido caracterizado o default. isso Pq para efetuar pagamentos da dívida Porto Rico buscou dinheiro nos fundos de pensão do país ( vc sabe bem que os fundos de pensão em sua maioria sao atrelados à renda fixa e inúmeros fundos de pensão capitalizam em títulos públicos).
    Só não creio que o nosso default ocorra em pouco tempo, pois historicamente os países que entraram em default permaneceram um bom tempo em recessão antes disso acontecer (8 anos pelo menos). Porto Rico está em recessão desde 2006.
    No caso do BR, se demora, é uma pena, pois talvez quem esteja no poder quando o Brasil entrar em default não seja quem o colocou em default. Aí podem levar a culpa pelo que não fizeram e o governo com a mesma política atual volta ao poder graças ao esquecimento do povo.
    Forte abraço!

    • Olá I M

      Bem observado essa questão de Porto Rico.

      Sim eu também acho que não é algo imediato. Quando esses cenário de calote começa a se desenhar geralmente leva algum tempo para se efetivar de vez.

      Talvez consiga ser revertido, não pelo governo atual, mas se conseguirmos mudar a equipe econômica, aliás antes disso mudar a equipe política, talvez o quadro seja revertido em curto espaço de tempo.

      Agora independente de dar default ou não esse governo vai culpar a oposição das mazelas que ele mesmo criou. Não viu oq fizeram nas eleições batendo na tecla que era culpa do mercado internacional, que estava todo mundo em crise e bla bla não custa pra fazerem igual na Venezuela é culpa dos americanos. Conspirações. Vc viu a propaganda do PCO que saiu na tv, assista pra vc ter uma ideia da cara de pau deles.

  15. Me solta preciso comentar!!

    Boas Viver de Dividendos,

    Sabe que não bato bem da cabeça, não pq invisto na PETR e na VALE, mas pq acredito no Brasil. Se, e eu disse Seeeee o calote vier, irá ser no ano de 2016, certo? O tesouro direto vence no minimo em 2018, logo não tem o que se preocupar, correto? A não ser que o governo de um calote em 2016 e em 2018…quem já comprou a anos atras SIM está com a pulga atras da orelha.

    • Olá IM

      Não dá pra saber a data do calote nem ao menos se vai ocorrer. O que existe é sinais que indicam um possível calote diante de tal cenário cada investidor deve avaliar os riscos. Na verdade o post foi só um pitaco porque às vezes ficamos tão focados na manutenção da carteira que acabamos esquecendo outros fatores macro econômicos de igual importância.

  16. Você é de Brasília? Tive aula com o Sachsida na UCB, o cara era tão que não cobrava presença nas suas aulas, tinha um método de estudo completamente dinâmico.

    • olá luis
      vc pode até colocar em ações ou FIIs que também sofreriam com a crise, mas por ter ativos reais se recuperariam muito mais rápido, pelo menos as empresas que não tem tanta dependência do governo.

      A melhor situação nesse caso seria não deixar o seu capital aqui, veja bem vc pode ter o capital alocado numa empresa XYZ ela pode passar incólume pela crise, mas uma coisa é certa o cambio não vai passar, ele vai se deteriorar mais e mais, tem uma frase que fico a repetir aqui no blog 1 dólar hoje será 1 dólar daqui a 10 ou 20 anos já 1 Real hoje vc não tem a mesma garantia!

      • pois é, eu tava pensando em ir pra bolsa de ny, mas com o dólar nesse preço, é foda, além de que acredito que a bolsa lá está em uma grande bolha, não sei quando vai estourar, mas hora ou outra vai estourar também.
        O que tu acha em relação ao dólar e em relação a possível bolha na bolsa dos eua?

        • primeiro só pra abrir um parênteses que uma bolha acionário é muito, mas muito diferente de um calote de governo.

          desde quando eu abrir minha carteira nos USA todo mundo repete essa mesma frase que vc, acontece que quando estava na crise ninguém investia porque o mercado estava em crise, agora que a economia está aquecida ninguém investe porque está em bolha, enfim pessoal está sempre a procurar motivos para fugir dos investimentos

          vamos lá quando vc faz um investimento de longo prazo nas ações é algo para 10 ou 20 anos posicionado no mercado, nesse período vc acha que vai acontecer quantas bolhas, provavelmente no mínimo 1 vc vai pegar

          se vc tiver boas empresas com pagamento de dividendos crescentes vc vai passar tranquilo por isso, veja bem diferente de RF ações na bolsa são parte de empresas com ativos reais, por ex vc tendo uma colgate na sua carteira vc acha que por causa da bolha vc vai deixar de comprar pasta de dente ?

          se vc pegar na lista de empresas que pagam dividendos crescente, tem aqui no site. vc vai perceber que elas enfrentarem crises, guerras e tudo quanto é coisa e mesmo assim conseguiram aumentar os lucros e pagar um dividendo maior ano após ano

          em resumo pouco importa se vai ter, se já está ou se teve bolha o importante é vc escolher boas empresas de crescimento de dividendos e seguir sua estratégia

          vc precisa ter perfil pra entender isso, enquanto não conseguir captar talvez a RF possa ser algo interessante apesar de todos os riscos, por isso defendi que pra se investir tanto em ações na bolsa quanto em RF precisa-se de perfil

          • compreendi, por isso que gosto do teu site e das tuas convicções. sigo firme e forte acompanhando aqui, obrigado
            claro que com o tempo vou formar minha própria filosofia de investimento, mas a tua é muito boa. não sei se vou copiá-la, mas no mínimo me inspiro nela.
            abraço

  17. Grande viver de dividendos, belo artigo.
    Algumas ponderações em relação aos comentários:
    Calote “Default ” não necessariamente significa deixar de pagar, pode ocorrer negociação para outras formas de pagamentos (juros menor por exemplo) .
    Não sou especialista mias acho inocência achar que se o pais chegar nesse estágio o FGC ira cobrir algo, onde fica o dinheiro do FGC no colchão dos diretores?
    Renda fixa em sua maioria é lastreada em títulos do governo, vide os compulsórios.

    • Olá DY

      Vc recebe mais daqui a 10 ou 20 anos a um juro ridículo, veja o caso de quem teve a poupança confiscada, veja o caso dos investidores que levaram calote mais recente na Argentina, enfim o governo paga mas a imagem no começo deixa bem claro: Devo não nego pago quando puder.

      O problema aí é que nosso capital, como pequeno investidor, é muito escasso então não podemos correr o risco de esperar 10 ou 20 anos pra receber uma miséria ou empatar na pior das hipóteses, isso certamente faria muitos terem que trabalhar mais uns 5 ou 8 anos pra cobrir o rombo. só pra lembrar também que FGC não cobre TD.

      • So vem a corroborar com o que falei, citei apenas um exemplo do que pode acontecer, pq muita gente pensa q é xeque mate.
        Mas pode ocorrer também do estado ñ querer pagar nd.

  18. Sugiro trocar o “fuja da renda fixa” por algo do tipo “cuidado com a renda fixa”, esse tom alarmista só serve pra fritar sardinha, sem terrorismo, não precisa disso… Mas concordo que o calote é uma realidade sim. Especialmente com um governo que é incapaz de fazer qualquer superávit primário e que possui forte aversão a qualquer tipo de reforma… Todo mundo recomenda investir em tesouro direto mas ninguém fala que o país caminha para uma dívida pública de 70% do PIB já em 2018.

    • Você tem razão. Na hora acabei fazendo dessa forma mas depois pensei em trocar como o Google já tinha indexado à página acabaria quebrando os Links aí deixei dessa forma. Também ficaria redundante com dois cuidado numa frase tão curta.

  19. VD, e qual a sua opinião sobre o investimento em debentures de grandes e boas empresas? Também se enquadra nessa grande chance de calote que poderemos ter daqui a alguns anos?

    • Olá hfreis

      É totalmente diferente de títulos do governo. Claro se a empresa tiver forte ligação / dependência do governo ela pode sofrer mas de modo geral sabendo escolher direitinho vc mitiga bem os riscos

  20. Para mim a renda fixa só tem duas funções: reservar de emergência e reservar capital para alocar na renda variável. Hoje atingi minha menor exposição em renda fixa, menor que 8% do patrimônio total, raspei o tacho, rs.

    • Grande Uo

      Concordo contigo, para aqueles que gostam de RF da até para alocar certa parte do capital mas tem que ficar atento ao cenário econômico, não dá é pra fazer vista grossa.

      Mas se tivesse que usar RF seria também nessa sua estratégia de só para reserva de emergência

  21. O certo não é fugir da renda fixa é aproveitar mas com DIVERSIFICAÇÃO. Nada é certo em coisa alguma. Os maiores detentores de títulos públicos são os bancos, inclusive os públicos, em caso de falência pública o sistema vai junto. Mais uma vez o que salva o pequeno investidor é a DIVERSIFICAÇÃO e o conselhos dos antigos: nunca coloque todos os ovos na mesma cesta.

    • Ola Luciano

      Sim a diversificação é fundamental porque não sabemos quando isso vai ocorrer.

      Só vale lembrar que o país já quebrou 7 vezes e o sistema ainda continua de pé, isso porque títulos públicos são papeis e empresas são ativos reais. Comprar dívida de países com economias voláteis e histórico de calote é altamente arriscado.

  22. Afinal, cá pra nós… por que isso não aconteceria?
    Cá pra nós… sem alguma reestrutução é certo que isso vai acontecer!

    Esse livro é muito bom! Nele é mostrado de forma empírica correlação entre a intolerância dasa dívidas, fundamentos das crises, ciclos de default soberanos de dívida externa, fatos estilizados sobre dívidas e default internos, relação entre dívida interna, não pagamentos externos e inflação alta, a relação entre crise bancária, inflação elevada e choques cambiais, a crise do subprime nos Estados Unidos e suas dimensões internacionais.

    – Geralmente os calotes ocorrem com defasagens de anos ou mesmo décadas.
    – Ciclos de expansão no grau de mobilidade de capital são frequentemente seguidos por ocorrência de crises bancárias.
    – Países emergentes têm utilizado políticas de elevação da dívida doméstica em contraposição ao endividamento externo.

    Não se pode pensar que qualquer país está imune ao default. E isso inclui o Brasil.

    Na Argentina, imaginavam que as coisas não poderiam piorar. Argentina, que já foi considerado o país mais rico da América do Sul, que já foi considerado o país mais europeu da América do Sul.
    A Argentina acumulou uma grande quantidade de dívidas, nacionais e internacionais, elevando a taxas de juros. Isso forçou o fechamento de muitas empresas, aumentando o desemprego (chegou a níveis de 20%). Os preços de serviços básicos, como energia e telefonia, ficaram mais altos e a recessão argentina piorava constantemente. Para completar, O FMI se negou a socorrer a Argentina, adiantando um empréstimo previamente acordado.

    Apesar do nosso país ter grandes reservas internacionais, sabe-se que o FMI não aceita o pagamento total da dívida externa de uma só vez. Alguma semelhança com da Argentina com o Brasil? Por que lá eles deram calote e aqui nós não vamos dar? “Ahhh… a crise é diferente e blá blá blá!!” A política expancionista que deu origem a ambas as crises é a mesma, sendo que a ausência de austeridade que o Governo brasileiro está tratando a crise não pode trazer uma credibilidade de volta.

    O Brasil certamente poderá fazer uma “rolagem” de dívida parecida como a que o José acima falou. Poderá ainda aumentar gradativamente a taxa de juros e oferecer títulos mais atrativos. Para pagar em 2020 àquele que o Governo prometeu um juros de IPCA+10%, o Governo emite um título de IPCA+20% com vencimento em 2025 (é só um exemplo tosco). E por aí vai ao infinito e o além…
    Poderá ainda se socorrer ao FMI para reestruturar as suas dívidas. Isso se o FMI se interessar em socorrer o Brasil, lembrando que nesse caso o Brasil terá que se submeter às regras impostas pelo FMI.
    O Brasil poderá ainda alongar o prazo médio de vencimento dos seus títulos sem redução do principal, o que as agências de risco consideram como inadimplemento (Uruguai fez isso em 2003).
    O Brasil também poderá estender os prazos de vencimento em seus títulos emitidos e adiar seus pagamentos de juros. É mais ou menos o seguinte: você tem um título que vence em 2020 e o Governo diz: “Olha… não dá pra pagar você agora (em 2020), mas posso pagá-lo em 2025. Aceita?” Se eu não estiver errado, para as agências de risco tanto a prorrogação do prazo quanto o adiamento dos juros caracterizam inadimplência. (República Dominicana fez isso em 2005).

    Termino o post com a frase que comecei: embora ninguém saiba quando isso irá ocorrer, sem alguma reestrutução é certo que isso vai acontecer!

    Abraços.

    • Olá Bom pagador

      Excelente seu comentario, sobre a argentina vale ressaltar que esse ultimo calote foi o maior da história, acredita-se que a Grécia iria superar mas… me lembro que na época a presidente Dilma ainda defendeu a argentina por ter efetuado o calote e que a considerou a famigerada Kristina como uma heroína por enfrentar os fundos americanos que cobravam a divida, algo bem típico da política de governos populistas na America Latina, demonizar um inimigo externo como principal culpado pela falência econômica causada por eles próprios.

      Vc propôs algumas alternativas no seu comentário, mas isso tudo vai depender como vc mesmo disse tb de uma mudança política primeiro, não acredito que o atual governo tenha cacife para fazer tais mudanças e que vá fazer a mudança correta quando surgir o momento, esperar o que de um governo que promete um superavit de 1,19% depois muda para 0,95% no final consegue a façanha de apresenta um déficit de 50Bi

  23. A crise na bolsa americana de 1929 continha todas as características que se repete tal como se fosse um padrão (vide a foto do livro) como a super valorização de papeis, sobrecompra e cenário político em crise. Quem não pensa na possibilidade de calote ao investir, bom investidor não é.

    • nao faz sentido algum comparar crise no mercado de ação com calote em RF

      o primeiro possui ativos reais e se olhar no gráfico o mercado se recuperou, o investidor mesmo passou pela crise o especulador ficou pelo caminho

      o segundo RF, possui apenas um pedaço de papel segurado pelo governo, que literalmente virou pó, pergunta pra quem levou calote se recebeu o dinheiro de volta

    • nao da pra garantir nada

      mas se pegar a opinião de estudiosos, economistas renomados no assunto vai ver que a linha é essa mesmo

      de tanto cavar uma hora se chega no fundo do poço!

  24. Viver,meu acredito nisso Tbm e me chamam de louco. Tenho meus motivos para acreditar em um calote sobretudo por trabalhar para a União. Para evitar o calote, sabe oq o governo irá fazer? Aumentar ainda mais os juros estimulando compras de títulos do TD. É assim que uma pessoa muito endividada geralmente faz. Para pagar um empréstimo de 100 pega um empréstimo de 110. Depois como não tem dinheiro, para pagar o empréstimo de 110 pega um empréstimo de 120. Para pagar o empréstimo de 120…. É assim vai. Posso garantir que as lideranças do governo não estão preocupadas com a bola de neve criada pois eles estão assegurados financeiramente falando.
    Abraco.

    • Olá José

      boa analogia essa do endividado, e é isso mesmo!

      só olhar a equipe econômica que está desde os primórdios do governo do PT q dá pra se ter uma ideia de quão compromissados eles estão para destruir os alicerces econômicos do país

  25. Se ocorrer um calote do governo que afete a renda fixa, tenh certeza que as empresas também serão afetadas e consequentemente, a renda variável.

    A renda fixa ainda tem a proteção do FGC até 250 mil.

    Assim como o rating do país caiu, o de muitas empresas também caiu. Achei seu texto um pouco tendencioso. Acho que você anda lendo muito o Bastter, que fala ml da RF porque ele ganha dinheiro vendendo produtos para RV.

    • olá Thomas

      Concordo contigo que as empresas sofreriam, mas vale lembrar que empresas são ativos reais, não um pedaço de papel que o governo diz que vai lhe pagar XYZ por ele.

      Além do mais em todos os calotes as empresas que eram boas sofreram mas se recuperaram, os papeis viraram pó, vale colocar isso na balança.

      Sobre o FGC vale a penas vc dar uma olhada nisso porque tesouro direto não tem garantia de FGC. Acho q vc deveria dar uma olhada melhor nesses pontos.

      Sobre o Bastter, respeito muito ele, sei o papel importante que ele tem na educação financeira de muito investidores, mas essa cisma minha vem do Jeremy Siegel, aconselho q vc dê uma lida nos livros dele, eu martelo isso aqui no blog a muito tempo, todo o investidor deveria ler siegel, é leitura obrigatória, depois de ler seu livro aí vc toma a decisão sobre seus portfólios de investimento.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here