Não saia do seu caminho na bolsa de valores

Nesses últimos dias tem sido difícil para muitos investidores. É em tempos como esses que você vê quem realmente é um investidor de longo prazo, e quem é apenas um aventureiro. Apenas comprando na bolsa de valores a longo prazo e segurando suas ações é que poderá tirar o máximo proveito dos rendimentos de dividendos e dos ganhos de capital.

Quando o preço das ações caem, os investidores tendem a buscar uma proteção para evitar a deterioração do seu capital.

Essa é uma situação perigosa porque:

1 – ninguém sabe antecipadamente quando o mercado entrará em tendencias de queda (Bear) e qual será a gravidade desse Bear. Então quando você toma decisões nesses ruídos de curto prazo, você está colocando você mesmo nas mãos do mercado.

2 – portanto, se você tomar decisões baseado em flutuações de preço a curto prazo, você está especulando, e estará jogando fora a vantagem de ser um investidor de longo prazo. É extremamente difícil de ganhar na bolsa sendo um especulador de curto prazo. Sua principal vantagem no mercado de ações reside na capacidade de manter suas ações através de décadas e receber seus dividendos crescentes (ou reinvesti-los na fase de acumulação).

3 – se você está na fase de acumulação, você deve torcer para que os preços estejam sempre baixos, porque você está comprando stocks que irão fornecer a você dividendos por 20 ou 30 anos a frente.

4 – se você está na fase de aposentadoria, você já está na sua independência financeira. Você passa a receber seus dividendos, e espero que esses dividendos sejam provenientes de um portfólio diversificado de ações de crescimento de dividendos e REITs como os do XD+. Você provavelmente está recebendo seus rendimentos e o preço não vai lhe importar pois as ações continuam a gerar bons dividendos crescentes.

Eu sei que dói ver o patrimônio diminuindo. No entanto, o importante é seguir seu plano e manter o curso. Por isso que sou um investidor de crescimento de dividendos. Quando o mercado de ações está em tendencia de alta (Bull), todo mundo é um investidor de ganho de capital ou de ETF, falam das stocks da moda e mostram o quanto de ganhos de capital fizeram.

No entanto, quando o mercado de ações começa a entrar em tendencia de baixa (Bear), os ganhos de capital rapidamente podem se transformar em perdas. Imagine quando o mercado estiver em Bear, ter que vender parte de seu principal para cobrir suas despesas de subsistências, relembre o que aconteceu com meu vizinho.

Quando seus dividendos cobrem suas despesas, no entanto, é mais fácil ignorar as flutuações de preços das ações. Enquanto esses dividendos são provenientes de um portfólio diversificado de ações e Blue chips de qualidades que são confiáveis, o investidor não tem o que se preocupar. Na verdade, recebimento de dividendos em dinheiro quando os preços das ações estão caindo é muito tranquilizador e fornece ao investidor de longo prazo um reforço positivo para manter o curso.

Quando os preços das ações caem, muitos investidores assumem que algo está errado, eles entram em pânico e vendem. Algumas empresas que você possui acabará por cortar dividendos e serão vendidas a níveis menores do que você pagou. Outras empresas em seu portfólio fará bem o suficiente a longo prazo que irão mais do que compensar as perdas que você experimentou. Saiba aqui porque a maioria falha na bolsa.

Novamente, a fim de beneficiar-se de tudo isso, você precisa de manter o curso, seguir o seu plano. Isso significa poupar dinheiro todos os meses, e colocar essa grana para trabalhar regularmente para você.

É por isso que eu foco tanto no meu crescimento de dividendo. Se eu poder viver com o fluxo de receita gerado pelos meus dividendos, sou muito menos propenso a entrar em pânico se outros participantes do mercado não concordarem que a empresa XYZ deve valer mais.

Isso porque os preços das ações são imprevisíveis, e poderia ser facilmente alegria ou tristeza para o investidor que precisa de vender suas ações para pagar suas despesas de aposentadoria.

Dividendos por outro lado, fornecem sempre um retorno positivo do investimento, que é realizado em dinheiro, é mais estável e não pode ser tirado de você uma vez que já foi pago. Ter um portfólio de ações de crescimento de dividendos de qualidade, atenuará o risco de perder dinheiro na sua aposentadoria.

E se você fica preocupado com os preços nessas fase de acumulação, tente não ficar acompanhando seus ativos, entre uma vez no mês na DriveWealth apenas para mandar sua nova ordem de compra, desabilite todos os gráficos, pare de acompanhar noticias, até que você não se preocupe mais com os preços.

O foco deve estar nos seus dividendos, pois eles que irão lhe proporcionar a independência financeira e trazer tranquilidade.

23 thoughts on “Não saia do seu caminho na bolsa de valores

    • 27 March 2018 at 23:13
      Permalink

      valeu Paola

      Reply
  • 27 March 2018 at 12:38
    Permalink

    Muito bom text VdD! Esse é o caminho, o que mais vejo em alguns grupos de whastapp e foruns que acompanho é o pessoal apavorado quando cai. Excelente trabalho!

    Reply
    • 27 March 2018 at 23:12
      Permalink

      olá RA

      essa apavoramento é normal, o investidor pra ter sucesso precisa de saber controlar isso, senão as emoções acabam tomando as rédeas e o cara faz besteira, é certo de dar merda, muita merda kkkkk

      Reply
  • 27 March 2018 at 08:56
    Permalink

    Fala VdD.

    Diria que esse foi um post de volta as origens. Gostava quando você fazia análise das empresas e dos FII aqui do Brasil.

    Abraços!!!

    Reply
    • 27 March 2018 at 23:09
      Permalink

      olá aldosilva6

      tenho focado mais no mercado americano, no brasil já temos muito conteúdo em português, no mercado americano ainda estamos bem longe do ideal, mas uma hora ou outra falo sobre algumas empresas, é só dar na telha… tava querendo fazer um balanço comentado da UGPA… oq vc acha ?

      Reply
      • 28 March 2018 at 00:08
        Permalink

        Bem legal, empresa bem diversificada, eu possuo ela na minha carteira. O atual presidente o pessoal não gosta muito, veio da Embraer e foi dispensado de lá na época que foram descobertas as corrupções. Eu trabalhei no Grupo Ultra durante 5 anos :).

        Reply
        • 28 March 2018 at 08:00
          Permalink

          Sim a ugpa hj eh uma peça única na bolsa. Mas… porém se eles mexerem rápido da pra se livrar… e se salvar a tempo…

          Reply
          • 28 March 2018 at 08:56
            Permalink

            As últimas compras não deram certo também, tentaram comprar a rede de postos Ale e não foi aprovado, tentaram a Liquigás e também não foi aprovado.

          • 28 March 2018 at 19:59
            Permalink

            mas num é nem isso

            é um pouco pior

  • 26 March 2018 at 22:26
    Permalink

    É verdade VdD precisamos aproveitar as quedas das cotaçoes doa ativoa para irmos as compras,desde que as empresas mantenham seus fundamentus!

    Reply
    • 26 March 2018 at 22:36
      Permalink

      ah sim, tem que ter bons fundamentos senão acaba se afundando ainda mais, e não pode entrar na empresa e virar sócio torcedor kkkk veja aqui

      Reply
  • 26 March 2018 at 21:01
    Permalink

    Meu amigo, que legal aqui e ver um texto eheheh

    Entao, eu fiz um giro da bolsa pra imovel mais negócio, mas com certeza, quem eh hold tem que ficar dentro e continuar com o plano, foi assim que comprei muitas acoes boas a precos bons, comprava forte com bovespa a 37k. bons tempos. kkkkk

    Reply
    • 26 March 2018 at 22:32
      Permalink

      olá F

      tem vez que faço uns textos pra variar kkkkkk

      nenhum outro investimento de mercado vai te dar mais retorno do que investir no seu próprio negocio, esse é um dos únicos motivos que me justificaria girar o patrimônio

      sucesso pra vc nessa nova empreitada, tenho certeza que logo logo estará de volta aqui na bolsa conosco, espero que ainda comprando barato kkkkk

      Reply
  • 26 March 2018 at 18:43
    Permalink

    Cara possível acordo entre EUA e China animaram as bolsas! O Trump usa na presidencia a mesma tatica que pregava em seu livro(nao chegue a ler, porem eu li um artigo sobre)

    “Se você quer fechar uma operação, desdenhe do que quer comprar, ameace sair do negócio – assim você conseguirá termos favoráveis para si”

    Resumidamente essa flutuacao que teve, aterrorizada pela midia, so abriu janela de boas oportunidades pra comprar :)

    Reply
    • 26 March 2018 at 22:17
      Permalink

      olá FB

      faz sentido…

      vamos tirar as provas dos 9 se ele recuar e fechar o acordo com o Mexico e canada o nafta… ai sim sua teoria estará certa kkkk

      Reply
  • 26 March 2018 at 10:57
    Permalink

    Excelente reflexão VdD :D
    Não é tão fácil manter-se controlado quando você vê os valores diminuindo. Foco nos dividendos e um objetivo bem definido certamente ajudam muito!

    Abc

    Reply
    • 26 March 2018 at 21:45
      Permalink

      Olá FPI

      Lidar com a analise de empresa já é uma dificuldade tremenda, mas isso nem se compara com os desafios emocionais que o investidor precisa gerenciar

      Reply
  • 26 March 2018 at 07:13
    Permalink

    Fala VDD,

    Eu ia escrever algo parecido. Tá na hora de comprar mais!

    Abraço!

    Reply
    • 26 March 2018 at 21:36
      Permalink

      olá BPM

      enquanto a galera entra em pânico agente vai aproveitando

      Reply
      • 29 March 2018 at 11:26
        Permalink

        VdD,

        Os reits estão uma verdadeira pechincha. Hora de encher o baldinho! rsrs
        Engraçado como tava de olho em 2 dessas pro meu aporte: apts e irm. Será q temos o mesmo sistema de análise?

        Abraço!

        Reply
        • 29 March 2018 at 11:29
          Permalink

          Ops, postei no post errado! hehehe
          Vou postar certo. Cancela minha postagem, por favor. ;)

          Reply
        • 29 March 2018 at 11:34
          Permalink

          Olá ML

          Vai ver sim kkkk só tomara que estejamos certos

          Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *